BEIJING 1

Continuamos a tremer de frio,pois os -10º estão para durar,e com agravante de o vento se ter intensificado pelo que há a temperatura que os termómetros marcam (neste caso -10º) e a temperatura que se sente ( ‘ feels like ‘ ) que neste caso segundo a tv é de ………..  -23º !!!!! ; para quem , como nós , não está habituado a este tipo de temperaturas,a única solução é ,de hora a hora,entrar numa qualquer loja e lá permanecer ”no quentinho ” durante um bocado.

praça tiananmen

Te-mo-nos deparado com um problema que é a enorme falta de taxis , pura e simplesmente a quantidade visível é manifestamente insuficiente;tal tem-nos obrigado a percorrer distâncias a pé que NUNCA sonharíamos percorrer normalmente; a questão é que não podemos aguardar calmamente que passe um taxi,sob risco de……..morrermos de hipotermia !!! Assim,vamos andando e andando e andando, e no final do dia (como ontem por exemplo ) palmilhamos 15 a 20 km……..

praça tiananmen

As nossas ‘segundas impressões’ são muito semelhantes às 1ªs : muita organização,enorme disciplina,um apertadíssimo controle policial (eu penso que nunca vi tantos polícias e militares juntos na minha vida…….) ; caiu muito em desuso o velho mau hábito de cuspir para o chão,caixotes de lixo e cestos de papéis por todo o lado,uma limpeza geral de fazer inveja ao mundo ocidental; ‘graffitti’ é algo impraticável e buzinas ouvem-se muito pouco. Temos tido uma enorme dificuldade em comunicar o que quer que seja com quem quer que seja pois …….ninguém ,mas ninguém fala inglês !!!!!Outra coisa,não vimos um único mendigo,não vimos nenhum ‘sem-abrigo’ e não vimos ninguém embriagado……

Na  PRAÇA TIANANMEN e arredores é normal sermos abordados por pretensos ”estudantes de belas-artes” que recitando uma conhecida lenga-lenga tipo ”o meu pai ….ou tio,etc tem aqui perto uma galeria de arte muito boa e como eu gosto de praticar inglês com estrangeiros,eu levo-te lá e ele mostra-te peças muito bonitas,etc,etc,etc” mas tudo dentro de muitos sorrisos e amabilidades !!! É claro que anda tudo ao mesmo a ver se….”cai algum de comissão” !

praça tiananmen

A PRAÇA TIANANMEN é a maior praça do mundo e sem dúvida absolutamente ………..gigantesca; sóbria,bonita e….guardada a 7 chaves; só por si esta praça merece um texto grande,pois tem particularidades a que não estamos acostumados ,como por exemplo : às 18h00 a polícia em número assustador,começa a ”varrer” muito civilizadamente toda a praça de pessoas,mandando evacuar a dita cuja pois ela FECHA REALMENTE AO PÚBLICO às 18h00; para se ter acesso à praça há que passar por controles policiais ( até as bagagens de mão passam nas máquinas como nos aeroportos……..)

revista às bagagens......

e outra curiosidade muito peculiar é o facto de ,quer às 17h45 quer às 07h00 se juntar uma MULTIDÃO apenas para ver,respectivamente,o arrear e o hastear da bandeira nacional,junto de um mastro absolutamente gigantesco; mas o mais curioso é que não há qualquer tipo de manifestação sonora,nem palmas nem o hino,NADA,NADA limitam-se a olhar a bandeira a descer ou a subir………..; fomos lá e ,parados a tremer de frio pela espera,ficámos desiludidos!!!!!!

As barreiras físicas para impedir a entrada das pessoas na praça estão muito bem feitas (em inox e com rodinhas,muito fáceis de deslizar ) e sempre guardadas por 2 ou mais polícias; é totalmente impossível atravessar qualquer rua ou avenida que vá ter à praça pois ao longo da esmagadora maioria das ruas e totalidade das avenidas têm uma cerca de metal com 1.30 metros de altura o que impossibilita a passagem : há que utilizar as passagens subterrâneas existentes em todos os cruzamentos (guardadas por polícias ! ) para fazer as travessias e chegando à hora sagrada das 18h00 essas passagens subterrâneas são encerradas……

barreiras metálicas deslizantes e o ''camarada MAO'' ao fundo

Como em qualquer lugar do planeta o turista é como uma vaca da qual se deve extrair o máximo possível de leite ; e BEIJING obviamente não foge à excepção : QUASE TUDO é negociável,os preços são super-hiper inflacionados para depois desceram para uma FRACÇÃO do valor pedido inicialmente; se te pedem por exemplo 100 yuan por algo,se ofereceres 5 ou 6 yuan aceitam !!! Alternativamente outro esquema pelo qual passámos ontem por DUAS vezes é o seguinte : oferecem-te algo por um preço MUITO baixo,e quando chega a altura de pagar o preço passa a ser tipo 10 vezes superior !!! Tomámos um riquixó motorizado para percorrer cerca de 3 km; o tipo pediu 3 yuan (cerca de € 0.40 ) e eu achando MUITO RAZOÁVEL aceitei,contudo quando chegámos ao destino ele exigiu ………300 yuan mostrando um papel plastificado onde tal quantia já estava impressa por ele claro ! evidentemente que o mandei ”dar uma volta ao bilhar grande” e mandei-lhe com os 3 yuan à cara !!! O outro caso,ao fim da tarde passou-se com uma espécie de triciclo fechado motorizado que mais parece uma lata com rodas,mas à falta de taxis tivémos de o tomar; contratei-o para umas voltas  ao calhas durante uma hora e o velhote começando por pedir 150 yuan,acabou por concordar com a minha ‘irrecusável proposta’ de …..20 yuan ; como já tinha passado pela má experiência da parte da manhã resolvi FIXAR o acordo da seguinte forma : saquei da esferográfica e……..escrevi na palma da mão dele 20 !!! mesmo assim,quando acabou a hora de passeio,o estupor pediu-me………… 30 dollars ( 190 yuan ) , bastou pegar-lhe na mão e virá-la na direcção da cara dele e…..voltar-lhe as costas !!!

2 chinocas ainda cabem,agora eu+marilia.......por favor !!!

Visitámos com agrado a CIDADE PROIBIDA,embora não tivéssemos ficados deslumbrados; o melhor foram os ancestrais jardins ; hoje fomos visitar A GRANDE MURALHA DA CHINA (parte mínima claro! ) assim como os túmulos MING (outra desilusão ); quanto à MURALHA fomos à secção mais perto de BEIJING,a cerca de 80 km do centro,chamada BANDALING; francamente vale a pena,é um enorme sacrifício físico a longa caminhada e a incrível escalada mas……é um local mítico e ímpar!

Quanto a comidas…………é melhor nem falar do assunto!!!! simplesmente divinal,especialmente o PATO ASSADO À PEKING………………..

Avise-me por email sobre novas publicações !



3 comentários para “BEIJING 1”

  1. Ana Rodrigues diz:

    Olá viajantes
    Muito bom ler as vossas aventuras dessas paragens e aprendermos algumas coisas.Quanto a terem de andar muito a pé é bom e faz falta a todos nós que somos muito sedentários. Gostei muito das fotos em que parecem dois personagens de leste tiradas do Dr.Jivago mas adorei aquela em que estão muito apertadinhos pois o transporte é realmente para gente pequenina.
    Beijocas.

  2. estrela diz:

    Parabéns pela nova modalidade de escrita!! Nem parece o mesmo site! Valeu esse esforço na passagem às minúsculas. Os textos tornam-se mais apetecíveis.
    Gostei, particularmente,dos relatos associados ás fotos pessoais. Quanto a mim, valorizam de sobremaneira esta descrição das aventuras.
    Sobre a tal disciplina, policiamento, limpeza and so on, ainda que nem todos os aspectos fossem uma surpresa para mim, reconheço que a ausência dos sem-abrigo (pelo menos visíveis), pedintes, embriagados e tantos outros que não falaste (por enquanto)surpreendeu-me totalmente. Estava à espera de encontrar alguns cenários de miséria como aparecem nos filmes. Terá algum fundamento o facto de se tratar de Beijing, a Grande Capital do Império? devem ter feito um grande esforço de maquilhagem…para turista ver…ou talvez não. Por outro lado, todas as dit……… têm algo em comum: rigor, exigência.
    Cá ficamos a aguardar outros desenvolvimentos e mais peripécias engraçadas.
    Nas fotos, vocês estão óptimos!
    beijocas

  3. admin diz:

    há certas palavras que não ………convém que sejam publicadas,senão depois quem se lixa é o….”mexilhão”

Trackbacks/Pingbacks