G P L
A esmagadora maioria dos companheiros autocaravanistas gasta apenas uma ou no máximo duas botijas de gás por ano ( normalmente propano ) , contudo para aqueles que por vezes fazem viagens mais longas ou por largos períodos de tempo
não há dúvida que o mais aconselhável é instalarem um ou dois depósitos de GPL , pois este gás é fácil de encontrar por quase todos os países ; infelizmente eu não me tinha apercebido desta possibilidade mais cedo caso contrário já teria posto em prática todo este processo.
Mas passo a elucidar : primeiro que tudo o GPL ( GÁS DE PETRÓLEO LIQUEFEITO ) ou internacionalmente conhecido por LPG em inglês ou até GLP em castelhano , não é mais do que uma mistura em proporções variáveis de PROPANO com BUTANO , sendo este último na maioria dos casos numa baixa percentagem ; claro que os dispositivos das nossas autocaravanas ( fogão,forno,boiler e frigorífico ) aceitam normalissimamente esta mistura chamada GPL , sem qualquer problema para os aparelhos ; a instalação em paralelo com as botijas tradicionais de gás é bastante fácil de ser feita por técnicos de GPL e ronda os € 850 para 2 depósitos de 104 litros de gás de capacidade, contudo há que tomar em conta que NUNCA se podem encher o(s) depósito (s) acima de 80% da sua capacidade nominal , por razões de segurança , mas felizmente existe uma válvula que não permite o enchimento de qualquer depósito acima dos tais 80% da sua capacidade nominal ; assim , 2 depósitos de 52 litros cada levam no máximo 83 litros de gás GPL , o que grosso modo equivalem a 4 botijas normais de 13 kgs ( 20 litros de gás ) ; os depósitos são na maioria dos casos cilíndricos e há-os de todas as capacidades , tudo depende do espaço que se tem por debaixo da autocaravana , aí sendo normalmente colocados ,extremamente bem seguros ao chassis da viatura .
A vantagem de se colocarem os depósitos em paralelo com as 2 botijas tradicionais de gás é que ficamos com uma tremenda autonomia de 120 litros de gás , o que nos dá facilmente para 5-6 meses contínuos de consumo ; mas , na realidade a grande vantagem está no factor preço , pois o GPL custa na ordem dos € 0.76 / litro e o seu rendimento é cerca de 20% superior ao tradicional propano ; uma outra enorme vantagem é o facto de ser bem cómodo chegarmos a uma estação de serviço e ……… enchermos o depósito como se de gasóleo se tratasse …………… ,é prático , é seguro , é económico e acabaram-se as danças das constantes e irritantes trocas de botijas de gás por todo o lado !!!
Há vários instaladores espalhados pelo país , contudo nem todos os que transformam carros de gasolina para GPL , fazem a instalação em autocaravanas , mas apenas alguns ; a maior dificuldade nem é técnica mas sim prática , isto é , como colocar em perfeitas condições de segurança, estabilidade e numa horizontalidade a 100 % perfeita um ou dois enormes cilindros de aço por debaixo do chassis , quando normalmente estes instaladores não têm elevadores preparados para levantar bem alto as CC , é um árduo trabalho que tem de ser feito ………no chão de barriga para o ar !!! Há que colocar um redutor especial pois o débito de GPL não deve ser igual ao das botijas , em que a pressão recomendada é de 30 mbares .
Parabéns, você conseguiu…… Imagino a dificuldade que foi fazer essa instalação…
Os equipamentos aceitaram bem a pressão? Andei pesquisando por aqui, no Brasil, e não descobri ninguém que tenha feito essa adaptação… Todos utilizam esses inconvenientes botijões que mudam de bico em cada país aqui da América latina.
Abraços !!!
olá josé !
obrigado por nos continuar a seguir.
não foi nada fácil fazer esta instalação do GPL mas de certeza que vai valer a pena !!!
um abraço
david+marilia
Excelente ideia!
Apenas uma questão. Não seria ideal (se possível) colocar uma “chapa” para proteger de eventuais pancadas na parte inferior da AC, atingirem os depósitos?
Abraço
Moreira
olá companheiro !
para esta viagem que se vai iniciar não andaremos em estradas de ”calhaus” pelo que tal protecção afigura-se desnecessária mas no futuro……..nunca se sabe ! isto apesar de os cilindros serem feitos em aço de 4mm de espessura.
um abraço
david+marilia
Olá Companheiro David.
Penso que vai valer a pena. para quando a GRANDE VIAGEM ??
Um abraço
Pires Cozinheiro
olá Pires !
a……..GRANDE VIAGEM é sempre a próxima…!!! estamos quase a partir- – – – – – – só falta o quase !
um abraço
david+marilia
Estimado David,
Li atentamente todo texto relacionado com a instalação do sistema GPL na Autocaravana o que, na minha opinião, não podia ser mais elucidativo e esclarecedor.
Realmente, o mais provável, tendo em conta as enormes vantagens do sistema será decidir por essa solução na minha autocaravana.
Aceite os meus agradecimentos; e o meu abraço, com estima.
Com amizade, sou,
L.Lucas DaSilva
olá lucas da silva !
ainda bem que o post foi proveitoso para si ; mesmo que não se façam grandes viagens de vários meses , a economia no custo do gpl em relação ao propano é bastante significativa ( o gpl por kg sai bem mais barato do que o gás propano em botijas ), além de ser muito mais prático encher o depósito/cilindro uma vez ”quando o rei faz anos” do que andar sempre a acartar bilhas de gás às costas …….
obrigado por comentar
um abraço
david+marilia