O SICK,OS SIKHS E A SIC LOCAL…………….

Estou finalmente em NEW DELHI depois de ter passado 2 noites em AMRITSAR e outras 2 noites em SHIMLA e passo a explicar antes de mais o título deste post……..


O SICK: pois……sou eu que estou com uma daquelas diarreias que nem dá para contar , adiante…..

OS SIKHS : a cidade mais sagrada para estes religiosos alberga o famoso TEMPLO DOURADO que aliado à boa observação das preces e preceitos religiosos dos crentes  , justifica uma visita demorada a todo o enorme complexo do templo.


A SIC local : pois , só me faltava esta , ser entrevistado pela cadeia de televisão de AMRITSAR pois como a ‘’estrelinha’’causou um enorme reboliço e desmedida curiosidade nesta cidade de 1 milhão de habitantes , logo houve não só ‘’romaria’’ao hotel onde eu parqueei a dita mas também quem ‘’bufasse’’ para a tv dizendo que um tipo esquisito num veículo ainda mais esquisito tinha ‘’aterrado’’ na cidade……..


Comecemos pelo fim : é muito complicado explicar às pessoas por que é que se….viaja ; é uma das perguntas  da praxe a que já estou habituado : por que viaja ??? que proveito tira em conhecer tantos países , PARA QUÊ????? Bom  , com a preciosa ajuda do director do hotel e do gerente ,lá foram traduzindo as perguntas que o repórter ia fazendo; depois foi o ‘’povo’’ todo em excursão ,operador de imagem incluído , visitar a ‘’estrelinha’’ por dentro e por fora ,QUERIAM SABER TODOS OS DETALHES……; não há dúvida que , a exemplo de outros países ,o que mais os espanta e….encanta é na realidade o frigorífico e o congelador : custa-lhes a acreditar que se possa ter algo fresco enquanto guiamos! Enfim , foi engraçado e tiveram pena de não poder entrevistar a Marilia……………next time !!! As outras perguntas giraram à volta do itinerário da viagem ,o que é que eu pensava da INDIA ( another stupid question….),se era o governo de PORTUGAL que sustentava este tipo de viagens(another stupid question)…………….( eu estive para dizer que a MIM eles não o faziam ,mas a outros de certeza que já o fizeram , mas como eles não compreenderiam a piada disse-lhes apenas que no mundo ocidental quem quiser viajar tem de o fazer pelos seus próprios meios! os governos não sustentam viagens)

O SIQUISMO  é uma religião um pouco peculiar, acreditam num DEUS sem imagem , usam 5 símbolos distintos sendo os mais conhecidos o nunca cortarem o cabelo ou barba , o uso das pulseiras e o pequeno punhal à cintura; perguntei por curiosidade extrema sobre a questão do cabelo e aprendi algo : a partir dos 30 e tal 40 anos de idade pura e simplesmente por nunca ter sido cortado………deixa de crescer!!! De qualquer modo deve ser um pincel de todo o tamanho lavar quase diariamente aqueles QUILOS de cabelo!!!


O complexo do TEMPLO DOURADO é o santuário mais importante para os sikhs ,e a quantidade de rituais que se observam é demasiado extensa e complexa para aqui serem descritos; para entrarmos no complexo temos de nos descalçar(ai,ai,ai a quantidade de fungos que se apanham…..) , cobrir a cabeça com um lenço próprio de modo a não deixar cabelo à vista , pode-se fotografar livremente(vá lá ,vá lá….) ,deve-se partilhar uma refeição comunal ( obrigado mas dispenso….),tomar banho ou pelo menos lavar as mãos e a cara com a água(conspurcada) do enorme lago (obrigado mas dispenso! ) enfim , passam-se várias horas em fascinantes observações de algo diferente – – – – – – – – – – – – – é para isto que se viaja , também! O fascínio que a observação de todos aqueles rituais exerce sobre nós , equivale ao fascínio que eles  teriam se fossem a FÁTIMA e vissem as pessoas a caminhar de joelhos centenas de metros……por exemplo ; cada religião tem muitas coisas incompreensíveis para as outras religiões! Uma das coisas que me fascinou foi observar a enorme quantidade de voluntários que existem para as mais diversas tarefas , desde a lavagem dos enormes pavimentos em mármore  no final de cada dia , até à confecção das dezenas de milhar de refeições servidas diariamente , passando pela distribuição de água e respectiva lavagem dos recipientes onde a servem , etc  há voluntários que chegam e sobram pois um dos princípios desta religião é exactamente AJUDAR REALMENTE! De qualquer modo , milhares de pessoas colocam-se em fila compacta de cerca de 7-8 metros de largura por cerca de 100 metros de comprimento ,apertando-se ao máximo e sob um calor absolutamente tórrido,para entrarem no local mais sagrado do complexo ,o templo propriamente dito chamado HARI MANDIR e onde está guardado o que para eles conta acima de tudo : O LIVRO SAGRADO!

AMRITASR nada mais tem de interessante para se ver e em vez de seguir de imediato para DELHI resolvi fazer um desvio de 260 km no total e visitar SHIMLA, a capital do estado de HIMACHAL PRADESH; como já conheço bem DELHI não se justificava esperar lá muitos dias pela chegada (ansiosa….) da Marilia ,decidi então visitar esta conhecida cidade pequena a conselho de um par de indianos. Conhecida principalmente por ter sido durante várias décadas a residência de verão dos governadores e vices-reis  ingleses , pois devido a estar situada a 2400 metros de altitude (SIM,A AC PORTOU-SE MUITO BEM NA SUBIDA DE – – – –  acreditem – – – – CERCA DE 90 KM!!! ) tem uma temperatura a rondar os 18-20 graus , uma autêntica maravilha; basta dizer que quando atravessei CHANDIGARH a temperatura às 15h00 era de 48º………… mas felizmente em DELHI está mais fresquinho , apenas 44º!!! Mas a ida a SHIMLA não foi uma ideia brilhante……….

SHIMLA equivale (comparando )à nossa SINTRA mas muito mais íngreme, muito mais suja ,muito mais poluída , muito mais feia ,muito mais desinteressante , muitíssimo mais barulhenta ,muito mais foleira ,enfim não justifica de modo algum a canseira de percorrer uma longuíssima estrada de montanhas, apertada ,com mau piso e camiões por todo o lado ,indianos doidos a guiar ,etc quase só para ver por fora um enorme palácio de pedra , pois por dentro apenas se pode visitar o salão de conferências onde teve lugar uma celebérrima reunião com GHANDI etc em 1945 : SO MUCH FOR NOTHING!!! Aparte disso, tomei um táxi para ir ,a cerca de 5 km de distância , ao TEMPLO DO DEUS MACACO (templo do monte jakhu ou TEMPLO DE HANUMAN ) : MAS QUE MACACADA PEGADA !!!! Primeiro que tudo , quem foi o iluminado ou se se quiser ,o  idiota –chapado que se lembrou de criar um deus-macaco????? Qualquer dia haverá outro que se lembra de criar um deus-galinha e por aí fora; eu só fico ansioso quando alguém se lembrar de criar um deus-leitão assado ,ESSE SIM !!!!! Ora bem , lá chegado depois de uma tormentosa e super-íngreme subida ,apenas um portal de que vos mostro a foto e lá dentro…………………….NADA!!!APENAS MACACOS POR TODO O LADO ( centenas),ALGUNS AGARRANDO-SE ÀS PESSOAS PARA LHES METEREM AS PATAS NOS BOLSOS,UNS BALOIÇOS E BRINQUEDOS PARA …..MACACOS , UMA ESPÉCIE DE ALTAR COM INCENSO A ARDER E UMA ESPÉCIE DE ‘’SACRISTÃO’’ A RECEBER AS ESMOLAQS PARA O ………DEUS-MACACO (no photos,please!!! ),UM VENDEDOR DE REFRESCOS,2 CASAS DE BANHO ………………………. E PRONTO!!!!!!!!!  E VEM ESTE TEMPLO REFERENCIADO NO GUIA DA AMERICAN EXPRESS- – – – – – PLEASE!!!!!!!!  Já me tinham prevenido sobre as constantes investidas dos macacos , tiram tudo dos bolsos às pessoas , óculos da cara ou da cabeça ,etc ,por isso muitos dos visitantes vinham ‘’armados’’ de paus,mas não me tinham prevenido para um barrete deste tamanho – – – – — – – – – – – – cada um adora os deuses que entende!!!………………………………..


Por as distâncias na INDIA serem realmente enormes , a boa notícia é que o gasóleo custa 37 rupias /litro o que equivale a cerca de € 0.59 .

INTÉ!!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “O SICK,OS SIKHS E A SIC LOCAL…………….”

  1. estrela diz:

    Encantada pelas novas notícias. Comentários à parte, acho que esta viagem te modificou hábitos de escrita para muito melhor! Estás mais pródigo em descrições que verdadeiramente interessam a quem nunca pisou essas paragens e tornaste-te mais analítico, o que também é uma mais valia.
    Sobre os templos indianos, no passado também me “chocou” a diversidade de “deuses” que eles têm, até perceber a raíz dessas crenças. Não estou aqui para dar lições na matéria mas elas assentam nos mesmos pressupostos das diversas religiões politeístas existentes desde a antiguidade. Comparativamente, no tempo, o monotéismo é recente, uns míseros 5772 anos, resultante da soma dos 3761 A.C. para a Lei mosaica e os 2011 da nossa era. Mas como diria nosso pai, Religião, Política e Mulheres não se discutem! Eheheheh !! Pois aqui está uma boa razão para se viajar: perceber as diferenças e enriquecermo-nos culturalmente.
    Acho a Índia fascinante. Costumes à parte, que os tem bem idiotas para a nossa cultura ocidental, tem coisas maravilhosas e só lamento não poder estar aí, para abarcar todo esse conhecimento.
    Estou a imaginar o corropio da “SIC” local, para ver a estrelinha e saber coisas de ti, homem “louco” para eles. Da tua parte, acho que te divertiste à grande, conhecendo-te como te conheço.
    Guarda muito bem as chaves da AC. Olha que os macacos são mesmo artistas a roubar as coisas dos bolsos e se te apanham as ditas cujas, nem quero imaginar!
    Já falta pouco para teres a Marília junto de ti.Anima-te!

    Beijinhosssss

    • admin diz:

      por causa daqueles macacos e ….de outros macacos,o ”je” anda sempre na mochila com um bastão extensível…….

  2. decarvalho diz:

    Excelente!!!
    E continuaçao de boa viagem!

    • admin diz:

      muito obrigado pelo seu (valioso) incentivo.
      um abraço
      david estrela

  3. Hélia e Júlio diz:

    Consideramos o David um homem pouco comum neste nosso Portugal, embora sózinho e sabe Deus, muitas vezes bem angustiado, não deixa de nos presentear com tão maravilhosos relatos, contudo oxalá já tenha a Marília consigo, sã e salva, pois mulher faz muita falta……. Um grande abraço

    • admin diz:

      obrigado mais uma vez pelas vossas bonitas palavras,sempre ansiosamente recebidas!
      a Marilia ainda não está comigo em DELI mas faltam poucos dias…..
      É realmente difícil fazer TUDO sozinho,acreditem….
      um abraço
      david estrela

  4. FERNANDO BACALHAU diz:

    Estrela e Marilia,
    tenho acompanhado com regulariedade a vossa nova aventura.
    de facto a narrativa muito particular da viagem,leva-nos tambem a conhecer’essas
    regioes.
    continuem com muita saude e energia
    um grande abraço da Ana e do Fernando

    • admin diz:

      finalmente dás notícias!!!
      Desde o IRÃO a Marilia teve que interromper a viagem e ir a casa por 3 semanas,eu fiz a travessia do PAQUISTÃO sozinho e a entrada na INDIA; neste momento estou em deli e a Marilia vem cá ter dentro de dias.
      um abraço para os dois.

Trackbacks/Pingbacks