MOSTAR

A sensação que temos , quando entramos neste país vindos da alegre CROÁCIA é que regressámos a um  passado não muito longínquo , e isto porque a diferença entre este país e a CROÁCIA é enorme ; começa logo na fronteira , com centenas de casas não rebocadas , isto é , com os tijolos à vista , e quando se chega a MOSTAR , a quantidade de prédios que ainda se vêem esburacados pelos buracos das balas é enorme : falta dinheiro para tudo ! Há turistas mas é um turismo muito mais pobre do que na CROÁCIA, vê-se logo…….

A selvajaria que se apoderou de todos os intervenientes na guerra civil que se estendeu por vários anos na EX-JUGOSLÁVIA, ocasionou não só muita destruição pessoal/humana mas também patrimonial , e no caso concreto de MOSTAR , o património não era só deles – – – – – – – –  – — – – – – – – era igualmente PATRIMÓNIO MUNDIAL !!! Refiro-me exactamente à conhecida STARI MOST (PONTE VELHA) com quase 500 anos e que foi arrasada pelos bombardeamentos sérvios  de 1995  tendo sido posteriormente reconstruída- – – – – – – – – – MAS JÁ NÃO É A MESMA COISA , POIS NÃO???

De qualquer modo , há duas razões primordiais pelas quais os milhares de turistas visitam MOSTAR ; os de diferentes e variadas nacionalidades vêm a esta conhecida cidade pela sua PONTE VELHA e pela sua CIDADE VELHA , não há muito mais para ver ; depois há os……..italianos , que aqui chegam diariamente aos largos milhares , vindos em peregrinação de toda a ITÁLIA e cujo único propósito é visitar um local a alguns kms de MOSTAR chamado MEDUGORJE e onde supostamente a VIRGEM fez uma aparição em 1981 a alguns adolescentes ; tipo FÁTIMA ou LOURDES ….mas na  BÓSNIA …….; as camionetas carregadas de italianos chegam aqui a cada  MINUTO , e depois da peregrinação feita lá partem para DRUBOVNIK para o regresso a casa por ferry-boat ! Aparte disso , nada mais há que ver ou fazer , por isso aqui ficam as fotos :

 

 

 

 

 

 

mais parece uma cópia ”made in china”…….

 

 

toda em cimento cru no interior , talvez a igreja católica mais feia do planeta…..

 

infelizmente há muitas assim…..

 

Vamos embora para SARAJEVO , que esta está mais do que vista !!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “MOSTAR”

  1. Maria Melo diz:

    Olá Companheiros Marília e David:

    Continuação de boa viagem por terras não minhas conhecidas.
    Não estava à espera que saíssem já, desta vez parece que não avisaram.
    Tudo de bom.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo.

    • admin diz:

      olá companheira, seja bem-vinda !
      não tínhamos a certeza absoluta da data da partida, por isso….!!! MAS CÁ ESTAMOS , e contentes que nos acompanhe de novo
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá,meninos!
    Folgo por saber que estão óptimos.
    A travessia da Bósnia não me encantou, talvez pelo ar acinzentado das cidades. As montanhas são verdejantes mas penso que não vão andar por elas. Passei por Sarajevo como cão por vinha vindimada. A razão foi simples: estava um dia chuvoso que carregou ainda mais de cinzentos as casas, ruas, tudo. Não senti qualquer impulso bom para visitar a cidade, logo, continua desconhecida para mim. Daí, rumámos a Belgrado. Portanto, façam um bom relatório para todos nós, leitores assíduos!
    Recomendo, vivamente, que façam uma cópia da lista dos pratos culinários que vos interessam (brincadeira….). Há quase trinta anos ninguém falava nada de línguas estrangeiras e andei quase uma semana a comer sempre o mesmo, pois era o único prato de que conhecia o nome e andava escrito num papelinho. Penso que hoje não existe esse inconveniente. O turismo levou a que as línguas principais estejam bem divulgadas na restauração e comércio.
    Continuação de boa viagem!
    Beijocas

    • admin diz:

      percorremos uma parte muito significativa do país e realmente o campo é extraordinariamente bonito , ao contrário das cidades , HORRÍVEIS !
      quanto aos restaurantes , estás desfasada da realidade actual pois na generalidade os menus são em não sei quantas línguas , isto nos restaurantes para turistas , nos outros…..vê-se o que o vizinho da mesa ao lado está a comer e se tiver bom aspecto …..basta apontar !
      beijos

  3. man diz:

    Só para corrigir que a ponte não foi destruida pelos servios mas sim pelos croatas.

    Segundo a wikipedia:
    The Old Bridge stood for 427 years, until it was destroyed on 9 November 1993 by Croat forces during the Croat–Bosniak War.

    • admin diz:

      olá qualquer que seja o seu nome !
      obrigado por comentar pela 1ª vez e pela correcção , na realidade a dita foi destruída pelos croatas , fui levado pelo ”entusiasmo” de a maior parte das destruições terem sido feitas pelos sérvios…..
      obrigado pelo seu interesse
      david+marila

  4. Vivam! Embora e na maior parte das vezes “silencioso” costumo seguir com muito interesse as v. viagens.Apreciei sobretudo a da travessia da Rússia.
    Partilho algumas das vossas impressões sobre a Croácia, que essa sim, atravessei de ponta a ponta entrando pela Eslovénia. De facto nesse país, quanto mais fora dos circuitos turísticos, mais barato se torna qualquer coisa. Tem uma gastronomia fantástica (as pekas…os queijos e uns vinhos a condizer…Basta dizer que pretendia ficar 1 dia em determinado sítio à beira-mar e fiquei 10!!!
    Mostar: curioso que na sua segunda foto está o restaurante onde comemos uma das melhores grelhadas de carne de que me lembro e na quarta foto está a mesquita maior onde nos foi permitido subir ao minarete e apreciar uma vista estupenda da cidade. Sim, a cidade tinha ainda muitas marcas da guerra.Ironia: a UE foi tão generosa na reconstrução da Croácia (interesses austríacos, alemães e italianos) e tão forreta em relação à Bósnia.Tirando Sarajevo, os donativos foram insignificantes. Politiquices à parte, estou atento à vossa viagem pois aprende-se imenso convosco. Desejo-vos uma excelente viagem!
    JC

    • admin diz:

      olá novamente !
      não me admiro minimamente que tenha ficado 10 dias a banhos naquela costa , realmente é uma costa muito bonita.
      novamente gratos pelos seus amáveis comentários , esperamos continuar a merecer o seu futuro interesse.
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks