A CIDADE ROSA E A CIDADE AZUL

Estivemos dois dias em cada uma delas,isto é JAIPUR e JODHPUR ,o que deu para  visitar o que de mais interessante elas oferecem.

Conforme já tinha referido anteriormente,JAIPUR já fazia parte das cidades indianas visitadas em anos passados ,JOHDPUR não ; francamente achámos JAIPUR mais suja e caótica em relação ao passado e ficámos desiludidos ; pelo contrário,gostámos imenso de JOHDPUR não apenas pelo que tem para se visitar mas também pela sua limpeza- – – – – – embora na INDIA tal seja muito relativo………!!!!! À nossa chegada a JOHDPUR sucedeu uma das tais incríveis coincidências,no espaço e no tempo : íamos atrás de um tuk-tuk para nos indicar um local de pernoita quando pára de repente um carro indiano à nossa frente e sai de lá um cavalheiro com bom aspecto,com cerca de 45 anos e diz : ” posso ajudar nalguma coisa???” ora bem,nada mais do que um turista português com a sua esposa a visitarem várias cidades indianas e que tinham reparado na nossa matrícula (mas não de AC pois malucos assim como nós não há muitos……..) acompanhados de um guia indiano e conduzidos por um motorista igualmente indiano; disseram que eram de COIMBRA- – – – – – – – – pelo aspecto pareciam os dois médicos- – – – – – – – – -e não deu para trocarmos mais impressões,comentaram que a nossa viagem era uma enorme aventura- – – – – – -POIS É- – – – – – – – e foram-se !!!!!!!  Se por acaso tivéssemos passado nesse local 30 segundos antes ou depois,não nos teríamos visto…………; por isso eu digo que é natural que neste preciso momento haja muitas mais AC a percorrer a INDIA mas……………….é necessário que aconteça a tal coincidência no espaço e no tempo !!!

A nossa luta diária tem sido sem dúvida encontrar um local de pernoita que nos venda electricidade,isto é,um local onde possamos ligar a AC à corrente afim de poder fazer funcionar o ar condicionado; com maior ou menor esforço e / ou despesa , lá temos conseguido na quase totalidade das noites ter o tão almejado a/c sem o qual não é possível ”pregar olho”………; os locais têm sido os mais variados que se possam imaginar,desde estações de serviço a templos hindus,passando por parqueamentos de hotéis e lojas,edifícios  governamentais,etc,etc,etc; houve um par de noites em que não fomos bem sucedidos em nenhum lado,ou por que não encontrámos ou por que nos pediam……….usd 50.00 por 12 horas de electricidade !!! A última noite em JOHDPUR por exemplo ficámos ligados à portaria de uma faculdade de engenharia ………………………….AMANHÃ LOGO SE VERÁ!! Entretanto comprámos uma macro-ventoinha de 50 cm de diâmetro que faz um maravilhoso vento e um enorme barulho, por € 10.00  mas o que interessa é que até agora tem funcionado perfeitamente apesar das incontáveis vezes que já caiu da mesa para o chão……………..

Entretanto já tomámos a decisão de não visitar JAISALMER = YELLOW CITY pelas razões explanadas anteriormente; vamos então tomar o caminho de uma das mais belas cidades indianas : UDAIPUR .

PINK CITY = JAIPUR


AS BELAS IMAGENS DE JODHPUR FICAM PARA OUTRA ALTURA,QUANDO A NET ESTIVER MAIS RÁPIDA; PARA FAZER O UP-LOAD DESTAS CINCO IMAGENS DE JAIPUR DEMOREI 2 HORAS………………

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “A CIDADE ROSA E A CIDADE AZUL”

  1. Armindo Santos diz:

    Acompanho, com interesse, a vossa viagem. Leio, com agradado, os vossos comentários, e, claro, acho que são sempre curtos…
    Não percebo é por que não têm gerador para alimentar o ar condicionado… Isso de ter de suportar temperaturas como descrevem deve ser um petisco!
    Continuação de boa viagem.

    • admin diz:

      estimado armindo santos,
      um bom gerador além de custar uns bons milhares de euros tem como principais problemas :
      1º ocupar-me-ia um espaço imprescindível na garagem quando viajamos com a vespa- – – – – – o quew acontece na maioria das vezes ; sendo um aparelho que não se pode tirar e por constantemente,não posso prescindir do espaço que ele ocuparia !
      2º o consumo típico de 1,2 litros / hora obrigar-me-ia a transportar constantemente gasolina,no mínimo um jerry-can de 25 litros o que com altas temperaturas se torna muito perigoso….; é de referir que na garagem a temperatura cerca das 2 ou 3 da tarde em dias de muito calor atinge os 65 graus………………!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      3º tal consumo de gasolina faria com que o ”ar fresco”saísse ao preço do ouro………
      na maioria dos dias temos tido a habilidade de conseguir ligação eléctrica à ac!!!mas sem dúvida que tem sido um enorme sacrifício suportar estes constantes 43 a 49 º………………
      um abraço
      david+marilia

      • Armindo Santos diz:

        Surpreende-me com o que diz. Eu tenho a instalação do gerador no chassis da viatura, uma fiat, e o ar condicionado, no tejadilho. Não ocupa espaço útil. É uma comodidade…
        …mas encontrou solução e isso é o que mais interessa.
        Continuação de boa viagem.

        • admin diz:

          caro armindo,
          o meu ac também está no tejadilho ;não compreendo como pôde colocar o gerador no chassis…..DEPOIS MOSTRA-ME P.F.
          um abraço

  2. Maria Melo diz:

    Olá Companheiros Marília e David:

    Vejo que continuam a usufruir da viagem apesar das aparentes dificuldades que têm encontrado.
    Pela parte que me toca, agradeço as descrições e as fotos, já que é uma viagem que, de certeza, não empreenderei. Assim, vou viajando um pouco convosco.
    Continuação de uma óptima viagem e que tudo continue a correr bem.
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo !
      ”long time no see”…
      nós é que agradecemos a fidelidade dos nossos leitores,para nós é um prazer por à vossa disposição sítios e situações tão diferentes….
      «isto« vai melhorar !!!
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Eu nem quero imaginar esses calores que vocês têm apanhado! Mas a sugestão do Armindo Santos é absolutamente lógica e também eu já me tinha questionei sobre o assunto. A não ser que haja impeditivos de outra ordem e que eu desconheço…seria um descanso.
    E para provar que este mundo é complicado e uma caixinha de surpresas, Lisboa foi assolada ontem (mais uma vez num curto espaço de tempo)por um novo temporal e pêras! Vi na televisão pois a essa hora apanhava eu uma senhora trovoada que nos acompanhava desde Ciudad Rodrigo ao Sabugal. Hoje, de manhã, já em Castelo Branco, nuvens negras no horizonte ameaçam chuva da grossa. Imagino quanto vocês não gostariam de trocar um pouco deste fresquinho que se faz sentir!Mas vá lá, sempre poupas na sauna! ehehehe
    Para quando a inserção de fotos dos rostos, comidas e humor? É que estou a sentir muito a falta desse último, pelo menos.
    Cá vos acompanho diariamente, sempre que posso, e é uma alegria saber que estão bem e que a estrelinha continua fina.
    Os nossos votos são, obviamente, que tudo corra de acordo com o vosso programa, com saúde e sem precalços.
    Beijocassssssssssssss

    • admin diz:

      uma chuvinha bem forte sabia que nem ginjas…………
      já nem sei como é sentir a chuva….,tenho que esperar pelas monções!!!!!ou pelos tufões no sudeste asiático,venha o diabo e escolha !!!
      quanto ao gerador vê a minha resposta ao armindo santos.
      beijos

  4. nini diz:

    Bom Dia David e Marilia
    é maravilhoso acompanhar o relato da vossa viagem(aventura) pela India, desejo que tudo vos corra bem e que possam usufruir o maximo.
    Quem sabe ainda arranjo quem me acompanhe numa aventura como essa.
    Boa sorte e continuem a escrever.
    Nini

    • admin diz:

      olá nini !
      muito gratos pelas suas amáveis palavras .
      para uma aventura como esta é necessário ter a coragem de dar o tal…..passo !!!!seguramente que você um dia o dará…..”life is short,take the best out of it”…
      um abraço
      david+marilia

  5. Hélia e Júlio diz:

    Estes vossos acompanhantes, à distância, quase diàriamente estão convosco, quando não há relatos novos lêm-se os anteriores, nunca cansa longos ou curtos deliciam-nos. Lá para final deste mês contamos partir para o Reino Unido, curiosamente com um casal de Lisboa que conhecemos através dum forum, visitamo-nos e a empatia foi imediata, só que surgiu um contratempo este nosso amigo vai ser operado amanhã, portanto a viagem que estava planeada com partida para 23 deste mês se calhar terá de aguardar. Embora seja uma pequena viagem +- 11 mil Kms, em 40 ou 50 dias, estamos ansiosos, pois ainda não viajámos pelo RU de autocaravana, se tiverem dicas sobre a mmesma digam. Desejamos muita aventura, muita cautela e acima de tudo saúde e boa disposição para ajudar nos bons e maus momentos de tão aliciante aventura. Um grande abraço

    • admin diz:

      olá hélia e júlio,
      a vossa habitual simpatia e fidelidade ocupa um especial lugar nas nossas mentes.
      infelizmente não temos qualquer experi<ência em viajar de AC pelo R.U. portanto …..dicas nada !!!!
      mantenham-nos ao corrente da vossa viagem e quiçá um dia poderemos fazer uma outra todos juntos….
      um abraço
      david+marfilia

  6. pedro e margarida diz:

    Ora viva malta corajosa.
    Somos o tal casal com aspecto de médicos?!!! ( e não é que somos mesmo!!) com quem se cruzaram em Jodhpur. Temos três crias em casa e tivemos de regressar num fósforo. Nós fomos visitar…vocês estão a viajar. No mesmo sítio mas com posturas diferentes.
    Gostavamos d e um dia fazer algo parecido coma vossa aventura.
    boa viagem!

    p.s. o jovem só tem 41 anos ok??

    • admin diz:

      a idade não é importante……
      gratos pela vossa amável mensagem,simpático da vossa parte !
      seguramente um dia poderão aventurar-se por estas ou outras paragens,entretanto vão fazendo uma ”primeira escolha” dos melhores locais no mundo para depois aprofundarem as suas visitas….
      até à próxima!

Trackbacks/Pingbacks