2 MINUTOS AO SOL E 48º

Depois de 3 dias em AGRA dos quais apenas aproveitámos 1,vamos sair amanhã de manhã em direcção a  KANPUR   ,meia etapa da nossa próxima paragem turística que é KHAJURAHO onde se situa definitivamente o templo  (ENORME !!! ) mais erótico do mundo ,com centenas de figuras esculpidas em pedra eque evidenciam a maioria das posições mais conhecidas do KAMASUTRA.

A razão de apenas termos aproveitado um dia dos 3 que passámos em AGRA é simples : estive doente com uma forte insolação que apanhei,pois no caminho para AGRA ao pararmos numa vila para,à beira da estrada comprarmos legumes,saí do ar condicionado da AC e estive ao sol com a cabeça destapada durante não mais do que 2 minutos mas com os 48º que se faziam sentir no exterior,foi o suficiente para no final da tarde ficar extremamente mal disposto,com dores de cabeça e sem forças ; portanto…………….2 dias de molho e tudo bem!!!!!!!!

O TAJ MAHAL é a maravilha arquitectónica que todos conhecem,pelo menos de fotografia e emana uma calma e harmonia realmente únicas,apesar do calor assassino de que até os próprios indianos se queixam !!! Tanto a Marilia como eu já cá tínhamos estado em 1981,aquando da primeira visita que a Marilia fez à INDIA,mas este é um monumento que encanta e deslumbra não importa quantas vezes o visitemos………; é claro que ele vale essencialmente ou se quisermos,quase exclusivamente,pela sua grandiosidade e simplicidade EXTERIOR ,pela simetria  perfeita das suas linhas e por todo o simbolismo que o mesmo representa,já que o mausoléu propriamente dito,ou seja o pequeno espaço visitável no interior é demasiado simples e ”pobre” em relação à grandeza e magnificência exterior.

Não se pode dizer que o monumento- – – – – – – – principalmente as  câmaras e corredores interiores- – – – – – – – esteja muito bem cuidado pois tendo sido integralmente construído em mármore branco indiano ( um branco…….assim-assim,para os entendidos !!! ) os milhares de indianos que o visitam diariamente fazem sempre questão de,em tudo o que é esquina,passarem as suas PORQUÍSSIMAS mãos,donde a esmagadora maioria das ditas está mais CASTANHA que branca……………

Depois há a aversão que os indianos têm aos caixotes de lixo!!! Só visto ou filmado mas acho um desperdício ocupar parte de um post com imagens de lixo espalhado…….;pura e simplesmente não há caixotes de lixo A SÉRIO; de vez em quando e quando ”o rei faz anos” lá se vê um minúsculo recipiente de lixo que,se se cumprirem as regras de boa civilidade ,fica cheio em 2 minutos………,; assim,vários varredores vão acumulando o lixo que todos deitam para o chão ou valetas em pequenos montículos,e que , no final do dia pressuponho eu,é finalmente recolhido!! Já em DELHI andámos à volta da EMBAIXADA DE PORTUGAL  e pura e simplesmente não conseguimos encontrar um único caixote de lixo,acabámos por largar o saco de plástico com lixo numa esquina………….

Voltando ao TAJ MAHAL,a entrada custa 750 rupias para estrangeiros e………………………20 rupias para indianos,ou seja respectivamente cerca de € 13.00 e € 0.33 , dando direito a uma garrafa de água mineral de meio litro e umas coberturas para os sapatos que os indianos raramente usam,preferem andar descalços e porventura dar outro uso às ditas…..; íamos prevenidos com água e ainda bem pois não há um único local de venda de água engarrafada ( e nós em 5-6 horas bebemos cerca de 4 litros!!! ) mas abundam ENXAMES DE ”TOURIST GUIDES”  e fotógrafos que não largam os turistas por nada,autênticas lapas…..; estrangeiros não vimos assim tantos como pensávamos ver,talvez por esta ser a pior altura do ano para se visitar a INDIA devido ao calor abrasador que se faz sentir a toda a hora! de dia é normal a temperatura rondar os 42-48 graus e durante a noite não desce abaixo dos 33º : é demasiado para os nossos corpos !!! Nós não tínhamos possibilidade de vir mais cedo por causa das montanhas turcas,se tivéssemos saído de PORTUGAL  por exemplo 2 meses antes estávamos sujeitos a esperar não sei quanto tempo para atravessar certas montanhas na TURQUIA por causa da neve- – – – – – – – – – e mesmo assim ainda apanhámos neve !!!!!!! A revista aos pertences de cada pessoa é minuciosa e inclui revista corporal,havendo uma extensíssima lista de artigos interditos,tais como………………o nosso inofensivo tripé de 10 cm feito de alumínio : vá-se lá perceber porquê???

Com esta internet super lenta está fora de questão fazer o up-load de uma única fotografia,das muitas que tirámos ; fica prometido um post quase exclusivamente com fotos do TAJ MAHAL quando tivermos net ……………………….MINIMAMENTE DECENTE !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “2 MINUTOS AO SOL E 48º”

  1. Maria Melo diz:

    Olá Marília e David:
    Desejo as suas melhoras absolutas e que a viagem continue a decorrer sem grandes problemas para que possa brindar-nos com as suas descrições cada vez mais apuradas.
    Votos de continuação de boa viagem,
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo,
      muito obrigado pelas suas amáveis palavras,estamos a ser o mais cuidadosos possível…..
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!
    Já estranhava a ausência de notícias vossas. Pensei em várias razões, menos a insolação. Espero que estejas completamente restabelecido. Há um truque para minimizares os efeitos desse sol abrasador:compra um desses borrifadores de regar as plantas, tipo embalagem limpa-vidros, enche de água e anda com ele para todo o lado.De vez em quando, pff…pfff…pfff na cabeça e no rosto. Embora seja mínimo o arrefecimento, dá para aguentar os transtornos do calor.
    Acabaste por ter uma insolação relativamente fraca pois se fosse a sério tinhas que ficar hospitalizado. Não é brincadeira, esse sol.
    Vamos ficar a aguardar as desejadas fotos.
    Ursinho amarelo está no Porto, num congresso, para botar faladura! Torce para que tudo corra bem.
    Beijinhossssssssssssss

  3. admin diz:

    a temperatura normal para se tomar um banho QUENTE é de 40º.
    quando apanhamos com 48º no exterior não fazes ideia das dores que seria borrifar a cara com água a quase 50º……….
    as garrafas de água,se não as envolvemos em invólucros próprios para se manterem frescas, passado uma hora a água não se consegue beber de tão quente que está…..
    o único truque é andar um pouco e descansar,andar um pouco e descansar e molhar frequentemente a boca com água,caso contrário não se resiste!
    enquanto estivermos no interior da india a net não vai ser fácil….
    acabámos de falar com o ursinho pelo skype mas com dificuldades!
    beijos

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Já estava com saudades de me deliciar com as vossas aventuras.Espero que estejas completamente curado dessa incomodativa insolação e pronto para as etapas que se seguem.O TAJ MAHAL deve ser realmente impressionante embora fique desiludida por o seu interior ser tão conspurcado . Quanto á falta de caixotes para o lixo deve ter a ver com a pouca higiene que me parece ser uma realidade e que para mim é muito incomodativo.Continuação de boa viagem,cuidado com essa temperaturas abrasadoras e beijocas de todos.

    • admin diz:

      olá ana,
      muito,mas mesmo muito menos higiene por todo o lado do que tu alguma vez possas imaginar na tua vida….MAS MESMO ASSIM É UM BONITO E ATRACTIVO PAÍS!!!
      beijos
      marilia+david

  5. Antonio Resende diz:

    Caríssimos Marília e David.
    Chegado de ”uma grande viagem a Barrancos”!… cá estou a dar uma olhada à vossa aventura autocaravanista.
    O pior já terá passado. Vão fruindo por mim e tantas e tantos outros.
    O meu abraço.
    A R

    • admin diz:

      olá antónio,
      ficaria cheíssimo de inveja de não ter ido contigo a barrancos se não nos tivéssemos prevenido com RESMAS de enchidos de lá………
      tens razão,o pior já passou,o pesadelo do paquistão ainda me traz……….PESADELOS!!!! agora temos o ….pesadelo do calor e a esta hora a que estou a responder ao teu comentário (21h00 ) estão no exterior 36º………
      um abraço
      david estrela

  6. Solvana diz:

    Bom dia meus caros amigos, desejo que a vossa viagem continue de vento em popa.
    A Solvana vai acompanhando e deliciando as vossas estadias.
    Um dia quem sabe, vamos tambem à aventura.
    UM ABRAÇO DA EQUIPE SOLVANA, FÁTIMA, RUI E PEDRO

    • admin diz:

      olá pessoal !
      estou tentado a mandar vir o pedro de avião para me montar uma ventoinha aos pés da cama,na parte lateral da AC- – – – – – -ESTOU A FALAR A SÉRIO !!!!!! Acontece que quando não estamos ligados à corrente e portanto sem ar condicionado a parte de trás da AC onde fica o”nosso quarto” está OBSCENAMENTE QUENTE e francamente a única hipótese é colocar uma ventoinha nesse sítio……..
      MAS O PEDRO SAI MUITO CARO !!!!!!!!!!!!!!
      UM ABRAÇO

  7. Hélia e Júlio diz:

    Cuidados redobrados com esse sol OK? Continuamos embevecidos com os comentários de tão fantástica viagem. Um abraço cheio de energia positiva.

    • admin diz:

      olá hélia e júlio,
      continuam a encher-nos de elogios !!!!!! MAS NA REALIDADE PELO MENOS NISTO TÊM RAZÃO : UMA FANTÁSTICA E ÍMPAR VIAGEM QUE,MODÉSTIA APARTE, POUCOS FARIAM!!!!!!
      um abraço
      marilia+david

  8. Manuel Vitorino diz:

    Sempre em busca de novos posts e novas fotos, e “torcendo” para que tudo vos vá correndo bem, apesar dos precalços que sempre podem acontecer.
    Manel e Bia

    • admin diz:

      os posts são muito mais fáceis de inserir que as fotos……..
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks