UM PAÍS E OUTRO PAÍS

Cheguei bem,são e salvo à INDIA !!! Estou em AMRITSAR,a cidade mais importante para os sihks,a poucos quilómetros da fronteira com o PAQUISTÃO.

Fiquei uma noite a escassos 100 metros da fronteira de WAHGA de propósito para assistir à famosa cerimónia diária do encerramento da fronteira entre os dois arqui-inimigos e ao respectivo arrear das bandeiras; é um espectáculo diferente de tudo o que já vimos até pelo histerismo colectivo que se apodera das duas multidões sentadas em bancadas como se de um jogo se tratasse,separadas entre si cerca de 200 metros pela…….fronteira propriamente dita! As multidões são levadas ao rubro por( o melhor termo que encontro é este…) CHEER-LEADERS que constantemente incitam cada…. ”claque” com gritos patrióticos e com um frenético acenar de bandeiras gigantes que levam as pessoas a uma histeria de patriotismo que,não fora a fronteira propriamente dita,penso que se matariam uns aos outros…….SÓ FILMADO!!!! E eu realmente filmei bastante mas com uma net miserável nem vale a pena tentar por os videos neste momento.

As pessoas são separadas por sexo,sendo que uma bancada está destinada aos homens e a outra às mulheres,porém por vezes há umas residuais ….”misturas”!

A cerimónia dura cerca de uma hora e consiste na exibição de parte a parte na arte de marchar muito rapidamente,batendo estrondosamente com os pés no chão e mostrando a todo o tempo atitudes desafiadoras; no fim de ”n” salamaqueques há um rapidíssimo aperto de mão entre dois dos soldados e segue-se o arrear das bandeiras,com um outro cerimonial bem complicado.

No total viam-se meia – dúzia de turistas vindos de LAHORE a escassos 20 km de distância; esta manhã foi o atravessar das fronteiras,a burocracia foi reduzida em ambos os lados,apenas no lado indiano embirraram porque no C.P.D. não vem mencionado o número do motor da ”estrelinha” ; simples,mandei-os protestar com o AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL…..

Os seguidores do site já poderão apreciar ”HUMOR NO PAQUISTÃO ” assim como ”COMIDAS DO PAQUISTÃO” e ainda ”ROSTOS DO PAQUISTÃO”; igualmente,já estão disponíveis bastantes vídeos sobre as escoltas de que fui ”alvo”,ou seja têm muito com que se entreterem…………..

É realmente extraordinário como num simples percurso de 3 ou 4 km o aspecto de um país pode mudar tão drasticamente! Inclusivamente as lojecas ao longo da estrada,as pessoas,a maneira como vestem e sobretudo como cobrem a cabeça……; há um feeling de muita mais liberdade e as pessoas sorriem mais; é claro que há muita coisa em comum,como seja a sujidade nas ruas,a pobreza,os cheiros,etc,mas…….é diferente,só quem cá venha e veja e sinta as diferenças!!!Nota-se uma enormíssima diferença entre estes dois países,apenas andando um par de km após a fronteira.

Esta é a minha décima-primeira visita à INDIA mas a 1ª de carro,claro! Já tive o privilégio de conhecer as principais cidades e sempre foi um país que me fascinou pelos seus contrastes,pela grandiosidade dos seus templos,pelos seus variados monumentos,pela sua incrível gastronomia ( quem pensar que aqui só se come caril …….não sabe NADA sobre a INDIA….),pela extrema afabilidade das suas gentes,pela geral humildade que mostram,enfim é um país que eu adoro !!!

A Marilia vai chegar dentro de um par de dias e,igualmente,ela adora a INDIA,já cá veio várias vezes; por variadas razões e até pelo seu tamanho,iremos permanecer na INDIA cerca de 60 dias. Esperamos dar-vos belas imagens deste grandioso país!!!

repare-se no ar desafiador e algo bélico dos guardas paquistaneses enfrentando os seus colegas indianos a poucos metros de distância.....

ENTRETANTO EU QUE MEÇO 1.74 METROS PUS-ME LADO A LADO COM UM ”ADAMASTOR” COM ……2.11 METROS E OS CROMOS FICARAM ASSIM:

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “UM PAÍS E OUTRO PAÍS”

  1. mario delgado diz:

    adeus paquistaoooooooooo viva a idia !!! agora atè o coraçao bate normal, parece que sao altos os indios !!!!!

    • admin diz:

      olá mário/graça

      nem são assim tão altos,são é ”escolhidos a dedo” para impressionar o inimigo……
      um abraço

  2. estrela diz:

    Várias peripécias, contratempos, e muitas mais coisas que não vêm ao caso, impediram-me de vir ao site e acompanhar mais de perto a tua odisseia. Hoje mesmo me despedi da Marília e lhe dava conta disso mesmo, lamentando não estar tão presente para te apoiar psicologicamente, nessa fase difícil de verdadeira travessia do deserto…
    Ursinho Amarelo e Adamastor lá rumaram para terras de Sua Magestade, felizes, entusiasmados, com vontade de fazer concorrência ao vosso blog…só que não têm os milhentos motivos de adrenalina que tu!
    Vou ter que digerir, com todos os vagares, os últimos posts que colocaste. Por isso, vou dedicar a minha “prosa” de hoje à tua entrada na Jóia da Coroa.
    Estás de parabéns por teres chegado, sem beliscadura. Como dizem os teus amigos, Meretíssimo, acho que estás em dívida para com essa Toga fictícia. Ela abriu-te portas, com pompa e mais que circunstância!!! Se a questão pega, nem quero imaginar…
    A partir de agora, penso que tudo será mais fácil, em todo o sentido.
    Continuação de óptima viagem e continua com os teus relatos.Vou estar aqui, de plantão, servindo de babby sitter aos gatos, com o Skype ligado.
    Beijinhossssssssssss

    • admin diz:

      nem te passa pela cabeça o jeitão que o ”sr.dr.juiz” me tem feito……,mas se a moda pega então ”isso”passa a ser um país de juízes de certeza absoluta…..
      beijos

  3. Caro David.
    Pelos vistos, deves ter-te cruzado com o BIN LADEN… se não passas-te ao pé da casa dele foi mais ao lado… e os Americanos limparam-lhe o ”Cêbo”…
    Lá se foi e próximo de ti.
    O meu abraço e continuação de boa estadia na India.

    • admin diz:

      pois nem passei assim tão longe,e só de pensar que tinha pensado ir até ISLAMABAD………ainda bem que arrepiei caminho!!!
      um abraço
      david estrela

  4. Manuel Vitorino diz:

    Cá para mim, o David também participou na operação americana.
    E andou caladinho, sem nada dizer nada aos amigos.

    • admin diz:

      ……………os ”juízes”não se metem nessas trapalhadas bélicas…………….

  5. Ricardo diz:

    Olá David.
    Finalmente na Índia. uma saída em cima do acontecimento, agora que o Paquistão
    segue para mais incertezas. Vejo com muita contenção este acontecimento.
    É um espectáculo único esse entre as duas fronteiras, já tinha visto alguns vídeos e sempre achei engraçado,
    visto que são dois países com muitas divergências.
    Boas aventuras pela Índia.
    Abraço

    • admin diz:

      ola ricardo,
      sem acentos porque estou num computador….indio !
      obrigado pelas mensagens e logo que possivel porei no site videos sobre a fronteira indo/paki
      um abraco
      dvid estrela

  6. Roadrunner diz:

    Sempre parece mais animado que na fronteira Coreia Norte-Coreia Sul… Pelo menos tem adeptos como num jogo de futebol, ou cricket.

    Saudações do Roadrunner!

    • admin diz:

      ola roadrunner,
      os adeptos——-de ambos os lados chegam a percorrer largas dezenas de kms apenas para assistir a esta cerimonia…..
      a seguir as vestimentas dos soldados o melhor espectaculo sao OS CHEER-LEADERS……SO VISTO !!!!
      UM ABRACO
      DAVID ESTRELA

  7. António carvalho diz:

    Amigo David Estrela sei que está atravessando o Paquistão, agora nas bocas do mundo por causa do Bin Laden, escoltado a sete chaves, o que não vale ser juiz por essas paragens, em Luanguinga não era preciso tanto aparato para se ir a Gago Coutinho beber uma Nocal. Continuação de boa viagem ao Casal Estrle, não se esqueça que a AC não trabalha com sede.
    um abraço
    carvalho

    • admin diz:

      ola carvalho,escrevo sem acentos porque estou num computador indio. felizmente e em bom tempo o paquistao ja ficou para tras.agora sao 2 meses de INDIA !!!
      um abraco
      david estrela

Trackbacks/Pingbacks