O DESERTO DO SAHARA

A ideia que a esmagadora maioria das pessoas tem sobre o deserto , é uma interminável cadeia de montes , maiores ou menores , mas apenas de areia , ou seja : DUNAS ;

isto porque tal imagem está desde há muito associada a inúmeros filmes , onde aparecem tais montes de areia : ERRADO !!!

Passo a explicar : na grande maioria da sua incrível extensão ( o maior deserto do mundo ocupa mais de 1/3 da área total do continente africano com cerca de …….9.000.000 de km2 e passa por 11 países africanos ! ) o deserto é constituído por uma superfície plana , pedregosa , cinzenta e…..super monótona , onde brotam aqui e acolá algumas plantas sem significado e palmeiras dispersas ; depois aqui vai outra surpresa para a maioria de vocês : a existência de  inúmeras montanhas , formando extensas cordilheiras , havendo algumas montanhas de altura considerável :

 

 

IMG_6117

 

 

IMG_6118

 

 

IMG_6131

 

 

IMG_6133

 

 

IMG_2636

 

 

a maioria das pessoas nunca imaginaria o DESERTO DO SAHARA com este tipo de montanhas ( eu também não....)

a maioria das pessoas nunca imaginaria o DESERTO DO SAHARA com este tipo de montanhas ( eu também não….)

 

 

IMG_6196

 

 

 

 

 e só depois vem o chamado ERG , o que as pessoas normalmente associam ao deserto : AS DUNAS = montes e montes sem fim de areia , mais amarela ou mais branca  ( consoante a zona e a posição do sol ) , e onde despontam , para bem do HOMEM , aqui e acolá , verdejantes oásis , repletos de palmeiras , existindo mesmo alguns ( um deles visitámos !!! ) que possuem nascentes termais !

 

 

IMG_6135

 

 

IMG_6152

 

 

IMG_6148

 

 

o deserto e o KSAR GHILANE ao fundo

o deserto e o KSAR GHILANE ao fundo

 

Chamar-lhe árido , escaldante , inóspido , selvagem e outros adjectivos  como tais é pouco , muito pouco para tanta aridez e imensidão , embora nós apenas tenhamos atravessado uma ínfima parte , quase insignificante desta enorme massa de ” terra” pobre , areia solta, muito cascalho , escassos animais e raras plantas, se exceptuarmos os oásis aqui e acolá ,que nos vão refrescando mais o espírito do que as nossas gargantas ressequidas e cheias de um pó fino que parece penetrar , aliás , penetra mesmo no mais minúsculo buraco ou fenda , tanto do nosso corpo como na nossa AC……….( aprendemos por experiência própria que a areia do deserto nada tem a ver com o que nós designamos normalmente por areia , é mais  um PÓ extremamente fino ); na realidade não chegou a 1500 kms o que percorremos em estradas ….assim-assim pelo SAHARA , atravessando raramente minúsculas  povoações e/ou seus oásis , desde que saímos de MEDENINE  até chegarmos a KAIROUAN , tendo pernoitado na única cidade digna desse nome : TOZEUR ; preferimos fazer o percurso mais difícil depois de MEDENINE , isto é , pela estrada secundária C-104 em vez de tomarmos a nacional P-16 : queríamos REALMENTE ver dunas , oásis , camelos , etc  enfim , andar o mais possível pelo deserto com a AC sem arriscar demasiado !!!

 Passámos por vários KSAR , que não são mais do que pequenas povoações fortificadas e construídas em adobe , quase sempre em oásis ; em Portugal , e em tempos remotos , houve alguns , sendo o mais famoso o que veio dar origem a ALCÁCER DO SAL , em ESPANHA houve imensos  ; um dos mais famosos e mais visitado na TUNÍSIA é o KSAR GHILANE , um oásis bastante frequentado por turistas , talvez o mais famoso da Tunisia : E FOI ESSE QUE FOMOS VISITAR !!!

 

KSAR GHILANE

KSAR GHILANE

 

 

no KHSAR GHILANE existe uma ''piscina'' natural com água a 38º , mas com algumas algas...( não experimentámos ! )

no KSAR GHILANE existe uma ”piscina” natural com água a 38º , mas com algumas algas…( não experimentámos ! )

 

 

as tâmaras que crescem nas palmeiras são muitas vezes um dos raros meios de subsistência dos habitantes dos oásis

as tâmaras que crescem nas palmeiras são muitas vezes um dos raros meios de subsistência dos habitantes dos oásis

 

 

a entrada no oásis KSAR GHILANE , muitos camelos : transporte+leite+carne = animal imprescindível nos oásis !

a entrada no oásis KSAR GHILANE , muitos camelos : transporte+leite+carne = animal imprescindível nos oásis !

 

 

alguem no SAHARA já provou bolachas portuguesas MARIA

alguem no SAHARA já provou bolachas portuguesas MARIA

 

 

não sei se a Marilia está a medir forças ou à espera de levar uma valente dentada !!!

não sei se a Marilia está a medir forças ou à espera de levar uma valente dentada !!!

 

 

cá para mim ela quer mesmo levar uma dentada.....

cá para mim ela quer mesmo levar uma dentada…..

 

 

acho é que o camelo não quer mais conversas....

acho é que o camelo não quer mais conversas….

 

 

o local onde pernoitámos , fora do oásis

o local onde pernoitámos , fora do oásis

 

 

pernoitámos aqui pois na continuação deste caminho , a seguir à curva , passa a ser apenas areia solta......nada próprio para a estrelita !!!

pernoitámos aqui pois na continuação deste caminho , a seguir à curva , passa a ser apenas areia solta……nada próprio para a estrelita !!!

 

 

 Como é óbvio , nos oásis existe água , e esse precioso líquido pode provir de nascentes , de leitos de rios subterrâneos ou de poços ; sofisticados canais de irrigação permitem que o precioso líquido seja aproveitado na sua totalidade ; inclusivamente , à sombra das enormes palmeiras que dão as tão apreciadas tâmaras , são cultivados legumes tais como cenouras , sêmola , plantam figueiras , laranjeiras , romãzeiras ,etc .

Bom , mas vamos-vos relatar como foi a nossa ‘’vidinha’’ pelo SAHARA : uma enorme , gratificante e inesquecível experiência, definitivamente , UM DOS PONTOS ALTOS DESTA VIAGEM ; depois de MATMATA , e apesar de nos terem dito que a AC nunca conseguiria chegar ao KSAR GHILANE , o ‘’je’’ disse que ia e…….…..foi !!! Metemos mãos à obra , quero dizer , atafulhámos a AC de combustível , água para banhos e água para beber , calculando ( MAL !!! ) que iríamos necessitar de apenas 4 litros por dia para os 2 ; felizmente levámos muito mais do que pensávamos necessitar , pois afinal chegámos a consumir 6 litros por dia…….o calor era insuportável : 48º à sombra !!! 

 

areia+areia+areia....

areia+areia+areia….

 

 

no meio do nada !!!!!!!

no meio do nada !!!!!!!

 

 

A estrada era alcatroada QUASE até chegar ao KSAR GHILANE, e ficámos tristes quando a percorremos na totalidade ( quase 200 kms no meio do nada , sem ver ”alminha” ), tristes pois o mesmo oásis estava a uns meros 1700 metros de distância em…….areia escaldante e obviamente a pesada AC nunca na vida conseguiria  ‘‘NADAR ‘‘ naquela areia !!! Ali ficámos sem saber o que fazer , a única coisa que sabíamos era que seria impossível para a AC atravessar aquele mar de areia ; nisto passa um tipo dos seus 60 anos que nos pergunta de onde éramos , o que ali fazíamos , etc , etc e perante o nosso ar desconsolado , disse : venham daí que eu levo-os !!! E assim foi !! Estacionámos a AC o chão duro onde vivem os touaregs e numa curta viagem de 2 ou 3 minutos , a uma velocidade estonteante para o carro não se enterrar na areia , desembocámos no meio do oásis , onde existem 2  acampamentos / campings ( só para os que andam de 4×4 , claro !!! QUE INVEJA !!!! ) , algumas lojas de souvenirs , um pseudo-restaurante , um pequeno hotel , um par de ”cafés ”, TUDO SOBRE A AREIA !!! Alugam-se QUADS , combinam-se passeios em camelos , alugam-se belos cavalos puro sangue árabes , etc

A afamada ’’piscina’’ do oásis era afinal o lago de onde brotava a nascente de água a 38º ( não experimentámos ) , tudo isto cerca de 2 km distantes onde vivem os nativos , digamos assim ; o pequeno hotel é gerido por uma simpática jovem canadiana , que se apaixonou por um touareg e lá vivem , felizes e contentes com 2 rebentos, com a mais próxima cidade  ( DOUZ )( se assim se pode chamar aquilo…. ) a cerca de 160 kms de distância  SEM NADA , ABSOLUTAMENTE NADA , ZERO , NIQUELES BATATÓIDES , entre o KSAR GHILANE e DOUZ : meus amigos , a isto eu chamo LOUCURA TOTAL , não AMOR !!!

Bom , e sem ser falar com a canadense , o que é que nós fizemos mais ??? Uma riquíssima experiência : andar à maluca de moto 4×4 pelas dunas do deserto !!! Usámos um guia pois caso contrário nem 500 metros teríamos percorrido ; é verdadeiramente impressionante o transtorno que a areia quente e todos aqueles montes fazem à nossa cabeça…..!!! Passados uns meros 100 ou 200 metros eu já não fazia a MÍNIMA ideia para que lado ficava o oásis , estava completamente baralhado e esse é exactamente o maior problema dos que andam no deserto ; às tantas andamos às voltas , por vezes em círculos , gastamos a gasolina que temos , bebemos a água que levamos e……..c’est fini , mes amis !!!!!!

Quase que voltei a moto 2 vezes tal o entusiasmo em subir as dunas mais inclinadas e descê-las vertiginosamente , perante os alucinantes gritos da Marilia , que ia como pendura……..Andámos cerca de 1 hora e foi exaustivo mas gratificante , uma experiência a repetir…..todos os dias se fosse possível !!!

 

apanhámos alguns sustos mas agora compreendo o entusiasmo dos participantes no PARIS-DAKAR quando andam nas dunas !!!

apanhámos alguns sustos mas agora compreendo o entusiasmo dos participantes no PARIS-DAKAR quando andam nas dunas !!!

 

O simpático cavalheiro foi-nos levar á noite já cerrada de volta à AC , estávamos a jantar , batem à porta  : POLICE !!! ok , tudo bem , em que é que eu vos posso ser útil ??? Eram dois jovens na casa dos 25 anos , armados de pistola-metralhadora e pistola à cintura MAS…….à civil !! Eu calmamente disse : como é que eu sei se vocês são polícias??? Têm identificação ??? Ficaram algo atrapalhados pois na TUNISIA os polícias são quase deuses…..; mostraram-me cada um um cartão com foto e……uns dizeres em árabe ! Eu disse , bom , mes amis , eu não sei ler ou falar árabe e para mim isso tanto pode ser um cartão policial como um cartão de um clube de  futebol de TUNIS !!! UI,UI,UI o que eu fui dizer !!! É que às autoridades policiais tunisinas não se fala assim , não é verdade??? Dá logo direito a porrada em barda….!!!! Começaram a falar árabe entre eles ( se calhar estavam a combinar a melhor forma de me limpar o sarampo!!! ) e eu aproveitei para lhes voltar as costas e meter-me dentro da AC , dando pela minha parte a conversa como terminada !!! Arrancaram na motoreta que traziam , nós terminámos o nosso belo repasto e eis senão quando passada meia-hora aparece um jeep , e…..mais 2 motoretas : tinham ido chamar reforços !!!

Batem à porta : POLICE !!! ok , 2º round , TUDO BEM , vamos a isso!!! Abri e aparece outro mais velho , já fardado , rodeado de 4 ou 5 todos armados , e pergunta qual é o problema ( evidentemente , era o chefe da banda…) ? Eu respondi : mon ami , eu não tenho qualquer problema , eu acho é que esses dois civis armados têm qualquer problema para virem bater à minha porta  a esta hora e interromperem a minha refeição! Repare , eu sou …………….JUIZ ( em certas ocasiões há que puxar pelos galões ), e no meu país , assim como em qualquer país do mundo ocidental ( civilizado , apeteceu-me dizer….), os polícias devem respeitar o descanso das pessoas e sobretudo devem evidenciar que são polícias , eu não sou obrigado a saber árabe , pois não ????? ”COMO POSSO SABER SE SÃO REALMENTE POLÍCIAS OU UNS QUAISQUER DA AL-QAEDA ”??? Tem razão , respondeu ele , desejo-lhe uma noite descansada , sabe , nós apenas queremos garantir a proteção de todos os turistas !!! Eu respondi : então não batam à porta dos turistas às 9 da noite , armados até aos dentes e à civil !!! BOA NOITE PARA SI TAMBÉM !!!

