ALMATY 2

27-JUNHO-2010

CAZAQUISTÃO

ESTAMOS DESDE ONTEM EM ALMATY A EX-CAPITAL DO CAZAQUISTÃO,COM UM ÓPTIMO TEMPO DE VERÃO RONDANDO A TEMPERATURA CERCA DE 30 GRAUS.ENCONTRÁMOS UM CARPARKING GUARDADO ,COM ELECTRICIDADE  POR 600 TENGE DIÁRIOS ( 1 TENGE = 1 ESCUDO ).

A PASSAGEM DA FRONTEIRA FEZ-SE COM ALGUMA DIFICULDADE ,ESPECIALMENTE PELA MOROSIDADE E BUROCRACIA ENVOLVIDAS; SÓ NUM DOCUMENTO FORAM NECESSÁRIOS DOZE CARIMBOS (2X6) TENDO NÓS FICADO COM METADE DO MESMO E FOMOS OBRIGADOS A ”PASSAR” PELOS DEPARTAMENTOS SANITÁRIO,FITOSANITÁRIO,VETERENÁRI,TRANSPORTES,ALFÂNDEGA, E OUTRA MERDICE QUALQUER DA QUAL NÃO ME RECORDO  O NOME…;PUBLICAMOS A FOTO DO DITO DOCUMENTO PARA OS AMANTES DA BUROCRACIA. FORAM POIS NECESSÁRIAS CERCA DE 3 HORAS E MEIA PARA ‘CIRCULAR’ POR TODOS OS GUICHETS NECESSÁRIOS E OBTER AS ASSINATURAS E CARIMBOS DEVIDOS. NO FINAL,AO TRANSPORMOS A ÚLTIMA DAS BARREIRAS FÍSICAS ANTES DE ESTRARMOS EM PLENO TERRITÓRIO,AINDA NOS ESTAVAM A PEDIR MAIS UM ‘PAPELITO’ COM NÃO SEI O QUÊ, AO QUE NÓS RESPONDEMOS QUE O ”CHEFE” NOS TINHA DISPENSADO DE TAL DOCUMENTO….ISTO TUDO POR MÍMICA E ALGUNS PALAVRÕES EM PORTUGUÊS À MISTURA!!! O PROBLEMA COM ESTE GÉNERO DE FRONTEIRAS É QUE ELES ESTÃO DE TAL MODO HABITUADOS AO AUTOMÁTICO SUBORNO,QUE NÃO HÁ QUALQUER TIPO DE COORDENAÇÃO OU DIRECTIVAS A SEREM NORMALMENTE SEGUIDAS; CADA UM(OFICIAL) DÁ AS ORDENS QUE ENTENDE E O DESGRAÇADO DO ESTRANGEIRO SE NÃO É DESENRASCADO….ESTÁ FEITO!!!!!  DEPOIS FOI A REVISTA——-NÃO MUITO MINUCIOSA —– À AC POR DOIS TIPOS,UM DA ALFÂNDEGA E O OUTRO UM MILITAR; A GRANDE PREOCUPAÇÃO DELES ERA A DROGA E SE TÍNHAMOS ARMAS,QUER DE FOGO QUER TIPO SABRES! ABRIRAM VARIADAS PORTAS,GAVETAS E ARMÁRIOS DA AC,TALVEZ COM  A CURIOSIDADE A SOBREPÔR-SE AO DEVER…….É ÓBVIO QUE ALÉM DO AFAMADO DOCUMENTO COM 6 CARIMBOS E ASSINATURAS ,TIVÉMOS DE PREENCHER OS NORMAIS FORMULÁRIOS DE EMIGRAÇÃO/ENTRADA E MAIS UM PAR DE OUTROS RELACIONADOS COMOS VISTOS,AC,ETC,ETC : SÓ VISTO !!!!!!!

para os amantes da burocracia.....

ALMATY É UMA CIDADE MUITO DESAFOGADA ,COM TRAÇADO GEOMÉTRICO RELATIVAMENTE SIMPLES DE SEGUIR; O CUSTO DE VIDA É SEM DÚVIDA BASTANTE SUPERIOR AO DOS DOIS ÚLTIMOS PAÍSES VISITADOS,E AS NOSSAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SÃO FAVORÁVEIS,EXCEPTO NO QUE RESPEITA À POLÍCIA————CORRUPTOS ATÉ DIZER CHEGA!!!!! UM POUCO DEPOIS DA FRONTEIRA ,MANDAM-NOS PARAR E NÓS NÃO OBEDECEMOS!! PASSADOS 20 OU 30 KM  ANTES DE UM CONTROLE POLICIAL COM BARREIRAS DE CIMENTO ( NESTES PARAMOS SEMPRE POIS ELES ESTÃO ARMADOS DE KALASCHNIKOV…) À SAÍDA DE UMA CURVA APERTADA VIMOS DE REPENTE UM SINAL DE PROIBIÇAO DE CIRCULAÇÃO A MAIS DE ………20 KM/HORA; ABRANDÁMOS IMEDIATAMENTE POIS VÍNHAMOS A 60 OU 70 KM/H ,MAS ACONTECE QUE ESSE SINAL——-PINTADO À MÃO—— ESTAVA APENAS A CERCA DE 30 OU 40 METROS DAS BARREIRAS DE CIMENTO,ONDE ELES ( OS TAIS!!!) ESTAVAM PESPECADOS COM O RADAR NA MÃO!!!!! ASSIM É MUITO FÁCIL!!!! É CLARO QUE QUANDO PARÁMOS DEPOIS DE UMA FORTE TRAVAGEM ,LÁ APARECERAM TODOS SORRIDENTES A MOSTRAR O RADAR PORTÁTIL ONDE SE VIA A ‘ESTRELINHA’ À ”ESTONTEANTE” VELOCIDADE DE…..31 KM/HORA!!!!! COMEÇARAM COM UM GRANDE E APAIXONANTE DISCURSO EM RUSSO OU CAZAK —-LÍNGUAS MUITO PARECIDAS—- TENTANDO EVIDENCIAR A……GRAVIDADE DA SITUAÇÃO!!!! ENFIM PARA ABREVIAR,GEROU-SE UM BURBURINHO À MANEIRA ANTIGA, COM ELES A FALAREM NÃO SEI O QUÊ E EU A EXPLICAR-LHES EM INGLÊS E POR GESTOS QUE,NEM QUE A LUA FICASSE VERDE OU CRISTO DESCESSE À TERRA——EU JAMAIS PAGARIA A MULTA!!!! DEPOIS HOUVE UMA TROCA DE PALAVRAS MAIS AZEDAS DE PARTE A PARTE E O CHEFE FEZ SINAL COM AS MÃOS DE DISPARAR UMA METRELHADORA,USANDO SONS TÍPICOS :  AGORA FIQUEI SEM SABER SE ELE ME ESTAVA A AMEAÇAR ( EU DIZIA-LHE  INSISTENTEMENTE : COME ON,SHOOT!!! )  OU SE ELE QUERIA DIZER AFINAL QUE EU ESTAVA A GRITAR TÃO ALTO E A GESTICULAR TANTO QUE PARECIA QUE EU O QUERIA MATAR……… ENFIM QUANDO EU INSISTI QUE SÓ PAGARIA A MULTA NUM TRIBUNAL EM ALMATY ( A MAIS DE 200 KM DALI ) E SOMENTE A UM OUTRO SUDYIA ( JUIZ) ELE ENCOLHEU-SE——FINALMENTE, E DEVOLVEU-NOS OS PASSAPOTES E DOCUMENTOS DA AC!!! EU SABIA QUE O BLUFF IRIA RESULTAR POIS ELES NÃO IRIAM ”INTERROMPER O NEGÓCIO” PARA GASTAREM 1 DIA  DE IDA E VOLTA A ALMATY SÓ POR CAUSA DE UMA MULTA……

É MUITO COMPLICADO LIDAR COM ESTA GENTE POIS ESTÃO DE TAL MODO HABITUADOS A RECEBER OS SUBORNOS QUE ESTRANHAM E …..NÃO ACEITAM QUE OUTREM NÃO QUEIRA…..COLABORAR!!! POR EXEMPLO,NO QUIRGUISTAÕ VIMOS MUITAS VEZES QUE OS CONDUTORES QUANDO SÃO MANDADOS PARAR, IMEDIATA E AUTOMÁTICAMENTE  PEGAM LOGO NO ‘CACAU’ PARA O ENTREGAR AO DILIGENTE AGENTE DA AUTORIDADE…….,QUANDO SAEM DO CARRO VÃO JÁ COM ”CARCANHOL”NA MÃO!!!! POR ISSO É QUE ELES FICAM TÃO ‘CHOCADOS’ QUANDO ALGUM …MALUCO SE RECUSA A PAGAR————–ESTÁ A FUGIR AO ESQUEMA TRADICIONAL!!!

HOJE COMETI A IMPRUDÊNCIA DE—–À FRENTE DE UM POLÍCIA DE MOTA—–PASSAR DOIS TRAÇOS CONTÍNUOS,LITERALMENTE NAS BARBAS DELE,A CERCA DE 5 METROS,COM A VESPA;MANDOU-ME PARAR E QUERIA ‘CACAU’ FOI O CABO DOS TRABALHOS PARA O CONVENCER A DEIXAR-ME IR EMBORA!!! SÓ RESULTOU QUANDO INSISTI NA DO…..JUIZ!!! NO FINAL ATÉ DEU PARA TIRAR UMA FOTO DO GAJO!

A VIAGEM CONTINUA COM ESTAS PERIPÉCIAS DE QUE GOSTO TANTO……

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.