YELLOWSTONE N. P.

Foi o primeiro PARQUE NATURAL criado no mundo nos meados do século XIX e é também um dos maiores ,  

está espalhado por 3 estados ( WYOMING , MONTANA , IDAHO ) e , imagine-se , a sua área é 10% da área de Portugal !!!

Recebe vários milhões de visitantes anualmente de todo o mundo pois é indubitavelmente uma das atracções top nos E.U.A. ; há várias entradas para o parque e nós escolhemos a entrada NORTE , pois saímos de BOZEMAN ; são variadas as atracções neste parque pois não é só a vida selvagem que podemos admirar .

O OLD FAITHFUL é o gyser mais conhecido mas no total os geysers são mais de …………………….10.000 !!! Contudo há ainda cascatas , incríveis montanhas em redor , fontes termais , lagos , rios , vulcões ,  etc ; habitado há mais de 11.000 anos por 3 tribos de índios ( CROW , NEZ , SHOSHONE ) foi apenas a partir de cerca de 1850 que a região começou a ser explorada por homens brancos .

Nós passámos 3 dias no parque e nesta época as visitas são , digamos assim , toleráveis ao contrário dos meses de Julho e Agosto onde as multidões vindas de todo o mundo tornam as visitas de certo modo desagradáveis devido ao número assustador de viaturas dentro do parque ; as inúmeras estradas são todas exemplarmente alcatroadas e a organização de todo o parque , dependente do Ministério do Interior americano , é simplesmente espectacular , realmente irrepreensível !!!

Há vários centros de atendimento ao visitante ( VISITORS CENTRES ) espalhados estrategicamente pelo parque , onde além de todo o tipo de informações prestadas pelos  PARK RANGERS , existem também enormes lojas de souvenirs , roupa , comida , etc ; sanitários por todo o lado , impecavelmente limpos , precisas indicações , explicações para tudo e mais alguma coisa , um mini-hospital , enfim , uma organização de se lhe tirar o chapéu……; a entrada é paga POR VEÍCULO , e não por pessoa , e a mesma custa US$ 30.00  ; nós como temos o PASSE ANUAL que por cerca de 80 dólares nos dá direito a entrar em todos os parques nacionais do país durante 1 ano , nada pagámos ! São fornecidos inúmeros folhetos explicativos , mapas , etc à entrada , repito , tudo feito muito profissionalmente !!! Há para cima de 20 CAMPINGS espalhados pelo parque , mas quando falo de campings ( aqui chamados RV PARKS ) refiro-me a espaços onde cabem largas dezenas de AC , daquelas tipo ……..AUTOCARROS !!! Acontece é que cobram 25 a 35 dólares por noite ………

Ora como eu acho que há maneiras muito mais interessantes de gastar dinheiro do que num RV PARK , nós dormimos 2 noites isolados de tudo e de todos , num caminho de terra batida , fora da visão de quem passava na estrada pois ………….em todo o lado está escrito que é proibido ”wild camping” ou ………OVERNIGHT PARKING como eles gostam tanto de referir……

Este não é definitivamente o espaço próprio para vos dar informações técnicas sobre o ”nascimento” do local nem sobre os variadíssimos detalhes que encontramos a todo o momento ; sugiro assim uma consulta à WIKIPEDIA pois há TANTA informação disponível ( e sobretudo interessante ……..)  

 

 

 

 

A WILDLIFE , para nós que vínhamos ”mal habituados” do CANADÁ , foi uma pequena desilusão já que a mesma se resumiu a incontáveis (demasiados???) BISONTES , bastantes VEADOS e……………pouco mais , além de 1 furtivo URSO NEGRO !!!

Repare-se : embora o parque seja desmesuradamente grande , o problema é que os visitantes são às dezenas de milhares e , claro , os bichos não estão sentados à beira das estradas à espera pacientemente de serem fotografados ……!!!!!

Sabemos que há LOBOS , RAPOSAS , GRIZZLY BEARS (os mais raros ) , ALCES , etc,etc mas infelizmente não vimos nenhum destes….

Com os bisontes aconteceu-nos uma situação muito engraçada na primeira noite ; procurámos um caminho mais ou menos sossegado numa espécie de ”aldeamento” onde os empregados de uma certa zona do parque têm as suas cabanas ; partimos do princípio que os PARK RANGERS não iriam aquela zona procurar ………….prevaricadores !!!

Lá estacionámos mais ou menos a talvez 60-70 metros de umas casotas em madeira , isto cerca das 7 horas da tarde ; a Marilia começou a fazer o jantar ( já verão por que é que eu vos informo que eram bifanas panadas …….) e eu estava sentado , com o pc à frente , mas com a porta aberta ; nisto vejo um enorme bisonte ( eles são todos ENORMES !!! ) a começar a pastar a cerca de 3 metros da porta da AC , OLHO MELHOR E VEJO OUTRO , DEPOIS OUTRO , DEPOIS MAIS OUTRO E AINDA MAIS OUTRO E OUTRO E OUTRO era um não mais acabar de ver bisontes a desfilar junto à AC e , para qualquer lado que olhasse à porta , só via aquelas CABEÇORRAS ENORMES a pastar e a olharem de vez em quando para mim !!!

Eu só pensava que se uma daquelas bestas investia contra a AC seguramente , se não a derrubasse , faria irremediáveis estragos !!! Acontece que estes bichos , segundo os PARK RANGERS , em geral não atacam mas são extremamente imprevisíveis , já tendo havido incontáveis incidentes com turistas !!!

E a Marilia calmamente , no início , sem saber o que se passava , fritava os SCHNITZEL do jantar …….; quando virem o pequeno filme no site , ouvirão claramente o barulho da frigideira a fritar os panados !!!

Mas enquanto o filme não é posto no YOUTUBE , vejam as fotos e já ficam com uma pequena ideia ……..; para comermos descansados , passados uns minutos fechei a porta e eles…….lá continuaram a pastar calmamente à volta da AC !!!

 

 

 

 

 

 

 

talvez a 3 metros da AC….

 

 

 

tirada do interior da AC

 

idem

 

ataco…….não ataco …..????

 

Mas os meus caros estão todos à espera de ver as fotos do YELLOWSTONE N.P. então ……aqui estão elas :

 

o maior de todos os geysers e o mais famoso , faz uma erupção a cada + – 2 horas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

árvore petrificada

 

Um devastador incêndio de proporções nunca vistas , destruiu em 1988 cerca de 31% do parque natural ; foi tão incrivelmente grande que não havia a mínima hipótese de ser extinto por meios artificiais pelo que decidiram esperar até ao Outono para que as primeiras chuvas fizessem tal trabalho……

A devastação ainda hoje é bem visível !!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conforme referi anteriormente , a vida animal presenciada não foi grande coisa ; muitos bisontes , um par de manadas deles inclusivamente , alguns veados de vários tipos , um fugitivo urso negro  e pouco mais :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mal consigo esperar pela nossa próxima paragem , há DÉCADAS que eu sonho em visitar este museu …………………..O SONHO VAI-SE TORNAR REALIDADE !!!!!!!!

PASSEM BEM……….!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



18 comentários para “YELLOWSTONE N. P.”

  1. Noeli e Elvis diz:

    Queridos Marília e David

    Realmente indescritivelmente lindo!Não sei se ficaria feliz com esses ” bichinhos ” rodeando o motor home! Mas com certeza faz parte dessa linda aventura.
    Um grande beijo a vocês com muitas saudades
    Noeli e Elvis

    • admin diz:

      queridos amigos !
      ainda bem que tiveram a paciência de comentar o post !
      que tal a vossa última viagem pela américa do sul ??? o colégio está a andar bem ???
      um grande abraço para todos e já agora queremos saber se já começaram a fazer os devidos planos para nos visitar em portugal…..
      david+marilia

  2. Marcelino Ferreira diz:

    Olá companheiros

    Passearam sobre um vulcão potencialmente letal mas de incrível beleza.
    Compreende-se que seja tão visitado.
    Seguramente trouxeram uma pedra de enxofre e um frasquinho de água sulfatada…

    Tudo de bom para continuarem

    • admin diz:

      olá marcelino !
      trazer enxofre ??? para a AC ficar a cheirar pior ???
      um abraço
      david+marilia

  3. José Godinho diz:

    Olá companheiros!
    Somos uns felizardos!
    Vocês… porque realizam um sonho; nós… porque o partilham connosco!
    Desta vez não deram nenhuma bolacha ao bisonte!… eh eh!
    Abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      seria extremamente perigoso chegar-mo-nos junto do bisonte , mesmo assim foi arriscado q.b. !!!uma marrada daqueles bichos quase voltava a AC de pernas para o ar…..
      um abraço
      david+marilia

  4. António diz:

    Amigos, fotos lindas. Continuação de boa viagem. Tudo de bom pra VCS. Abreijos

    • admin diz:

      olá antónio !
      obrigado e desejamos também bons passeios!
      david+marilia

  5. Joao Firmino diz:

    OLá,David e Marilia
    Primeiro que tudo, um obrigado pela dedicatória que me fizeram de YellowStone!
    Mais uma reportagem excelente.
    É de realçar o passe anual de USD$ 80.00 çpara todos os parques. Faz recordar a pequena taxa anual que se paga em certos paises para andar o ano inteiro nas autoestradas…
    Giro estar “acampado” com bisontes à volta!
    No meio dessa vastidão, deve ser um bocado complicado não nos perdermos. Creio que devem ter tido uma ajuda de um bom mapa, bons sinais indicativos e um GPS com mapa local…
    Continuação de boa viagem.
    Um abraço
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      não tem de agradecer , foi com o maior prazer.
      este passe anual para todos os parques é extremamente útil pois basta visitar 2 ou 3 parques para que fique já ”pago” …..
      temos sempre mapas e dois gps , mas realmente basta 1 pois as indicações além de constantes são muito exactas , impossível um perder-se !!!
      um abraço
      david+marilia

  6. estrela diz:

    Olá, sortudos!!!!!

    Quando as imagens falam por si, não há muito para dizer. As paisagens são soberbas! Habituamo-nos a ver pela net essas crateras super coloridas, essas fumarolas, as cascatas, os geisers….e penso que ver tudo isso ao natural deve deixar nas pessoas um sentimento de pequenez face à natureza.

    Alguns jactos de água parece que surgem quase de horas marcadas, de x em x tempo, o que me deixa absolutamente pasmada pelos enigmas que ainda existem à nossa volta. Vocês sentirem muito o cheiro do enxôfre? Isso é que deve incomodar um pouco, não?

    Quanto aos bisontes, fica-se com a ideia que estão mais “domesticados”, talvez pela quantidade de visitantes que se cruzam nos seus caminhos. De qualquer modo, eu teria apanhado um susto de morte se os visse à porta da autocaravana. Embora com olhar meigo e cabeçorra fofa onde, sou sincera, me apeteceria fazer uma festa, um bichano desses, se tomado por qualquer irritação de momento, deverá dar uma senhora marrada e ninguém ficará com conserto para contar!

    Só me resta desejar-vos continuação de boa viagem e mais fotos. A grande “chata” faz mais um apelo: coloca mais legendas!

    Beijocas

    • admin diz:

      o parque é absolutamente fora de série , do melhor que há no mundo !!! pena é o ”pivete” que se cheira em muitos sítios devido às fumarolas com muito enxofre e outros gases …. MAS VALE A PENA O SACRIFÍCIO !!!
      os bisontes não estão minimamente ”domesticados” o que acontece é que são animais em geral muito pacíficos mas há letreiros por todo o lado a pedir a maior cautela às pessoas para não se aproximarem pois , apesar da sua aparente calma , são animais extremamente imprevisíveis !!! há inclusivamente nos vários ”visitors center” vídeos onde se podem ver ATAQUES de bisontes às pessoas…..
      sinceramente e pensando bem , eu acho que hoje não voltaria a repetir a ”graça” pois um dos bisontes ( um tal que tem os olhos de ”carneiro mal morto” ) na realidade esteva a menos de 3 metros da porta da AC e se ele tem investido contra a porta metia dentro a sua enorme cabeçorra e desfazia metade da AC ………; claro que se ele investisse eu recuaria mas ……os estragos seriam devastadores !!!!!
      beijinhos

  7. Cisfranco diz:

    Amigos David e Marília

    Maravilhado com a v/ viagem. Com as suas reportagens viajo também. Obrigado por esse trabalho e votos de boa continuação. Abraço.

  8. Pedro Tavares diz:

    Caro David e Marília,

    Tenho de confessar que neste momento estou com um bocado de inveja vossa “inveja da boa” por não estar pessoalmente a contemplar todas essas maravilhas e a poder ter um vizinhos desse tamanho para o jantar 🙂

    Por curiosidade sabem qual era a multa se fossem apanhados em OVERNIGHT PARKING?

    Abraços, beijos e lambidelas…
    Pedro, Sara e RAFA

    • admin diz:

      francamente eu não sei se voltaria a repetir a ”graça” pois as consequências poderiam ter sido dramáticas ; num dos vídeos que mostram no visitors centre pode-se ver estes pachorrentos animais a atacar furiosamente pacatos turistas que se arriscaram estupidamente a tirar selfies com os bisontes …..
      um abraço
      david+marilia

  9. margarida diz:

    meus muito queridos amigos!
    que maravilha de post este… adorei tudo, os bichos e as paisagens entao! que cores fantasticas! apeteceu-me logo ir fazer vitrais tiffany, com os vidros que tenho de cores quase iguais as de algumas fotos! que “festival” de cores!… e tudo ao vivo entao deve
    ser demais! sempre tive a opiniao que as fotos ficam muito aquem do que os olhos abrangem,
    mas como so tenho as fotos, fico plenamente satisfeita!
    tambem gostei do vosso “encontro imediato”. realmente poderia ter corrido mal se lhe desse uma “veneta”, mas que deve ter sido uma sensacao unica!… isso deve. na foto ate tem um ar bonacheirao e doce! mas isso deve ser do meu amor pelos animais.
    do que se ve de vos na foto, estao com um optimo aspecto. continuem a levar-me convosco
    na viagem!
    mil beijos e inte

    • admin diz:

      olá minha querida ,
      ainda bem que gostaste de tudo ….
      vens connosco na viagem e , já agora , no nosso pensamento.
      muitos beijinhos

Trackbacks/Pingbacks