E DE NOVO NO INFERNO DAQUELA ESTRADA……..

Chegados a VIENTIANE depois de novo martírio de mais de 300 kms de buracos e crateras absolutamente medonhas,sobre esta capitaljá nada há a crescentar,sobre o caminho desde o norte,bom qualquer descrição que se faça peca por defeito; a juntar aos vários problemas que afligem a ”estrelinha” e principalmente os seus donos,vem-se agora juntar mais um : um estranho guinchar na parte traseira faz-me desconfiar de sobremaneira que um dos amortecedores traseiros está doente……..; eu realmente admiro-me como a AC tem resistido a tantos elevados e incríveis esforços,parece mesmo que estamos a ser SUPERIORMENTE protegidos pois as enormes crateras,os imensos desníveis etc a que a AC tem sido sujeita já teriam danificado muitos 4×4……

É muitíssimo complicado e desgastante conduzir nesta ”estrada” ,não é que os laocianos sejam malucos como os azeris ou os turcos ou os uzbeques,eles até são cordiais e educados ; a questão põe-se no lastimável estado daquela picada que une as duas cidades mais importantes do país ; é absolutamente vergonhoso para um governo deixar que uma via de comunicação tão importante e ainda por cima onde circulam largas dezenas de turistas diariamente,chegue ao ponto incrível onde chegou em que nem sequer por vezes sabemos por onde passar tal a quantidade e profundidade das crateras !!!! Mas claro,há dinheiro que chega e sobra para umas substanciais forças armadas,por exemplo……

Infelizmente os locais nada podem fazer ou dizer,as pessoas pura e simplesmente não se manifestam,se calhar até o querem fazer mas….não o fazem; e chama-se ”isto” REPÚBLICA POPULAR E DEMOCRÁTICA DO LAOS……………; é que eu não acredito minimamente que os indigenas não sofram também com o lastimável estado dessa estrada,pois eles circulam nela aos milhares e há DEZENAS de firmas de camionagem com todo o tipo e tamanho de autocarros que,obviamente,também sofrem nas suas viaturas os agrures de tão miserável picada !!!! ADIANTE……. senão ainda vou dentro………..Na zona de PHONSAVAN (nordeste do LAOS ) existe algo de curioso e que nós visitámos,podendo agora mostrar-vos; numa enorme área bastante afectada pelos bombardeamentos aéreos americanos aquando da guerra do VIETNAME,existem desde tempos imemoriais que não podem ser quantificados misteriosos jarrões gigantescos talhados em granito e dos quais não se sabe nem a origem nem o uso,etc ; em virtude de serem feitos em pedra e não conterem qualquer substância orgânica,não há testes possíveis de serem realizados para se determinar a idade dos ditos,e assim o grande mistério vai persistindo……….; por se encontrarem numa zona que foi fortemente bombardeada,os trilhos a percorrer são delimitados por placas e cordas pois existem ainda muitos artefactos por explodir e praticamente todos os anos há ”aventureiros” mortos ou desmembrados…………..; veem-se igualmente muitas enormes crateras das gigantescas bombas largadas pelas fortalezas aviadoras chamadas B-52 :

 

Não vale a pena mostrar mais JARS pois eles são aos milhares e muito semelhantes entre si ; sabe-se que existem pelo menos há mais de 2000 anos mas pouco mais se sabe sobre o assunto.Mudando de assunto ,vamos ver o que de mais interessante tem o LAOS : as montanhas !!! São verdadeiramente espectaculares e com uma densidade de vegetação como nunca vimos antes , assim como um verde lindíssimo; em geral estão parcialmente cobertas de nuvens nesta altura do ano e apetece realmente fotografar cada uma delas :

 

 

 

 

 

 

 

E chega de montanhas………….; a noite passada dormimos à beira da estrada numa aldeia ainda a cerca de 180 kms de VIANTIANE ; nessa aldeia havia um templo budista com um mural muito……………sui generis ,eventualmente representando o MAL mas o engraçado era que apenas as mulheres eram sacrificadas cruelmente………..

A ESTRELINHA FOI A ATRAÇÃO DA ALDEIA,FAZIAM FILA PARA A VER POR DENTRO………

 

Como todos sabem a capital do LAOS , VIANTIANE, fica mesmo,mesmo junto à fronteira com a TAILÂNDIA , é só atravessar a chamada FRIENDSHIP BRIDGE e entra-se na potência regional do sudeste asiático mais desenvolvida industrial e comercialmente ; é sem dúvida outro mundo aparte,o que nos deixa bastante mais descansados quanto à ”saúde” da AC pois a haver qualquer grande problema que a imobilize totalmente ,na TAILÂNDIA há soluções que nos outros países onde temos estado ultimamente não há ! Assim vamos atravessar a fronteira amanhã e……entrar noutro mundo !!! INTÉ !!!!!!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “E DE NOVO NO INFERNO DAQUELA ESTRADA……..”

  1. Maria Melo diz:

    Olá Marília e David:

    A Estrelinha tem mesmo um ar cansado! Pudera!
    Continuação de boa viagem, com saúde e sorte.
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo !
      se fosse APENAS o ar cansado dáva-mo-nos por muito felizes……
      um abraço
      david+marilia

  2. AURELIO RAPOSO diz:

    OLÁ AMIGO DAVID PEÇO DESCULPA DE FICAR TANTO TEMPO SEM DAR SINAL DE VIDA MAS SEMPRE QUE POSSO DOU UMA OLHADA ÁS SUAS NOTICIAS E SEMPRE LHE DESEJO MUITA SORTE E CORAGEM ISSO FELIZMENTE NÃO LHE FALTA.ESTOU ENCANTADO COM ESSA SUA AVENTURA E CÁ VOU SONHANDO QUE UM DIA TAMBEM SEREM UM REFORMADO VIAJANTE,VÃO APROVEITANTO O MELHOR QUE POSSAM E BOA SORTE TAMBEM PRÁ ESTRELINHA E OS AMIGOS DAVID E MARILIA RECEBAM UM ABRAÇO DESTE NOVO MAS SINCERO AMIGO AURÉLIO RAPOSO

    • admin diz:

      olá aurélio!
      não tem importância estar uns tempos sem comentar,há os que NUNCA comentam……..é bem pior !
      lá chegará o tempo em que se vai fartar de passear…….
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Apetece dizer, estão quase em casa! Esse regresso deverá ser feito com todas as cautelas, já que o estado da estrelinha é bem “estafadinho”. Que dizer sobre esta última parte da viagem? Que a boa sorte vos continue a acompanhar. E sabem que mais? A FIAT bem podia oferecer-vos uma AC nova e levar essa para um “museu”, para mostrar as capacidades desse veículo; com as fotos que foram tirando ao longo dos meses, dos percursos, do estado dos pisos, que melhor propaganda para a marca, não me dizem?? ….ehehehe
    As montanhas são, na realidade, um deslumbramento! E sobre esses gigantescos vasos em pedra dispersos pelos montes, sugerem-me depósitos enormes para alimentos,em épocas bem recuadas, à semelhança de outros existentes em Portugal, de dimensões muito mais modestas e igualmente encontrados nos altos das serras. Pode ser uma explicação mas só os arqueólogos se poderão pronunciar.
    Ursinho amarelo já se encontra em funções em terra alheia e com a mudança de casa não tem tido tempo nem para se coçar!
    Continuação de boa saúde e de boa viagem!
    Beijocas

    • admin diz:

      a FIAT nem em sonhos faria isso quanto mais na realidade…….
      a estrelinha vai ter que hibernar durante um par de meses no SPA da FIAT e no SPA da SOLVANA,esta viagem tirou-lhe anos de vida !
      beijos

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Realmente essa estrada é verdadeiramente atroz,não admira o ar cansado da Estrelinha por ter de passar esse suplício depois de tantas aventuras. Quanto ás montanhas são realmente muito bonitas. Agora que o regresso se aproxima,eu sei David que a tua vontade de regressar é pouca e o Japão é uma tentação, espero que tudo corra bem e a Estrelinha seja valente até ao fim. Tudo a correr bem e beijinhos.

    • admin diz:

      realmente a minha vontade de regressar é muito pouca mas a marilia também manda e não quer continuar mais um par de meses ; por mim,JÁ AGORA, ia até ao JAPÃO pois nem é assim tão longe e haveria a vantagem da enorme quantidade de barcos disponíveis JAPÃO-PORTUGAL ; mas o JAPÃO, que a Marilia não conhece , sendo um país super-interessante mas obscenamente caro,tornar-se-ia muito económico de AC além de que……………..também seríamos os primeiros portugueses a ir ao JAPÃO de AC………….; mas a Marilia não quer,paciência !!!
      beijos

  5. Benedita diz:

    São cada vez melhores as fotos e as descrições! Ao longo da viagem têm-se especializado na « reportagem » e olhem que tem valido a pena ,pois não há nada melhor que conhecer qualquer país em toda a sua essencia,viajando pelo interior e contatando as suas gentes .Eu opino que as cidades só têm de belo os monumentos e alguma arquitetura específica da região ,tudo o mais são selvas de cimento e de poluição a todos os níveis.Continuo a afirmar que, de qualquer « modo » livro ,televisão ,filme ,etc,a vossa aventura deve ser divulgada a todo o público .BOM REGRESSO !!!

    • admin diz:

      olá benedita !
      muito obrigado uma vez mais pelas simpáticas palavras,quanto ao livro/tv/filme……………………….nãh! não há jeito suficiente para tal………………..
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks