HÁ DESERTOS E HÁ DESERTOS…….
Afinal o DASHT-E-LUT ao sul do IRÃO e a caminho do PAQUISTÃO não só não meteu medo como não nos fez mal algum
a não ser pela temperatura de 46º C que se sentia bem dentro da AC ; ligar constantemente o ar condicionado não é opção já que o motor pode sobre-aquecer,houve pois que …..aguentar!!!!
Por causa do intenso calor e para tentar (sem sucesso…) arrefecer um pouco o motor da ”desgraçada” foram feitas várias paragens de vários minutos mas quem ficou a ganhar foram os muitos iranianos- – – – – especialmente camionistas- – – – – -que passavam e se riam,tiravam fotos com o telemóvel e diziam (penso eu!!! ) em FARSI : mas o que é que estes palermas vêm para aqui fazer ????
Realmente a única vantagem de parar torrando ao sol é que as baterias da AC ficam tão carregadas pelos 3 painéis solares que à noite é um fartote de luz gasta…..
Quando se entra no PAQUISTÃO em viatura própria,não há dúvida que se receia pela vida não só devido à maneira suicida como eles conduzem mas também pelo facto de se estar pela primeira vez a conduzir um veículo deste tamanho pela ESQUERDA!!! Pois,parece não ser nada do outro mundo,até se fazer a primeira ultrapassagem : não se enxerga o trânsito que vem contra nós……….NÃO HAVENDO AJUDA É MUITO,MUITO COMPLICADO E ARRISCADO FAZER UMA ULTRAPASSAGEM….!!!
A saída do IRÃO foi tão,tão ,tão simples que eles até se esqueceram de carimbar o meu passaporte,isto é ,se algum dia regressar ao IRÃO vão estranhar como é que eu saí com estas fronteiras……à prova de bala !!! Já a entrada no PAQUISTÃO foi demorada , burocrática e…..super mal cheirosa !!!! Pena que não tenham inventado ainda câmaras de filmar com sensores de cheiro…..,de qualquer modo manda o bom-senso que não se filme uma fronteira a não ser que se tenha a certeza ABSOLUTA que (1) não nos estão a observar e (2) não irão passar a pente -fino as filmagens feitas – – – – – como acontece frequentemente no TURQUEMENISTÃO! São zonas consideradas nestes países MUITO SENSÍVEIS e ser apanhado a filmar uma fronteira ,o mínimo que nos pode acontecer é barrarem-nos a entrada……………………E PODE NÃO HAVER OUTRA ENTRADA!!!!
Caros Marília e David:
Admiro a vossa coragem e sagacidade ao proporem-se e, sobretudo, realizarem esta viagem. Desejo que tudo continue a correr bem e que nos presenteiem com os vossos relatos que sigo atentamente. Continuação de boa viagem.
Maria Melo
maria melo,
muito obrigado pela simpática mensagem!
hoje ,dia de descanso em MUTAN-PAQUISTÃO com net rápida e confortável hotel (merecido….) vamos tentar escrever um par de posts
estejam atentos….
um abraço
RECTIFICO : MULTAN – PAQUISTÃO