BEIJING 2

Esta mega – metrópole tem apenas cerca de 20 milhões de habitantes,mas a sua população flutuante é de cerca de 4 milhões diariamente pelo que por estes números já se imagina o tamanho desta cidade : DESCOMUNAL !!! A questão é que os 2 mapas que temos,aliás como todos os outros disponíveis,são numa escala tremendamente enganadora,consequentemente o que parece ser ”já ali” está realmente a kms de distância……….; depois,com a falta de taxis,uma pessoa an

da e anda e anda ! ou então toma estes perigosos e desconfortáveis triciclos motorizados sendo que cada ”corrida” tem de ser muito , muito bem negociada caso contrário querem-nos levar o….’couro e o cabelo’ ; por exemplo,para um percurso de + – 3 – 4 kms começam por pedir o correspondente em euros a………..30 ou 35 ; depois baixam para 20 , depois para 10 , depois ameaçamos voltar as costas e baixam para 4 ou 5 e ,tudo bem faladinho e com muitos sorrisos,aceitam 1,5 ou 2 euros !!!

Um capítulo que merece um alargado destaque é a questão da comida ; há muitos restaurantes por todo o lado,mas realmente o que nos  ”enche as medidas ” são as tasquinhas de rua onde , francamente , não há absolutamente nada que não se coma !!! Desde o mais corriqueiro como espetadinhas de vaca ou cordeiro,muito deliciosas,às massas com ou sem carne,aos ‘dumplings’, passando por TODO o tipo de frutas frescas caramelizadas  (que são uma verdadeira delícia !!! ) há de tudo,CONTUDO ONDE A ”PORCA TORCE O RABO” é quando começamos a ver o que eles TAMBÉM COMEM : COBRA,ESCORPIÃO,ESTRELAS-DO-MAR(!!!!!!!!!!!!!),CENTOPEIAS,CAVALOS-MARINHOS,LACRAUS,CASULOS,E MUITOS OUTROS ”BICHOS” PARA NÓS INDECIFRÁVEIS …………QUE JAMAIS TÍNHAMOS VISTO NEM SEQUER EM FOTOS !!!!! Nas fotos de COMIDAS já aparecem algumas dessas ”preciosidades” e eventualmente irão aparecer mais ! Evidentemente que muitos de vós já estão a questionar ”será que os gajos (nós) provaram aquele lixo todo ????? NÃO MUITO OBRIGADO !!!

Fomos a 2 desses ”food stalls”  e ficámos maravilhados com o colorido,com os cheiros e com os sons : ÚNICO !

A realçar a enorme limpeza destes locais,havendo de poucos em poucos metros cestos para o lixo,não se vêm restos de comida ou papéis no chão ,tudo muito civilizado !


Iremos posteriormente colocar no site,na rubrica VÍDEOS, alguns filmes que fizémos.




Visitámos o famoso TEMPLE OF HEAVEN e nova desilusão,nada de especial; de interessante foi a visita à torre de tv CCTV ,de onde ,a uma altura de 238 metros ,as vistas sobre a cidade são maravilhosas; melhores seriam não fosse a crónica poluição que afecta BEIJING,onde a toda a hora subsistem no horizonte umas nuvens baixas cinzentas que não são mais do que pura e crua poluição !!! Daí vermos milhares de pessoas com máscaras na cara, e isto porquê ??? Porque existem milhares de fábricas espalhadas pela cidade no meio dos prédios,seguramente com tecnologia obsoleta ,e que libertam a toda a hora poluentes para o ar,repito no meio da cidade !!!

Deixamos para o final o que realmente traz a esmagadora maioria dos turistas a BEIJING : A GRANDE MURALHA DA CHINA ! Sem dúvida alguma um incrível feito humano,obviamente à custa de muita escravidão,mas notável do ponto de vista militar,arquitectónico,etc. ; a quase totalidade da MURALHA não é visitável por vários motivos ( são no total 7400 km mas a maioria …”já era ”,ou estão em zonas ‘proibidas’ ,ou ainda não foram reconstruídas para ocidental ver,etc,etc )



Avise-me por email sobre novas publicações !



3 comentários para “BEIJING 2”

  1. VANESSA ESTRELA diz:

    estou a adorar ver as fotos de beijing nunca pensei que fosse assim tão bonita então a muralha da china deve ter uma vista fantástica
    e quanto ao site está muito bem feito e assim é mais fácil de trabalhares .
    beijinhos grandes da tua filha vanessa

  2. estrela diz:

    Vocês são duplamente corajosos, não só pelo tipo de aventuras em que se metem mas, SOBRETUDO, por arriscarem confraternizarem com “alguns” petiscos, para nós inconcebíveis. Eu nem conseguia olhar! É evidente que os alimentos e a forma de se cozinharem são uma das vertentes mais óbvias da cultura. Gostamos de uns caracóis com uma loirinha bem gelada e outros gostam de gafanhotos fritos ou baratas assadas. OK! Mas estou como vocês: NÃO, MUITO OBRIGADA!
    Sobre a muralha, dizem os experts que é a única construção do homem que tem visibilidade vista do espaço. É OBRA!!!
    Continuação de boa estadia.

  3. Ana Rodrigues diz:

    Olá viajantes
    Como sempre ansiosa para saber novidades vossas mas também para me deliciar a ler a descrição das vossas aventuras.Deve ser realmente uma cidade descomunal mas interessante e contraditória pois á modernidade alia essas fábricas poluidoras que mais parecem do século passado.
    Não posso deixar de realçar a escrita do David muito elucidativa e que prende a atenção.
    Para quando o livro sobre as vossas grandes viagens?
    Beijocas de todos.

Trackbacks/Pingbacks