BIELORÚSSIA : O MUSEU VIVO DA ANTIGA U.R.S.S.
Posted in BIELORÚSSIA, DIÁRIO on 11/06/2012
Há coisas que não sei descrever e há coisas que são impossíveis de serem descritas e ainda……………… há coisas que não podem ser descritas, FAÇO-ME ENTENDER ????? isto para vos dizer que já estamos na BIELORÚSSIA, e a primeiríssima impressão é a de que realmente quem diz que não existem cápsulas do tempo…………………está a mentir !!!Ou seja ,eu garanto-vos que existem e que funcionam , num momento estamos em 2012 e 10 minutos depois estamos em 1950 ( com muito esforço e generosidade….)……………..FAÇO-ME ENTENDER ???????
Tudo isto foi escrito quando ainda estávamos na BIELORÚSSIA mas mandou o bom-senso que não publicasse o nesse país pois tivémos a certeza absoluta , confirmada pela recepção do hotel , que todas as comunicações orais e escritas são analisadas , sendo que o acesso à internet é severamente regulamentado ; portanto , vimos , falámos , fotografámos …..mas não publicámos ; fazê-mo-lo agora de LVIV onde as liberdades são bem maiores……..
A BIELORÚSSIA , de qualquer modo , surpreendeu-nos pela positiva pois na realidade esperávamos muito ,muito pior….!!! A não ser a demorada , complicada e burocrática passagem da fronteira ( muita papelada adicional ao visto , muitos maus modos , muitos gestos bruscos e má vontade , muitas visitas à AC , etc,etc…) tudo o resto faz-nos pensar que estamos num país comunista ( e estamos !!! ) mas travestido de ARMANI e bebericando um NESPRESSO , se me faço entender……; as lojas de marcas internacionais abundam , as boas ”bombas” circulam como em PORTUGAL , os restaurantes (alguns ) apresentam ementas super-sofisticadas a preços de saldo , polícias nas ruas……………nem vê-los ( quero dizer , os fardados…) enfim ,visitámos as duas cidades mais importantes ( a capital MINSK e BREST ) , ruas impecáveis , sem se ver um plástico ou papel no chão,jardins muito bem arranjados , mulheres muito bem vestidas , super-elegantes ……e podres de bonitas , já agora ; a cidade tem vários monumentos dignos de visita , tem igrejas absolutamente espectaculares, largas avenidas que se podem comparar aos boulevards franceses,etc ; tem algo extremamente irritante para os nossos hábitos : a travessia das ruas faz-se , tirando raras excepções , através de passagens subterrâneas , onde geralmente existem lojas de todo o tipo , e tal obriga a um constante subir e descer de escadas muito cansativo ,contudo não há alternativa pois há barreiras que impedem que se atravesse……….à balda ! Aliás , nos poucos cruzamentos onde existem semáforos para os peões atravessarem as ruas , absolutamente ninguém atravessa sem que o sinal verde esteja aceso , mesmo sem qualquer carro no horizonte , já que o trânsito automóvel não é de modo algum intenso .
Conforme já sabíamos , os nossos GPS não funcionaram neste país , mas devido ao baixo trânsito nem nos vimos atrapalhados apesar de toda a sinaléctica estar em alfabeto cirílico , com maior ou menos esforço lá nos desenrascámos ; entrar numa qualquer cidade no mundo e tentarmos alcançar o centro , de uma forma geral nem é difícil , consegue-se quase sempre sem perguntar , agora o mais complicado é sempre SAIR de uma cidade em direcção a outra ou em direcção a uma fronteira , aí sem GPS normalmente é mais complicado !!!
Tínham-nos metido algum receio quanto à visita a este país, mas tal carece de total fundamento pois pudémos fotografar absolutamente à vontade sem quaisquer restrições , nunca fomos incomodados , nunca nos pediram os documentos ,enfim estivemos como quisemos ; ao contrário do TURQUEMENISTÃO onde literalmente em cada esquina estão especados 2 e por vezes 3 polícias , aqui quase não os vimos ; as diferenças são abissais entre os dois países pertencentes ao …………….EIXO DO MAL !!!
Deixo-vos algumas imagens da capital ( MINSK ) ; do MEMORIAL que visitámos em BREST (muito interessante ) mostraremos depois :
Ao visitante a MINSK há algo que chama de imediato a atenção quando se visita esta cidade pela primeira vez : a incalculável despesa feita com vários tipos de granitos estrangeiros , principalmente brasileiros e nórdicos que pavimentam os seus largos passeios , revestem os milhares de enormes floreiras por todas as avenidas , ornamentam inúmeros monumentos , etc : parece que estamos perante um país grande produtor de granitos , tal a quantidade e variedade apresentadas com espessuras absolutamente inacreditáveis , mesmo para países capitalistas……
I N T É !!!!!!!!!!!!!
