VIAJAR É SEGURO ??????
A pergunta , feita tantas vezes ao longo de vários anos , tem hoje em dia
uma maior pertinência sobretudo devido à instabilidade de certos países e regiões e à imprevisibilidade de certas situações relacionadas com o terrorismo ……; quem é que podia adivinhar ou prever os atentados terroristas em PARIS , BRUXELAS ou TURQUIA , para só falar de alguns locais turísticos que foram alvo de acções terroristas nos últimos tempos , e que eram considerados como absolutamente SEGUROS para se visitarem ???
Contudo , o propósito deste post não é dissertar sobre os vários possíveis perigos do turista dito ”normal” mas sim , escrever um pouco sobre as viagens do turista …………. itinerante , como é o caso dos autocaravanistas ; a esmagadora maioria dos leitores do nosso site , fica admirada e algo espantada , alguns até preocupados , com a nossa ……………”ousadia” de viajarmos desde há vários anos para destinos incomuns e que muitos consideram ……..perigosos ! Mas como é fácil de compreender , nem todos aceitam os RISCOS e PERIGOS da mesma forma , os receios e os medos variam imenso de pessoa para pessoa……
Se é verdade que alguns locais ou países têm a sua dose de perigo algo elevada ( PAQUISTÃO , MYANMAR , TURQUEMENISTÃO , EL SALVADOR , GUATEMALA , PERU , por exemplo ) a esmagadora maioria dos países que podemos facilmente visitar não oferece perigos de monta ……….MAS……..há que tomar sempre cautelas redobradas : NÃO ESTAMOS NA NOSSA ZONA DE CONFORTO , NÃO ESTAMOS NO NOSSO AMBIENTE NORMAL !!!!!! TEMOS DE PENSAR DIARIAMENTE EM INÚMERAS COISAS E POSSÍVEIS SITUAÇÕES , SOBRE AS QUAIS NA NOSSA VIDA SEDENTÁRIA NORMAL NEM SEQUER NOS PREOCUPARÍAMOS MINIMAMENTE….
Em primeiro lugar há que diferenciar entre os RISCOS e os PERIGOS quando empreendemos uma viagem ; há uma grande diferença entre os dois , sendo que a maior diferença de todas é o facto de nós conseguirmos , melhor ou pior , GERIR OS RISCOS enquanto que os PERIGOS são em geral INEVITÁVEIS /INCONTORNÁVEIS quando entramos na zona onde eles realmente existem ; explicando melhor :
Nós vivemos em geral o nosso dia-a-dia numa zona de conforto , isto é , num ambiente que conhecemos bem , rodeados de pessoas que conhecemos melhor ou pior , estamos habituados a locais que nos são familiares e gerimos o nosso bem-estar consoante os nossos hábitos e o meio que nos rodeia ; ora , quando viajamos , mais precisamente para destinos incomuns , abandonamos completamente essa chamada ”zona de conforto” e entramos na maioria dos casos em zonas onde os RISCOS aumentam e os PERIGOS existem mais abundantemente em relação aos que encontramos na nossa vivência diária , por outras palavras , os RISCOS numa vida SEDENTÁRIA nada têm a ver com os RISCOS numa vida NÓMADA ; quanto aos PERIGOS , se os mesmos não existem praticamente no nosso dia-a-dia sedentário , AUMENTAM EXPONENCIALMENTE NA NOSSA VIDA DE NÓMADAS !!!
MAS REALMENTE CONVÉM FRISAR QUE NÃO EXISTE NENHUMA ZONA , PAÍS , CIDADE OU LOCAL DO GLOBO EM QUE O RISCO SEJA ZERO !!!!
É claro que a noção de RISCO varia de pessoa para pessoa , é assaz subjectiva , já a questão do PERIGO é bem mais objectiva , é um factor que podemos geralmente calcular à distância e decidir objectivamente se o queremos correr ou não , podemos pensar sobre o mesmo e decidir se queremos ou não enfrentar tal PERIGO ……!!!
Contudo , em relação aos RISCOS os mesmos estão frequentemente associados ao factor SORTE , é uma componente importante , mas há várias outras componentes que dependem de nós próprios……
Como RISCOS eu sublinho essencialmente :
- PERDAS , ROUBOS e ASSALTOS
- COMIDAS E/OU BEBIDAS ADULTERADAS
- ESQUEMAS ARDILOSOS COM DINHEIRO
- AGRESSÕES e VIOLAÇÕES
- MORDEDURAS e PICADAS DE ANIMAIS
- DOENÇAS INCOMUNS
- CATÁSTROFES NATURAIS
- ACIDENTES RODOVIÁRIOS
- BLOQUEIOS DE ESTRADAS
- QUEDAS ACIDENTAIS
- APEDREJAMENTOS AO VEÍCULO
- DISTRACÇÕES NO DIA-A-DIA
Como PERIGOS eu sublinho essencialmente :
*CERTOS PAÍSES RECONHECIDAMENTE INSEGUROS
*A ESMAGADORA MAIORIA DAS POLÍCIAS E MILITARES DOS PAÍSES POBRES E CORRUPTOS
* ZONAS DE GUERRA
* RAPTOS
* BAIRROS DEGRADADOS OU DE TRÁFEGO DE DROGA NAS CIDADES
* CONDUZIR À NOITE
A ideia de escrever este post foi para alertar os meus caros leitores para o facto de , viajar para destinos incomuns , não é de modo algum um ”bicho de 7 cabeças” mas deve ser sim uma aventura bem programada e devidamente estudada ……..
BONS PASSEIOS !!!!!!!!!
Excelente mensagem e muito pedagógica.
De facto, a cada dia que passa, os perigos multiplicam-se. A este propósito, lembro o escritor espanhol mais lido no mundo, Arturo Pérez-Reverte, que acredita que a humanidade “já viveu a sua melhor época”. Recentemente, deu uma entrevista à «Visão», em que fala do seu novo livro «Homens Bons» e carrega no pessimismo desta forma desbragada: “O mundo é um sítio perigoso, cheio de filhos da puta” (…).
A v/ epopeia pela América do Sul e central acrescentam razão à afirmação do escritor. E, por exemplo, lembro bem que, na minha juventude, era fácil andar à boleia (eu fiz os estudos na Universidade do Porto praticamente à boleia na estrada entre Braga e Porto). Mais tarde, também eu dava boleia com facilidade. Mas, nos dias de hoje é impensável aderir a este comportamento.
Mais uma vez, parabéns pela mensagem. Um abraço do CG.
olá estimado e fiel leitor !
obrigado por estar atento e pelo simpático comentário.
quando comecei a viajar pela europa , em 1966 , muito frequentemente também me deslocava à boleia …….velhos tempos em que tal era seguro !
um abraço
david+marilia
Meus caros David e Marilia,mais uma vez obrigado pela DICA que aqui nos dá,concordo plenamente,e aproveito para informar o amigo David que passei à aposentação no dia 21 de Novembro de 2016,agora vou fazer umas obras que me faltam,e já ando a pesquisar as A.Caravanas,para iniciar as minhas viagens,um abraço e até breve.
olá aurélio !
parabéns pela entrada no club dos que nada produzem…..
se necessitar de alguma info sobre AC é só perguntar.
um abraço eobras felizes !
david+marilia
Companheiros
Muito obrigado pelas mensagens muito úteis para quem gosta de viajar em autocaravana.
Votos de um feliz Natal e que o ano de 2017 seja repleto de muitas e boas viagens-
olá companheiro !
obrigado pelos votos , que retribuo.
bons passeios com saúde para 2017
david+marilia
Boa noite, amigos David e Marília, obrigado pela informação.
Para quando a conclusão da viagem pelas Américas ?
Espero sinceramente, que tudo corra a vosso contento.
Aproveito para desejar um Bom Natal e Boas entradas no Novo Ano.
Abraços
olá antónio !
obrigado pelo comentário.
recomeçaremos a viagem em janeiro.
bom natal para todos vós e bons passeios
david+marilia
Olá companheiros!
Corroboro esta interessante análise.
Aproveito também para vos desejar um feliz Natal e votos para que, no próximo ano, continuem a presentear-nos com os fascinantes posts da vossa extraordinária aventura.
Abraço
Godinho
olá godinho !
obrigado pelo comentário , desejamos que tenha conjuntamente com os seus uma feliz época natalícia.
um abraço
david+marilia
OLá, David e Marilia
Interessante post. É claro que há uma certa diferença entre o turismo clássico (seja onde for) e o turismo em autocaravana: à noite, o turista clássico recolhe ao hotel, mais ou menos seguro. O turista em autocaravana a maior parte das vezes fica “cá fora”, e claro que correrá mais perigos… mas isso faz parte da aventura!
Se não nos “encontramos” antes, um Bom Natal e um Bom Ano para os dois com um bom regresso à aventura!
João Firmino
PS. Com o interregno da vossa aventura fui-me descuidando com a consulta do vosso blog. Mas cá estou de novo!
olá firmino !
mais vale aparecer tarde que nunca…….
uma época feliz com saúde são os nossos desejos e que em 2017 nos continue a ler !
um abraço
david+marilia
Olá companheiros David e Marília, já estou ausente do vosso blog há algum tempo, mas voltei em boa hora, porque o tema é pertinente e muito bem explicado. Quando diz que os riscos estão associados ao factor sorte. Lembrou-me algo que li há alguns anos “O Homem ao longo da vida, tem de ter sorte, mas, mesmo assim, tem de ter cuidado, porque se não tiver cuidado, não há sorte que lhe valha”
Votos de muita saúde, Boas Festas e espero pela continuação da viagem.
Abraço
Fernando Ramos
olá ramos !
ausente e muito !!! esperamos qua a partir de janeiro esteja mais acessível pois os posts prometem…..
o ditado que mencionou é bem certo , nós arriscamos mas até certo ponto , os nossos riscos são calculados , de qualquer modo a sorte é sempre precisa !
boa época natalícia e um 2017 com saúde.
um abraço
david+marilia
Olá meus queridos.
Sobre a pergunta.
Viajar é seguro?
Não, não é seguro, mas que é prazeroso é, então vale cada risco.
Corremos risco desde quando eramos espermatozoides e depois que passamos a viver fora do abrigo materno corremos ainda mais perigo a cada segundo.
No ano de 2016 perdi 5 amigos de trabalho. Uns de forma trágica.
Pessoas que eu convivia todos os dias e derrepentemente partiram para nunca mais voltar.
Um foi atropelado quase na porta do trabalho. Rua que ele atravessava durante 30 anos.
Outro, também indo para o trabalho caiu em um buraco e perdeu o controle da moto, morte instantânea.
Outros três, de maneira trágica, no acidente aéreo da Lamia. Três queridos amigos que estavam acompanhando os jogadores da chapecoense para o jogo da final da copa sul americana.
Então, como diz a canção
“Cuide-se bem!
Perigos há por toda a parte
E é bem delicado viver
De uma forma ou de outra
É uma arte, como tudo…
Cuide-se bem!
Tem mil surpresas
A espreita
Em cada esquina
Mal iluminada
Em cada rua estreita
Em cada rua estreita
Do mundo..”
https://www.youtube.com/watch?v=-dzhNPZiVkc
Guilherme Arantes(autor)
Forte abraço
zé
olá zé !
há comentários e há ….COMENTÁRIOS !!!
muito obrigado pelo teu comentário tão especial.
um grande abraço para todos vós.
david+marilia