A MÃE DE TODAS AS VIAGENS : OS FACE-LIFTS À ESTRELITA
Posted in ARGENTINA, BOLÍVIA, BRASIL, CANADÁ, CHILE, COLÔMBIA, COSTA RICA, DIÁRIO, EL SALVADOR, EQUADOR, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, GUATEMALA, HONDURAS, MÉXICO, NICARÁGUA, PANAMÁ, PARAGUAI, PERU, URUGUAI on 26/01/2015
Viajar pela maioria dos países das AMÉRICAS , não tem nada a ver com as viagens que se fazem na EUROPA , eu diria mais até não tem nada a ver ( em todos os sentidos ) com as várias viagens que nós fizemos até agora pelo mundo fora ; mas o propósito deste post é evidenciar a necessidade de termos mandado executar vários melhoramentos que considerámos imprescindíveis para uma viagem desta magnitude , melhoramentos relacionados com a segurança , com o nosso conforto e com o desempenho da AC .
Assim a estrelita beneficiou dos seguintes melhoramentos :
a) uma forte protecção em ferro à frente ( tipo mata-vacas ), afim de evitar que um qualquer bêbado latino nos desfaça a frente da AC e , consequentemente , ponha fim à viagem…
b) a instalação de uma top-box à medida do espaço disponível no tejadilho , para guardar artigos imprescindíveis mas que não são necessários no dia-a-dia , tais como os sobresselentes para o veículo .
c) protecções em rede de aço esmaltada para as 2 janelas de vidro .
d) barras em inox para as janelas em plástico .
e) protecção para a zona do carter com uma chapa em alumínio de 5 mm de espessura .
f) bandas reflectoras na traseira ( obrigatórias na Argentina…)
g) reforço da segurança da porta da célula com uma tranca adicional .
h) instalação de um pré-filtro de gasóleo ( é um filtro especial antes do filtro de gasóleo e que faz a separação da água e impurezas misturadas no gasóleo )
i) reforço do cofre-forte .
j) a centralina foi modificada para o motor debitar 165 cv em vez dos míseros 130 cv de fábrica
k) 4 pneus novos ( + 2 pneus sobresselentes ) com a particularidade de o seu ar estar misturado com nitrogénio para evitar o sobreaquecimento .
l) toldo exterior de 3.5 m
m) régua de leds para iluminação exterior , por cima da porta ( com 40 watts à noite….parece dia ! )
n) duas ventoinhas para expulsão do ar quente do frigorífico para o exterior .
o) buzina de ar , tipo camião …….
p ) iremos levar os seguintes sobresselentes : 4 filtros de cada ( ar , gasóleo e óleo ) , escovas limpa-vidros , 16 litros de óleo , líquido refrigerador , líquido para melhorar o desempenho do gasóleo e limpar os injectores , 2 matrículas ( é normal em certos países o roubo , como souvenir….) , porcas das rodas ( idem ! )
Entretanto como é óbvio , a estrelita foi sujeita a uma rigorosíssima inspecção por parte da FIAT e foram mudados alguns componentes assim como todos os líquidos do motor , apenas nos resta ter esperança no profissionalismo dos técnicos que tomaram conta do assunto…………………………vamos a ver !!!
continua com um post mais interessante ! não o perca…..
Agora é que ela vai ficar bonita 🙂 Estas alterações são plenamente justificadas e, tendo em conta as viagens já efectuadas, poderiam ter sido já feitas anteriormente. afinal não é só na américa que existem perigos. Até já me tinha admirado de se terem aventurado por tantos locais “perigosos” sem essas actualizações que agora vão fazer.
No final ainda vão ver que a viagem vai ser muito mais tranquila que aquilo que esperam. No entanto, uma boa preparação em termos de segurança é essencial, nem que seja para uma passeio ao “fundo da rua”.
Obrigado por mais uma partilha da vossa preparação e, divirtam-se!
olá manuel !
obrigado por nos seguir.
na minha opinião , esta viagem tem muitos mais ”perigos possíveis” do que qualquer das anteriores , mesmo quando atravessámos a rússia completamente ou os imensos problemas com a ásia central , as américa do sul e central são ( a meu ver ) muito mais perigosas ; mas é claro , temos de ser positivos e pensar exactamente como você disse : no final não vai acontecer nada !e estou como o outro- – – – – se acontecer , logo se vê como nos iremos desenrascar….
um abraço
david+marilia
Ola casal.
Percebi que boa parte das mudanças fica por conta da segurança. Faz muito bem. Como ja comentei outras vezes, o Rio de Janeiro, cidade onde vivo é bastante complicado. A malandragem vive solta, com fome de grana e pertences alheios. Sobre o meu país, o melhor que foi dito sobre violência está neste noticiário.
Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=GVdjNvUsYuM
Titulo: ‘França e Indonésia estão longe; o pior está aqui’
bom comentário e primoroso link , o qual muita gente deveria ver….
obrigado josé
um abraço
david+marilia
A Estrelita está a ficar preparada para a “festa”…
De facto tudo aquilo que se possa fazer para termos uma viagem mais tranquilo é de extrema importância.
Há fotos?
Cumpts
Daniel
olá moreira !
obrigado por comentar.
pois é , a intenção é exactamente essa : minimizar tanto quanto possível os perigos e problemas que possamos vir a ter , embora tal não queira dizer que não venhamos a ter alguns , mas isso já faz parte das nossas viagens….!
quanto às fotos , claro que sim , elas serão colocadas a seu tempo.
um abraço
david+marilia
Olá,
Uma sugestão. Instale sensor de presença e alarme.
Um casal que acompanho pelo blog acabou de ser roubado na Colômbia.
Leiam:
http://www.mundoporterra.com.br/novidades/nem-sempre-as-noticias-sao-boas/
Abraços
Jose
olá josé !
obrigado pela dica , mas…..JÁ TENHO ALARME + CORTA -CORRENTE + TRANCA – VOLANTE !!!
o site que me sugere deve ser bem bom , vou ler e acompanhar!
um abraço
david+marilia
Olá Estrelas
Pelo que vejo a preparação não pára e estão a precaver-se bem de possíveis dissabores que espero não venham a acontecer.
Um abraço
João Morgado
olá morgado !
pois é , a preparação está quase feita , nunca é demais sermos cuidadosos com o nosso bem estar e sobretudo com a nossa segurança…
não acredito que ”nada nos irá acontecer” sinceramente , agora……. espero é que não seja grave !!!!
mas repare , já passámos por tanta coisa que , francamente , acho que iremos ultrapassar os obstáculos que nos surgirem…
um abraço
david+marilia
Não sei se o José Ricardo anda de MH pelo Brasil (Rio de Janeiro não o representa e muito menos resume nosso imenso país) e pela América do Sul (Argentina, Chile, Peru, Uruguai) mas nós andamos há 30 anos. Venham tranquilos. Nosso carro não é 4×4 e temos visto muitas coisas lindas. Até Ushuaia são apenas 120 km de rípio (que não se compara ás estradas de chão batido). Basta proteger os encanamentos inferiores e as entradas de ar pra não entrar poeira com o vento forte chamado vassoura de bruxa….
Com o carro de vcs só não recomendamos a Carretera austral nem as partes de rípio da Ruta 40 na Argentina (que tem as melhores carreteras). Hoje só estão aceitando dinheiro em espécie nas estações de serviço.
olá novamente !
nós pensamos que , o que tiver que acontecer….acontece , isto claro que não invalida que se devam tomar todas as precauções : as lógicas e as mais inverosímeis possíveis !!!
o rípio nem é o que mais nos preocupa ; mas a # 40 teremos de a fazer em muitos , muitos troços , não há como a evitar ;temos uma boa protecção na parte inferior do chassis.
obrigado pela dica sobre o cash nas estações de serviço : não sabia !
um abraço
david+marilia
Pelos vistos de logística está tudo nos conformes.
E o pêso? 😉 Lá não há azar…
Faltará agora uma revisão ao vosso equipamento em termos de saúde!!!
Bora lá.
Votos de que tudo corra nos conformes.
Abraço
olá estimado antónio !
nem me lembres o peso da ac , carregada já está nos 4500 kgs !!!!!
quanto à ”revisão”à saúde , metade já está feita , entre outras coisas falta a questão dos dentes….muito importante !
muita pena que não nos possas acompanhar….
para ajudar a restabelecer o teu ânimo , que ultimamente parece estar um pouco em baixo , decidimos dedicar-te o próximo post…
um abraço
david+marilia