BRASIL
Posted in BRASIL, DIÁRIO, LADO PRÁTICO on 22/03/2016
INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE O BRASIL
MOEDA : 1€ = variou entre 3.80 e 4.10 reais
VISTO : NÃO É NECESSÁRIO
C.P.D. : NÃO É NECESSÁRIO
GASÓLEO : varia imenso consoante a zona , apenas se deve usar o S-10 que é o melhor mas mesmo assim é de fraca qualidade ; a gasolina é de muito má qualidade ( usámos na mota ) tem apenas 89 octanas a MELHOR , a regular nem se fala……..; em média geral pode-se considerar o preço do gasóleo como 2.95 reais/ litro
ESTRADAS : em geral de qualidade média / baixa ; auto-estradas com portagens não muito caras mas de baixo nível ; algumas estradas nacionais normais de piso excepcional mas com elevadas portagens !
SEGURANÇA : todos os cuidados são poucos , atenção redobrada no RIO DE JANEIRO e em SÃO PAULO
POLÍCIA : muito visível mas manifestamente em quantidade insuficiente ; nas estradas os controles policiais são praticamente inexistentes , infelizmente….
CUSTO DE VIDA : médio-baixo para a maioria dos produtos
ACAMPAR : deve-se ter máximo cuidado com a escolha do local….
ÁGUA : fácil de obter mas é necessário perguntar sempre se se pode beber
GÁS : tivemos alguma dificuldade em obter GPL pois tivemos que procurar uma fábrica de gás
ELECTRICIDADE : nuns locais usam 110 V noutros 220 V , é necessário perguntar
INTERNET : muito , muito má mais própria de um país do 3º mundo…..
ENTRADA NO PAÍS : muito simplificada
SAÍDA DO PAÍS : demasiado simplificada……
REDE CELULAR : bastante boa
REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA : PORTUGAL tem logicamente embaixada em BRASÍLIA e consulados por todo o país
CAMPINGS : existem inúmeros por quase todo o lado mas a esmagadora maioria é de muito má qualidade , nada que se compare aos campings europeus- – – – -mesmo aos mais fracos !