AS ESTRADAS E OS ANIMAIS……….


Na INDIA como todos imaginam , especialmente nas grandes cidades ,o trânsito é absolutamente infernal ,contudo nas estradas , independentemente da sua categoria,temos de estar preparados para TODO o tipo de veículos e TODO o tipo de trânsito;

assim , não é de estranhar de todo encontrarmos carroças puxadas por burros ou por búfalos nas auto-estradas ou até crianças a fazer malabarismos com as suas bicicletas ; carros em sentido contrário???? PIECE OF CAKE !!! Aos montes , é só vê-los a ….encurtar caminho!!!  Aliás devo confessar que eu próprio  ,EVIDENTEMENTE SEM QUERER , andei cerca de 2 a 3 km em contra-mão , pois não reparei num montinho de pedras que assinalava um desvio/separação; pensam que alguém buzinou ou fez sinais de luzes???nem pensar ,acham absolutamente normal , apenas pensam que estou de certo modo a encurtar caminho…..:Depois há quase um ZOO por todo o lado : cães? Nem vale a pena contá-los , há macacos ,há vacas ,bois e búfalos ,há camelos ,há cabras e…….a cereja no topo do bolo: um pachorrento elefante com um sonolento indiano lá no alto! Já me estava quase a esquecer de outra ‘’fauna’’ que igualmente se vê nas A.E . : os célebres riquexós motorizados ,ou triciclos motorizados ou tu-tuks,o meio de transporte mais económico nas cidades mas que também fazem a sua ‘’perninha’’ nas A.E……..; mesmo assim et malgré tout: EU ADORO A INDIA!!!


Todo o cuidado é pouco não só pela questão dos variados animais mas também pelos condutores que francamente guiam muito , muito mal!!!Depois há a questão dos sinais e das luzes; eles fazem o pisca exactamente ao contrário de nós ,isto é , quando queremos ultrapassar, o carro à nossa frente faz o pisca para a direita( atenção que aqui conduz-se pela esquerda…) e isso quer dizer que o caminho está livre para se poder ultrapassar descansadamente; nos primeiros dias quase ia tendo graves acidentes pois ao ver o carro adiante fazer o pisca para a esquerda preparava-me para ultrapassar à vontade quando de repente me surgia um qualquer mastodonte pela frente!!!…..Quanto às luzes a história nem sei se é para rir se para chorar pois , uma grande parte dos carros , mesmo já ESCURO fazem questão de ‘’poupar’’ energia e…………………faróis apagados!!!! Luzes de STOP??? Pura decoração natalícia , a maioria não as tem !!! Por muitos cálculos que se façam para não se guiar quando está escuro (e eu faço-os tantas vezes !!! ) há SEMPRE imponderáveis que nos fazem atrasar e quando estamos QUASE a chegar ao destino…..já é escuro!!!

Outro dos grandes perigos é a quantidade de pessoas que andam a pé ou atravessam as auto-estradas junto às vilas e cidades : é simplesmente assustador! Acontece que o conceito e valor de AUTO-ESTRADA na INDIA não é exactamente como nós os consideramos no mundo ocidental : apesar de haver portagens ,etc estas vias ditas rápidas atravessam vilas e pequenas cidades , são aqui e acolá atravessadas perpendicularmente por ora caminhos de terra batida ora por pequenas estradas , há vendedores de tudo e mais alguma coisa nas bermas  – – – – – – – – – – – – – – onde aliás estacionar nas ditas e ‘’bater um papo’’ é a coisa mais normal deste mundo , ou então parar para dormir um pouco – – – – – – – – – – – muitas vezes a divisória entre os dois sentidos desaparece ou dá lugar a umas perigosas barreiras de betão ou melhor ainda  , a uns ramos de árvore , etc , etc  ,etc.; o maior susto que apanhei até agora nesta viagem , além da explosão do pneu em ESPANHA ,foi exactamente quando ia  ‘’descansado’’ num troço de auto-estrada e me surgiu de repente vindo de um carreiro de terra meio-escondido entre árvores , uma  carroça em boa velocidade puxada por um burro açoitado violentamente por um rapaz!!!! Desviei-me e travei a fundo , podendo assim voltar a AC mas…………………….o rapaz nem olhou!!! Enfim , contingências de quem anda a conduzir por estas paragens!!!


Em DELI , onde me encontro esperando a chegada da Marilia ,faz um tremendo calor sempre a rondar os 40 e picos à tarde; tive a sorte de ‘’cravar’’ electricidade durante 2 noites e assim pude ligar o ar condicionado da ‘’estrelinha’’ mas sem o ac é quase insuportável…..ainda por cima devido à tremenda e crónica poluição de que padece esta mega-cidade; vê-se imensa gente com lenços a tapar a boca e ao final do dia,quando nos assoamos……….adiante!!! Como sabem DELI é gigantesca (mais do dobro de toda a população de PORTUGAL ) e na cidade as distâncias são enormíssimas para se ir a qualquer lado; neste preciso momento estou parqueado junto ao luxuoso hotel CLARIDGES mas terei de mudar de poiso pois não querem ver este ‘’ monstro’’ junto ao hotel……; tenho estado também a aguardar que me entreguem um micro-card com o road-map da INDIA para o meu GARMIN e finalmente fizeram hoje a entrega , assim já poderei orientar-me nesta gigantesca metrópole!

residência de verão dos governadores ingleses em SHIMLA

SHIMLA


O custo de vida na INDIA deixou de ser ridiculamente baixo para ser apenas baixo ,se antes nem se faziam contas pois os preços de tudo eram extremamente insignificantes ,hoje em dia as rupias ‘’desaparecem’’com uma velocidade que nos obriga já a fazer certas contas ,embora repito ,tudo seja ainda muito mais barato do que em Portugal; a propósito ,as rupias têm este aspecto:


Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “AS ESTRADAS E OS ANIMAIS……….”

  1. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajante

    Mais uma vez deliciada com a tua narrativa desta vez sobre a variada,imensa e colossal Indía que tanto gostas. Todos os dias sigo atentamente as tuas crónicas e cada dia são mais interessantes.Realmente conduzir nessas auto-estradas deve ser uma aventura.Ontem estive com a Marília por quem tanto ansias mas está para muito breve. O Amor é uma coisa maravilhosa não é ? Beijocas de todos e continua a fazer-nos viajar com as tuas narrativas.

    • admin diz:

      olá ana,
      é bom saber que tenho ”leitores fiéis”……
      conduzir aqui faz disparar a adrenalina para níveis perigosos!!!
      beijos

  2. estrela diz:

    Continuo a acompanhar, com todo o interesse, a tua passagem pela Índia. Tenho muita pena de não conhecer, pessoalmente, esse pedaço da Ásia. Toda a gente que teve a possibilidade de visitar essas paragens diz coisas fantásticas. Em tempos, tive uma grande oportunidade de ficar por aí algumas semanas, em casa de uma amiga e colega e visitar algumas cidades mais carismáticas, como Deli, Bombaim, Goa; na altura, falou mais alto o coração e não queria deixar o meu “rebento” tanto tempo sem mim. Perdeu-se a oportunidade. Não me atrevia a ir até lá, agora, sózinha.Paciência, vou “viajando” através dos teus relatos que continuam cinco estrelas!
    Vai aproveitando bem. E dentro em pouco terás a grande alegria de teres a Marília contigo.
    Quanto ao trânsito, please, vê se não atropelas nenhuma vaca! Acho que não te deixavam sair daí vivo! Lol
    Beijinhos

    • admin diz:

      há oportunidades que surgem apenas uma vez na vida e depois esfumam-se…….mas vêm outras!!
      vacas NÃO posso atropelar de modo algum mas cabras….quase!esteve por um triz!!!!macacos é que não lhes consigo acertar de maneira nenhuma…..tenho que afinar a pontaria……………
      beijos

  3. JOSÉ FAZENDA diz:

    OLÁ MENINO ESTOU VEDADEIRAMENTE ADMIRADO DA TUA PROEZA,NÁO É NADA FÁCIL DA ARRUDA ATÉ NOVA DELI, FANTÁSTICO, LEMBRAS-ME O PERO DA COVILHÃ, QUE FOI ATÉ CALECUTE EM DEMANDA DO PRESTE JOÃO, EM 1488, EMBORA POR OUTRA ROTA, TEMHO ACOMPANHDO MAIS OU MENOS A VIAGEM PORQUE TAMBEM TENHO ANDADO FORA, MAS O QUE JÁ LI E VI A TEU RESPEITO E VIAGEM É FABULOSO. MANDA UNS BIDONS DE GASOLEO PORQUE AQUI ESTÁ VERY EXPENSIVE, COM QUE ENTÃO PASSASTE AO LADO DA CASA DO TIO FEIJÃO, AINA BEM QUE NÃO PARASTE, CONTINUA A GRANDE VIAGEM COM MUITA SAÚDE, UM GRANDE ABRAÇO PARA TI E MARILIA, JF.

  4. admin diz:

    olá zé,
    com que enfim que dás notícias.
    realmente são muitos kms desde arruda até deli mas vale a pena,são aventuras inesquecíveis e duradoras.
    vai continuando a seguir os posts vão surgir coisas engraçadas!
    um abraço

  5. Solvana diz:

    Boa tarde Senhor David Estrela, a sua Marilia esteve aqui na Solvana e vai levar-lhe uma maquina de café.
    Na terça feira segundo ela já ai está.
    Desejo-vos uma viagem Feliz e até um dia destes.
    Cpts
    Fátima, Rui e Pedro

    • admin diz:

      se a máquina foi montada pelo pedro funciona de certeza………
      um abraço
      david estrela

Trackbacks/Pingbacks