BUCARESTE

Realmente pior do que SOFIA não podia ser e os romenos piores do que os búlgaros também não pelo que

embora não tivéssemos ficado deslumbrados nem com BUCARESTE nem com os campos atravessados até aqui , ficámos contentes por vários motivos : a cidade é muito mais colorida do que imaginávamos , tudo é bem mais barato do que em Portugal , muita gente a falar inglês e os que não falam , nós fazemos um esforço suplementar e entendemos minimamente o romeno !

Cidade muitíssimo movimentada , os engarrafamentos são constantes e enormes já que as avenidas são muito compridas e largas , cabem pois muitos, MUITOS carros : mais uma vez a VESPA foi extraordinariamente útil ! Aliás no camping onde ficámos instalados ( creio ser o único em Bucareste ) um casal de suecos  mordia-se de inveja pois em 2 dias vimos mais da cidade e arredores do que eles numa semana….. Abundam os bons centros comerciais de alta qualidade e apenas a 1 km do camping temos um deles , com um fantástico CARREFOUR com tantas qualidades de pão que….até irrita !

 

todo o tipo de pão , misturam com cebola( uma delícia ! ) , com azeitonas aos pedaços , com nozes , com bocados de chocolate , com frutos secos , enfim….com tudo o que se lembram !

 

alguns dos pães têm cerca de 80 cms de comprimento e quase 30 cms de largura….,

 

 

Aliás toda a cidade respira comércio por todos os poros , os locais de restauração são imensos e a comida uma delícia ( principalmente os muito variados snacks de toda a espécie ).

Francamente até estávamos com algum receio antes de aqui chegarmos pois na Europa Ocidental a imagem da ROMÉNIA nem é das melhores tudo por culpa dos ROMAS (ciganos) , dos exímios falsificadores de cartões de crédito , dos guarda-costas , dos pedintes e dos carteiristas ; mas um romeno em Portugal tinha-me dito para não me preocupar nem com os ROMAS nem com os pedintes e carteiristas- – – – – – – apenas para me preocupar em não usar de forma alguma o cartão de crédito em lojas ou nas ATM’s ; ora bem ,ele até tinha razão : ciganos ……nem vê-los , de acordo com quem me avisou , eles partiram todos para a EUROPA OCIDENTAL onde a  mendicidade lhes dá fortunas…..; pedintes há realmente alguns mas estão todos no chão a pedir , não em pé , não se agarrando às pessoas como na ÍNDIA por exemplo….; carteiristas , felizmente não tivemos qualquer má experiência e tomámos sempre as maiores precauções…..; há sim os típicos esquemas com os taxistas , estes são conhecidos por arranjarem sistematicamente esquemas mirabulantes para enganarem o turista, uma MAFIA do pior que há. Aparte de tudo isto , esta capital tem algum interesse , enfim , relativo  mas sempre melhor do que SOFIA ; é claro que se a compararmos com outras capitais da EUROPA DO LESTE com por exemplo PRAGA ou BUDAPESTE  , BUCARESTE fica a uma larga distância mas mesmo assim , merece uma visita.

Antes que me esqueça, e esqueci-me no post anterior , as notas romenas têm o seguinte aspecto :

são fabricadas num papel-tecido extremamente suave , com uma impressão muito elegante e , a exemplo de algumas notas de outros países , também têm uma parte transparente no lado esquerdo que lhes dá um aspecto muito sofisticado

 

O principal motivo turístico em BUCARESTE é sem dúvida o PARLAMENTO , enorme edifício que era para ser anteriormente o PALÁCIO PRESIDENCIAL do malogrado NICOLAU  CEAUSESCU  : imponente e majestoso , são os dois adjectivos que melhor se adaptam ao dito , uma construção quase única no mundo pois a seguir ao PENTÁGONO este é o maior edifício administrativo do mundo !!! Começado em 1984 , e ainda não terminado , é claro que o ditador nem chegou a discursar das suas varandas : como sabem , foi executado em 1989 ! 12 andares, 3100 quartos e 3.3 BILIÕES DE EUROS depois fazem DISTO um verdadeiro elefante branco …………………….MAS NÃO DEIXA DE SER IMPONENTE !!!

 

uma das laterais…..

 

Mas felizmente a cidade tem muitos outros edifícios nobres, elegantes e dignos de se apreciarem , assim como largas e compridas avenidas , autênticos boulevards : aliás NICOLAU CEAUSESCU quando mandou destruir uma série de quarteirões de prédios e desalojar largos milhares de pessoas para que fosse construído o BOULEVARD UNIRII com mais de 3 km de comprimento , fez absoluta questão que o mesmo fosse mais largo que os CAMPOS ELÍSEOS………………….e assim foi feita a sua vontade por uns meros 6 metros !!!! ORA TOMEM LÁ FRANCESES……!!! Pena que as largas dezenas de fontes ricamente trabalhadas estejam inoperacionais…….e secas !

banco

 

museu

 

banco central da roménia

 

edifícios universitários

 

Uma das outras principais atracções é a CATEDRAL , não ficámos desiludidos mas também não nos impressionou….

 

 

 

 

 

Mas os  3 dias que aqui passámos deram e sobraram para dar incontáveis voltas à cidade e visitar tudo o que tínhamos nos nossos apontamentos e ainda mais !

 

a faculdade de medicina

 

o arco do triunfo ! CEAUSESCU tentou de inúmeras maneiras copiar o que tinha visto em certas capitais europeias…

 

sala de concertos

 

administração militar

 

edifício da TV ( mas não estou certo )

 

universidade

 

E pronto , BUCARESTE já era , agora segue-se BRASOV , SIGHISOARA , os MARAVILHOSOS CASTELOS DA TRANSILVÂNIA , AS MONTANHAS CARPÁTIAS  e um ou outro eventual encontro com o CONDE DRÁCULA, antes de atingirmos a UCRÂNIA………………….MAS ISSO É JÁ OUTRA HISTÓRIA !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “BUCARESTE”

  1. Maria Melo diz:

    Olá, Companheiros David e Marília:
    Gostei do que vi e, como sempre, a descrição é excelente. Tem, na realidade, edifífios magníficos e, é certamente, uma cidade digna de visita.
    Desejo-vos continuação de uma boa viagem e, de preferência, sem encontros com o Conde Drácula.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira !
      definitivamente vale a pena visitar a ROMÉNIA , É LONGE MAS JUSTIFICA PLENAMENTE.
      neste momento estamos na terra do DRÁCULA
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!
    Fiquei deslumbrada com a imponência dos edifícios mais magestáticos da Roménia! Nunca imaginei. Aliás, a Roménia sempre foi para mim aquele tipo de país que não me entusiasmava visitar. Com essa amostragem, se algum dia se proporcionar tal visita, vou ficar encantada por ver, no local, os vossos apontamentos de reportagem.
    E por falar em reportagem, se o sector da panificação desse hipermercado é assim, penso que devem ter feito muitas comprinhas de outros “comes” para prosseguirem viagem.É de aproveitar os preços mais baixos.
    Continuação de boa viagem e muita sorte.Vão visitar o palácio do Conde de Drácula? Fala-se que as paisagens circundantes são, um tanto, medonhas.
    Beijinhos

    • admin diz:

      nós e acho que a maioria das pessoas faz uma ideia errada deste país que , km a km se tem revelado uma super-surpresa !
      as paisagens na TRANSILVÂNIA são fabulosas e eu acho que um dia regressaremos…
      beijos

  3. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes
    Fico contente por esta cidade ser muito mais interessante e ter vários pontos que merece a pena visitar.Curiosamente no noticiário de ontem da SIC,emitiram uma reportagem sobre Bucareste,onde se realizaram umas olimpíadas em que os participantes tinham de gerir uma empresa virtualmente,e obter os melhores resultados. Participaram milhares de equipas,de variados países e Portugal obteve um honroso 8º lugar.Quanto ao elefante branco que descreves e mostras,segundo a jornalista o ditador começou por dizer que seria o palácio do povo e depois chegou a habitá-lo.Continuação de boa viagem por terras do Conde Drácula,mas quanto a mordidelas no pescoço só as de amor.Beijocas .

    • admin diz:

      olá ana!
      pois cá estamos , incólumes até agora….
      esta noite dormiremos numa das terras ”draculianas” SIGHISOARA
      BEIJOS

  4. António diz:

    Olá Amigos,
    Ainda bem que as coisas vão melhorando.
    Também já me tinham dito, que Bucareste tem “evoluido bastante”.
    Vou ver se tb faço uma visita, talvez no próximo ano.
    Tudo de bom e continuação de boa viagem

    Cumprimentos

    António e Ivone

    • admin diz:

      olá antónio ,
      não é só BUCARESTE que é interessante , todas as partes da ROMÉNIA que atravessámos são muito bonitas , cheias de artesanato e as pessoas amáveis , vida barata !
      um abraço
      david+marilia

  5. estrela diz:

    Marília

    Aproveitando que já passa da meia noite e porque não tenho a certeza de poder fazê-lo mais tarde, quero deixar-te aqui um beijinho e um grande abraço de parabéns. Que esta viagem te proporcione, também, uma comemoração especial. Mesmo longe da família e do país, estou convicta que o chefe da banda não vai deixar passar este momento sem uma jantarada especial. Como da última vez o teu aniversário foi tornado público no site, estou de consciência tranquila de não cometer nenhuma inconfidencialidade. Por isso, aqui vão os nossos votos de muita saúde, alegria e que tudo corra bem por aí, para que no regresso possamos fazer outro brinde! Hip! Hip! Hurra!

    • admin diz:

      a marilia agradece a e manda beijinhos , com desejos de saúde para todos vós

  6. Cisfranco diz:

    Olá vivam!
    Ainda bem que as coisas estão melhor. Gostei muito, como sempre, das descrições. Tinha a ideia que a Roména fosse pior do que dizem e também não esperava que a Bulgária fosse tão má. Os seus descritivos são espetaculares e as suas aventuras (a que já estamos habituados)são do melhor. Então esse controle na fronteira anterior e a v/ actuação é demais! Continuação de boa viagem e boas reportagens.

    • admin diz:

      obrigado por comentar e quanto à ROMÉNIA , acho que quase todos têm uma ideia errada do país.
      um abraço
      david+marilia

  7. Hola chicos!!

    Que lindas fotos, y que lindos lugares!! Dan ganas de irse a recorrer…
    Aprovechamos para felicitar a Marilia por su cumpleaños… que si no nos falla la memoria creemos que es hoy. Feliz cumpleaños Marialia!!!
    Ah! Probamos el vino! Muy rico! Se nota que es casero… Y los amigos que lo han probado… han felicitado a los vinicultores!!

    Un abrazo grande!!! Y a seguir el estupendo viaje!!

    • admin diz:

      hola amigos !
      muchas gracias por comentaren y por al final probaren el vino!!! cuando fueren de nuevo a Portugal saben que tendran todo el vino que dedehen
      besitos
      david+marilia

  8. Olá David e Marília
    Começo por desejar que o aniversário da Marília tenha sido bem festejado.
    Obrigado por me fazerem recordar essa cidade. Como já disse anteriormente estive aí no ano seguinta ao da execução do presidente Ceausescu e o palácio estava todo entaipado e guardado pela policia ou militares e dizia-se que até as torneiras eram de ouro. Ele realmente para conseguir o sonho dele, destruiu os bairros existentes à volta e até igrejas, mas ficou bonita essa larga avenida e foi pena as fontes estarem secas pois quando eu fui estavam a funcionar e eram magníficas.
    A partir daqui vai começar a ser tudo novo para mim e irei segui-los com maior interesse, se isso fôr possível.
    Um abraço e boa viagem.

    • admin diz:

      a Marilia agradece a gentileza.
      um abraço desde a Ucrânia
      david+marilia

  9. Zé vieira diz:

    Caros companheiros: os parabéns, atrasados, à Marília e os votos que a viagem continue a decorrer sem incidentes. Actualizei hoje as vossas descrições de viagem e é sempre uma descoberta e o aprender como contornar as dificuldades que sempre se deparam a um viajante. Obrigados pela ajuda. Um forte abraço da Luísa e Zé Vieira

    • admin diz:

      a Marilia agradece e eu também agradeço o facto de nos continuar a ler .
      um abraço
      david+marilia

  10. Luis Almeida diz:

    Caros Marília e David,
    Como mais vale tarde que nunca, aqui ficam os nossos parabéns à aniversariante.
    O tempo disponível não tem sido muito mas é sempre bom, ao final do dia, ler as vossas crónicas e viajar convosco.
    Confesso que tinha ideia errada da Roménia. É um destino que não faz (fazia) parte da minha agenda (bem como a Bulgária).
    Esse Palácio Presidencial do Ceausescu é realmente alguma coisa do outro mundo.
    Saudações e continuação de boa viagem!

    • admin diz:

      estimado Luís Almeida
      na realidade mais vale tarde que nunca! ainda bem que não se esqueceu de nós———-outros sim !
      a Marilia agradece e manda um beijinho.
      TODOS têm uma ideia errada da Roménia , há que visitar…….antes que mude !
      um abraço
      david+marilia

  11. Carla diz:

    Prezados Marília e David

    Se a Romênia é longe para vocês, imagine para nós brasileiros! Estamos indo, eu e uma amiga, ao final de Maio/2016. Estou devorando seus posts! Belíssimas fotos, excelentes dicas e comentários!

    • admin diz:

      olá carla !
      desejo-vos uma óptima viagem e estou certo que irão gostar da roménia ; eu penso que pobreza não é de modo algum sinal de sujeira/desleixo/porcaria e a roménia é um bom exemplo disso, ao contrário de outros países pobres onde ( infelizmente ) a sujeira,o lixo,a porcaria abundam (bulgária,haiti,etc ) , resumindo , é tudo uma questão cultural…..
      obrigado por comentar e seguir o nosso blog
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks