WILLIAM F. CODY

Pois é , pois é , para a maioria dos leitores este nome nada lhes diz , contudo se eu lhes disser

…… BUFFALO BILL já todos sabem de quem eu estou a falar !!!

Nascido no estado de IOWA em 1846 teve uma vastíssima vida de aventuras que deram origem a incontáveis filmes , documentários , shows , etc durante largas dezenas de anos após a sua morte ; fundou a cidade de CODY no estado de WYOMING e onde existe um espectacular museu dedicado à sua vida e obra chamado BUFFALO BILL HISTORIC CENTRE , o qual acabámos de visitar  e com o qual ficámos deslumbrados !!!

 

 

 

Este espectacular museu é tão , tão grande que foi impossível fazer a visita completa num só dia ……, pelo que decidimos ficar em CODY 1 dia mais para acabar de visitar o dito museu ! Por exemplo , só a parte das armas ocupa uma área de mais de 500 m2 ……. e podem-se admirar todo o tipo de armas de defesa , de caça e algumas de guerra produzidas durante mais de 3 séculos nos E.U.A. pelos variados fabricantes americanos e alguns europeus, uma colecção absolutamente ímpar no mundo pois é considerada a MAIOR mostra mundial de armas portáteis !!!

Tudo muito bem descrito e organizado , o museu atrai visitantes de todo o país e vimos inclusivamente vários franceses , alguns alemães e uns suiços ; este museu não trata apenas ( em exaustivos pormenores!!! ) da vida de BUFFALO BILL ; apresenta igualmente incontáveis objectos de todo o tipo , relacionados com a vida no VELHO OESTE e dos primórdios da conquista do OESTE pelos pioneiros , tais como o que vestiam , como viviam , as carruagens , as comidas , tudo , absolutamente tudo o que está relacionado com o OLD WEST .

Podemos também ver em espaço próprio uma parte dedicada aos ÍNDIOS , há também uma parte com deslumbrantes QUADROS e ESCULTURAS de famosos artistas americanos , tudo subordinado ao mesmo tema, assim como uma larga secção dedicada à GEOLOGIA AMERICANA , HISTÓRIA NATURAL , etc . Lá vimos mais alguns incríveis quadros a óleo do CHARLES M. RUSSELL , assim como outras esculturas que nos deixaram de boca aberta !!!

BUFFALO BILL entre muitas outras coisas , criou um admirável espectáculo com cerca de 700  figurantes ( uma notável produção se pensarmos em termos do final do século XIX ) chamado BUFFALO BILL’S WILD WEST , o qual além de cow-boys incluía verdadeiros índios , cossacos , japoneses , turcos , etc ; veio à Europa com o seu show incontáveis vezes , tendo percorrido a maioria dos países europeus com enormes sucessos ; NÃO , NÃO CHEGOU A VIR A PORTUGAL……………o mais perto a que chegou foi BARCELONA !!!! Durante uma das suas tounées na EUROPA , trouxe inclusivamente ( com estrondoso sucesso ! ) o famoso SITTING BULL , o herói índio da famosa batalha LITTLE BIG HORN em que a ”estrela” do exército americano e nomeadamente do 7º CAVALARIA o GENERAL GEORGE A. CUSTER foi estrondosamente derrotado e chacinado assim como cerca de 250 homens do exército americano ….

 

 

O seu admirável show incluía todo o tipo de exímios CAVALEIROS , havia inclusivamente negros africanos , tunisinos , japoneses , etc ou seja , ele acreditava que através do convívio entre diferentes povos a paz e harmonia eram possíveis …..!!!

No seu show podia-se ver uma simulação de um ataque de índios a uma diligência , um combate entre militares e índios , várias provas de perícia com armas , exibições de cavaleiras , enfim , era segundo os artigos que lemos , um show completo que arrastava multidões na EUROPA ; tanto que as suas vindas à EUROPA foram inúmeras durante vários anos , tendo sido aplaudido e ”recheado” com prendas pela mais alta aristocracia europeia , russa inclusivamente !

Morreu em 1917 quase na ruína pois teimava em continuar a todo o custo com o seu dispendioso SHOW mas também por que se envolveu em demasiados negócios de toda a espécie ”ajudado” por empresários sem escrúpulos , daí que a maioria dos negócios acabassem por lhe dar imensos prejuízos : hotelaria (fundou o 1º hotel em CODY , o IRMA o qual ainda existe ) , tipografia ( fundou o 1º jornal de CODY ) , exploração de cobre,exploração de ouro  e muitos outros ,enfim incontáveis negócios que lhe levaram milhões !!!

A vida deste homem  foi sem dúvida notável e vale a pena lerem o extenso artigo publicado na WIKIPEDIA sobre ele….. ; essencialmente ele foi MILITAR , BATEDOR , GUIA , MENSAGEIRO DO PONY-EXPRESS , CAÇADOR , HOMEM DE NEGÓCIOS , SHOW-BIZ MAN , etc enfim teve uma vida muito , muito preenchida ! Exímio em armas de fogo , obviamente as suas estão expostas neste MACRO-MUSEU , assim como inúmeras fotos da época , todo o tipo de roupa que usou , calçado , objectos pessoais seus e da sua família , etc ; há bastantes documentários da época , filmes , etc que foram digitalizados e que passam a toda a hora. ; ficámos absolutamente abismados com um vídeo que passa durante cerca de 2 minutos e o ”écran” é apenas e só uma CORTINA DE VAPOR / FUMO onde aparece o próprio BUFFALO BILL a falar , excerto tirado obviamente de um dos seus shows ……; filmei e tentarei mostrar-vos…..

A perícia dele em caçar bisontes = búfalos era tal que foi contratado durante alguns anos pelo EXÉRCITO AMERICANO para fornecer CARNE aos vários FORTES espalhados nos estados de WYOMING , MONTANA e KANSAS , assim como aos trabalhadores da construção da linha férrea  ; até então era conhecido como BILL CODY , devido à tal perícia como caçador , passou a ser conhecido apenas e só como BUFFALO BILL….

Chegámos aqui depois de termos saído do YELLOWSTONE N.P. pela saída LESTE , andando um pouco menos de 150 kms até à cidade de CODY , uma típica cidade do OESTE AMERICANO , com várias  atracções ; se há uma ou outra realmente imperdível , tal como os RODEOS que aqui se realizam durante vários dias  mas a começarem em JUNHO , e nós não podemos esperar até lá ………………….. , há outras , como por exemplo , a GALERIA DE TIRO , na qual é possível fazer tiro ao alvo , até aqui tudo bem , porém para os que necessitam um pouco mais de adrenalina , também de pode praticar tiro de …………………..METRALHADORA !!!!!!!!!!!!!!!!

Senão vejam as fotos :

 

 

 

Mas a maior e mais importante ”estrela” de CODY é sem dúvida alguma o conhecido museu BUFFALO BILL CENTER OF THE WEST cuja entrada custa us$ 19.00 mas o bilhete é válido por 2 dias , já que é totalmente impossível visitar todo o complexo num só dia……

A visita que fizemos ao museu decorreu durante dois dias e resultou numa enorme quantidade de fotografias e vídeos ( mais de 400 !!! ) , deixo-vos algumas significativas , divididas por assuntos , tanto quanto possível :

 

ANNIE OAKLEY ( a mais perita em armas no OESTE ) , BUFFALO BILL e SITTING BULL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais um de CHARLES M. RUSSELL

 

e outro….

 

 

 

uma cena da batalha de LITTLE BIG HORN , enorme e fantástico quadro !

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TODA a colecção de GLOCKS que já foram fabricadas !

 

 

como já referi , tem a maior mostra de armas no mundo portanto imaginem a quantidade de galerias e corredores assim como as centenas de vitrines existentes …!!!

 

 

 

 

 

Por agora já chega pois temos que ir para outro ESTADO outro sítio muito interessante !!! ALIÁS ATÉ SÃO DOIS ……….

PASSEM BEM !!!!

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “WILLIAM F. CODY”

  1. José Godinho diz:

    Olá Companheiros!
    Já o sugeri antes e talvez exagere… mas arrisco dizer que se documentassem toda esta viagem em livro, seria um best-seller!
    Notável. Parabéns. Grato pela partilha.
    Abraço
    Godinho

    • admin diz:

      obrigado mais uma vez pela sugestão , godinho, porém eu estou certo que seria apenas e só mais um dos muitos livros de viagens…. ; sinceramente não creio que o vá escrever!
      obrigado pelo comentário
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Estou sem palavras, tal a impressão que este post me deu, pois era mesmo “isto” que eu estava à espera, isto é, era “isto” que eu muito desejava ver!!!!

    As fotos são belíssimas por serem mais que elucidativas! Os retratos de família dos Sioux um espanto!Pena que sejam poucas….Faz falta mais imagens de mulheres e crianças, nos seus trajes típicos mas talvez não tenham sobrevivido ao decorrer dos tempos. Toda a parte referente aos objectos retratados fez-me recordar um pouco parte daqueles utensílios que ainda se encontraram na casa do nosso avô, velharias hoje em dia, disputadas a peso de ouro pelos coleccionadores. Aliás, deu-me que pensar: o nosso bisavô nasceu na mesma altura do Buffalo Bill, achei uma coincidência interessante.

    As pinturas são de um realismo incrível e bem elucidativas! Uma das fotos, mostra os quadris de dois cavalos com uma pelagem pouco vulgar, montados por índios e que se viam bastante nos velhos filmes de cowboys. Penso que serão de raça diferente das que estamos habituados a ver na Europa.A cena da batalha de LITTLE BIG HORN, é esmagadora! Ver o quadro aí no museu, deve dar uma impressão enorme! Enfim, acho que valeu a pena terem gasto mais um dia para ver o tal museu. Quanto à amostragem das armas….IMPRESSIONANTE!… da mesma forma, a variedade de munições! Para ser sincera, 19 dólares é uma pechincha para a grandiosidade do que foi mostrado. Valeram o seu gasto!

    ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijocas

    • admin diz:

      ainda bem que gostaste e , nesse caso , vais gostar também do próximo ……..são primos !!!
      temos largas dezenas de fotos dos trajes índios , mas claro , não se pode publicar tudo , depois mostro-tas !
      sobre o tal quadro , ficarias abismada se o visses ao vivo pois tem cerca de 3 a 4 metros de comprimento e existe mesmo um comprido banco a cerca de 1,5 m de distância onde as pessoas se sentam a apreciar devidamente os ricos pormenores !!! obviamente na foto , tirada a uma certa distância , não é possível notarem-se vários detalhes , realmente fantásticos e próprios de um grande pintor : os olhos de alguns dos soldados mostram um terror absoluto perante a avalanche de índios , outros uma raiva desmedida , outros sabendo que vão morrer têm outro tipo de olhar…..; o sangue , quer dos homens feridos , quer dos cavalos parece ……estar ainda quente !!! IMPRESSIONANTE !!!!!
      ESTE FOI SEM DÚVIDA O MELHOR DE TODOS OS MUSEUS QUE VIMOS SOBRE O OLD WEST !!! e pelo preço……!!!
      beijinhos e prepara-te para um novo e excitante post ….

  3. Jose Ricardo diz:

    Oie,
    Apareci.
    Caramba, já estão de volta aos Estados Unidos…Acho que o último post que li, vcs estavam saindo da cidadezinha que a estrelinha foi concertada.
    Que aula sobre Búfalo Bill. Virei fã. Segui sua dica e fui ao Wiki e lá estão outras curiosidades, como esta.
    “Ele recebeu a Medalha de Honra em 1872 pelos seus serviços ao Exército. A efeméride foi revogada em 1917, 24 dias antes da sua morte, porque ele era um civil. Mas lhe foi devolvida em 1989.”
    Nós aqui temos nosso Bill, chamasse Sergio Moro, o terror dos políticos corruptos.
    Davi, vc deu nota 13 para o Canadá, a mesma para Argentina. Como assim?
    Outra coisa na sessão LADO PRÁTICO nao vi nada sobre a autorização temporária do veículo durante a estadia no Canadá. Não é exigido?

    Aqui o friozinho chegou, estamos bebendo um vinho e comendo empanadas de queijo e carne, aproveitando que o Joaquin já foi para o berço. Vamos nos atualizar dos capítulos anteriores.
    tchau!
    Abraços para Marília

    • admin diz:

      com que enfim !!!!!!!!!!!!!
      já estávamos a pensar coisas menos boas , tendo em vista os sucessivos ”terramotos” que acontecem no brasil …..
      sobre as notas : a argentina tem coisas maravilhosas mas tem coisas também muito próprias de um país do 3º mundo ( A TUA MULHER QUE ME DESCULPE , MAS É O QUE SENTIMOS !!! ) daí um 13 ser já uma nota algo generosa ! a mesma nota dada ao canadá , não podia ser mais alta devido à má qualidade das estradas ( portugal sendo um país extremamente mais pobre , tem MUITO melhores estradas !!! ) , a falta de boa gastronomia local ( burgers+burgers+burgers !!! ) ; embora a argentina tenha , na minha opinião , um número muito superior de pontos negativos ( como viste , a lista é extensa…..) em relação ao canadá , tem uma coisa que é praticamente insuperável no continente americano : paisagens de cortar a respiração !!! se não fosse isto , a nota iria facilmente para o 10 ou 11 !!!
      sobre a entrada do veículo no canadá : não exigem NADA , a exemplo dos e.u.a. apenas se preocupam basicamente com 2 coisas : ARMAS e ÁLCOOL !!!
      um abraço para todos vós
      david+marilia

  4. João Firmino diz:

    OLá, David e Marila
    Gente da nossa idade conhece muito bem o Buffalo Bill, pois na nossa juventude todos nós devorávamos histórias de CowBoys. Desconhecia, sim, esse fabuloso museu, e as digressões europeias desse herói.Sempre a aprender! Mais uma visita virtual agora a este museu, graças ao habitual excelente texto e imagens. Que belo museu!
    Um abraço e cá ficamos à espera de novos relatos.
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      o museu em cody realmente encheu-me as medidas ; a não ser o louvre não me lembro de ter ido 2 dias seguidos a um museu …..
      o próximo post vai também ser do seu gosto , estou seguro !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. Pedro Tavares diz:

    Olá David e Marília,

    Um museu desse tamanho numa “cidade” de 9520 pessoas é obra… A cidade vive praticamente do turismo, certo?

    um abraço,

    Pedro

    • admin diz:

      quem toma a saída LESTE do yellowstone , a 1ª cidade com alguma importância que encontra é realmente cody ; a cidade vive imenso do turismo mas , atenção , não só do museu ; tem incontáveis lojas típicas do mid-west americano , alguns saloons , depois o nome , claro , conta muito !
      um abraço
      david+marilia

  6. margarida diz:

    lindinhos! nao ha fome que nao de em fartura e e bem verdade!
    hoje tirei o dia para por a leitura dos vossos relatos em dia.
    tambem deste gostei muito embora como pacifista que sou, o fascinio
    por armas nao passe de curiosidade muito relativa, mas sim, nao deixa
    de fazer parte integrante!
    claro que mal vi o titulo soube logo de quem se tratava!
    sempre me interessei por tudo que tivesse a ver com buffalo bill
    E todos os outros do nosso imaginario,david crocket,billy
    the kid e tantos outros! ha poucos anos comprei um livro
    acerca do touro sentado e la estao fotos e relatos das
    digressoes pela europa, barcelona incluida. e muito mais
    acerca do aproveitamento triste da respectiva actuacao,
    qual animal de zoo…
    mas que dizer? a vida e o que e, e raramente se tratam
    as pessoas de modo digno. o proprio cody sofreu com isso!
    tudo em nome do espectaculo, no qual eles sairam quase
    sempre a perder. os empresarios claro que ganharam.
    e bom continuar a viajar convosco e estar no vosso pensamento,
    tal como estao no meu.
    vamos viajar brevemente, ate stuttgart, e ontem tive que ir
    tratar do cartao cidadao,o BI tinha caducado em marco mas,
    com os acidentes de percurso que tive, nem de tal me lembrei!
    felizmente o Volker deu por isso a tempo! olha se fosse
    no dia do embarque?!
    bem por hoje deixo-vos, vamos dar uma volta a ver se
    ganho mais pedalada…
    beijinhos grandes e ate a proxima reportagem, voces ja nos
    viciaram!

    • admin diz:

      a vida do buffalo bill não podia ser mais preenchida do que foi, simplesmente incrível !!!
      obrigado pelo teu extenso e interessante comentário.
      p.s. realmente não há fome que não dê em fartura ……………CONTINUA !!!
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks