ATENAS

Quem a viu , como eu , há 30 e muitos anos e quem a vê agora ,  quase  não acredita nos seus olhos poishá tanta coisa negativa ao nosso redor que dá pena…………; as largas centenas , melhor dizendo , os largos milhares de lojas,restaurantes e cafés fechados em……………………..PORTUGAL , são uma ninharia comparados com a imensidão do mesmo tipo de establecimentos que vemos na GRÉCIA , porém aqui há que somar também HOTÉIS , etc ; faz pena e é angustiante imaginar como é que um povo tão nobre e com tanta história e cultura , caiu tanto e sobretudo pela ganância dos bancos somada à INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS E RESTANTES AUTORIDADES………………..PORQUE É QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR UM OUTRO PAÍS, À BEIRA-MAR PLANTADO ??????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ATENAS assim como o resto da GRÉCIA vive bem com o muito lixo espalhado por todo o lado EXCEPTO junto aos principais monumentos e relíquias pois aí……………passam largos milhares de turistas a toda a hora ( este país recebe actualmente cerca de 20 milhões de turistas anualmente…….) ; mas o mais triste na realidade nem é ver os caixotes de lixo a transbordar e os milhões de sacos de plástico com lixo encostados a cada canto ; o mais triste é ver tantas pessoas de volta a esses mesmos caixotes e sacos à procura de algo que se possa aproveitar , comida ou algo para revender………………..; o turista ”standard” não vê estas cenas pois elas não se passam em plena SYNTAGMA (ROSSIO local ) ou em plena PLAKA ( BAIRO ALTO local ) , as cenas passam-se onde vive a castigada classe média grega e…….nós vimos muitas dessas cenas !!! É quase incontável o número de lojas fechadas, há ruas que mais parecem FANTASMAS devido à quantidade de lojas fechadas , feios graffitti a ”enfeitarem” as montras pintadas de branco ou com jornais a taparem o vazio interior….; as palavras de ordem anárquicas abundam , enfim , nada disto se parece com a GRÉCIA que eu conheci pela 1ª vez há quase 40 anos…….MAS (há sempre um MAS……) o que nos surpreende e confunde , para não dizer CHOCA , é o facto de ao visitarmos as incrivelmente zonas turísticas e ”high-end” ao redor de ATENAS , como por exemplo VOULA , VOULIAGMENI , GLYFADA tudo o que é ”TABERNA” , RESTAURANTE , GELATARIAS , BARES , ESPLANADAS , etc,etc ESTAREM QUASE PERMANENTEMENTE A ABARROTAR DE UTENTES !!!!

É deveras impressionante ver todos aqueles locais cheios que nem ovos , e estamos a falar de largas centenas deles , quiçá milhares pois as 3 cidades mencionadas , nos arredores de ATENAS correspondem a mais ou menos uma área tipo LISBOA-CASCAIS , cheia, repito cheia de locais onde é fácil gastar dinheiro……; a explicação que me foi dada é a seguinte : apesar das enormes restrições impostas pela TROIKA e mesmo com drásticos cortes nos salários e pensões , além do enorme aumento dos impostos , os gregos não conseguem prescindir do estilo de vida adquirido durante muitos anos e ao qual se habituaram , então cortam em tudo o que se pode imaginar menos………………………na boa vida !!!

Ao contrário do que se passa em PORTUGAL , os gregos embora com medidas restritivas de todo o calibre vivem sem a tristeza típica dos latinos , parece que para eles nada mudou e afinal……tanta coisa mudou – – – – – – – para pior claro !

Para terminar a questão do desleixo e sujidade visíveis por toda a parte , o que eu considero realmente o expoente máximo da negatividade é o estado verdadeiramente lastimável a que chegaram quase todos os enormes empreendimentos e construções relativos aos JOGOS OLÍMPICOS DE 2004 : ESTÁDIOS , PAVILHÕES , CIDADE OLÍMPICA , etc,etc tudo abandonado , silvas a crescerem pelas paredes acima , graffittis por todos os espaços , materiais com imensa ferrugem , cadeiras arrancadas , enfim , um abandono quase completo e que impressiona negativamente….. ; ora aqui está um óptimo exemplo em como um país remediado ou médio , com uma população relativamente pequena (pouco maior que a nossa ) não se deve meter em altas cavalarias tais como uns JOGOS OLÍMPICOS…….; É MAIS DO QUE LÓGICO QUE NÃO HÁ POPULAÇÃO SUFICIENTE PARA PRATICAR TANTOS DESPORTOS , É MAIS QUE LÓGICO QUE NÃO HÁ DINHEIRO SUFICIENTE PARA MANTER TANTAS INSTALAÇÕES , etc,etc………ABUNDAM POR EXTENSAS ÁREAS OS CHAMADOS ” ELEFANTES BRANCOS ” E INFELIZMENTE LÁ CONTINUARÃO A DEGRADAR-SE , ANO APÓS ANOS , ATÉ TUDO CAIR DE PODRE ; bons exemplos como o de BARCELONA , que aproveitou todas as instalações dos JOGOS OLÍMPICOS de maneira soberba , são raros…….

 

um dos MUITOS exemplos visíveis em ATENAS………infelizmente !!!

 

Enfim , passemos de um assunto triste para outro …………….. assunto triste : o meu computador avariou definitivamente  , motherboard avariada , hard-disk com problemas , etc,etc algo que não me surpreende pois o mesmo já tinha a bonita idade de 8 anos……..; estou pois a trabalhar com o da Marilia que além de muito lento tem igualmente um par de problemas …….VAMOS A VER NO QUE ISTO DÁ !!!

 ATENAS é sobretudo HISTÓRIA , CULTURA , MITOLOGIA ; portanto foi esse banho de cultura que desfrutámos durante 5 dias , tendo ficado instalados à porta da moradia dos nossos amigos de há mais de 30 anos GEORGE e APHRODITI , que vivem em VOULIAGMENI , isto é , a cerca de 19 km do centro de ATENAS – – – – – – – – uma vez mais nada de especial para a nossa VESPA !!! Tivemos o privilégio de ter água e electricidade á borla , o que foi muito conveniente  e ainda com praia a menos de 2 km…….

 

 

Entretanto algumas vistas de ATENAS :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A nossa estadia em ATENAS , apesar de relativamente prolongada , não nos permitiu ver tudo o que tínhamos em mente pois o incrível calor que se fazia sentir cansava desmesuradamente , para além do facto de querermos passar mais tempo com os nossos estimados amigos ; enfim , talvez numa próxima visita a esta mega-metrópole , agora……….esperam-nos as ilhas gregas , MAS ISSO JÁ É UMA OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE?????

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “ATENAS”

  1. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, pelas fotos, descrição e lição de história e politica de Atenas.
    Também a mim, alguns dos factos, me fazem lembrar alguma coisa. Coisas aqui mais perto…
    Espero que nas ilhas, as temperaturas sejam mais amenas
    Continuação de boa viagem
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá caro !
      as praias não poderiam ser melhores…e a grécia é só história !
      obrigado por nos acompanhar
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Realmente, a vossa apreciação sobre Atenas é bem documentada e permite uma boa perspectiva da situação actual. Contudo, apesar dos aspectos históricos inerentes à cidade, como parte do nosso berço cultural, Atenas nunca foi uma cidade que me seduzisse para visitar, talvez porque as ruínas da época clássica são por demais conhecidas ou, simplesmente, pelo ar que se respira (péssimo, segundo dizem, devido à poluição) e pelo tradicional lixo, fruto de um desmazelo quase genético. Sou mais fã dos “interiores” de um país, aqueles lugares onde pouco turismo se vê e se consegue “apalpar” a vida de um povo. Gosto sempre de ir onde o turista padrão não vai. Com o vosso post, ainda fiquei mais convencida que a Grécia terá, seguramente, outros locais bem mais interessantes para visitar. Para meu gosto, evidentemente. De repente, veio-me à lembrança Santorini, entre tantos outros locais fascinantes. A propósito vão até lá? É lindoooooooooooo! Ainda que seja uma ilha de enorme turismo, tem uma atmosfera diferente, em todos os sentidos.
    Vou continuar a acompanhar-vos com todo o interesse.
    Beijocas

    • admin diz:

      a poluição em atenas ….”apalpa-se” , at+e faz impressão com o calor !
      o interior nºao é grande coisa , agora a costa……já é outra história , eles foram super-beneficiados pelos deuses…!as ilhas são DEMAIS !!!
      santorini est+a no programa para daqui a 5 dias !!!
      beijos

  3. Maria Sousa diz:

    Olá
    Mais uma vez estou a viajar convosco, belo registo, pena ser pela negativa o que me deixa bastante triste, gosto da Grécia pela sua cultura e historia, País onde já estive por duas vezes, penso voltar em 2016 quando a realização do EUROCC.
    Sim as ilhas é outra historia realmente, praias lindas e é costume estarem mais limpas, pena algumas serem só de pequenos rebolinhos,
    Continuação de boa viagem, verdade, Santorine me deixou uma saudade especial.
    Abraço
    M. Odete Sousa

    • admin diz:

      olá odete!
      obrigado por nos continuar a acompanhar e apoiar.
      lamento a minha ignorãncia mas não sei o que significa EUROCC , contudo vou verificar!
      realmente as ilhas é ”outra grécia” sem dúvida , também estamos a adorar
      um abraço
      david+marilia

  4. Fernando Bacalhau diz:

    Caros Amigos Marilia e David Estrela
    Como e habitual,vamos acompanhando na rectaguarda as vossa aventuras e preciosas informaçoes das Regioes e Paises que visitam.
    continuem com o bom humor e muita saude.
    Abraços da Ana e Fernando Bacalhau

    • admin diz:

      meus queridos !!!!
      finalmente aparecem!!!!!!!!!!!
      esperamos que estejam bem e , claro , já a planear o vosso próximo cruzeiro…..
      obrigado pelo vosso apoio e um forte abraço
      david+marilia

  5. Manuel diz:

    Apesar de ter gostado do vosso post, fico com um sentimento de tristeza com descrição do estado atual de atenas.
    Visitei esta cidade em 1982, quando ainda era estudante, tendo feito a viagem num grupo de malta numa velha carrinha.
    Adorei a grécia e o povo grego e, depois de casado, meti-me à estrada com a minha mulher e… lá fomos de camping em camping visitar a grécia continental e algumas ilhas.
    A última vez, em setembro 2004, logo a seguir aos jogos olimpicos, vimos uma atenas que novamente nos encantou.
    Estávamos a pensar em regressar para o próximo ano, Por outro lado não gostava de destruir, pelo lado negativo, as belas recordações que temos deste país, desta cidade e do seu povo. Acho que vamos esperar que a situação melhore.
    Parabéns pela vossa viagem e obrigado pelas fotos e descrição das vossas aventuras.

    • admin diz:

      olá manuel,
      o PRIMEIRO comentário de qualquer pessoa é sempre sujeito a aprovação , depois qualquer comentário que essa pessoa faça posteriormente entra automaticamente no respectivo post ; anteriormente nunca tinha aparecido qualquer comentário seu.
      obrigado por nos seguir e gratos igualmente pelas amáveis palavras.
      atenas não nos encanta de sobremaneira , mas o que importa realmente é que você goste… ; nós preferimos as ilhas! veja uma recente reportagem da revista ”sábado” sobre o lamentável estado a que chegaram as edificações olímpicas de 2004
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks


Escreva o seu comentário