WASHINGTON

A capital do país , after all , a casa do TIO TRAMPA , na realidade merece um post à parte já que

os motivos de interesse para o turista são imensos….; são tantos que a nossa estadia nesta cidade foi de 5 dias , e mais seriam não fosse ……..termos de despejar a cassette – – – – – – – mas isso claro que já é outra história !!!

Aliás , a vontade mesmo era despejá-la à porta da……………..WHITE HOUSE  !!!

Para variar de ”hotel” , desta vez resolvemos não ficar num dos 5 WALMARTS que existem nos arredores desta enorme cidade , escolhemos em vez disso o gigantesco parqueamento da LOWE’S uma conhecida cadeia , presente em inúmeros estados , e que vende essencialmente tudo e mais alguma coisa que se relacione com a casa…; pouco tempo depois de termos estacionado , aparece um carro da segurança privada (24/24h ) conduzido por uma negra dos seus 60 anos , perguntando super espantada :

”are you REALLY  from Portugal” ??? olhando para os autocolantes na estrelita ; quando lhe dissemos que sim ficou com uma cara super feliz e disse : I LOVE PORTUGAL ….estive lá há 2 anos , beautiful country……nice people…….tremendous food !!!!!! (eu sei,eu sei !!!…..a minha barriga também o sabe ……!!!)

Bom, WASHINGTON , cidade que eu não tinha o privilégio de conhecer , é uma maravilha para qualquer turista pois os motivos de interesse são tantos que …….nem sabemos por onde começar !!!

Ainda por cima tivemos a sorte de a nossa estadia coincidir com o maior feriado nacional , aliás , o mais importante de todos os feriados americanos : 4 DE JULHO , o dia da independência do país , dia em que os americanos vão à loucura com 2 coisas : FOGO DE ARTIFÍCIO e CHURRASCOS !!! É claro que a esmagadora maioria não liga absolutamente nada ao dia comemorativo propriamente dito ; algo que jamais esqueceremos na vida foi ver uma reportagem televisiva na qual o repórter perguntava a uma série de jovens e até alguns adultos , se sabiam não só a data da independência como também , de qual país os E.U.A. se tinham independentizado ; ora , acreditem ou não , praticamente a totalidade dos inquiridos não sabia o ano (!!!!!!!!!!!!!!!!!) e a maioria dizia os maiores disparates quanto ao país de ”origem” dos E.U.A. ; uns diziam…..RÚSSIA (imagine-se! ) outros FRANÇA (!!!!!!) , depois havia toda uma salada -russa que incluía ……………PAQUISTÃO (!!!!) , MÉXICO (!!!!!) , ÁFRICA DO SUL (!!!!!!!) , enfim…..só faltou PORTUGAL !!! E´PARA VEREM A CULTURA GERAL DAQUELES CARAMELOS – – – – – – – – – – ATÉ METE PENA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto ao fogo de artifício, ao qual assistimos ao longe , bem podem limpar as mãos à parede , em bom português vernáculo , boa merda , comparado com o nosso magnífico fogo de artifício de final de ano na MADEIRA ; achava bem que enviassem uns técnicos ao FUNCHAL para aprenderem como se faz um FIREWORKS conhecido em todo o mundo………!!!!!!!!

Apesar de o termos visto ao longe , pois a Marilia tinha receio de nos misturarmos com as multidões , não só perto da CASA BRANCA mas também junto ao WASHINGTON MONUMENT por causa de possíveis atentados , o fogo de artifício que vimos , além de muito repetitivo era bastante fraco , pobre pode-se mesmo dizer , para um país rico como os E.U.A. !!!

Multiplicam-se os locais onde se pode comprar fogo de artifício e a venda de carne para os célebres B-B-Q- atinge níveis inultrapassáveis durante o resto do ano…..; nós não comprámos foguetes nem carne – – – – – – – – fizemos maravilhosos passeios de Vespa e conhecemos a esmagadora maioria da cidade !!!

Para vos situar melhor , WASHINGTON tem uma zona gigantesca que engloba a esmagadora maioria dos principais motivos de atracção turística designada por DOWNTOWN ( BAIXA , se quiserem ) e dentro desta existe uma outra zona chamada THE MALL a qual vai desde o CAPITOL até ao LINCOLN MEMORIAL e onde estão situadas as importantes avenidas CONSTITUTION e INDEPENDENCE ; depois há toda a importante zona da CASA BRANCA e a conhecida PENNSYLVANNIA AVENUE ; no meio de toda aquela beleza há INCONTÁVEIS edifícios governamentais , basicamente MINISTÉRIOS, GRANDES MUSEUS , SUPREMO TRIBUNAL , BIBLIOTECA DO CONGRESSO , enfim , a lista é interminável !!!

Pode-se dizer sem margem para erro que os principais museus do país estão na capital e não são grandes …………………são mais do que gigantescos !!! Aí realmente não há quem bata os americanos , no capítulo de ”museus” !!!

Falamos por exemplo do MUSEU NACIONAL DA HISTÓRIA NATURAL , do MUSEU NACIONAL DA ARTE AFRICANA , do MUSEU NACIONAL DA HISTÓRIA AMERICANA , do MUSEU DE ARTE SMITHSONIAN , do MUSEU DO HOLOCAUSTO (simplesmente fabuloso , sem palavras……) , MUSEU NACIONAL DE ARTE , MUSEU DO AR E DO ESPAÇO ,  enfim , eles são tantos , tantos que se os fossemos a visitar todos teríamos de permanecer aqui um bom par de MESES ……!!!!

Depois há os MEMORIALS …..; os americanos adoram , simplesmente ADORAM fazer um MEMORIAL por tudo e por nada e eles sabem que os fazem melhor do que ninguém no mundo !

Há-os para todos os gostos e tipos de guerra : VIETNAM VETERANS MEMORIAL , LINCOLN MEMORIAL , JEFFERSON MEMORIAL , FRANKLIN ROOSEVELT MEMORIAL , MARTIN LUTHER KING JR. MEMORIAL , KOREA WAR MEMORIAL , WORLD WAR II MEMORIAL , nunca mais acabam o ditos …….. ; é só terminarem os conflitos no MÉDIO-ORIENTE , que aparecerá em pouco tempo um MIDDLE – EAST MEMORIAL ………!!!! Esperem e vão ver ………

Há ainda ( pois serve de atracção…) o novo hotel do TIO TRAMPA que virou atracção turística , são tantos a querer ver a ”coisa” que já nem deixam aproximar as pessoas do edifício …..; e depois há a CASA BRANCA , há o CAPITOL , há a BIBLIOTECA DO CONGRESSO , há o SUPREMO TRIBUNAL , há o CENTRO KENNEDY , há o CEMITÉRIO DE ARLINGTON , há o PENTÁGONO enfim , o turista que venha aqui apenas por 2 ou 3 dias fica meio-perdido sem saber o que visitar e não vê quase nada !!!

Para se conhecer minimamente WASHINGTON , são precisos no mínimo uns 6 a 7 dias !!!

Nós…………….bem , nós fizemos o que pudemos , obviamente com a mais que preciosa ajuda da VESPA , sem a qual não seria possível ver sequer 1/5 do que vimos detalhadamente ; devido às enormes e extremamente severas medidas de segurança , a maioria dos locais não está acessível ……”logo ali” , ou seja , há várias barreiras de protecção e segurança , antes de se chegar propriamente dito até junto do monumento que queremos visitar…..; isto quer dizer que temos sempre que caminhar bastante antes de podermos fotografar junto do monumento em questão ….!!!

A época é de férias e as multidões de turistas de todo o mundo ”assaltam” os principais monumentos ; as filas para os principais museus  medem-se às centenas de metros e fazem-nos desistir rapidamente da ideia de visitar os maiores e mais importantes ; havia um no entanto que , mesmo que a fila desse a volta à cidade (!!!) – – – – – quase dava- – – – eu não queria perder nem por nada : UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM ; já tínhamos visitado imensos museus da especialidade espalhados pela Europa e não queríamos deixar escapar esta oportunidade única pois se podemos regressar com uma certa facilidade a este ou aquele museu na POLÓNIA, ÁUSTRIA,ALEMANHA ou FRANÇA , não o podemos fazer aqui ; visitá-mo-lo e claro , saímos algo comovidos por vermos tanto realismo e documentação nas atrocidades feitas pelos infames nazis ; o museu em si é gigantesco , 4 enormes pisos que retratam fielmente o início das perseguições nazis aos judeus ( e não só …..) e inclusivamente mostram num interessantíssimo documentário todo o historial das perseguições aos judeus desde ……………..antes do nascimento de JESUS CRISTO , através dos séculos !!!

VERDADEIRAMENTE EDUCATIVO E SOBRETUDO IMPRESSIONANTE ……..A NÃO FALHAR , DE MODO ALGUM , A QUEM VISITE WASHINGTON !!!!!

 

E as fotos podem exactamente começar por aqui ; ALGUMAS APENAS , POIS TIRÁMOS UM PAR DE CENTENAS JÁ QUE O MUSEU ASSIM O JUSTIFICA !

 

 

 

 

 

QUE A HUMANIDADE JAMAIS ESQUEÇA !!!! Por todo o lado no museu , aparece esta palavra tão , tão importante : R E M E M B E R ………

 

sem comentários …..

 

 

 

 

 

 

 

verdadeiro horror !!! Imaginem o horror das mulheres , cuja única posse era uma pequena bacia de metal esmaltado , cujos usos estão bem explícitos na legenda ….

 

 

 

nós vimos o que restava dos fornos crematórios em Auschwitz , BIRKNAU , etc

 

 

 

impressionante como EISENHOWER parecia adivinhar que dezenas de anos depois das atrocidades cometidas , aparecessem atrasados mentais a negar a existência das mesmas e a declará-las como ”PROPAGANDA” ….! QUE TERRÍVEL PRESSÁGIO ….!!!!!! Felizmente , hoje em dia , em variados países , é CRIME SANCIONÁVEL PELA LEI NEGAR O HOLOCAUSTO E AS SUAS ATROCIDADES  …..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a dramática tentativa de conseguir um visto para sair da Alemanha….

 

 

 

 

 

 

 

 Passemos então a algo menos TRISTE , enfim , mais bonito !

WASHINGTON !!! Se fosse imprescindível esta cidade ser definida apenas por uma só palavra , eu diria que a mais apropriada seria ……..GRANDIOSA ou ELEGANTE ou IMPONENTE !

Vejam : 

 

é muito pouco o que se consegue ver da CASA BRANCA….

 

A SEGURANÇA EM REDOR É ASSUSTADORA !!!

 

 

parte do MALL como WASHINGTON MONUMENT ao fundo

 

WASHINGTON MONUMENT

 

 

CAPITÓLIO (traseiras )

 

CAPITÓLIO

 

 

 

LINCOLN MEMORIAL

 

 

 

 

 

 

LINCOLN MEMORIAL

 

 

Um outro MEMORIAL bastante conhecido e sobejamente visitado é o JEFFRESON MEMORIAL , o qual ocupa um local de imenso destaque não longe da CASA BRANCA : 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas das imensas estátuas espalhadas pela cidade :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUPREMO TRIBUNAL DA JUSTIÇA

 

BIBLIOTECA DO CONGRESSO

 

 

 

 

WWII WAR PACIFIC VETERANS MEMORIAL

 

WWII WAR VETERANS ATLANTIC MEMORIAL

 

VIETNAM WAR VETERANS MEMORIAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

há grandiosos edifícios por toda a cidade , muitos deles são MINISTÉRIOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS ARQUIVOS NACIONAIS

 

 

 

 

 

WWII WAR ATLANTIC MEMORIAL

 

MAS FORAM OS MEMORIALS REFERENTES A FRANKLIN D.  ROOSEVELT E MARTIN LUTHER KING JR. QUE MAIS NOS IMPRESSIONARAM , PRINCIPALMENTE O 1º PELAS SÁBIAS FRASES , VEJAM SE NÃO TENHO RAZÃO !?!?!?!? Por tal e não só é que há os GRANDES ESTADISTAS e depois há os ………políticos de meia-tigela !!! E nós infelizmente temos tantos , tantos exemplos ……………………..recentes até !!!!!

 

 

 

 

 

o que nós devíamos aprender com grandes homens como este ……!!

 

 

 

 

 

 

 

As fotos seguintes , as quais pertencem também ao MEMORIAL de F.D. ROOSEVELT demonstram como é fácil construir um monumento simples mas assaz atraente com BLOCOS DE GRANITO ; ora a questão põe-se muito facilmente : não seria possível ”imitar” algo semelhante ( já que não temos a capacidade de CRIAR ) em vez de se manter aquela ABERRAÇÃO = ABORTO = MAMARRACHO que está no topo do PARQUE EDUARDO VII , da autoria de um conhecido escultor ( repugna-me mencionar o nome !!! ) e que é a chacota de tantos e o riso de muitos estrangeiros ?????????

 

 

 

 

 

 

Como disse , um outro MEMORIAL igualmente interessante refere-se a uma figura ímpar que desapareceu demasiado cedo….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas é claro que WASHINGTON não é só ……..imponente ou grandiosa ; WASHINGTON é também …….isto :

 

 

MAS CLARO , ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA …..E BEM TRISTE !!!

Agora segue-se uma das cidades  TOP 5 no mundo ……… para mim ; a pressa é tanta que até me dá vontade de seguir para lá já……………………..de VESPA !!!

 

 

PARABÉNS CÉU !!!!!

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “WASHINGTON”

  1. António Resende diz:

    Marília e David
    Admiro a vossa ousadia nessa grande Aventura.
    Impressionante como tens tempo para carregar a página (electricidade, net etc) – notável.
    Ainda não estão cansados?
    Abraço e continuação de boas viagens.

    • admin diz:

      olá antónio e bem-vindo novamente !
      sobre o assunto das fotos , electricidade,etc : é simples, temos 3 baterias e 3 painéis solares , estando bom tempo temos energia quase ilimitada sem preocupação de gastos ; quando temos net rápida , o que nos states não é difícil , carregar as fotos torna-se fácil até por que não as carrego todas ao mesmo tempo , vou-o fazendo pouco a pouco , assim como a escrita do post. por último , trabalhando com o wordpress, é fácil desde que se adquira prática.
      é verdade que já estamos algo cansados desta viagem , os motivos de interesse não faltam contudo tem sido bastante desgastante , a américa central foi extremamente stressante e a idade também já não ajuda muito……; pelo cansaço e por outras razões , resolvemos há vários meses atrás ”cortar” na viagem , muitas das cidades que havíamos planeado visitar!
      um abraço
      david+marilia

  2. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Muito impressionada com este post pois tem fotos fantásticas,a cidade é linda e os monumentos maravilhosos.Como dizes necessitávamos de ter homens como os que os memoriais perpetuam,e cujas frases são magníficas.O museu do holocausto deve ser realmente notável e que a barbárie que representa nunca seja esquecida.É uma parte da história que me marca muito,todos deviam saber o que foi toda aquela insanidade e maldade,mas acima de tudo deviam respeitar.Fico a aguardar a cidade top.Beijinhos.

  3. José Godinho diz:

    Companheiros!
    Mais uma excelente reportagem.
    Sobre o holocausto, faltava-me “ver” este museu. Impressionante. Só não me chegaram as lágrimas aos olhos, como nos outros.
    Quanto à cultura dos americanos, ironizando, eles não falaram em Portugal… porque não sabem que existe!
    Abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      ainda bem que já conhece vários museus relacionados com as atrocidades dos nazis , um dia se tiver oportunidade não deixe de visitar este em washington pois é francamente um dos melhores , seja , um dos mais completos.
      portugal….para os americanos ??? a maioria não faz ideia que existimos !!!é só visitarmos o interior dos states para se constatar tal…….
      um abraço
      david+marilia

  4. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Sem qualquer ofensa, os vossos postes são uma autêntica “ESTRELASpédia”, tanto nos teem ensinado sobre tantos países.
    Falando sobre a entrevista televisiva, toda a gente sabe que em matéria de cultura geral os americanos não são exemplo para ninguém… mas tal ignorância não será devida à falta de museus e memoriais.
    E por falar na Vespa, muito se tem ela aguentado. E por acaso: ao longo de toda esta viagem transamericana, nunca houve alguém que, nas vossas ausências, lhe tentou fazer um “desvio”? Concerteza quue não deve passar despercebida!
    Um abraço e continuação de boa viagem.
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      ainda bem que os posts têm sido úteis para alguns…..!!!
      quanto à vespa , bom , a quantidade de pessoas que a quiseram comprar durante estes últimos 2 anos , por todos os países que percorremos , nem dá para acreditar !!! alguns quase ficavam ofendidos pela nossa recusa , aumentavam sucessivamente as ofertas !!!!! nos eua acharam muita graça pois este modelo não existe lá e fartavam-se de tirar fotos….; temos um óptimo cadeado portanto o roubo não era fácil….
      um abraço
      david+marilia

  5. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Obrigado pela lição de história, com fotos e comentários aos acontecimentos, do passado, mas, temos de ter isso presente. Há muita instabilidade em algumas zonas/Países do Mundo…
    Sobre uma possível tentativa de roubo da Vespa, que tem um cadeado óptimo… Não esquecer que os americanos levam uma “mansão”, com mobília e tudo, ao longo de kms.
    Continuação de boa viagem, com saúde.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      obrigado pelo comentário.
      é claro que o bom cadeado que temos para a vespa apenas serve para atrasar qualquer roubo , até agora felizmente não houve qualquer tentativa e sendo um veículo estrangeiro há sempre uma hesitação dos ladrões….
      um abraço
      david+marilia

  6. JOSE RICARDO diz:

    Queridos amigos
    Estive de férias e precisei me desligar de tudo, senão iria enlouquecer. Tantas coisas acontecendo por aqui …
    Recebi o seu e-mail e respondi no mesmo dia, mas desde entao tento entrar em contato pelo telefone que me passaste e não consigo.
    Espero que estejam desfrutando o aconchego do lar.
    Onde está o tão esperado post final?
    Bjus e abraços,

    • admin diz:

      fizeste bem em tirar férias , a situação no brasil( especialmente no rio ) parece estar à beira da ruptura : CUIDADO !!!
      o post final está quase a sair….
      um abraço
      david+marilia

  7. José Duarte Santinho dos Santos diz:

    Amigos,
    Já estava a ficar apreensivo com “esta longa ausência”. Parece me que está tudo bem.
    Desejo vos a continuação de uma boa viagem, com muita saúde !
    Cumprimentos,
    J Santinho

    • admin diz:

      olá santinho !
      pois é , se calhar tem havido ao longo dos meses …..demasiados posts , daí estarem ( digamos assim) habituados a fartura ….!
      mas o que interessa é que estamos bem e continuamos a ser lidos!!!
      em breve sairá um novo post.
      um abraço
      david+marilia

  8. João Firmino diz:

    OLá, David e Marilia!
    Com votos de que a viagem esteja a decorrer bem, cá fico a aguardar fotos do eclipse!
    Um abraço
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      o post final está quase pronto , com muitas fotos ….mas não do eclipse !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks


Escreva o seu comentário