TUNISIA ( 3 ) : a outra Tunisia…

Parece  irrealista mas existe uma outra TUNÍSIA um outro ”país” quase totalmente inacessível aos………tunisinos , a não ser em casos especiais! Estou-me a referir a YASMINE-EL-HAMMAMET , o gigantesco complexo turístico situado nos arredores da conhecida cidade de HAMMAMET , complexo esse que nada , absolutamente nada tem a ver com a realidade do país !!!

A melhor comparação possível que eu vos posso dar é a seguinte : imaginem que um grupo de turistas de uma qualquer nacionalidade , é colocado em plena QUINTA DO LAGO – ALGARVE e lhes é dito que ”aquilo” representa PORTUGAL…..; nada mais falso , não é verdade???? Então e TRÁS-OS-MONTES ou o ALENTEJO , não contam??? Pois é , para certos tunisinos , apenas e só lhes interessa mostrar e evidenciar YASMINE-EL-HAMMAMET , como se isso fosse a realidade tunisina….

Os turistas são recolhidos no aeroporto , são transportados em luxuosos autocarros através de um troço de auto-estrada imaculadamente cuidado , onde por ……………..sorte nem sequer existe lixo ou dejectos espalhados , e lá chegam ao complexo , onde os esperam luxuosos hotéis de 4 e 5 estrelas , com empregados fardados a rigor , todo o tipo de restaurantes  disponíveis , lojas de todo o género , bares ( eu pensava que o ISLAMISMO  proibia o álcool….) assim como um ……………………..CASINO ( eu pensava que o ISLAMISMO proibia o jogo………………….) , prostituição ( eu pensava que o ISLAMISMO também a condenava…….) , enfim , TUDO UMA HIPOCRISIA PEGADA !!!!!!!!!!!!!!!!!  É claro que , em qualquer das entradas no complexo , polícias fortemente armados certificam-se que quem entra ……………….. merece entrar !!!???!!!???……………E , obviamente , todo e qualquer hotel tem uma entrada não só fortemente guardada como os portões estão normalmente encerrados……NÃO VÁ O DIABO TECÊ-LAS…..

Mas é claro , meus amigos , não é nada fácil esconder a miséria e a porcaria , assim como a repressão , dos olhares indiscretos  basta estar com atenção !!!

Senão , é como diz o outro : YOU LOOK…….BUT YOU DON’T SEE……

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (9)

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (10)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (5)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (11)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (16)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (18)

 

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (17)

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (12)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (13)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (19)

 

Por vezes são os próprios tunisinos a fazerem um péssimo…………..trabalho de casa , pois atrevem-se a construir um muro com 2 metros de altura , por detrás de um qualquer hotel e………PUMBA ´!!!É PARA LÁ QUE VÃO TONELADAS DE LIXO , GARRAFAS VAZIAS , ETC,ETC , reparem como se esconde a miséria , os turistas apenas têm que abrir bem os olhos……

 

por detrás das avenidas e enormes hotéis , esconde-se a porcaria e a miséria….

YASMINE-EL-HAMMAMET (6)

 

 

YASMINE-EL-HAMMAMET (7)

 

Ou então , e ainda mais caricato , pequenos rebanhos de 4 e 5 ovelhas e cabras a pastarem nas traseiras de hotéis de 5 estrelas : eu creio que WOODY ALLEN não seria mais criativo !!!!!!!!!!!!!( perdi esta foto )

Nas ruas do complexo , praticamente só vemos ou estrangeiros , tipo pele de leite ou pele de lagosta , consoante os dias/horas que passam ao sol ou então árabes endinheirados; mas o mais estranho é realmente nem sequer parecer que estamos na TUNISIA , não fora os empregados tunisinos de camisa e gravata (!!!) andarem de um lado para o outro, suportando temperaturas extremas……….IRREALISTICAMENTE RIDÍCULO !!!

A nós bastou um par de horas para nos fartarmos de tanta hipocrisia e contradição , decidimos voltar à realidade do país : perante o estupefacto olhar da segurança policial do complexo , a ”estrelita” saiu exactamente com a mesma calma com que entrou…………………..AU REVOIR MESSIEURS !!!

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “TUNISIA ( 3 ) : a outra Tunisia…”

  1. Antonio Resende diz:

    Olá Marília e David
    Uma ótima descrição viageira sem dúvida.
    Acontece que como eu, outros se interrogarão em querer saber e ver numa ou outra foto o tipo de locais em que pernoitais…
    Nestas fotos vê-se bem que todos os aglomerados turísticos estão com portões… e vcs? Ficam lá dentro? Na rua ou em _P_?
    estou curioso!!!
    Abraço e continuem a ‘gozar’ já que não podemos fazer o mesmo.
    Abraço
    A R

    • admin diz:

      estimado antónio !
      obrigado por comentares.
      como já escrevemos variadas vezes anteriormente , muito raramente ficamos em parques de campismo , ou por que eles pura e simplesmente não existem , ou por que são ridiculamente caros ( e nós não estamos dispostos a sustentar vícios…) ou por isto ou por aquilo , enfim , raramente pernoitamos em parques de campismo ou áreas de serviço ; há casos especiais como por exemplo paris ou roma em que estacionar a ac na via pública é praticamente impossível , então não temos outra alternativa senão fazer como todos os outros autocaravanistas…. ; dito isto , a resposta é óbvia , maioritariamente fazemos campismo selvagem , isto é , estacionamos onde muito bem nos apetece , dentro dos limites do bom-senso claro !
      no caso específico de yasmine-el-hammamet , visitámos o mega empreendimento durante cerca de 5-6 horas , chegou e sobrou ; como é relativamente perto fomos dormir a nabeul,onde por acaso até existe um parque de campismo…..dentro da cidade (!!!) , é um hotel que disponibiliza o jardim para estacionamento e onde nos ligámos à electricidade pois as baterias já necessitavam de uma boa carga!
      repara que em países ……esquisitos , como é o caso da tunisia , o conceito de parque de campismo está totalmente adulterado , eles chamam p.c. a qualquer espaço privado onde caiba a tua ac……; dou-te um exemplo: tínhamos a indicação de um ”parque de campismo” em tozeur , sahara e pelas coordenadas lá fomos ter ; surpresa das surpresas, era não mais do que um pátio onde mal cabiam duas ac apertadas e lado a lado!!! a electricidade eram uns fios meio descarnados quase podres e a água vinha de uma mangueira sebenta ….; o tunisino queria € 18/ noite , acabou por ficar por 13…..; ficámos , pois necessitávamos uma vez mais de carregar as baterias fortemente.
      das centenas de noites que já passámos ”ao deus dará” nunca nos sentimos ameaçados ou extremamente inseguros…: aventura é aventura !!!
      um abraço para ti
      david+marilia

      • Antonio Resende diz:

        … não acredito tenham feito campismo selvagem… acredito sim estejam a fazer um saudável autocaravanismo itinerante com pernoitas ao luar… o que é verdadeiramente diferente!
        Abraço
        A R

        • admin diz:

          pois é , antónio , tens razão , campismo selvagem é um termo demasiado pesado para aquilo que estamos habituados a fazer…
          um abraço
          david+marilia

  2. maria josé azevedo diz:

    Olá Companheiros David e Marília

    Depois de uma tão completa volta pela bacia mediterrânica e do vosso amplo conhecimento desses países, gostaria de vos perguntar, do vosso ponto de vista claro, porque estando eles tão perto da Europa dita civilizada são tão diferentes nos hábitos, nas formas de estar em coisas tão simples ou não, como a organização, limpeza e um modo mais civilizado de viver o dia a dia. Nunca andei por esses lados e daí a pergunta. Tirando isso são países com coisas belas, as vossas fotos são prova disso. obrigada e continuação de boa viagem

    • admin diz:

      olá maria josé !
      boa questão !
      bom , em 1º lugar , o conceito de civilização é muito subjectivo , para nós ”eles” não são totalmente civilizados , para eles ”nós” somos meio-selvagens !! de qualquer modo , esta questão e sobretudo a sua pergunta quase davam para um livro completo , de tão complexa é a resposta….
      no meu estrito ponto de vista pessoal , a civilização árabe estagnou há muitos séculos atrás , e em vários sectores até houve um retrocesso ; para mim , e generalizando , a civilização árabe está – – – – em relação aos europeus , por exemplo – – – – – uns 4 ou 5 SÉCULOS atrasada ; se já foi de certo modo uma civilização vanguardista , entretanto e por vários motivos , estagnou e até regrediu!
      na minha óptica , a grande culpa de todo este processo é a sua rígida / estática religião que em quase nada evoluiu ao longo dos séculos……e definitivamente o HOMEM evoluiu…!!! com mais ou menos extremismo , tudo ou quase tudo se baseia no islamismo e daí haver um tão grande atraso civilizacional….REPARE-SE SÓ O QUE SE ESTÁ A PASSAR ACTUALMENTE , EM NOME DO ISLÃO , COM OS EXTREMISTAS DO ISIS…….
      maria josé , a sua questão é demasiado complexa para se desenvolver em meia dúzia de lihas , de uma forma simplista eu respondo-lhe da seguinte forma : está-lhes no sangue !!!
      sugiro que veja as fotos recentemente publicadas no ”HUMOR DA TUNISIA” e compreenderá melhor quão diferentes somos deles , ou seja , a nossa civilização da deles….
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks