ADIÓS ARGENTINA …. !!!
Entrámos neste belo país pela última vez e já quase perdemos a conta a
quantas fronteiras argentinas já cruzámos nesta longa viagem……; o certo é que esta entrada no país , vindos do PARAGUAI , será a última pois daqui seguiremos para o norte do CHILE afim de entrarmos no sudoeste da BOLÍVIA ; aos leitores que de imediato vão ao GOOGLE EARTH ver este percurso e antes que nos chamem nomes , eu sei perfeitamente que do norte da Argentina poderíamos atravessar de imediato para o sul da Bolívia , contudo duas fortes razões levaram-nos a não fazer este percurso mas sim o outro ; em primeiro lugar , a estrada que começa no sul da BOLÍVIA ( RUTA 14 ) após a fronteira com a ARGENTINA ( fronteira de VILLAZÓN ) tem partes muito más segundo eu vi atempadamente no GOOGLE EARTH ; depois , a segunda razão é o facto de nós querermos conhecer sem falta certas zonas ao norte do CHILE , à volta da mítica SAN PEDRO DE ATACAMA , nomeadamente certas lagoas espectaculares , o conhecido VALLE DE LA LUNA , etc, etc e por fim , queremos ainda visitar a maior MINA DE COBRE NO MUNDO a qual se situa junto a CALAMA , no CHILE ; portanto , iremos fazer o tal desvio de várias centenas de kms e reentrar no CHILE para depois passarmos finalmente para a BOLÍVIA entrando pela fronteira de AVAROA afim de visitarmos o muito famoso SALAR DE UYUNI………….!!!
Parece complicado mas se virem nos mapas nem é ………
Mas indo um pouco atrás , a nossa reentrada na ARGENTINA fez-se sem qualquer entrave ; os controles policiais nas estradas são muitíssimo mais frequentes no norte da ARGENTINA ; era normal no sul e centro do país haver um controle à entrada e à saída de cada cidade com as habituais perguntas idiotas , mas no norte é muito pior …..; os controles sucedem-se a um ritmo quase de ”guerra civil” , ou é a POLÍCIA ou é a GENDARMERIA ( tipo G.N.R. ) o certo é que chegámos ao ridículo de ter um controle com a amostragem dos documentos e passados 500 metros ( !!! ) um novo controle também da POLÍCIA , desta vez claro eu refilei e disse ”outra vez ?????? ” então eles mandaram seguir….. ; passados um par de kms , outro controle , desta vez pela GENDARMERIA , enfim ………..o que é que eles receiam ????? uma invasão dos pobres bolivianos ???? Controles a mais , na minha opinião , e o mais engraçado é que JAMAIS vi em tantos controles onde fomos parados , um único condutor a fazer o teste de alcoolemia…….. ; eu sinceramente acho que a esmagadora maioria dos controles é para receberem subornos !!! A nós aconteceu-nos num dos controles ser a segunda vez ( apenas ) em que um polícia nos apontou o facto de termos o tal pneu à frente da AC preso com correntes e cintas…..; que tal e mais , tal coiso e tal , que não era permitido por lei , mais não sei quê e isto sempre com as cópias dos documentos e da carta de condução na sua posse ( eu dou sempre as cópias plastificadas , nunca os originais…..) ; às tantas diz-me : saia do veículo se faz favor ( eu calculei de imediato o que ele queria………..) e fiz-lhe a vontade em vez de o questionar : para que é que quer que eu saia do veículo ??? saí e já ele estava à frente da AC no lado direito , isto é , COMPLETAMENTE FORA DO ALCANCE VISUAL DOS OUTROS CONDUTORES E DO SEU CHEFE…… ; é lógico que estava à espera que eu me desfizesse em desculpas e lhe passasse para a s mãos umas centenas de pesos………MAS ENGANOU-SE NA MORADA !!! Limitei-me a apontar para centro do pára-brisas e disse-lhe no tom mais calmo deste mundo : O MEU AMIGO ESTÁ A VER AQUELE APARELHINHO PRETO ALI AO MEIO DO PÁRA-BRISAS ???? POIS É , ESTÁ A GRAVAR TUDO O QUE SE PASSA À NOSSA VOLTA , SOM E IMAGEM ……….!!! Remédio santo , deu-me de imediato os meus ”documentos” e desejou-me ”muy buen viaje , señor” ——————-MUCHAS GRACIAS !!!
O certo é que , feitas as contas , ao guiarmos tipo 350-400 kms teremos de contar com o mínimo de 5 a 6 controles – – – – – – – – – – – – – – NEM NA RÚSSIA , UCRÂNIA OU BIELORÚSSIA , meus caros !!!
É claro que não há vez nenhuma em que o RONALDO não seja ”chamado” à conversa vis-a-vis o MESSI …………………………..JÁ ENJOA !!!!!!!
A 1ª cidade que tínhamos planeado visitar durante 1 a 2 dias chamava-se SANTIAGO DEL ESTERO , contudo apenas ficámos lá durante 2-3 horas pois ………..sabem como é por vezes , quando se chega a um determinado local e não se gosta minimamente desse local logo à primeira vista ?????????POIS É , FOI O CASO !!!! Não gostámos nada , mas mesmo nada da cidade e após tirarmos um par de fotos à catedral ( fechada na 5ª feira santa………) demos corda aos sapatos e mete-mo-nos novamente à estrada para mais uns 500 kms !!!
É realmente a grande vantagem de se viajar de autocaravana !!!
Seguiu-se a interessante SAN MIGUEL DE TUCUMAN da qual vos deixo algumas fotos ; cidade interior mas com alguma classe , pernoitámos em frente ao SHERATON com internet incluída e sem que ninguém nos tivesse incomodado !!!
Depois seguiu-se a famosa e muito visitada SALTA , cidade que tínhamos muitas expectativas em visitar ; gostámos francamente , é sem dúvida alguma como calculávamos uma das ”pérolas” da Argentina e com certa razão ; inúmeros turistas das mais diversas nacionalidades por toda a cidade ; ficámos instalados no conhecido camping municipal XAMENA , asqueroso quanto baste mas é o único da cidade e o local onde todos os overlanders se encontram quando visitam SALTA……; necessitávamos de encher os depósitos de água boa e no norte do país não é fácil encontrar gratuitamente água boa ; lá estavam muitos alemães , alguns belgas e um casal de franceses ; este camping é também conhecido por uma razão negativa : tem a MAIOR PISCINA DA ARGENTINA , UM VERDADEIRO MONSTRO DE 200 METROS REPITO 200 METROS DE COMPRIMENTO , UMA ABERRAÇÃO IRRACIONAL FRUTO DE UM QUALQUER GOVERNANTE LOCAL DEMENTE QUE NEM SEQUER FEZ CONTAS À QUANTIDADE DE ÁGUA QUE A DITA CUJA IRIA LEVAR………APARTE DOS QUÍMICOS , MANUTENÇÃO ETC, ETC ; resumindo e concluindo : a piscina está vazia 11 meses por ano e obviamente está a abrir fendas por todo o lado ; não há dinheiro para a sua manutenção nem obviamente para as toneladas de produtos químicos para tratar a sua água , daí estar sempre vazia ; vai servindo para umas………………imaginem………………..corridas de bicicletas !!!
POBRE E TRISTE MUNICIPALIDADE !!!!!!!!

o autarca que autorizou esta aberração seguramente recebeu luvas ; pensou que a obra iria dignificar a cidade mas afinal tornou-se uma chacota a nível mundial…..
Mas SALTA , conforme referi anteriormente , é uma cidade deveras interessante , vejam algumas fotos :
Depois seguimos o nosso caminho para norte e assentámos arrais em SAN SALVADOR DE JUJUY , cidade pouco interessante e da qual vos mostramos apenas estas imagens :
Depois continuámos o nosso caminho mais para norte , decidimos não visitar RIOJA conforme estava planeado e parámos 2 dias em HUMAHUACA , afim de visitar não apenas a cidade mas igualmente as muito típicas aldeias da região as quais atraem largos milhares de visitantes anualmente : TILCÁRA e MAIMARÁ , principalmente ; não ficámos deslumbrados com as aldeias , demasiados hippies para o nosso gosto , ficámos mais que deslumbrados ou melhor dizendo , absolutamente boquiabertos com as montanhas existentes na zona ; já as conhecíamos de fotografias e de ler as descrições delas noutros sites de overlanders , mas meus caros , ao vivo , em directo e a cores a ”coisa” é melhor 100 vezes !!!
Ora digam lá se não tenho razão…..
Nesta zona a maldita altitude ( sempre à volta de 3000 a 4000 metros ) com a qual eu sempre me dei pessimamente , começou a ”fazer das suas”………; a opção de tomar os comprimidos para o mal da altitude que trouxe de Portugal seria a última pois estes comprimidos são contra-indicados para quem toma um certo medicamento para a diabetes ( GLIMEPIRIDA ) e acontece que eu tomo precisamente entre outros , esse medicamento ; donde , segundo o ditado , em ROMA FAZ COMO OS ROMANOS , comprei meio kg de folhas de COCA e comecei a fazer como fazem os bolivianos e peruanos que vivem em zonas altas : MASCAR FOLHAS DE COCA !!!!!!!! O certo meus caros é que resulta quase de imediato , as fortes dores de cabeça desaparecem muito depressa , a enorme pressão nas têmporas e o rápido latejar das mesmas vai-se num instante , enfim o pior é o esquisito sabor da ”coisa” – – – – – – – – – – – – – nem é bom nem é mau……pelo contrário ! agora mais a sério , não sabe lá MUITO mal , tem um sabor muito difícil de descrever , mas não é nada agradável………!!!

qualquer altitude acima dos 2500 metros = um suplício !!! acima desta altitude já nem sequer houve cabeça para tirar fotos …..
Porém tenho de reconhecer que subimos talvez depressa demais : mandam as ”regras” que a ascensão não deve ultrapassar os 700-800 metros / dia e nós chegámos aos 3000 metros num só dia !!! Não foi realmente de muita esperteza…..; é claro que o ” bom e o bonito” foi a 1ª noite durante a qual eu não consegui pregar olho e tinha de me levantar de hora a hora com uma aflitiva falta de ar ; eu sempre , durante toda a minha vida tive graves problemas com as altitudes , já em tempos idos , quando esquiávamos na ÁUSTRIA , SUIÇA , FRANÇA , etc as noites eram sempre um autêntico martírio…..; fui pela 1ª vez ao hospital por causa deste assunto , receber oxigénio , mediram o nível no sangue e estava a 60 % , quando deveria estar a 90 % !!!!!!! Quaisquer passos que desse eram um enorme esforço e o médico alarmou-se um pouco…… ; mas INFELIZMENTE mais duas emergências do mesmo género se seguiriam , com uma urgente ida ao pequeno HOSPITAL DE SUSQUES quando atingimos os 3600 metros , aí a médica de serviço aconselhou-me a não prosseguir viagem , mas claro tal estava fora de questão……; nova sessão de mais de meia-hora de oxigénio para recuperar o nível desejado já que o mesmo se encontrava novamente a 60 % , com as pulsações a 130 / min. !!!!!!
Seguiu-se a MAIS TORMENTOSA ETAPA RODOVIÁRIA DA MINHA LONGA VIDA DE VIAJANTE quando prosseguimos em direcção à desejada fronteira do PASO DE JAMA ( ARGENTINA / CHILE ) A 4300 METROS DE ALTITUDE onde tive de receber novamente oxigénio pois é normal os viajantes que não estão habituados a tais altitudes , antes dos trâmites burocráticos da fronteira comum , vão à enfermaria da fronteira re-estabelecer os níveis de oxigénio …..
APÓS A FRONTEIRA , CONTINUÁMOS A SUBIR, A SUBIR , A SUBIR ATÉ ATINGIRMOS A ”OBSCENA ” ALTITUDE DE 4850 METROS ( !!!!!!!!!! ) , A MARILIA A RECUSAR-SE A CONDUZIR AQUELA ALTITUDE , EU TOMEI OS COMPRIMIDOS CONTRA-INDICADOS AO MESMO TEMPO QUE CONTINUAVA A MASCAR AS MINHAS FOLHAS DE COCA, SINCERAMENTE A MINHA VISÃO DETERIOROU-SE DE TAL FORMA QUE EU JÁ VIA A ESTRADA EM PLANOS / NÍVEIS DISTINTOS E FORMAS ESTRANHAS……………EU SÓ ANSIAVA QUE A ESTRADA COMEÇASSE A DESCER POIS EU SABIA QUE O NOSSO DESTINO ( SAN PEDRO DE ATACAMA ) SE ENCONTRAVA ”APENAS” A 2400 METROS DE ALTITUDE : FOI , UMA VEZ MAIS , O MAIOR MARTÍRIO RODOVIÁRIO QUE ALGUMA VEZ NA VIDA SENTI !!!!! VERDADEIRAMENTE ATROZ !!!!!!!!!!!!!
No total foram cerca de 250 kms em altitudes a que o meu corpo não estava minimamente habituado e que representaram um incrível sacrifício…..
Nem sei como , mas lá chegámos a SAN PEDRO DE ATACAMA , EU NEM CONSEGUIA ARTICULAR BEM AS PALAVRAS TAL A FALTA DE OXIGÉNIO QUE SENTIA , fui deitar-me e no dia seguinte sentia-me bem melhor , já mais ou menos adaptado aos 2400 metros ; eu nem quero pensar como irá ser na BOLÍVIA , onde as altitudes rondam sempre os 3500 a 4500 metros , teremos SEGURAMENTE de encurtar a nossa estadia nesse país……..
Mas entretanto haverá um post sobre o norte do CHILE……….PALAVRA DE AUTOCARAVANISTA !!!!!!
INTÉ…………………………….JÁ ME SINTO MELHOR !!!!!
Olá,gostei muito das suas observações sobre esse trecho da viagem, em especial sobre os controles policiais e seus problemas com a a altitude. Nao cogitou de levar umas garrafas de oxigenio, dessas usadas por alpinistas?
Pretendo viajar com motor casa pela América do Sul no próximo ano.
olá neves !
procurei em vários sítios e não encontrei as tais pequenas garrafas de oxigénio líquido ; estou a usar umas mini botijas de oxigénio gasoso- – – – – – – -melhor que nada !
quanto à sua futura viagem , um só conselho : faça uma preparação exaustiva da mesma !
um abraço
david+marilia
Olá viajantes! Vivam! E que tudo esteja a correr bem. À 1ª vista o relato até assusta mas já nos habituaram a saírem-se bem de situações complicadas. Que poderei eu dizer?! O sr é que é o expert na matéria … mas atenção aos limites. Não estou a dizer nada, simplesmente a torcer para que tudo vos corra bem e a adaptação a essas altitudes esteja já em boa forma.Boa continuação e boa viagem pelas alturas.
olá cisfranco !
obrigado por mais um comentário.
realmente esta viagem é mesmo o autocaravanismo levado ao extremo…..; só espero conseguir levar a viagem até ao fim !
um abraço
david+marilia
Olá, meninos!
Este post deixou-me deveras preocupada. Eu já sei que é teu hábito esticar a corda mas, na minha opinião, vocês abusaram da sorte!!!!! Na tua situação de diabético e não só, não podes dar-te ao luxo de certas “aventuras” de risco.Para mais, em zonas quase desérticas, de difícil acesso para qualquer eventual socorro. Conselho prático: gasta uns cacauzitos numa botija de oxigénio, daquelas que em Portugal se usam nos quartos de insuficientes respiratórios. O Delfim tinha uma, parecia daquelas botijas altas do gaz. Enquanto estiveres em paragens desse tipo, tens o auxílio desse oxigénio e não colocas em risco a tua vida.
Quanto às fotos, excelentes como sempre. Falta a identificação dos locais…..
Uma dessas fotos, ao longe parecia uma aldeia e só depois reparei que parece ser um cemitério muito peculiar. É mesmo?
Como está o nível de vida por essas paragens? O que se come e quanto custa? Que tipo de artesanato? E a gasolina, é cara?
Espero que continuem de boa saúde, sem mais sustos e que tudo decorra segundo as vossas expectativas. Por cá, não tenho tido tempo nem para me coçar!
Beijocas!!!!!
esta viagem foi muito cuidadosamente preparada no que respeita ao itinerário , etc ; um dos maiores problemas que afecta os europeus que aqui veraneiam é exactamente as várias travessias dos andes , ABSOLUTAMENTE IMPRESCINDÍVEIS e normalmente fazem-se mais do que 2 e 3…..; é literalmente IMPOSSÍVEL evitar as grandes altitudes pois como facilmente verificarás no google-earth , em 1º lugar não há fronteiras = passagens por todo o lado e em 2º lugar elas são invariavelmente no topo das montanhas …..ou quase no topo !!! assim , o ”mal das alturas’ é comum em quase toda a gente , claro que nos primeiros dias é sempre pior…. ; depois de vários dias em altitudes à volta dos 4000 metros , acabámos de passar a altitude de quase 5.000 metros e eu senti-me bem , embora com um bocado de falta de ar ! O PROBLEMA , UMA VEZ MAIS , É QUE NÃO HÁ PURA E SIMPLESMENTE ALTERNATIVA , SEJA ELA QUAL FOR…..
no chile comprei uns aerosóis de oxigénio gasoso apenas , são caros mas cada botija dá para 30 a 35 ”baforadas” de oxigénio puro ; as garrafas portáteis a que te referes ( de oxigénio líquido ) procurei mas não as encontrei , creio que apenas em algumas capitais em lojas especializadas…. ; de qualquer forma , o meu organismo já se está a habituar e aqui na bolívia , com permanentes altitudes de 3200 a 4200 metros , já não sinto dores de cabeça e apenas os esforços físicos têm de ser extremamente moderados….
beijinhos
Olá, David e Marilia
Mais uma excelente reportagem sobre a vossa aventura. Tanto em texto como nas fotos sobre Salta e sobre as montanhas.
Não pude deixar de me rir sobre a chamada de atenção ao polícia sobre a câmara no para-brisas!
Quanto aos problemas com a altitude, nada de alterações repentinas. Os mergulhadores também fazem as suas paragens para mergulhar e para subirem à superfície. A coca funciona aí, mas os resultados serão melhores para os locais, que já tratam essas mudanças por tu!
Votos para que a continuação da vossa viagem corra pelo melhor!
João Firmino/CAB
olá firmino !
espero que as suas férias tenham sido agradáveis e sem percalços.
felizmente já me ”acomodei” às grandes altitudes e já nem preciso das folhas de coca….
um abraço
david+marilia
Olá Viajantes
Fico muito contente por já estares melhor,quando falei com a Marília fiquei muito preocupada com a tua saúde. Quanto ao post gostei das fotos das igrejas e fiquei apaixonada pelas montanhas pois são lindas.Por cá continua tudo na mesma e tem de haver paciência,mas a vida é assim.Espero que continue tudo a correr bem,tenham cuidado e a saúde em primeiro lugar.Viagens ainda farás muitas e tens de estar bem.Beijinhos com saudades,não aflijas muito a nossa Marília e cuida-te meu primo aventureiro e audaz.
olá ana !
obrigado pelos cuidados mas infelizmente não havia outra qualquer alternativa senão atravessar os andes ….pelas alturas !
já estou aclimatizado com a altitude , nem sinto dores de cabeça apenas os esforços t~em de ser muito leves.
beijinhos