BISHKEK 1

21-JUNHO-2010

QUIRGUISTÃO


SEGUNDO A LEI DAS COMPENSAÇÕES,QUANTOS MAIS DIAS ESTAMOS SEM DAR NOTÍCIAS…MAIS TEMOS PARA CONTAR!!!POIS ENTÃO AQUI VAI: ESTAMOS DE NOVO EM BISHKEK,ALGO NADA PREVISTO,NEM SEQUER PENSÁVAMOS EM AQUI VOLTAR NAS NOSSAS VIDAS!!!

EIS O QUE ACONTECEU: SAÍMOS ONTEM DE MANHÃ DE KARAKOL EM DIRECÇÃO À FRONTEIRA DE KARKARA,EXTREMO NORDESTE DO QUIRGUIZSTÃO COM O INTUITO DE PASSARMOS PARA O CAZAQUISTÃO E APÓS PERCORRIDOS CERCA DE 120 KM A MAIORIA DOS QUAIS LITERALMENTE EM ‘PICADA AFRICANA’( buracões enormes,em terra solta com biliões de pedras super-afiadas e bocados soltos de alcatrão soviético à mistura) FAZENDO SOFRER COMO NUNCA A ‘ESTRELINHA’ AO PONTO DE DEIXAR MARCAS; LÁ CHEGADOS VEM A NOTÍCIA: A FRONTEIRA ESTÁ FECHADA POR ORDEM DO PRESIDENTE!!! PORQUÊ??? RAZÃO MAIS QUE ESTÚPIDA:O GOVERNO RECEIA PELOS ACONTECIMENTOS DE OSH!!!ACONTECE QUE OSH FICA QUASE A 1000 KM DE DISTÂNCIA!.ENFIM,TÍNHAMOS QUE NOS RESIGNAR! FRONTEIRA ABERTA MAIS PERTO??? BISHKEK A QUASE 500 KM DALI….; RESOLVEMOS POIS REGRESSAR A BISHKEK,ARRELIADOS COM O CONTRATEMPO ,COM O GASTO INÚTIL DE DINHEIRO E TEMPO,E APENAS CONSOLADOS COM A POSSIBILIDADE DE FICARMOS A CONHECER A MARGEM NORTE DO LAGO ISSIK-KUL,POIS JÁ CONHECÍAMOS A BONITA MARGEM SUL.

COMO UM AZAR NUNCA VEM SÓ,NO REGRESSO E NA TAL ‘PICADA’ A QUE ELES CHAMAM ESTRADA,MAS NÓS NEM ‘’CAMINHO DE CABRAS’’ PODEMOS CHAMAR, ESTAVA EU A DIZER À MARÍLIA QUE TÍNHAMOS TIDO SORTE NOS DOIS PNEUS YOKOHAMA QUE HAVÍAMOS ESTREADO À SAÍDA E  COMO ERA BOM NÃO TERMOS TIDO AINDA QUALQUER FURO QUANDO…….PUM!!!!! UM SUPER-HIPER-MACRO FURO TÃO GRANDE QUE O PNEU VAI JÁ PARA O LIXO,POIS O RASGÃO LATERAL DE CERCA DE 7 CM É TÃO FUNDO QUE ATRAVESSA AS LONAS TODAS…….REALMENTE O DIABO DE VEZ EM QUANDO ESTÁ À ESCUTA!!! COM A PRECIOSA AJUDA DE UM QUIRGUIZ QUE PASSAVA,MUDÁMOS O PNEU COM IMENSA DIFICULDADE POIS A AC ESTÁ DE TAL MODO PESADA QUE A DISTÂNCIA DO ENCAIXE DO ‘MACACO’ AO SOLO É APENAS DE CERCA DE  12-13 CM ,INSUFICIENTE PARA ELE ENTRAR! HOUVE QUE UTILIZAR O MACACO HIDRAULICO DELE,NOUTRO PONTO DE APOIO PERCLITANTE E COM OS DOIS MACACOS LÁ CONSEGUIMOS LEVANTAR O….’’MONSTRO’’!!!FOI PRECISO MAIS DE 1 HORA PARA MUDAR A RODA….;FELIZMENTE TROUXÉMOS DOIS PNEUS SUPLENTES,MAS AGORA TEREMOS DE ADQUIRIR OUTRO! AS PEDRAS QUE SALTARAM PARA A PARTE INFERIOR DA AC FORAM TANTAS E TÃO FORTES QUE RECEIO HAVER ALGUM ESTRAGO ,NOMEADAMENTE NO DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL POIS EXISTE UM CHEIRO PERMANENTE E FORTE A GASÓLEO,QUE É MUITO INCOMODATIVO. ALÉM DISSO, NOTA-SE  QUE UM TUBO COM ESPUMA ENVOLVENTE( NÃO SEI DE QUE TUBO SE TRATA) ESTÁ MEIO-SOLTO E PODERÁ SER GRAVE SE NÃO FOR DEVIDAMENTE APERTADO;UM ESGUICHOR DO PÁRA-BRISAS ESTÁ AVARIADO(ADIVINHEM DE QUE LADO…) E EXISTEM OUTRAS ‘’MAZELAS’’ MAS NÃO SÃO GRAVES,PODEM ESPERAR ATÉ A ‘ESTRELINHA’ REGRESSAR A CASA!!

O MUNDO É NA REALIDADE MUITO PEQUENO!!! EM ANDIJON/UZBEQUISTÃO VOLTÁMOS A ENCONTRAR O TAL CASAL FRANCÊS COM QUEM TÍNHAMOS CONFRATERNIZADO DURANTE ALGUNS DIAS EM TASHKENT;VOLTÁMOS A ESTAR JUNTOS UM PAR DE DIAS E DESPEDIMO-NOS COM MÚTUOS VOTOS DE BOA VIAGEM: DE REPENTE ,EM KARAKOL/QUIRGUIZSTÃO DAMOS DE CARAS COM ELES E… VAI DE COMEMORAR COM UNS CÁLICES DE JEROPIGA CASEIRA DA NOSSA QUINTA!!!ADORARAM!!!!!! ESTIVÉMOS JUNTOS UM PAR DE DIAS EM KARAKOL E COMO ELES IAM TAMBÉM PARA O CAZAQUISTÃO,TOMÁMOS JUNTOS A..ESTRADA DO INFORTÚNIO!!! DE REGRESSO DA FRONTEIRA FECHADA ,COMO ELES ESTAVAM COM MUITA PRESSA PARA ENTRAREM NO CAZAQUISTÃO,VIERAM À FRENTE MAIS DEPRESSA DO QUE NÓS,NÃO TENDO POIS ASSISTIDO À EPOPEIA DO PNEU REBENTADO!! HOJE À ENTRADA DE BISHKEK…..VOLTÁMOS A ENCONTRÁ-LOS NA ESTRADA——————–INCRÍVEL! PARECIA QUE ESTÁVAMOS ÀS VOLTAS DENTRO DE UMA ALDEIA………….

marie-therese+richard+marilia+'je'

JÁ ESTAMOS COM 14.000 KM PERCORRIDOS E ACABÁMOS DE SER INFORMADOS POR UM OUTRO CASAL FRANCÊS MUITO JOVEM QUE UMA  ESTRADA QUE TÍNHAMOS PLANEADO PERCORRER NO CAZAQUISTÃO ESTÁ EM TÃO MAU ESTADO QUE ELES NOS DESACONSELHARAM COMPLETAMENTE!!! É UM TROÇO QUE LIGA QUIZILORDA COM AQTOBE E QUE PASSA JUNTO AO MAR DE ARAL E JUNTO AO COSMÓDRAMO BAIKONUR; ELES FIZERAM EXACTAMENTE ESSE PERCURSO MAS EM SENTIDO INVERSO E DURANTE CERCA DE 200 KM NÃO PUDERAM ANDAR A MAIS DE 30 KM/ HORA….E ELES TÊM UMA CARRINHA TIPO FORD TRANSIT…..

CONSEQUENTEMENTE,SENDO A ÚNICA ESTRADA QUE FAZ SUDOESTE-NOROESTE DO CAZAQUISTÃO,PARA SE ENTRAR NA RÚSSIA POR SARATOV OU POR SAMARA,NÃO TEMOS OUTRA ALTERNATIVA SENÃO ALTERAR O PLANO DA VIAGEM E,DEPOIS DE ALMATY EM VEZ DE SEGUIRMOS PARA OESTE IREMOS PARA………NORTE,ISTO É PARA A CAPITAL DO CAZAQUISTÃO : ASTANA!!! DAÍ MAIS PARA NORTE E ENTRAREMOS NA RÚSSIA  JUNTO À CIDADE DE PETROPAVLOVSK! ISTO É ,ANDAREMOS MUITOS MAIS KM NA RÚSSIA,COM A CONSEQUÊNCIA DOS CONSTANTES CONTROLES NA ESTRADA DOS ‘MILITSIA’…… E RESPECTIVOS PEDIDOS DE SUBORNOS!!! O CASAL FANCÊS JÁ TEM MUITOS KM PERCORRIDOS NA RÚSSIA E CONTOU-NOS ‘’MARAVILHAS’’….

A PROPÓSITO DE POLÍCIA NA ESTRADA,ESTES QUIRZIGUES TÊM UMA MANIA ESQUISITA DE APANHAR OS CONDUTORES EM INFRACÇÃO: ESCONDEM-SE LITERALMENTE ATRÁS DE ÁRVORES OU ARBUSTOS E —-DE REPENTE—-SALTAM PARA A BERMA DA ESTRADA DE UMA FORMA QUASE ACROBÁTICA, DE BASTÃO VERMELHO NO AR,FAZENDO SINAL DE PARAGEM AO CONDUTOR MEIO-ASSUSTADO!!! COMO CONTINUO A SEGUIR A….’’POLÍTICA DO ADEUS’’ ISTO É,MANDAM –NOS PARAR E NÓS ACENAMOS ALEGREMENTE,JÁ NEM LIGO AOS QUE TAMBÉM QUASE SALTAM PARA O MEIO DA ESTRADA COM A….’’FOME DO SUBORNO’’…..;SÓ NO REGRESSO A BISHKEK FOMOS MANDADOS PARAR 3 VEZES,DUAS PELA POLÍCIA E UMA PELOS MILITARES!!!!

CONTINUAMOS ABSOLUTAMENTE DESLUMBRADOS PELAS EXTRAORDINÁRIAS BELEZAS NATURAIS DESTE PAÍS,PENA É QUE AS PESSOAS ,EMBORA NÃO SENDO ANTIPÁTICAS,NÃO SÃO SIMPÁTICAS POR NATUREZA;DEPOIS CONTAREMOS MAIS!

QUANDO VÍNHAMOS JUNTO A KARAKOL PAROU AO NOSSO LADO UM CARRO QUIRGUIZE E SAI DE LÁ UM TIPO DOS SEUS 40 ANOS,MUITO MORENO E DE MÁQUINAQ FOTOGRÁFICA NA MÃO,COM ÓCULOS ESCUROS E DIZ EM VOZ ALTA: EH PÁ O QUE É QUE VOCÊS FAZEM AQUI????????BOM EU QUASE CAÍ…DE CÚ,POIS JÁ NÃO OUVIA ALGUÉM FALAR ‘PORTUGA’ HÁ NÃO SEI QUANTO TEMPO….. BOM,O INDIVÍDUO PASSA A VIDA A VIAJAR,CONHECE MONTES DE PAÍSES E É FOTÓGRAFO PROFISSIONAL,CHAMA-SE NUNO LOBITO E,SEGUNDO NOS DISSE,FOTOGRAFA PARA PUBLICAÇÕES!VIAJAVA ACOMPANHADO POR UM JOVEM E CONVERSÁMOS APENAS DURANTE UM PAR DE MINUTOS.

EM BISHKEK ‘’ACAMPÁMOS’’ NUM PARKING DE UM SHOPPING CENTER COM CASINO,TEMOS CORRENTE ELÉCTRICA E SEGURANÇA POR USD 4/NOITE.VAMOS TRATAR DAS ‘’FERIDAS’’ PRINCIPAIS DA ESTRELINHA E DEPOIS SEGUIREMOS —- NOVAMENTE—- A CAMINHO DA FRONTEIRA DO CAZAQUISTÃO,ESTA AQUI APENAS A 30 KM DE BISHKEK!!! A INTERNET É DESESPERADAMENTE LENTA E É UM MARTÍRIO ENCONTRAR UM LOCAL QUE NOS PERMITA USAR O NOSSO PRÓPRIO LAPTOP,A ESMAGADORA MAIORIA NÃO DEIXA: NYET,NYET,NYET!!! TEMOS BELÍSSIMAS FOTOS DO LAGO ISSIK-KUL E DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS CONTUDO SOMENTE AS POREMOS NO BLOG QUANDO TIVERMOS NET RÁPIDA POIS SENÃO ACONTECE COMO ONTEM QUE ESTIVÉMOS QUASE 4 HORAS PARA COLOCAR 10 FOTOS DE BISHKEK NO BLOG!!!! QUE SECA!!!!!!!!!!!!!!! INTÉ…..

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.