E UMA INDIA QUE NÃO VEM NOS GUIAS………..
Tendo pernoitado numa estação de serviço ( o que aliás fazemos muito frequentemente pela enorme conveniência que traz….) algures entre HYDERABAD e CHENNAI
tive uma ideia : conhecer um pouco da outra INDIA isto é,a INDIA inacessível ao turista tradicional,a INDIA só possível de ser visitada em transporte próprio e com tempo,ou seja dois factores a nosso favor ; apesar de ambos já estarmos um pouco ”fartos” da INDIA,das suas malditas estradas e dos seus inenarráveis condutores,e sobretudo desejosos de mudar de alimentação e de………………………..higiene visual assim como de higiene olfactiva……………tomámos a decisão de rumar a uma remota e quase inacessível praia na costa , escolhida ao acaso no mapa e com um nome difícil de memorizar ,duvido mesmo que se possa localizar facilmente,tentem através do GOOGLE EARTH : chama-se RAMAYPATHAM e fica a cerca de 250 km a norte de CHENNAI ; depois de sairmos da ”auto-estrada” andámos vários kms por caminhos de terra batida tendo finalmente chegado a esta aldeia de pescadores composta por umas dezenas de cabanas de adobe e palha e onde no início fomos olhados como autênticos extra-terrestres………….; é uma aldeia ”plantada” à beira-mar que vive essencialmente da pesca e de algum gado caprino que circula livremente; a comunicação com os indígenas é bastante engraçada pois logicamente como não há ninguém que sequer arranhe o inglês, ”falamos” por gestos,por desenhos,por todo o tipo de mímica que se possa imaginar……..
Definitivamente passam fome pois foram muitos os que nos vieram pedir comida por gestos, tendo nós distribuído alguma apenas às mulheres mais idosas; não nos deixam sós um minuto que seja,rodeando a AC a toda a hora às dezenas !!!! abrimos o toldo e colocámos as cadeiras e a mesa no exterior e os pedidos de visita ao interior da AC começaram a ”chover” não tendo parado por…..horas !!!!
Decidi passear um pouco pela aldeia e em cada casa que passava era convidado a entrar no pátio e ,como por artes mágicas” , aparecia de imediato uma simples cadeira de plástico onde me convidavam a sentar….; é claro que as ”conversas” se resumiam ao número de filhos que cada lar tinha,e pouco mais ……..
Tomámos um belíssimo banho de mar,eu de calções de banho , a Marilia de jeans e camisa………..(noblesse oblige…..) e fomos fotografados a cada minuto com os seus telemóveis, como se de seres estranhos fosse o caso !!! Pasmaram-se quando decidi tomar um breve duche com o chuveiro exterior da AC e ,como os indianos não são minimamente ”meigos” a pedir- – – – – – – – – – são quiçá o povo mais pedinchão do mundo- – – – – – – – tivemos largas dezenas de pedidos para …….jantarem connosco,ou seja……………………………hospitalidade no sentido inverso da coisa !!!!!
Por qualquer razão , a pesca faz-se durante a noite foi-me explicado que os barquitos saem cerca das 2 da manhã e regressam cerca das 7 da manhã ; compreendi que o peixe pescado é pouco e pequeno ( aonde é que eu já ouvi a mesma queixa ???? ), pelo que durante o dia a esmagadora maioria dos pescadores ocupa o seu tempo a jogar às cartas e alguns a remendar as redes : vidas simples……..
Os homens adoram ser fotografados , já as mulheres mostram quase sempre uma enorme relutância sendo necessário ou uns truques ou muita persistência………; a maioria das crianças até aos 2 ou 3 anos anda semi-nua , já os de idade escolar andam com o seu obrigatório uniforme,normalmente bastante sujo…………………..mas não deixa de ser um uniforme; aliás em todas as escolas na INDIA os /as alunos/alunas usam uniforme. Nesta região da INDIA vêem-se muitas mulheres de cabelo curto,algo impossível de ver no resto do país pois as mulheres usam todas o cabelo bastante comprido e os adornos faciais com predominância do nariz nunca faltam,embora a esmagadora maioria ande descalça; os homens usam essencialmente um pano mais ou menos comprido consoante o gosto,à volta da cintura ,comparativamente como nós os ocidentais enrolamos uma toalha depois do banho……
Não sei se por uma questão de higiene se por mau hábito,os homens passam a maior parte do tempo a coçar os genitais ( ou será por tédio??? ) e fazem-no com o maior dos descaramentos……..; têm hábitos que para nós são um pouco complicados de assimilar ou sequer compreeender mas obviamente nós não estamos aqui para mudar os seus hábitos…… ; outros exemplos de ”qualidade” : a frequência com que cospem violentamente sendo que o escarro normalmente é avermelhado ou esverdeado,devido às substâncias que mascam a toda a hora……; para qualquer lado onde estejam virados se lhes apetece ……………….sai mijinha,esteja quem estiver ao pé……..!!! ENFIM A INDIA COMO ELA REALMENTE É,A INDIA QUE NÃO SE VISITA EM VIAGENS ORGANIZADAS,A INDIA QUE DE TANTAS COISAS POSITIVAS E DE TANTAS COISAS NEGATIVAS NÃO PÁRA DE NOS ATRAIR…………..
Acabámos de chegar a CHENNAI ,última cidade da INDIA e onde embarcaremos a nossa ”casa” para PORT KLANG na MALÁSIA; como hoje é sexta-feira vamos ”fazer praia” até 2ª feira próxima quando iniciaremos os contactos pessoais com os vários agentes de navegação que já conhecemos ”no papel” tendo em vista a obtenção do melhor frete possível para o FLAT-RACK de 40 pés necessário para o transporte marítimo; de acordo com os inúmeros sites visitados dos viajantes que já efectuaram esta travessia,serão necessários tipicamente 3 dias úteis para ”exportar” a AC e na MALÁSIA serão necessários cerca de 4 dias úteis para tratar de toda a imensa papelada para a desalfandegar pelo que temos pela frente trabalho burocrático até dizer que chega !!!!
Estamos novamente a utilizar internet em banda larga , razão pela qual foi possível publicar as supra-citadas fotos num par de horas.INTÉ !!!
Relato colorido, pleno de informação, que surpreende. E mais: as fotos são documentos a arquivar. Então os “barcos”, meu Deus, os barcos são um espanto! É neste registo que mais gosto de Vos acompanhar… Embora o que goste mesmo é de ter notícias da Vossa aventura!
Continuem a viagem com satisfação e sucesso.
muito obrigado uma vez mais pelas suas amáveis palavras de incentivo,mensagens como a sua desafiam-nos a continuar com mais e melhores posts…
um abraço
david+marilia
É preciso ter estofo para ir visitar a “verdadeira” India. Na primeira foto dá para perceber bem a diferença entre a AC e as casas indianas. Assim se explica o facto de “serem extraterrestres”.
Desejamos uma boa viagem e um grande abraço com muita amizade
olá pedro e cláudia
é preciso ter estofo sobretudo para aguentar tanta miséria,tanta pobreza e tanta fome ao nosso redor,sabendo que todo o auxílio que prestamos é insignificante em relação às necessidades extremas que observamos…..
obrigados pela vossa mensagem
era bem que ouvese internete com banda larga em todo lado assim podiamos ver mais fotos;;;;; mesmo se à algumas indianas bonitas sao poucas o povo è feio !!!pergunta a ac nao nota diferença no gasol ??? muito boa praia cuidado com o sol !!!!!!!
olá mário,
antes que me esqueça diz à graça que os trabalhos de construção civil na india são maioritariamente feitos por mulheres……ehehehehehehehe
nota-se alguma diferença no gasóleo aqui e acolá ou seja nem em todas as bombas ele tem a mesma qualidade…….; rapidamente chegámos à conclusão que quanto mais antiquada é a estação de serviço pior é o gasóleo……
o sol aqui é muito inofensivo,o nosso queima muito mais fortemente!!!
um abraço
vivam
relatos espantosos! Uma maravilha!
boa continuaçao de viagem!
muito obrigado pela sua simpatia ! espero que continue a apreciar os próximos posts e sugiro-lhe que espreite dentro de um par de dias a rubrica HUMOR DA INDIA !
um abraço
david+marilia
Caros amigos
Puxa vida: relato fantástico de uma outra India. Por vezes penso que após esta vossa viagem podereis dar umas conferências das inúmeras experiências que a viagem vos proporcionou. Aqui fica o repto e eu terei mito gosto em participar.
Ou, entao, porque não a publicação em livro? Acho que o mercado carece de relatos de viagens em livro….
Um abraço do
Carlos Gama
o livro seria apenas para quem sabe REALMENTE escrever………
as ”conferências” serão dadas se e quando houver interessados !
um abraço
david+marilia
BOM DIA SENHOR DAVID ESTRELA
AQUI VAI A RESPOSTA QUE ME MANDARAM
MAIS UMA VEZ BEIJINHOS PARA VOÇÊS QUE SÃO UNS CORAJOSOS
Los Gas Propano y Butano son LPG (Gas liquido de Petróleo) porque se encuentran en fase liquida en las botelhas
En las botelhas normalmente se encontra Propano o Butano.
El gas de las gasolineras casi siempre es una mistura de 50% P y 50% B
Es Gas Metano 8Natural Gas) es siempre en forma de gas
RESUMINDO E REMATANDO À BALIZA : POSSO OU NÃO USAR AQUILO A QUE NA ÁSIA CHAMAM ”LPG”??????
UM ABRAÇO
DAVID ESTRELA
Ora viva, meninos,cá estou de volta à realidade e com saudades! Custa a adaptação mais aqueles imprevistos que vos falei…mas até foi bom, perdi algum peso!!! ehehehe
Pelas imagens, essas praias têm bom aspecto para dares uso ao material de pesca que compraste naquela praia de Goa.De preferência, à noite, tenta lançar do areal.
Já têm marcado o dia de embarque em Chennai? Agora é que vocês vão mesmo descansar um pouco, enquanto aguardam já na Malásia o desembarque da Estrelinha, excluindo o tal trabalhinho burocrático indispensável. Estou a imaginar….hotel, boa comida, SPA, etc, etc, etc.
Vou esperar, com todo o interesse, os posts de humor.Agora com banda larga,e sem a estrelinha para conduzir e fazer manutenção, têm montanhas de tempo para nos saciarem a curiosidade!!! lol
Que tudo corra bem no embarque e que tenham boa viagem pelo ar até à Malásia.
Beijocas cá da malta…..
Com a enorme quantidade de trâmites burocráticos a tratar,não vai sobrar muito tempo para descansar…..é que a filha da estrelinha faz mais falta do que se possa imaginar !
beijos
Para um casal de espírito aberto como vocês “lidam bem” com as duas faces que têm conhecido da India mas sem dúvida que será mais agradável presenciar o seu lado mais bonito, têm no entanto a vantagem de conhecer o verdadeiro país e poder partilhá-lo connosco a milhas de distancia.
Um abraço e continuação de boa viagem.
olá beneton!
é na realidade um privilégio conhecer esta diversidade….
beijos
david+marilia