UZBEQUISTÃO 1

02-JUNHO-2010

TASHKENT

Estamos há 2 dias em TASHKENT,capital do UZBEQUISTÃO e uma das grandes metrópoles da ÁSIA CENTRAL com 2.5 milhões de habitantes. É uma cidade com MUITAS avenidas MUITO largas,bastantes espaços verdes contudo sem grandes monumentos significativos.Instalámo-nos num car-parking situado por detrás de um óptimo hotel de 5 estrelas,temos segurança 24/24h,electricidade e água tudo por usd 3.50 /dia……Não se pode pedir mais,até por que estamos a 20 metros do hotel e utilizamos livremente a internet wi-fi do hotel o tempo que queremos…..

Vamos ficar aqui mais 2 dias e depois seguiremos para o sul,para a conturbada região de FERGANNA,etc junto à fronteira como QUIRGUIZSTÃO. Temos tido imensa dificuldade em obter gasóleo pois o mesmo parece não existir em parte alguma a exemplo da gasolina,isto apesar das LARGAS CENTENAS de bombas à vista ,mas a esmagadora maioria encerradas;não sabemos porquê e ninguém nos consegue explicar se há racionamento ou apenas falta temporária de combustíveis,o certo é que temos pouco no depósito e apenas 40 litros de reserva de emergência;até à entrada no QUIRGUIZSTÃO teremos de ‘desencantar’ no mínimo 50 litros,não sabemos onde….

O custo de vida é muito baixo,apenas com algumas excepções tais como lavandarias e produtos de qualidade superior em super-mercados.

Por causa do suposto ”registo obrigatório dos visitantes estrangeiros” passámos a manhã inteira de’herodes para pilatos’ afim de não termos problemas à saída do país,mas é tudo muito complicado e burocrático devido à ‘herança soviética’ a que eles tanto se apegaram e que muito dificilmente querem largar….;na realidade o que torna tudo ainda mais difícil nem é propriamente a burocracia mas sim o facto de QUASE NINGUÉM falar inglês!! Tem de se arranjar um tradutor improvisado que por vezes sabe tanto de inglês como nós de uzbek,quer é mostrar aos ‘compatriotas’ que sabe 3 ou 4 palavras…..INTÉ!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.