Olá caros Estrela!
Gostaria de lhes fazer uma pergunta: A falta de pessoas nas ruas é só nas fotos ou a realidade é mesmo essa?
Continuação de uma boa viagem!
pergunta muito pertinente e evidente de bom observador !!!!
foi algo que estranhámos muito pois nunca tínhamos visto na nossa vida uma capital de um país tão vazia ( COM EXCEPÇÃO DE ASHGABAT ,CLARO MAS ESTA É UM CASO ESPECIAL…) apenas na avenida principal que se chama NEZALEZHNASTSI e junto aos 3 department stores se vêm bastantes pessoas a circular , caso contrário são 2 pessoas aqui , 3 acolá e 4 lá ao fundo……; nos centros comerciais (visitámos 2 ) há bastantes pessoas no chamado ”window-shopping” mas as lojas normalmente estão quase vazias.
segundo nos informaram e segundo os guias que lemos , a vida nocturna é bastante activa , mas falamos sem experiência própria..
um abraço
david+marilia
Olá
A Marília continua como sempre bonita e tu continuas rechonchudo…
Continuação de boa viagem.
Um Abraço
Pedro TAP
olá
obrigado por comentares
david+marilia
Então e sobre os locais de pernoita?
Ao pé dos Hoteis ou da KGB?
Abraço
António Resende
para tirar um visto turístico para a bielorússia há que ter um convite e esse e´feito normalmente por um hotel………a troco da respectiva estadia ; assim , ficámos (mal) instalados num hotel com a AC à porta para surpresa dos passantes !
um abraço
david+marilia
Ora ai está um dos paises que mais gostava de conhecer, e é mesmo por tudo isso que acabaram de dizer! pena ainda ser muito cara a entrada.da ultima vez que vi eram mais de 150 euros!! quanto pagaram pelos vistos?? já por duas vezes estiva a metros da bielorrúsia, uma vez no parque de bielowieza na polonia e outra em chernobyl na ucrania.
sei que existe falta de alojamento mais lowcost, onde ficaram?
boa continuação de viagem!
o visto é realmente muito caro ,pagámos + – isso ; ficámos num hotel muito mau,para os standards europeus ocidentais……
obrigado por comentar
um abraço
david+marilia
David e Marilia
Estou a ver-vos na reportagem da RTP a serem entrevistados antes do jogo com a Dinamarca. A vespa está linda, com a nossa bandeira a flutuar. De vocês e da vossa prestação para as câmaras, nada a dizer. Como sempre, a imagem dos portugueses a sair por cima. Vocês são um must (perdoem o inglesismo). Já vos tinha visto á entrada do jogo com a Alemanha e onde estava dei um grito…. “Olhem os Estrelas, o casal mais simpatico do Euro…” e logo tive que fazer uma “sessão” de esclarecimento para todos os presentes, acerca de vós!Portanto, meus amigos, a seguir á selecção, vocês são as estrelas!!(a dobrar).
Um abraço
Maria Jesus Lança
a vespa tem sido um sucesso tal na ucrânia que………….nos eclipsa totalmente !!! já tivémos mais de 10 pedidos de venda- – – – – – – já sei qual vai ser o meu próximo negócio !!!!
muito simpático e elegante o seu comentário !!!
um abraço
david+marilia
Hola chicos!!
Que bueno ver que siguen de viaje!! joooo, envidia sana! Un ejemplo a seguir!
Nosotros hace 2 semanas que finalizamos nuestro periplo, y ya estamos en Barcelona!
seguiremos vuestros pasos!
Disfrutar mucho!!!
Abrazos
Amparo y Enrique
estimados amparo y enrique !
con mucha sinceridad , en todas viajes uno encuentra y conoce ( como muy bien sabes ) a miles de personas en todo tipo de circunstancias y a nosotros claro que tambien ya hemos conocido a muchas personas en nuestras viajes PERO los dos nos han tocado en el corazon de una forma muy agradable y tenemos mucha estima por los dos !!!
muchas gracias por visitaren nuestro site y mucho nos alegramos que su tan grand viaje hay terminado sin problemas !
por seguro uno destes dias/semanas/meses nos veremos en barcelona
besos de amistad para los dos : IMPECABLEMENTE SIMPATICOS , ELEGANTES Y CIVILIZADOS !!!!
david+marilia
Viva camaradas!
acabei de os ver na reportagem da SIC, a 2 horas do jogo de Portugal-Dinamarca, em Lviv, Ucrânia!
Força Portugal!
🙂
Abraços da cidade Invicta!
olá companheiro !!!
obrigado por comentar.
um abraço e lá estaremos em kharkiv a gritar novamente pela equipa das quinas !!!
um abraço
david+marilia
Olá Viajantes
Acabei de vos ver e ouvir em directo na SIC falando sobre as vossas viagens.Gostei de ouvir e muito de ver pois já tenho saudades . Então o almoço foram uns grelhados partilhados pelo locutor ? Agora que estão de barriguinha cheia vão torcer por Portugal e que o resultado seja favorável . Tudo a correr bem e beijinhos.
olá ana !
o almoço foi frango e salsichas picantes ucranianas tudo grelhado no carvão , do qual já tínhamos imensas saudades !!! e sim ,é verdade que demos algum ao locutor e cameraman pois estavam com apetite…..; hoje foi um corropio autêntico pois além da SIC , fomos entrevistados pela RTP , pela TVI , pela SPORTV ,pela SIC NOTÍCIAS e pelo CORREIO DA MANHÃ……UFF !!!!!! MAS FOI GIRO !!!!!!
beijos
Fantastico, fabuloso, extraordinario e muita inveja rsrsrsrsrs
Gostei de conhecer estes novos descubridores portugueses.
Um abraço
Isabel
ainda bem que de vez em quando aparecem admiradores tão entusiastas !!!
muito obrigado por nos seguir e comente sempre que desejar.
um abraço
david+marilia
Olá Estrelinhas viajantes…. que inveja que eu tenho dessas viagens todas, que maravilha, e eu que adoro viajar. Admiro-vos muito pela coragem de entrarem nalguns países, dito perigosos. Quando acabarem de visitar todos os países do mundo, e já faltam poucos, o que vão fazer? Já pensaram escrever um livro com todas as vossas viagens, fotos e aventuras? Seria o máximo. Estão hoje aí na Ucrania para ver o Portugal-Dinamarca, esperemos que ganhe a nossa seleção. Desejo-lhes boa viagem e tudo a correr bem e muitos abraços e beijinhos.
em primeiro lugar muito obrigado por comentar; quando e se algum dia visitarmos todos os países que existem neste planeta com algum interesse em conhecer , o que haverá a fazer será embarcarmos em cruzeiros no paquete funchal , de bengalinha na mão…………; agora mais a sério , acho que se tal acontecer , voltaremos aos países que mais fundo nos tocaram no coração !!!
quanto ao livro- – – – – – conforme já disse antes variadas vezes : não basta querer, é preciso ter jeito…….PORTANTO NÃO !!!
muito obrigado por comentar e seguir as nossas viagens
um abraço
david+marilia
ja pensaste em ir á coreia do norte?
para sua informação não há turismo individual possível à coreia do norte , apenas e só viagens em grupo organizadas por uma agência de viagens com acreditação na coreia do norte , sendo os vistos bastante ”filtrados” e mesmo assim difíceis de obter .
a nós não nos interessa tal tipo de visita turística já que todo e qualquer turista não tem a mínima das mínimas liberdades de circulação , apenas podendo sair do hotel com o grupo e sempre impreterivelmente acompanhados por um guia de turismo oficial do país ; sabemos que quem se aventurar a sair do hotel sózinho está sujeito a ser detido e julgado sumariamente por espionagem……
saudações
david+marilia
Olá ESTRELAS
Estou a ver-vos em direto na SIC, antes do jogo de futebol. Não sou muito de bola, mas sou portuguesa. Apreciei a vossa disposição e forma de levar a vida! Quem me dera poder fazer o mesmo, mas não me aventuro à estrada, sem conhecer.Também viajo quanto posso, mas de outra forma. Falta-me conhecer o continente Australiano.
Daqui a pouco gritem bem alto, PORTUGAL!!! Bem precisamos de alguma coisa que nos levante o ânimo e a alma.
Felicidades e os desejos de uma ótima viagem.
Saudações amigas
Manuela Taxa
gritámos o máximo que foi possível para as nossas gargantas…..
quanto às suas viagens , acho muito bem que as faça , seja de que maneira for !!! para mim , mas cada um pensa de maneira diferente , uma viagem sem uma pontinha de aventura e surpresas não é viagem…….TUDO CERTINHO E BEM PROGRAMADO acaba por ser tedioso…….na minha opinião claro!
um abraço e muito obrigado por comentar
david+marilia
Olá David e Marilia
Também eu vos vi na SIC e estavam muito bem com aquele espaço todo para vós e ainda por cima vedado. Pelos vistos a Bielorussia é mesmo complicado. Tanta complicação na fronteira só passei mesmo na Bulgária mas já lá vão um bom par de anos, penso que agora já não será assim.
Continuação de boa viagem e espero vê-los daqui a pouco no estádio.
Um abraço.
o sítio foi/ / é um achado !!! pena termos de sair em direcção a kharkiv dentro de umas horas…..
a entrada na bielorússia foi complicada não só por causa da papelada mas também pelas 3 repito 3 revistas ao interior da AC , tudo junto a fronteira demorou cerca de 4 horas a passar!!!!!
um abraço
david+marilia
boa viagem
muito obrigado por comentar.
um abraço
david+marilia
Tive pena de não vos ter visto na Sic, nem em qualquer outra estação…
A essa hora, mais concretamente entre as 14 e as 18 horas, andávamos a percorrer os campos e concentração de Auschwitz, tendo chegado á nossa “casinha” já durante o primeiro minuto de jogo.
Espero que apareçam links com os videos das reportegns.
E já agora…diz aí ao CR7 que vá ao ferreiro, ok?
Continuação de boa estadia
Manel e Bia
olá manuel!
até agora não houve ninguém que me informasse de qualquer link , acho que quem me pode valer é o luís almeida , veremos !
quanto ao cr7……até metia nojo vê-lo jogar , parecia drogado…..
um abraço e divirtam-se , hoje vamos a caminho de kharkiv
david+marilia
Olá, meninos lindosssssss!
De volta a penates, estou bem arranjada para pôr a escrita em dia!
Não se podem queixar, que o pessoal tem escrito a valer…né? Vou ler tudo e responder. Mas para que não atrase mais devido à minha longa ausência, vou já comentar este post.
Começo por dizer que vos apanhei ontem, em directo na RTP, por um triz. Tinha acabado de mudar de canal e ainda ouvi alguns comentários teus e a Marília. Depois, à tarde, ao acompanhar o jogo, bem estiquei o pescoço para ver se vos via na bancada, de bandeira em punho, mas…NADA! Espero que tenham gritado bem! Assisti ao jogo em casa do ursinho amarelo e adamastor. Foi uma gritaria danada, quando o árbito deu por terminado o sarau… Vejam lá se se colocam de feição para o próximo, heim?
Efectivamente, a paisagem urbana é muito vazia de seres humanos. Há alguma explicação? Até mesmo o trânsito parece diminuto. Enfim, como tu bem lembras, as explicações devem ficar para depois…não vá o diabo tecê-las!
Sobre os templos, ortodoxos ou não, são, na realidade belos, acolhedores e onde parece respirar-se um ar “lavado”, um pouco ao contrário da maioria das nossas igrejas, escuras, tristes, “pesadas”.
Sobre o museu vivo, tenho imensas perguntas a fazer mas terão que ficar para o fazer de viva voz e a cores. São muito indiscretas…
Antes de fechar, conseguiram estacionar a AC próxima do estádio? E que história é essa do sucesso da Vespa?…eles não têm lá desse material???? Fiquei pasmada, pois sempre imaginei que fosse um meio de transporte acessível para eles. Também reparei que andavam na filha da estrelinha sem capacetes…mau…mau, eles deixaram??????
Beijocas
pois , estivémos em todos os media que vieram a lviv , TODOS VIERAM TER CONNOSCO , NÃO FOMOS NÓS QUE OS FOMOS PROCURAR…..RTP + SIC+SIC NOTÍCIAS + TVI + SPORTV + CORREIO DA MANHÃ enfim , acho que acharam graça de termos a vespa com a bandeira pendurada!
na ucrânia vê-se uma ou outra vespa mas das antigas , esta nossa tem causado furor….
podemos falar a vontade sobre a bielorússia , já estamos fora…..; na minha modesta opinião , vê-se muito pouca gente nas ruas porque eles não têm o hábito de não fazerem nada , ou de fazerem vida de café………..também não os há de qualquer modo….! na bielorússia o termo ”café” corresponde a um local onde se come , tipo restaurante.
sobre os templos ortodoxos , para mim são demasiado rebuscados de enfeites amarelos , etc tudo o que brilhe e dê cor eles metem no templo…….é exagerado ; por outro lado é verdade que as igrejas católicas em portugal normalmente pecam por serem demasiado escuras , ao contrário das húngaras ou das lituanas ou mesmo das ucranianas , o tom rosa e creme é quase sempre visível.
sobre a nossa priveligiada localização junto ao estádio , lerás posteriormente e quanto a andarmos sem capacete , soubemos por 2 polícias que eles têm ordens superiores para apenas e só intervirem com estrangeiros em casos considerados graves portanto a falta de capacete não é o caso ; passámos junto a CENTENAS de polícias na vespa e todos sorriem ao ver-nos de impermiáveis iguais cor de laranja com a bandeira das quina a flutuar a 2 metros de altura : alguns batem pala……………………mas eu não ligo !!!!
beijos
Message Body:
ola! o meu nome e salome e tb sou autocaravanista. somos uma familia de 5, eu o meu marido e tres rapazes de 11, 9, e 7 anos e mais o cao, na realidade sao 3 cadelas pastoras alemas mas por norma em viagens grandes so viaja uma. so vos quero transmitir o quanto vos admiro, apesar de nao vos conhecer pessoalmente, fazem realmente aquilo que desejava fazer quando os nossoa “putos” estivessem “orientados”. temos viajado, mas sempre pela Europa, conhecemos Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Belgica, Alemanha, Monaco, Suiça e Italia.
Resumindo, os meus sinceros Parabéns e continuem por esse mundo fora. São uma experiencia de vida.
Salome Dias
olá salomé !
viajar na europa ocidental é bem mais caro do que na europa oriental ou mesmo fora dela , é só questão de fazer as contas : AVENTURE-SE !!!
muito obrigado pelo simpático comentário e se desejar comentar uma outra vez será mais prático se o fizer directamente no post que acaba de ler , na parte final.
um abraço
david+marilia
Message Body:
Sempre sonhei chegar aos 60 anos e fazer uma vida assim, igual à vossa, pois os meus sonhos são viajar, conhecer outras culturas e ler, ler muito, livros comprados por mim, fazendo uma biblioteca grandiosa que deixarei aos meus filhos como herança… O segundo sera exequível, basta ter espaço em casa … E o primeiro ….esse ficou mais distante quando o meu filho nasceu após os meus 40 anos. .. E agora ainda mais longínquo, quando o estado nos tirou(a mim e ao meu marido) os subsídios de ferias e de Natal e aumentou em muito a idade de reforma…
Resta-me sonhar com pessoas como vós e navegando na internet… Não è a mesma coisa mas já é muito bom!!!fernanda caldeira
esperamos que um dia possa concretizar os seus sonhos de viajante…
obrigado por comentar e sempre que o desejar fazer será mais prático directamente no post que estiver a ler.
um abraço e desejos de saúde
david+marilia
Boa noite
Companheiros Estrelas, estou a adorar a vossa viagem, e tudo o que descrevem.
Ainda mais contente, por não ter havido dissabores ( a não ser os burucráticos).
As fotos e as respectivas descrições são fantásticas.
Tudo de bom para o resto da viagem.
Um abraço e bjs á esposa
muito obrigado por continuar a acompanhar a nossa viagem e pelos simpáticos comentários
um abraço
david+marilia
Boa tarde.
Foi com grande agrado e nostalgia que reveijo todas estas fotos.
Pois ja estive mais de uma vez em todas elas.
Eu estive neste lindo pais por 6 vezes e so pela minha mulher e que nao me mudo para la.
Sou casado com uma linda bielorussa.
Tenho sois filhos que tem a dupla nacionalidade.
Amo este pais.
Ja passei todas as froneiras que estao ligadas a bilorussia.
De aviao, de carro e de comboio.
A minha pergunta e a seguinte.
Voces foram de carro? Matricula portuguesa?
Este ano e infelismente por ter tempo, pretendo ir no meu carro.
Mas estou com receio na fronteira.
Pois desconheço a legislaçao referente a ser matricula portuguesa.
Se de alguma maneira podem ajudar eu agradeço.
Abraço
muito obrigado por comentar.
é sem dúvida um belo país , pena é que viva sob uma feroz ditadura- – – – – – – – mas isso já é outra história…..
quanto à sua pergunta a resposta é simples : o seu veículo de matricula portuguesa não necessita de qualquer outro documento além dos que já possui para circular em portugal: livrete/título do registo de propriedade e carta verde onde apareça mencionada a BIELORÚSSIA ; na fronteira exigem-lhe que faça um seguro de saúde consoante osw dias em que vai permanecer no país , contudo esse seguro é extremamente barato……………………………………NADA MAIS !!!
um abraço e boa viagem
david+marilia