Resta informar os meus leitores que estávamos a escassos kms de uma gigantesca zona tampão , delineada pelo governo tunisino , a sul do país ,  absoluta e totalmente inacessível a quem quer que seja , a não ser às forças policiais ou forças armadas , e isto para garantir que não haja a penetração vinda do leste ou do oeste , de qualquer elemento da AL-QAEDA, vindos da vizinha ARGÉLIA ( somente a 150 km ) ou da vizinha LÍBIA ( somente a 150 km )……, e como estávamos tão perto e os policiais não estão tão habituados a verem autocaravanas…….SE VIREM NO GOOGLE EARTH ESSA ZONA DEMARCADA ESTÁ BEM VISÍVEL E FICA NO ”TRIÂNGULO” QUE É O SUL DA TUNISIA….

 

IMG_2713

 

 

Claro que depois passei metade da noite a ouvir da Marilia , que tenho sempre de arranjar complicações, que não respeito as autoridades , que qualquer dia  ainda me dão um tiro ,etc,etc…….FEITIOS !!!!!!!!!!!!!!!!

Mudando de assunto : o pôr-do-sol no deserto é algo que nunca se esquece , assim como as estrelas a brilharem tão intensamente ; é claro que o brilho é o mesmo , em pleno deserto ou na MUSGUEIRA , acontece é que ali a escuridão é ABSOLUTA !!! Um céu estrelado como eu nunca tinha visto na vida !!!!!!!!!!!!

Há uma rocha bastante engraçada no SAHARA , está a vários metros de profundidade sob a areia e os naturais  escavam bem fundo , partem-na e vendem-na aos turistas como souvenir , chama-se ROSA DO DESERTO e tem este aspecto :

ROSAS DO DESRTO

ROSAS DO DESERTO

 

Como não posso colocar aqui fotos de uma série de figuras nacionais da praça pública……….., embora a vontade seja quase incontrolável , em vez de tal  vejam só as substituições que eu arranjei :

 

IMG_6173

 

 

IMG_6168

 

 

IMG_6172

 

 

IMG_6170

 

 

 

IMG_6171

 

Depois seguiu-se TOZEUR , cidade engraçada ; para lá chegar foi necessário atravessar o enorme CHOTT-EL-JERID , um extensíssimo lago salgado seco criado há mais de 1.5 milhões de anos por movimentos tectónicos , sendo o maior lago salgado norte africano

 

 

já foi um dos maiores lagos africanos , o que resta são pequenas áreas de água salgada aqui e acolá....

já foi gigantesco , o que resta são pequenas áreas de água salgada aqui e acolá….

 

 

IMG_2716

 

Antes tínhamos visitado as cidades de KEBILI e DOUZ , ambas algo desinteressantes ; em seguida , já cansados de tanto deserto e algo receosos que a AC nos pregasse uma partida e nos deixasse apeados no meio do nada , resolvemos rumar a norte , fazendo uma estirada longa de TOZEUR até KAIROUAN , umas largas centenas de …. áridos e solitários  kms , com pequenas aldeias espalhadas aqui e acolá , e claro , controles policiais muito frequentes devido à proximidade com a perigosa ARGÉLIA !!!

 

uma das praças de TOZEUR

uma das praças de TOZEUR

 

TOZEUR (5)

 

TOZEUR é considerada a ''capital'' das tâmaras , daí este curioso monumento...

TOZEUR é considerada a ”capital” das tâmaras , daí este curioso monumento…

 

uma das entradas da cidade , com a inevitável barreira policial....

uma das entradas da cidade , com a inevitável barreira policial….

 

 

 

TOZEUR (9)

 

 

 

uma praça de KAIROUAN

uma praça de KAIROUAN

 

 

a mesquita de KAIROUAN , uma das mais importantes para o mundo islâmico

a mesquita de KAIROUAN , uma das mais importantes para o mundo islâmico

 

 

uma outra praça da cidade

uma outra praça da cidade

 

Não queria terminar sem vos mostrar algo muito interessante : os palmeirais que produzem as tâmaras , sendo que a TUNISIA é o 1º produtor mundial desse maravilhoso fruto seco ; enquanto que na EUROPA as tâmaras quase custam os olhos da cara , na TUNISIA se as queremos pagar , pagamos ( entre  € 2.00/kg e € 4.00 consoante a sua qualidade…………………..e poder de negociação !) caso contrário……………….BASTA COLHÊ-LAS DAS PALMEIRAS !!!

 

IMG_6177

 

 

são cobertas aquando do amadurecimento por estes sacos de plástico para evitarem ser molhadas por alguma chuva ocasional , o que faria com que apodrecessem

são cobertas aquando do amadurecimento por estes sacos de plástico para evitarem ser molhadas por alguma chuva ocasional , o que faria com que apodrecessem

 

 

algumas espécies , de qualidade extra , são protegidas não só com os sacos de plástico como também com uma rede protectora contra os mosquitos , abelhas , etc

algumas espécies , de qualidade extra , são protegidas não só com os sacos de plástico como também com uma rede protectora contra os mosquitos , abelhas , etc

 

 

há oásis com largos kms de palmeirais

há oásis com largos kms de palmeirais

 

A AC , embora se tenha vindo a portar excelentemente , começa a queixar-se emitindo uns barulhos nada convidativos , vindos da zona onde se deu o embate na SIBÉRIA no ano passado ( algures junto à roda dianteira direita ) ; como a última coisa que queremos é vir a reboque do DESERTO DO SAHARA  para ITÁLIA , estamos a ter os maiores cuidados !!! Seguiu-se KAIROUAN e o regresso a paisagens mais verdes , logo que foi possível ”encostámos” na direcção de SOUSSE , isto é , MAR ( !!! ) e continuámos por aí a cima , afim de tomar o ferry para a extenuante viagem de regresso ao continente europeu : TUNIS-PALERMO-CIVITAVECHIA (ROMA) : dia e meio de viagem em ferry !!!

A seguir é ROMA , uma das minhas cidades preferidas……… mas como é óbvio ……..ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , não é verdade?????

APENAS E SÓ UM P.S. : NÃO ACHAM QUE ESTA FOTO É EXTREMAMENTE PARECIDA COM A FOTO QUE ENCABEÇA O NOSSO SITE ???????

 

WWW.ESTRELASNAROTADASEDA.COM ?????????

WWW.ESTRELASNAROTADASEDA.COM ?????????

Avise-me por email sobre novas publicações !



24 comentários para “O DESERTO DO SAHARA”

  1. João Firmino diz:

    Caríssimos David e Marília
    Afastado dos comentários (mas não das leituras!) do vosso blogue já há algum tempo (fiz parte dos “leitores não comentadores!”), quero hoje deixar aqui um comentariozinho.
    Começo mais uma vez por lhes dar os parabéns pelas fabulosas descrições da vossa viagem, acompanhadas sempre por belas fotografias.
    É difícil não nos rirmos até com os vossos comentários irónicos e como resolvem situações que à partida fariam “gaguejar” qualquer autocaravanista amador (autocaravanistas profissionais, como vocês, há poucos…).
    Quem não vai consultando o vosso blogue não sabe o que perde!
    Para acabar, votos que a AC se comporte bem até ao vosso regresso, e continuação de boa viagem para os dois!
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá joão firmino !
      pois é , sem dúvida que esteve afastado dos comentários , não se lembrando que os comentários aos posts dão mais alento para quem os escreve…
      agradecemos as suas generosas palavras e esperamos que nos continue a seguir no futuro.
      um abraço e bons passeios
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Caríssimos viajantes
    Este é dos melhore posts das vossas viagens. A descrição e o humor são fabulosos. Gostei de reconhecer algumas das localidades nomeadas, o oasis das tamareiras, as rosas do deserto, o lago seco salgado …; sei do que fala quando descreve o calor abrasador para chegar a esse oasis que referiu. Os srs fazem uma dupla que não é fácil encontrar. A minha “Marília” não embarcava nessas aventuras e assim, olhe, fico com os seus belos relatos. Continuem a gozar os v passeios e bom astral sempre…

    • admin diz:

      olá cisfranco!
      muita generosidade da sua parte……
      pena que a sua cara-metade não seja mais aventureira!
      um abraço e bons passeios
      david+marilia

  3. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, por nos brindar com fotos e os comentários, que de uma forma simples e divertida, descrevem situações, que, para muitos, seriam no mínimo, complicadas.
    Pela ultima foto, parece que já estiveram aí antes?
    Que a “montada”, mesmo com um barulhinho parasita, continue até ao fim da cruzada.
    Continuação de boa viagem
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      obrigado por comentar mais uma vez , e obrigado pelas simpáticas palavras.
      a AC portou-se bem até ao final da viagem e agora vai fazer uma ….cura de águas !
      quanto à foto que refere , trata-se apenas de uma feliz coincidência já que a original do site foi fornecida pelo informático sr. rui soares e eu apenas me limitei a tirar esta que está no post , nos arredores de kairouan ; mas que são muito idênticas , lá isso não há dúvida….
      um abraço
      david+marilia

  4. Antonio Resende diz:

    … em zonas críticas… já começo a ter receios…
    Tirando isso como foi tanto km no deserto? Não tiveram nenhuma tempestade de areia?
    Já passei por duas e nem vos digo nem vos conto… tb no Sahara mas no Sahara Ocidental e na Mauritânia… é de arrepiar ver toda aquela areia/farinha a entrar por tudo que ´
    e sítio…
    Pelos vistos, desta já se safaram!!! 😉
    Abraço
    A R

    • admin diz:

      olá antónio !
      o deserto fez-se muito bem , bem melhor do que esperávamos pois as estradas eram bem jeitosas , autênticas auto-estradas se as compararmos com as ”picadas” russas ; de vez em quando havia um ou outro buraco de 20 / 40 cm mas como nós íamos devagar , tipo 50/60 kmh dava tempo para abrandar e ou desviar-nos…..no big deal !
      sobre as tempestades de areia felizmente não apanhámos nenhuma , já as apanhámos nos desertos do irão e do turquemenistão , estão descritas nos posts e há um vídeo de uma delas….vai ver !
      de resto , as estradas na tunisia foram uma agradável surpresa , há vários países na europa cujas estradas são bem piores…
      um abraço
      david+marilia

  5. maria josé azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Não há dúvida estão prontinhos para as Américas! especialmente a parte sul desse continente, só lhe digo companheiro David tem uma companheira e tanto, essa dos policias em pleno deserto até dá um friozinho pelas costas abaixo, sem contar com o calor a areia etc. Bem hajam pelas belas descrições porque para pessoas como eu que nunca teriam coragem de andar assim por essas paragens é uma boa maneira virtual de vivenciar esses lugares. A seguir Roma aí está bem uma bela cidade. Boa viagem tudo de bom.

    • admin diz:

      olá maria josé,
      as américas terão de esperar uns bons meses pois o planeamento é deveras complicado ( já lá vão 15 meses de preparação !!! ), nunca pensei que me desse tantas dores de cabeça……e afinal nem sequer tenho a certeza que iremos ; vontade temos , coragem também , AC também , mas faltam muitas mais coisas….
      obrigado pela simpática referência à marilia , muitas vezes a ”coragem” dela nasce por arrastamento : tem receio que eu me aventure sozinho !!!
      roma??? bom , roma já é outra história….
      um abraço
      davi+marilia

  6. António Garrido diz:

    Olá
    Era o post que faltava!!!
    E entra directamente no top5
    Gostamos muito das fotos e descrição
    Foi o melhor da viagem, da que mais nos encheu o olho
    Continuação de Bia viagem

    António e Isabel

    • admin diz:

      olá ao casal !
      ainda bem que gostaram , uns posts resultam melhores que outros , como é natural…
      um abraço
      david+marilia

  7. benedita diz:

    Estão de parabéns por este post « eternos aventureiros » .Desculpem a minha falta de comentários ,mas não tem sido acessível . No entanto não tenho deixado de vos acompanhar e opino que esta travessia do deserto alcançou o top nº1 no vosso livro de viagens .Obrigado por nos facilitarem essas emoções .Bem hajam e continuem.

    • admin diz:

      olá benedita !
      nota-se que tem andado….afastada , mas tudo bem !
      obrigado por comentar de novo e alegra-nos que tenha gostado do que leu e viu
      um abraço
      david+marilia

  8. ruschena diz:

    Boa dia
    Nous aussi faisons partie des “routes de la soie” et voyageons autour du monde comme vous.
    Nous avons revu avec plaisir la tunisie que nous avons visité avant les “evènements”.
    Franco-italien d’origine, nous avons laissé la France et habitons depuis peu Albufeira qui nous plait beaucoup.
    Nous repartirons sur les routes américaines et mexicaines en début d’année. Si vous êtes aussi en Algarve, on pourrait peut-être se rencontrer en CC.
    A bientôt peut-être.
    Claude Ruschena

    • admin diz:

      bom dia !
      on remercie votre commentaire et nous sommes contents de vous contacter.
      nous habitons 40 km au nord de lisbonne et surement on va se rencontrer un jour….quelque endroit dans ce petit monde…
      um abraço
      david+marilia

  9. Duarte Andrés diz:

    Olá
    Espero que tudo corra bem na viagem de regresso.
    Fiquei impressionado com estas ultimas fotos, bem diferentes das que o meu pai fez aquando da sua visita á Tunísia e também ao deserto mas de viagem organizada.
    Já agora como são os preços ai na Tunísia para alugar esses quads?
    Em relação á agua tinham que fazer algum tratamento na agua ou era potável?

    desde já um grande abraço
    Duarte

    • admin diz:

      olá duarte !
      já cá estamos e chegámos bem , felizmente!
      obrigado pelo simpático comentário ; não sei onde o seu pai foi na tunisia , mas o sahara profundo é bem ao sul…
      o quad saiu à volta de € 50 / hora , não é barato , bem pelo contrário….
      em qualquer viagem , nós NUNCA , mesmo NUNCA bebemos água que não seja engarrafada ; água contaminada é a maneira mais fácil de se apanhar uma desinteria ou algo mais grave….; em certos países mais duvidosos , mesmo para lavar os dentes utilizamos água engarrafada!
      um abraço
      david+marilia

  10. Manuel diz:

    Fantástico!
    Espetacular descrição e belissimas fotos desta “etapa”.
    O deserto é algo que me encanta e, ler a vossa descrição levou-me de viagem por essas terras inóspitas mas tão belas. Como todos os alentejanos, devo ter uma parte de sangue àrabe que me leva a gostar tanto do deserto.
    O calor do deserto esquenta até a cabeça de quem aguenta o calor aqui do sul, por isso já vos tinha falado anteriormente do problema da àgua – já chueguei a fazer consumo de 1L/hora.
    Obrigado pelo vosso texto que me pôs a sonhar.

    • admin diz:

      olá manuel !
      obrigado pelas simpáticas palavras , desejamos que os seus sonhos , um dia , se concretizem!
      saúde e até um destes dias
      david+marilia

  11. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá casal.
    Que bela experiência.
    Adorei todo o post.
    Forte abraço.

    • admin diz:

      olá josé !
      sem dúvida que foi uma extraordinária experiência ; ainda bem que gostou!
      um abraço
      david+marilia

  12. Aurélio Raposo diz:

    Caros amigos David+Marília,gostei da vossa viagem pelo deserto,também gostei dos seus comentários com os policias,só o amigo David,em relação à Argélia já pensei que quando comprasse a minha AC fazer a travessia de Marrocos para a Tunisia pela Argélia,e minha mulher que é marroquina diz que não me vai acompanhar porque é perigoso,mas eu pensava que ela dizia isto por os marroquinos não gostarem dos argelinos,agora o amigo David,fala na perigosa Argélia,será que não dá para fazer essa travessia?Um abraço,Aurélio Raposo.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      ainda bem que a sua saúde foi restabelecida!
      argélia ???? NEM PENSAR NISSO !!!!!!!!!!!!!em 1º lugar , não se pode passar de marrocos para a argélia , a fronteira está permanentemente fechada há mais de 40 anos…..; em 2º lugar , a argélia é francamente desaconselhável devido à instabilidade , muito perigoso : a sua mulher está cheia de razão !!!
      tem milhares de sítios fantásticos para passear quando comprar a sua AC , sem ser a argélia………..esqueça !!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks