IMPRESSÕES SOBRE O MONTENEGRO

 MONTENEGRO é um país muito pequeno , cerca de 15% da área de Portugal e um país recente , resultado de uma ”combinação política” devido à guerra dos anos 90 nos BALCANS ; é um país extremamente montanhoso que vive bastante à custa do turismo , russo ,alemão , holandês , francês e italiano .

A parte mais interessante do país é a sua orla costeira , com pequenas cidades espalhadas ao longo da sua rochosa e espectacular costa , cidades essas que subsistem basicamente devido às suas praias de águas cristalinas e absolutamente limpas ( devido à ausência de indústria …) ; algumas dessas cidades são mais desenvolvidas devido à existência de resorts de luxo e casinos ; as principais são : KOTOR , BUDVA , SVETI STEFAN , PETROVAC , TIVAT , HERCEG NOVI e ULCINJ ; nós visitámos a totalidade , tendo apreciado sobretudo SVETI STEFAN , mas os futuros visitantes não pensem que ali vão encontrar uma qualquer CÔTE D’AZUR………longe disso !!!

A gastronomia deste país nada tem de relevante , utilizando imenso os típicos pratos italianos de massas….. È um país algo interessante de se visitar mas apenas de passagem , não justifica minimamente uma propositada deslocação !

Os locais não primam pela simpatia , penso que a adesão à U.E. lhes subiu à cabeça ; o mais negativo deste país é sem dúvida as quantidades astronómicas de lixo espalhado que se vêem por toda a parte , o sentido civilizacional destas gentes deixa imenso a desejar…..(aliás os livros-guias alertam precisamente para esse facto……) , passearem de carro e deitarem as garrafas de água pela janela fora parece ser sem dúvida um dos desportos nacionais!!!

Algo que também nos impressionou negativamente é a maneira como conduzem , nomeadamente os ”arranques” malucos que adoram fazer , tipicamente como os russos !!!

A manifesta falta de pontos de interesse levou a que não visitássemos sequer a capital PODGORICA , pois não só os livros dizem nada ter de interesse , como os locais nos informaram ser uma perda de tempo a deslocação propositada a tal cidade.

NOSSA NOTA DE 0 A 20 : 12

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.