OS FIÉIS E OS ENVERGONHADOS……….

Continuamos no norte do LAOS ,na simpática cidade de LUANG PRABANG, de certo modo a ”queimar” alguns dias  até podermos entrar no VIETNAME

mas saindo um pouco do que são habituais estes posts,decidi escrever um pouco sobre os que comentam os nossos posts e………..sobre os outros !!! Na realidade vemos que há uma boa meia dúzia de fiéis seguidores deste blog que sistematicamente dão a sua opinião sobre os nossos posts- – – – – – o que aliás nós muito apreciamos e agradecemos ; invariavelmente os comentários que nos são dirigidos são SEMPRE publicados e se até hoje houve apenas dois comentários menos positivos(que,uma vez mais ,FORAM PUBLICADOS….)  houve muitas centenas de outros que foram elogiosos ; de modo algum estamos ansiosos para receber comentários apenas favoráveis,venham os que vierem,serão sempre publicados!!! Mas conforme é fácil de compreender,gostamos de ter algum ”feed-back” ao nosso esforço e despesa,pois acreditem que não é nada fácil ver tanta coisa,preparar tantas fotos ,fazer o up-load mutas vezes com net mais que precária,tomar conta da AC,etc,etc para ter o site em dia !!!!! O que nos entristece de sobremaneira é ver que há muitíssimas visitas de variadíssimos quadrantes geográficos e que NUNCA COMENTAM SEJA O QUE FOR……..!!!!!!!!!!!!!!!!!! Lamentavelmente  as centenas de visitantes que temos tido ,sejam do BRASIL,MADEIRA,AÇORES,AUSTRIA,E.U.A., ALEMANHA,TURQUIA,etc,etc MAS PRINCIPALMENTE  tantos e tantos outros espalhados por PORTUGAL parece que têm vergonha ou sei lá o quê, de escrever uma linha que seja……………!!!!

Temos instalado um programa no PC que nos permite ver a origem em tempo real dos visitantes do site,mas verificamos que os ”fiéis comentadores” são invariavelmente os mesmos……………; depois há outra coisa ”engraçada” : apesar de visitarmos paragens muito pouco habituais,quase ninguém mostra interesse em saber isto ou aquilo,ou seja,são raríssimas as perguntas que nos fazem……………..O QUE SE PASSA ????????????????????????????????? A MINHA FRONTALIDADE PERANTE AS PESSOAS E A MINHA POSTURA NA VIDA FAZEM COM QUE EU DIGA SEMPRE O QUE PENSO  E SE GOSTO OU NÃO GOSTO : mas claro nem todos pensam da mesma maneira !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



36 comentários para “OS FIÉIS E OS ENVERGONHADOS……….”

  1. estrela diz:

    Subscrevo inteiramente a tua opinião! Aliás, eu própria tinha alguns blogs, virados para situações específicas e acabei por os deixar cair, pelas mesmas razões que invocas: a falta de feedback!
    Ninguém escreve para as paredes. As pessoas escrevem para partilhar ideias, acontecimentos, estados de espírito e “necessitam” do retorno. Os escritores escrevem para ver a sua obra publicada, os bloguistas precisam dos comentários, sejam eles pró ou contra o que se escreve. Aliás, costumo dizer que as críticas não me assustam, antes preciso delas para evoluir. Só através de uma crítica construtiva podemos melhorar.
    A vossa viagem é, na verdade, uma verdadeira aventura: pelo tempo, pela rota, pelos imprevistos. Demorou a planear, envolveu muitos esforços a vários níveis, é uma lição de vida pelo que mostra, pelas diferenças culturais que apresenta. Só por isso já é merecedora de qualquer comentário.
    Muitos dos que vos acompanham através do site serão viajados, por essas mesmas paragens, outros conhecerão as mesmas paragens pelos filmes, pelos livros. Todos eles terão uma participação diferente, no que escrevem, devido à sua visão das coisas, mas…e aqueles que nunca puseram os pés fora deste espaço curtinho que é a europa? …não têm nada a dizer…que os deslumbre, que os questione?
    Eu sei quanta desilusão vocês têm pelo esforço dispendido em partilharem, sempre que podem, tudo o que vos vai acontecendo. O que vos posso dizer resume-se numa frase (que me perdoem os mais sensíveis!), como dizia o nosso pai: é como deitar pérolas a porcos.
    Enfim, continuem, não desanimem, que ainda têm muitos fiéis seguidores! Aprendo sempre com o que os outros escrevem. E como não posso viajar até essas longínquas paragens, vou consolando-me com a vossa experiência.
    Ânimo!!!
    Beijocas

    • admin diz:

      pois………………..bem expresso!!!!!!!!!!!! não estamos sem ânimo,estamos sim sem vontade de escrever………..
      beijos

  2. Benedita diz:

    Que nao vos falte a vontade de escrever,pois como ja vos disse muito admiro o vosso esforço e boa vontade em nos descrever essas maravilhas e deliro com os contratempos que tao bem sabem ultrapassar .Diariamente e com avidez que busco os vossos posts ,pois sendo eu uma pessoa que so saio de casa nos fins de semana e que vivo em solidao ,distraio-me com as vossas aventuras.Bem -hajam,continuem e boa sorte.Quanto a falta de perguntas da parte dos leitores ,se forem como eu, nem devem sentir essa necessidade porque as descriçoes ,as fotos ,os videos e tudo mais ja elucidem bastante .MUITO OBRIGADA .

    • admin diz:

      olá benedita !
      muito obrigado pelo seu comentário,para nós é muito fácil distinguir entre os fiéis e os….envergonhados ; é lógico que você faz parte dos primeiros……
      um abraço
      david+marilia

  3. Luis Sousa diz:

    Olá caros Estrela!

    Eu faço parte dos envergonhados. Peço desculpa se não comento mais vezes e nem sequer ousar perguntar nada. Sigo religiosamente o vosso blog, não se passa um dia, por muito tarde que seja, em que não venha ver as novidades. O que me impede de me manifestar mais vezes é a minha pouca experiência quando comparada com o vosso à vontade nessas andanças, é que para, por vezes, dizer disparates, mais vale estar calado.

    Boa viagem, da minha parte continuarei por aqui a seguir-vos ainda que envergonhado!

    • admin diz:

      é claro que nunca poderíamos pensar que diz disparates…………………..isso é disparate! muito obrigado por seguir a nossa aventura,ainda bem que aprecia !
      quanto à experiência……..se calhar você tem mais experiência em viajar em portugal do que nós…………….
      um abraço
      david+marilia

  4. Cisfranco diz:

    Perante o seu incitamento/desafio a participar, não posso deixar de o fazer, se bem que vos conheça há pouco tempo. Descobri através de 2numundo.
    Sítio com relatórios maravilhosos e fotos e vídeos fantásticos. Fazem parte dos meus favoritos e agora visito todos os dias, e acreditem, parece que estou a viajar também. Por tudo muito obrigado. Continuação de óptima viagem, agora que está resolvido o problema dos ratos e o arranjo dos canos por causa deles…
    Saúde!

    • admin diz:

      muito obrigado pelos seus votos !
      foi-se o problema dos ratos…………….vieram outros !!!!!!! mas há saúde é o que interessa…….
      um abraço
      david+marilia

  5. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Não nos tirem o prazer de ler o relato da vossa grandiosa odisseia porque sendo poucos,somos certamante bons . Penso que muitas pessoas gostam de ler os posts mas depois sentem-se constrangidas para escrever . Eu tenho falado do blog a muitas pessoas e sei que vão ver e gostam mas ficam por aí .Claro que também existe quem não sinta o menor atractivo e lhe passe ao lado mas o mundo é feito de diversidades.Quanto a não perguntarem nada partilho da opinião da Benedita pois os relatos e as fotos são muito bons. Beijinhos e fico a aguardar os próximos posts.

    • admin diz:

      é claro que tu fazes parte dos muito fiéis (tipo…..rottweiller !!! ) e gostamos sempre de ler os teus comentários !
      nós sabemos que temos muitos visitantes ao site diariamente ( média de 60 / dia ) mas infelizmente a esmagadora maioria nada escreve- – – – – – nem bem nem mal !!! obrigado mais uma vez por divulgares a nossa aventura !
      beijos

  6. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá David Estrela e Marilia
    No que me diz respeito, “tochet”, faço parte dos envergonhados. E a verdade é que todos os dias vejo, no blog do António Resende e no vosso, se existem novidades. E quando vocês estão algum tempo sem dizer nada, sofro, por pensar que algo pode não estar bem. São maneiras de ser. Menos recomendáveis dirão vocês. Afinal já nos “conhecemos” pois eu todos os dias vos “visito”. Por favor continuem a escrever. Por vós e por nós. Vou tentar ser mais participativo.
    Permitam-me que vos envie um abraço.

    • admin diz:

      por já ter comentado os nossos posts várias vezes,não o considerávamos um dos envergonhados !!!
      continue a desfrutar dos nossos posts.
      um abraço
      david+marilia

  7. Manuel Teodosio diz:

    Olá David e Marília , eu também faço parte dos envergonhados mas não perco os vossos relatos e todos os dias vou procurar as novidades,afinal são “nossos” amigos sem nos conhecermos .Continuem a encantar-nos com a vossa bela odisseia.
    Deixo-vos um abraço e continuação de boa viagem.

    • admin diz:

      igualmente, deixou de fazer parte dos envergonhados !
      ficamos contentes por gostar dos nossos posts!
      um abraço
      david+marilia

  8. Cisfranco diz:

    Perante o desafio, não sou envergonhado, simplesmente e desde há poucos dias, não tem havido aquela pachorra em dizer alguma coisa. Que os senhores por todo o conteúdo deste blog merecem. Parabéns pelos seus relatos, vídeos e fotos que parece que me têm feito viajar também. Desde que encontrei esta pág.(através de 2numundo)tenho aqui vindo todos os dias e faz parte dos meus favoritos.
    Continuação de boa viagem! E boas reportagens…

    • admin diz:

      muito obrigado pelo seu comentário,assim deixou de fazer parte dos envergonhados !!!!
      se lhe dá prazer ler os nossos posts………continue !
      um abraço
      david+marilia

  9. Manuel Vitorino diz:

    Pois eu, lá vou escrevendo qualquer coisa, embora muito pouco.
    Mesmo assim, muito mais que no meu blog, para o qual nem tenho pachorra. Motivos? Vocês, David e Marilia, sabem bem como tem andado a minha cabeça nestes ultimos meses. Espero que quando vocês regressarem, “isto” já ande melhor, e agendar-se um encontro para nos babarmos com o muito que certmente não tem sido escrito. Combinado MERITISSIMO JUIZ?
    Continuem com os vossos relatos, pois no meio da crise em que andamos atolados neste jardim á beira mar plantado, ao menos os vossos escritos sempre nos alimentam o nosso ego.
    Continuação de boa viagem e bons relatos
    Manel e Bia

    • admin diz:

      de modo algum te tínhamos incluído na lista dos envergonhados !!!!!!!!!!!!!!!
      as tuas rápidas melhoras e fica pré-combinado um encontro para quando regressarmos.
      um abraço
      david+marilia

  10. Carlos Pinto diz:

    Perante tão forte desafio,não posso deixar de “admitir” que sou um bocado comodista, porque usufruo de toda a comunicação (texto e imagens) que graciosamente me entra no PC, e somente no inicio da viagem comuniquei com o ilustre e destemido “Casal Estrela”. Apesar de não ter qualquer conhecimento ou relação com a D Marília ou com o Sr David Estrela,para além daquela que resulta do visionamente do sitio, acredite, que tenho por vós uma enorme admiração e respeito.
    Conheço minimamente a história de alguns Portugueses que ao longo dos seculos, viajaram pelo mundo, quase sempre com grandes problemas para resolver, e lá foram conseguindo, chegar a “bom porto”.
    Para meu/nosso deleite…. essa é a vossa “sina” CHEGAR A BOM PORTO.

    • admin diz:

      por ter comentado anteriormente o nosso site,também não estava na lista dos envergonhados……..
      muito obrigado por seguir a nossa aventura!!!
      um abraço
      david+marilia

  11. Maria Melo diz:

    Olá companheiros Marília e David:
    Como sabem sigo o Vosso blog sempre que posso e admiro-vos pela paciência e, sobretudo, pela coragem que têm mostrado e que eu não teria.
    Através das Vossas descrições viajo por locais a que nunca irei. Aprecio muito as vossas descrições.
    Uma curiosidade que me surgiu há dias foi a seguinte: o David referiu que fez café na sua máquina daquelas que têm cápsulas que julgo que nesses países não deve conseguir comprar. Como é que nesta altura da viagem ainda tem desse café? Levou de cá ou conseguiu comprar aí? Como vê não é uma pergunta tão importante que achasse interessante colocar-lha, mas já agora aproveito.
    Outra questão é a seguinte: acredito que andar pelos locais que descreve, nomeadamente nessas zonas onde os desabamentos de terras são frequentes, deve ser de grande stress, se não para si, pelo menos para a Marília. Na hora de dormir é fácil adormecer ou toda essa adrenalina interfere com o processo do sono?
    Em relação à questão da ruptura dos tubos devido aos ratos, acho que acabam por conseguir resolver os problemas por mais intricados que possam parecer.
    Acreditem que sigo com muito interesse as vossas descrições que, por serem completas, muitas vezes não suscitam dúvidas.
    Continuação de boa viagem e que tudo corra pelo melhor, não esquecendo a autocaravana que também deve sofrer bastante nessas estradas.
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo !
      nós não a tínhamos ”catalogado” a si como envergonhada pois mais de uma vez fez o favor de comentar os nossos posts !

      TODAS AS PERGUNTAS SÃO IMPORTANTES E INTERESSANTES :

      trouxemos uma grande quantidade de cápsulas nespresso e além disso a marilia quando foi a casa reforçou o stock ! mas infelizmente ainda temos muitas pois não é nada fácil ”cravar” electricidade para ligar a máquina e obviamente o nosso inverter não aguenta; na ásia não conhecem estas cápsulas / estas máquinas excepto talvez no japão,claro !!!!
      para mim é muito fácil adormecer praticamente em qualquer lado / qualquer situação, já para a marilia é um poucomais difícil mas…..o cansaço acaba por levar a melhor!
      nunca nos sentimos em perigo aqui no sudeste asiático,ao contrário daásia central em 2010….. : estes são todos povos muito pacíficos (exceptuando os paquistaneses claro !!!! )
      um abraço
      david+marilia

      • Ana Pressler diz:

        Envergonhada não sou pois as “bruxas” nunca o são!As tuas descrições são tão reais e com pormenores que quase consigo sentir o cheiro dos locais aqui deste lado do pc.O giro são os pormenores estranhos como os hábitos de alguns povos que visitam (o de coçar os dindins ou cuspir p o chao,etc).As perguntas muitas vezes não são feitas porque nada conheço por aí, ou porque perguntar sobre coisas corriqueiras como carregamentos de agua, despejo de cassette (que me intrigam como conseguem por aí) seria tirar o misticismo da “estoria” e torná-la corriqueira.A vida dá voltas e morando na mesma terra,acabei por vos conhecer na praia do Amado e acabo através do Vitorino (amigo de vizinhos)que tu gostas de canecas…Eu aguardo o dia em que voces retornem e quem sabe a vida nos juntará outra vez e eu possa fazer todas as perguntas k tenho.Tenho 1a Roller Team mas o meu sonho era a Dream k tu tens, pelo que tenho sofrido por a “bichinha” estar a ficar dói-dói…1a Pergunta : que lhe vais fazer quando ela chegar a Portugal? