BRASIL
Posted in BRASIL, DIÁRIO, LADO PRÁTICO on 22/03/2016
INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE O BRASIL
MOEDA : 1€ = variou entre 3.80 e 4.10 reais
VISTO : NÃO É NECESSÁRIO
C.P.D. : NÃO É NECESSÁRIO
GASÓLEO : varia imenso consoante a zona , apenas se deve usar o S-10 que é o melhor mas mesmo assim é de fraca qualidade ; a gasolina é de muito má qualidade ( usámos na mota ) tem apenas 89 octanas a MELHOR , a regular nem se fala……..; em média geral pode-se considerar o preço do gasóleo como 2.95 reais/ litro
ESTRADAS : em geral de qualidade média / baixa ; auto-estradas com portagens não muito caras mas de baixo nível ; algumas estradas nacionais normais de piso excepcional mas com elevadas portagens !
SEGURANÇA : todos os cuidados são poucos , atenção redobrada no RIO DE JANEIRO e em SÃO PAULO
POLÍCIA : muito visível mas manifestamente em quantidade insuficiente ; nas estradas os controles policiais são praticamente inexistentes , infelizmente….
CUSTO DE VIDA : médio-baixo para a maioria dos produtos
ACAMPAR : deve-se ter máximo cuidado com a escolha do local….
ÁGUA : fácil de obter mas é necessário perguntar sempre se se pode beber
GÁS : tivemos alguma dificuldade em obter GPL pois tivemos que procurar uma fábrica de gás
ELECTRICIDADE : nuns locais usam 110 V noutros 220 V , é necessário perguntar
INTERNET : muito , muito má mais própria de um país do 3º mundo…..
ENTRADA NO PAÍS : muito simplificada
SAÍDA DO PAÍS : demasiado simplificada……
REDE CELULAR : bastante boa
REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA : PORTUGAL tem logicamente embaixada em BRASÍLIA e consulados por todo o país
CAMPINGS : existem inúmeros por quase todo o lado mas a esmagadora maioria é de muito má qualidade , nada que se compare aos campings europeus- – – – -mesmo aos mais fracos !
Caríssimo David Estrela,
Vi o seu programa no Goucha e fiquei muito bem impressionado pelos seus relados de viagem.
Não lhe tomo muito tempo mas, apelando para a sua experiência, pretendo saber como faz a sua segurança dentro do Camper durante o sono.
Tenho uma autocaravana Burtner, usada, desde 2020. Já fiz algumas pequenas saídas mas, o ano passado, fomos assaltados numa área de serviço da autoestrada Bordeaux – Paris (à saída de Bordeaux) Durante o sono sem que nos tivessemos apercebido do arrombamento da porta lateral da frente e do furto de documentação e dinheiro. Ficamos com 1 Euro…. Na gendarmerie e no Consulado lá resolvemos a situação o melhor possível.
Por este motivo, como as suas viagens são de alto risco, muito grato ficaria se me elucidasse dos seus meios de segurança interna quando repousam.
Desejo-lhe muitas viagens e novas explorações.
Com os meus melhores cumprimentos
Jorge Almeida Santos
Moita
olá , bom dia !
obrigado pelo comentário.
faz parte do ba=ba dos viajantes autocaravanistas , quando viajam em França , nunca em caso algum pernoitar numa área de serviço ; é mais que sabido que há fortes possibilidades de serem assaltados : introduzem por uma das várias pequenas aberturas da AC um gás soporífero ( de venda livre em França ) , esperam uns minutos ”et voilá” entram e saem quando querem sem que os ocupantes acordem …….levam o que querem !!
isto já se passou com MILHARES de companheiros de todas as nacionalidades , vem em todos os livros e blogs …
a única maneira de o evitar ( além de não pernoitar em A.S. ) é colocar – – – – – como nós temos – – – – um pequeno dispositivo de alarme que alerta para qualquer tipo de gás no interior da AC que não seja o que nós respiramos normalmente ; assim , por exemplo , se houver uma fuga de propano através da tubagem e que chegue ao fogão , soa o alarme , se alguém introduzir por maldade um qualquer gás no habitáculo ….soa o alarme !!!
lamento a vossa perda.
um abraço
dabvid estrela
Muito bom dia companheiro David,
Agradeço imenso a sua atenção e comentário bem circunstanciado. Na realidade a França é um país onde assaltam viaturas com frequência e descurei a segurança logo na entrada. Basta olhar para o chão nos lugares mais frequentados para se verem fragmentos de vidros partidos dos carros assaltados.
O seu Blog é de extrema importância e utilidade quer pelo tipo de informação quer pela sua disponibilidade.
Vou instalar na minha AC um sensor e analisar com espírito “policial” os locais onde estacionar. Lamento vivermos num mundo pior que a selva. Vivi dois anos no Brasil e regressei a Portugal o mais depressa que pude. Corroborando as suas impressões sobre aquele país, não é um lugar adequado a caravanistas tranquilos. Lá mata-se e só depois rouba.
Meu caro David, desejo-lhe as melhores felicidades e ficarei atento ao seu Blog e explorações na companhia da sua esposa.
O meu abraço!
Jorge Almeida Santos