E JÁ NÃO HÁ AVENTUREIROS NESTE PAÍS ???????

Ainda a próxima viagem ( EUROPA DO NORTE E CENTRAL ) não começou ,ou seja , ainda a procissão vai no adro ,  já está na hora de começara pré-preparar uma outra aventura,pois não acho de modo algum que viajar durante 4 meses pelas grandes capitais da EUROPA seja uma aventura,melhor chamar-lhe ”KID STUFF”………(ou ”brincadeira de crianças”) de tal modo a EUROPA   é fácil quando comparamos os seus países com os que nós os dois visitámos nos últimos 2 anos…..; as nossas viagens para destinos ”diferentes”normalmente demoram vários meses a serem preparadas.

A EUROPA  oferece (quase) tudo o que desejamos,se tivermos dinheiro para gastar perante tanta disponibilidade de oferta; basta ter dinheiro e temos (quase) tudo o que queremos,temos tudo facilitado e sem esforço nenhum ! Queremos água ou despejar a cassette??? Fácil !!! Mais km menos km lá encontraremos ou um camping ou uma área de serviço que a troco de alguns euros satisfazem as nossas necessidades…….; queremos comer ???? UFF!!! É andar uns metros e aparece logo um restaurante,um snack-bar,uma coffee-shop,uma qualquer tasquinha  onde é só escolher pelos menus- – – – – – – no lado esquerdo os pratos,no lado direito os preços !!! Queremos ver monumentos ??? Facílimo !!!! Basta tomar um city-tour e eles mostram-nos tudo…………….tudo o que eles querem que nós vejamos!!! Queremos ir de A para B em qualquer país ??? Elementar meu caro,para que servem os inúmeros GPS disponíveis no mercado ???Queremos combustível para a AC ??? É só andar mais 2 km que logo aparece uma nova estação de serviço…..;Queremos falar com os (poucos) disponíveis ao diálogo ???? PIECE OF CAKE !!! Se este não fala inglês fala francês,senão todos falam ”portunhol” depois há os que falam tudo e mais alguma coisa,depois, mais 200 menos 200 km mudamos de idioma….; queremos ser vistos e indesejados em alguns países??? É só escolher……E assim por diante. ENFIM TUDO ESTÁ FACILITADO DE MODO A QUE O TURISTA TRADICIONAL GASTE O SEU DINHEIRO DE UMA FORMA ORDEIRA E SOBRETUDO………ORGANIZADA !!! Ora é exactamente aí que nós (Marilia e David) não alinhamos………nem foi para isso que comprámos uma AC !!! A nossa ideia de viajar ,de descobrir algo novo,etc nada tem a ver com a  tradicional maneira de fazer turismo….

Eventualmente devem ter reparado que eu escrevi por duas vezes ao cimo do texto a palavra QUASE ; pois é ,há uma coisa na realidade que a velha EUROPA não oferece de modo algum e é exactamente isso que nos faz efectuar  este tipo de viagens longínquas e anormais : a AVENTURA,o descobrir o DIFERENTE, a PROCURA  diária do bem-estar de uma maneira diferente,a constante ADRENALINA,o NÃO MAIS DO MESMO…………….; é isso que procuramos e é por isso que queremos sempre ir a países pouco conhecidos e onde tenhamos que ”fazer pela vida” de um modo económico e diferente do modo de viajar europeu ! Queremos e procuramos a AVENTURA  por rotas distintas, mas atenção ,  a aventura bem calculada ,medida , estudada e ponderada !!! . Deste modo temos tido o privilégio de conhecer largas centenas de pessoas ,cidades ,comidas e monumentos, tudo diferente do que apreciamos na EUROPA ,  enfim ,temos desfrutado o que muito mas mesmo muito poucos portugueses tiveram a sorte de ver ,provar e conhecer………….; e assim queremos continuar,  desde que tenhamos saúde,algum dinheiro e algumas forças para nos aventurarmos por esse mundo fora !!! E é claro………..enquanto houver ”estrelinha” que aguente as tormentas e estragos , e já agora,enquanto houver uma SOLVANA que os resolva……… !!!!!!

Neste momento e pensando a longo prazo,por que é necessário fazer planos com cabeça,tronco e membros, estamos a estudar duas hipóteses para podermos realizar uma delas em 2013 :

1) ou começar a tal longa viagem ALASKA – PATAGÓNIA a ser feita por etapas intervaladas um par de meses e durante mais ou menos  18 a 24 meses,eventualmente a começar nos E.U.A. + CANADA ,embora esta viagem seja muito complicada de se realizar,por variadas razões.

2) ou alternativamente uma outra que seria ligar LISBOA a TOKYO quase sempre por terra , isto é, LISBOA  – VLADIVOSTOK (RUSSIA)  e daí um barco para a COREIA DO SUL e depois um outro outro para o  JAPÃO,sendo que o regresso se faria por via aérea (pessoas)+barco( AC ) ; já agora aproveitando-se para se dar um ”saltito” à MONGÓLIA……

TERMINO  EXACTAMENTE COMO COMECEI , LANÇANDO UM DESAFIO  : E JÁ NÃO HÁ AVENTUREIROS NESTE PAÍS ????

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “E JÁ NÃO HÁ AVENTUREIROS NESTE PAÍS ???????”

  1. José Ramos diz:

    Eu sou aventureiro, mas sou um teso.
    A vontade é enorme, mas … estudando o orçamento, para lá das burocracias necessárias… hoje não ganhei o euromilhões, mas se até lá ganhar o euromilhões se… como ia dizendo … o euromilhões me sair, eu garanto`desde logo que fazia essa viagem. Para ser claro, o meu orçamento para o global seria mais ou menos uns 40 euros/dia, seja, uns 1200/mês. Claro, estou sózinho, com companhia poderia distribuir os gastos, o que não é o caso.
    Não gosto de ser o primeiro a comentar, peço desculpa, mas deu mesmo vontade de responder.

    • admin diz:

      por favor não peça desculpa por ser o 1º a comentar,a maior parte das pessoas lê mas não comenta…………..infelizmente ! agradeço-lhe ter comentado !!!
      realmente se os € 40/dia são suficientes para a RUSSIA já o mesmo não acontece com a EUROPA e especialmente com o JAPÃO ; depois haveria que contar com o transporte aéreo+o transporte marítimo para o regresso……
      um abraço
      david+marilia

  2. Daniel diz:

    Porquê da viagem E.U.A. + CANADA , ser muito complicada de se realizar?

    • admin diz:

      se na América do Sul não é assim tão difícil ,já na América do Norte e Central ”a coisa” pia mais fininho……,passo a explicar para quem não faz a mínima ideia.
      1º a corrente eléctrica nos E.U.A. +CANADA é de 110 volts e as nossas AC apenas estão preparadas para 220 V
      2º nos E.U.A.+CANADA como gás apenas usam L.P.G. e embora essa mistura possa ser usada nas nossas AC o problema é que o mesmo não se vende em botijas como o propano ou butano ou LPG na EUROPA ,mas sim todas as AC já vêm com o seu depósito de gás ,depósito esse que se enche normalmente numa estação de serviço como qualquer outro combustível ; ora instalar um depósito de gás LPG propositadamente,além de ser caro há o problema de a AC não estar preparada para esse espaço extra…..
      3º burocraticamente é extremamente complicada a importação temporária de uma AC da EUROPA para E.U.A.+CANADA,a papelada é tanta que é desmotivante….
      4º são quase inexistentes as companhias de seguros dispostas a segurar uma AC estrangeira sem que o condutor tenha uma residência nos E.U.A. e as autoridades não aceitam um seguro europeu de modo algum ,é obrigatório o seguro local !
      5º o transporte da AC da EUROPA para os E.U.A. e/ou CANADA é bastante elevado,deve-se contar com o mínimo de € 4.500.00 / ida ou volta…..
      6º a passagem da AMÉRICA CENTRAL para a AMÉRICA DO SUL não se pode fazer por terra e por mar é bastante difícil pois são muito poucos os barcos que podem levar uma AC desde COLON / PANAMA para BARRANQUILLA / COLOMBIA e ,francamente,duvido imenso que por aquelas paragens se arranje um FLAT-RACK……
      7º mesmo que se conseguisse fazer tal travessia até BARRANQUILLA depois até chegar a BOGOTÁ ter-se-ia que atravessar parte do território da ……………..”coca” ,o que não é lá muito atractivo,especialmente com uma AC europeia……..
      E ASSIM POR DIANTE !!!!!!!!!!! NÃO É NADA FÁCIL E NÃO TEM NADA A VER COM AS VOLTINHAS QUE SE DÃO OU EM PORTUGAL OU PELA EUROPA CIVILIZADA……
      Qualquer outra questão não hesite em colocar
      um abraço
      david+marilia

      • Manuel Vitorino diz:

        Solução?
        Deixar a Estrelinha em Arruda City…e ir alugar uma AC nos States 🙂

        • admin diz:

          alugar é muito caro,a solução seria ou será comprar uma em 2ª mão com 5 ou 6 anos de uso,sai super-barato !
          um abraço
          david estrela

  3. AURELIO RAPOSO diz:

    Amigo David,de facto essa aventura pelas Américas não é tão fácil como poderá parecer,já agora recorde-me a data da próxima viagem pela Europa sff.Um abraço.

  4. José Ramos diz:

    Sobre a viagem na América (travessia N/S), a solução não poderia ser a de comprar uma carrinha usada, Bedford, por ex., que seria descartável no final da viagem? Preparar uma carrinha para duas pessoas não é dificil, sai barato e pode fazer a faena.

  5. Edurana diz:

    Amigos Estrelas:
    Haver aventureiros há, falta é euros. Para quem não os tem, como eu,já é um previlégio ter alguem que nos deixe navegar com eles, embora através da escrita e imagem. E é com todo o gosto, e sem inveja que vos sigo, desejando-vos a melhor sorte e saude do mundo, e agradecer-vos as horas de prezer que passo a ler-vos e ver.
    Um grande abraço

    • admin diz:

      muito obrigado pelo seu simpático comentário.
      estamos de acordo consigo embora,permita-me uma pequena ressalva : há quem não tenha dificuldades financeiras para viajar mas tenha muitas outras dificuldades,tais como MEDO,TIMIDEZ,FALTA DE INICIATIVA,FALTA DE ESPÍRITO DE AVENTURA,TACANHEZ e por aí fora………..
      É bom escrevermos para pessoas como você !
      um abraço
      david estrela

  6. estrela diz:

    Já estou como o leitor José Ramos: ai…se me saisse o euromilhões…
    Paciência, tesa como estou, vou-me consolando com o sonhar acordada, lendo as vossas aventuras e imaginando-me ao vosso lado. Acompanhando os relatos e vendo as fotos, com um pouquinho de imaginação, quase sinto os cheiros e os sabores. Mas nada se compara, bem entendido, à adrenalina que se sente no momento exacto dos acontecimentos, tal como actividades circenses sem rede…
    Ponderando todos os prós e contras…acho uma boa opção a saída para Tóquio, talvez seguindo o trajecto do Trans-siberiano (esta era uma das minhas aventuras mais sonhadas…)e rumar ao Japão. O norte da américa do sul, tal como dizes, é muito complicado e perigoso por causa da maldita coca. Enfim, aguardemos sugestões, pode ser que vocês se entusiasmem com outros rumos…
    Beijinhos

    • admin diz:

      o trajecto do transsiberiano é na realidade o único caminho possível para se atravessar a RUSSIA de oeste para leste,pois indo mais para norte não só as estradas são lamaçais permanentes como o frio aperta a sério durante a maior parte do ano ! tenho um livro que descreve em grande promenor essa realidade , escrito por 2 motards que fizeram esse trajecto,um deles é um conhecido actor de cinema.
      beijos

  7. Luis Almeida diz:

    Para quem já não tenha compromissos profissionais que o impeçam de alinhar numa odisseia destas, o que infelizmente não é o meu caso, há sempre a possibilidade de tentar arranjar patrocínios.
    Os tempos não são de vacas gordas mas um projeto bem preparado e apresentado, tem possibilidades de ser apoiado por terceiros.

    David & Marília: e que tal a Route 66 em AC? 😉

    Abraço.

    • admin diz:

      já fizemos alguma parte do que resta da route 66,fizemos o mid-west ( em carro alugado e aproveitando para ver SUCESSIVOS CONCERTOS DO NEIL DIAMOND…..)e não tem nada a ver com a artificialidade que se mostra nos filmes………a realidade é bem diferente !!! de qualquer modo,viajar pelo interior dos states é realmente uma experiência invulgar !
      quanto a arranjar patrocínios ………nem em sonhos ,na época actual !
      um abraço
      david+marilia

  8. Caríssimos Marília e David
    Nos tempos que correm, é claro que o ”comum dos mortais” ainda que tenha vontade, engenho, espírito de descoberta… não tem concerteza o ”guito” para viagens desse kilate…
    Como sabem já ”desci” 2x à Guiné-Bissau em Autocaravana ( impróprio para a idade e para o tipo de viatura )… já corri a Europa (e continuarei), do Cabo Norte à Capadócia (queiramos ou não, fica na Àsia), Bósnia Herzegovina, etc e tal…
    Mas… o ”guito”… é o caraças…
    Haja saúde
    Aproveitem, já que podem.
    O meu abraço
    António Resende

    • admin diz:

      não é preciso assim tanta ”guita”como tu deixas entender,há viagens na EUROPA bem mais caras,é só fazerem-se as contas e comparações……; quando não se sabem valores fora da EUROPA então tende-se a comparar o que …..não é comparável !
      de qualquer modo,não deixo de ter razão no meu post pois há incontáveis casos – – – – – – – – e tu sabes perfeitamente que é verdade pois acabas por conhecer mais autocaravanistas do que eu- – – – – – – -que têm meios económicos,têm tempo,têm todas as possibilidades de conhecer novas paragens,mas…………………………preferem acomodar-se,tu sabes António que eu tenho razão !! Obviamente sem te tirar razão a ti e a outros que,desejando aventurar-se…..não o podem fazer : uma coisa é querer e não poder ,outra coisa é poder…………e não querer !!!
      um abraço para ti
      david+marilia

  9. Talvez interesse a vcs a leitura deste blog de companheiros brasileiros fazendo o roteiro que sonham nas Américas:
    http://www.travessiadasamericas.com.br/2012/01/key-west-estradas-fantasticas-sobre-o-oceano-e-muita-diversao-no-final-3/

    Abraços

    • admin diz:

      muito obrigado pela informação,seguramente vai ser útil no futuro !
      um abraço
      david+marilia

  10. estrela diz:

    Meninos, fui bisbilhotar o link sugerido pelo casal Graça e Renato e acho que vale a pena!!!! O pouco que vi entusiasma qualquer um!Porque não entram em contacto com eles? quem sabe, arranjariam parceiros para uma nova aventura!

    Beijinhosssssss

    • admin diz:

      eu também já o estive a ler um par de horas ; e tu pensas que é só pegar na AC e arrancar???? se calhar não leste que a preparação da viagem deles começou a ser feita em………….2007!!!!!
      reparaste que agora fazem posts apenas de tantos em tantos MESES???????
      beijos

Trackbacks/Pingbacks