BEIJING 3

Não são só as baixas temperaturas e as enormes distâncias que temos ” calcorreado ” as razões do nosso DESALENTO FÍSICO talvez o primeiro factor seja a famosa JET LAG , neste caso de 8 horas para mais ; por qualquer motivo ( quiçá por não termos dormido quase nada durante o voo ….) ainda não conseguimos coordenar o nosso corpo com a diferença horária,pelo que chegados às 3 ou 4 da tarde estamos de rastos e com uma soneira assustadora……; depois acordamos às 3 da manhã  ”frescos como alfaces” e prontos para um novo dia que ainda vai tardar a nascer ; para ajudar , de tanto andarmos a pé,ambos adquirimos uns ‘vermelhões’ com pequenas borbulhas nas faces interiores das coxas,pelo roçar das calças ( chega de familiaridades……) ; o cieiro não nos larga por causa do insistente frio,embora a temperatura tenha subido um pouco até aos  – 5º.

No último post e a propósito das comidas……….mais estranhas,tinha-me esquecido  de um animal que por sinal até é engraçado : O CAVALO – MARINHO !!! Também me esqueci de mencionar que muitas das ‘preciosidades’ que não provámos ainda estão vivas e de boa saúde,como por exemplo os lacraus e os escorpiões : só filmando dá para ver como mexem……….

os cavalos-marinhos estão debaixo das estrelas-do-mar

Ontem foi dia de visitarmos algum comércio e ,a exemplo de tudo o resto, a quantidade de CENTROS COMERCIAIS GIGANTESCOS E HONESTAMENTE UNS SEGUIDOS DE OUTROS NA MESMA ZONA É ASSUSTADOR !!!! Estamos a falar de centros comerciais com 5 ou 6 ou 7 e até 10 andares,a maioria deles maiores que o EL CORTE INGLÊS,quase seguidos !!!!!! Num espaço tipo RESTAURADORES,contámos apenas 5 desses MEGA SHOPPING MALLS,evidentemente a maioria quase às moscas por duas simples razões : 1ª a crise já chegou aqui ( e de que maneira….) , 2ª com esta quantidade de MALLS obviamente não há espaço comercial nem habitantes que cheguem para todos e assim ,logicamente,estão-se a ‘matar uns aos outros’……


Não deixa de ser divertido ,de qualquer modo,passear nesses centros apesar de talvez 85 % do comércio ser roupa,o resto são sapatarias,lojas de acessórios de roupa,ourivesarias ,relojoarias  e….muito pouco mais !!! Ou têm falta de imaginação ou não sei ! Mesmo na rua mais famosa de BEIJING e que se chama WANGFUJING,a abundância de lojas de roupa é assustadora,aqui já ‘griffes de marca’- – – – – – – TUDO O QUE É BOM E CARO (ITALIANO,FRANCÊS,INGLÊS E AMERICANO ) ESTÁ AQUI CONDIGNAMENTE REPRESENTADO : DIOR~CHANNEL+DG+VAN CLEEF &ARPELS+ROLEX+CARTIER+LOUIS VUITTON+JAGGER-LE-COULTRE+TIMBERLAND+VALENTINO+CERRUTI+VERSACE+BURBERRY+YSL+ETC,ETC,ETC : não falha nenhum,mas a maioria das lojas estão………………  ”totalmente às moscas” !!!!! Há igualmente todas as mais ‘corriqueiras’ tais como H&M,C&A,GAP,ZARA,etc,etc : NÃO FALTA NADA NUM PAÍS QUE SE DIZ COMUNISTA……


Nos centros comerciais – – – e visitámos 4- – – – passa-se algo que nunca tínhamos visto e nem sequer pensávamos que pudesse acontecer,pelo insólito que é : primeiro as empregadas,aos milhares( !!!) andam vestidas como qualquer cliente passante,inclusivamente de blusões e casacões vestidos,nunca sabemos se é cliente se é empregada,mas isso é o menos ; acontece é que se é abordado por esta ou aquela senhora,normalmente aos pares, e que com enorme descaramento e à vontade,”entra” na negociação que estamos a fazer com a empregada para comprar este ou aquele artigo ( LEMBRAM-SE QUE EU INFORMEI ANTERIORMENTE QUE TUDO É NEGOCIÁVEL AQUI ???? ) ; ora que fazem essas ‘ladies’ ? Pegam na calculadora(bendito aparelho! ) e ELAS é que fazem o preço depois de dizerem algo em chinês à empregada !!! Seja,por exemplo,vais ao COLOMBO e entras numa loja,vês um artigo que gostas e olhas o preço na etiqueta que diz,digamos 1300 yuan;claro que este preço é pura fantasia,chamas a empregada e ela escreve na calculadora 1000 yuan ; chega-se então uma senhora e depois de um curto diálogo com a jovem vendedora,tira-lhe a calculadora das mão e escreve……….800 yuan; vamos dar umas voltas,despistamos as nossas ‘fiéis zeladoras dos nossos interesses” e passada meia-hora,quando voltamos ao ‘local do crime’ e recomeçamos a negociação com a vendedora,o preço vai baixando e baixando e baixando até ao tutano : 220 yuan !!! Só nos conseguimos livrar daquelas ‘lapas’ quando eu fiz cara de mau e emiti sons de rottweiller zangado…….; como é possível que autorizem estas ‘comissionistas’ a deambularem livremente e inclusivamente a espantarem os poucos ‘fregueses’ estrangeiros que se vêm ?? Os preços são em geral muito convidativos,excepto nos artigos de luxo,neste caso iguais aos europeus.Algo que nos tem surpreendido é o facto de não vermos ninguém mal vestido; nos melhores MALLS nota-se uma clientela mais …fina,pela roupa e acessórios que evidenciam,mas na rua o…povo anda relativamente bem vestido; continuamos sem descortinar pedintes,mendigos,bêbados e afins,e acreditem já andámos MUITO !!!



Provámos sem dúvida os MAIORES MORANGOS DO MUNDO: vimos exemplares com 6 e 7 cm de comprimento,mas francamente apenas são óptimos para a vista pois para o paladar………..PLEASE !!!!!!!!!!!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



3 comentários para “BEIJING 3”

  1. estrela diz:

    Adorava ser mosca (só por breves instantes, livra!)para vos ver regatear os preços. Acreditam…que tenho uma pontinha de inveja dessa possibilidade em fazer jus aos genes dos nossos antepassados? Pelo-me por discutir um preço, nem que seja para abater 5 tostões! Não é a questão do dinheiro em si ( a maior parte das vezes ridícula) mas a emoção do regateio, a habilidade de se levar àgua ao nosso moinho, o charme do negócio. É algo que não se explica…só vivendo a experiência. E vocês estão como peixe na água! Aproveitem a maré…
    E fotos dos dois, cadê? Só aparece a Marília.
    Beijocas

  2. AURELIO RAPOSO diz:

    AMIGO DAVID,PEÇO DESCULPA DE NÃO FAZER COMENTARIOS DAS SUAS VIAGENS MAS NÃO É POR MAL É APENAS POR FALTA DE TEMPO, MAS TENHO-AS SEMPRE ACOMPANHADO E TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO POR VOÇÊS,POR AS VOSSAS AVENTURAS E PELA VOSSA CORAGEM AINDA HOJE FALEI DE VOÇÊS COM OS MEUS COLEGAS ACERCA DOS RESTAURANTES CHINOCAS,ENTÃO É PARA QUANDO A PROXIMA VIAGEM? SE O AMIGO DAVID ME PODER FACULTAR O SEU NUMERO DE TELEMOVEL TALVEZ SEJA MAIS FACIL PRA MIM CONTACTA-LO PORQUE EU AINDA NÃO DOMINO MUITO BEM ESTAS NOVAS TECNOLOGIAS O MEU CONTACTO É (EDITADO) AGORA SÓ ME RESTA DESEJAR-VOS MUITA SAUDE,DINHEIRO E AMOR PORQUE CORAGEM NÃO VOS FALTA PARA CONTINUAREM COM AS VOSSAS AVENTURAS,AGORA QUERO ENVIAR UM BEIJINHO Á MARILIA E UM GRANDE ABRAÇO AO AMIGO DAVID E ATÉ BREVE AURELIO RAPOSO

    • admin diz:

      caro aurélio,
      gratos pelas amáveis palavras.
      a nossa próxima aventura durará cerca de 8 meses (!!!) ,partiremos a meios de março e iremos de autocaravana até ao VIETNAM,regressando de avião em novembro desde singapura ; verá melhor em ”TRAJECTOS” no site.
      disponha e um abraço

Trackbacks/Pingbacks