UMA VOLTA PELO NORTE….

Não conhecendo o nosso país tanto como desejava , e também por que a Marilia não conhecia certos locais emblemáticos de Portugal , resolvemos 

passear durante cerca de 2 semanas com a estrelita pelo norte do país ; TRÁS-OS-MONTES , MINHO , DOURO , BEIRA ALTA e BEIRA BAIXA foram as áreas escolhidas para , através de quase 2000 kms , podermos desfrutar das suas paisagens , distintas gastronomias e singelas gentes ; ficámos verdadeiramente impressionados com os muitos milhares de hectares de florestas e terras queimadas , especialmente nas zonas da BEIRA ALTA e SERRA DA ESTRELA , em resultado dos criminosos incêndios que , uma vez mais , devastaram metade do país no último verão ; cenários demasiado tristes para serem fotografados mas não suficientemente graves para voltarem a ser falados pelos media , morram 10 ou 100 bombeiros, não importa o número……….já sabemos por antecipação que no próximo verão vai acontecer exactamente o mesmo!!! TRISTE , MUITO TRISTE CONTUDO IRREMEDIAVELMENTE CERTO……….pois a cultura , a educação e o civismo não se aprendem de um ano para o outro , cada país tem a herança cultural que merece !!! TALVEZ MAIS UMA GERAÇÃO………..

Portugal tem locais muito bonitos  , tem localidades extremamente atraentes que felizmente já são assiduamente visitadas , fazendo com que o turismo interno seja não só uma realidade mas sobretudo uma imperiosa necessidade económica local ; os turistas são atraídos pelas belezas naturais , pela gastronomia e , no norte , pelos incontáveis vinhos de alta qualidade onde a grande dificuldade é a imensa escolha disponível ; nós aproveitámos imenso a nossa visita ao Minho para nos abastecermos de generosas quantidades de boas qualidades de vinhos verdes , alguns deles comprados em adegas particulares a preços imbatíveis ! No norte do país visitámos VIANA DO CASTELO , PONTE DE LIMA ( que maravilhosa vila !!! ) , GUIMARÃES , AMARANTE , RÉGUA , LAMEGO , etc ; o MINHO encantou-nos bastante , pena que não pudéssemos fazer passeios locais mais pormenorizados , por caminhos ”escondidos” como por exemplo faz o ANTÓNIO RESENDE nas suas frequentes passeatas pelo norte do país , que ele tão bem conhece….; o mau tempo não ajudou minimamente mas por certo voltaremos ao norte um destes meses…. 

Durante um par de dias andámos acompanhados pelos simpáticos RUI SANTO e ANA PRESSLER , num agradável convívio que acontece cada vez mais frequentemente ; desta vez foi na fria , ventosa e nebulosa SERRA DA ESTRELA ; na TORRE o forte vento não nos deixava dormir tranquilos pelo que a passagem do ano foi calmamente realizada no SABUGUEIRO. Deixo algumas fotos relativas ao nosso passeio do final do ano :

 

a TORRE sem grandes apelativos…..

 

os veraneantes de inverno !

 

o DOURO , um dos melhores destinos turísticos em Portugal

 

GUIMARÃES

 

 

LAMEGO : NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

 

idem

 

aldeia de MONSANTO (Beira Baixa)

 

idem

 

idem

 

idem

 

 

je+elle em PONTE DE LIMA

 

PONTE DE LIMA

 

idem

 

idem

 

idem

 

VIANA DO CASTELO : SANTA LUZIA

 

idem

 

idem

 

idem

 

idem

 

idem

 

E para terminar , algo que eu muito aprecio :  SUMO DE LARANJA NATURAL  e  ENTREMEADA GRELHADA  !!!  Mostro-vos as origens …………….

 

 

UM BOM ANO PARA TODOS !!! C I A O ………

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “UMA VOLTA PELO NORTE….”

  1. Antonio Garrido diz:

    Boa noite

    Mais um passeio, mesmo que o tempo não tenha ajudado – mas a ultima foto fez-me dar uma gargalhada! Foto bem “apanhada”

    abraço

    AG

    • admin diz:

      olá !
      a foto é da Beira Baixa e realmente é cómica.
      um abraço
      david+marilia

  2. António Resende diz:

    Ora finalmente que dão uma olhada pelo nosso Norte…
    É por este nosso pequeno país que vou começar a ‘cirandar’ mais do que até aqui… ainda há pouco descobri pequenos lugares ‘paradisíacos’ ali para os lados de S. João da Pesqueira mo Douro Vinhateiro…
    Do Minho ao Algarve não faltam locais para ‘pastarmos pachorrentamente’ viajando de AC.
    Fos-te feliz ao colher aquele registo com o ‘porco’ à varanda… Divinal.
    Tive pena não nos termos cruzado… andava eu pelas zonas mais que batidas nos fins de semana (de Vila do Conde a Aver-O-Mar)…
    Tenho a minha ‘africana’ a reparar uma ‘mazela’ na Fiat… e os neurónios não descolam da ideia de dentro de pouco tempo ‘me fazer’ a terras Marroquinas…
    Querem vir? São apenas 2 mesitos… rsrsrs
    O meu abraço
    António Resende

    • admin diz:

      olá antónio!
      vivendo no norte sem dúvida que tens mais ocasiões de dar bonitos passeios pelas redondezas do que nós a partir do sul…
      quanto ao porco, ficámos uns bons 10 minutos a apreciar a cena e sem dúvida que ele está habituado aquela posição e passatempo pois apenas virava a cabeça de um lado para o outro quando passava um carro…..
      quanto a Marrocos , passamos pois : 1º só teria interesse a partir de março/abril e nós tencionamos arrancar em maio para uma viagem cujo planeamento estou a terminar ; 2º acho que 2 meses em marrocos é tempo demais , não justifica e além do mais já lá estivemos 2 vezes….
      por outro lado se quiseres alinhar connosco na próxima aventura ….telefona-me!
      um abraço
      david+marilia

  3. José Ricardo Ferrari diz:

    Grande família !!!!
    Lindas fotos como de costume, mas a do porquinho ficou com o troféu de criatividade e olhar atento. É muito bom conhecer lugares tão bonitos e com tanta história, adorei.
    Minhas férias estão no quase acabando, mas passei dias lindos no Sul do Brasil, uma pena você não possuir facebook, pois poderia espiar minhas fotos.
    Grande abraço para vocês e até a próxima aventura.
    Ferrari

    • admin diz:

      olá caro amigo !
      que pena não nos podermos conhecer pessoalmente aquando do campeonato mundial!!!
      ainda bem que gozou merecidamenteas suas férias
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks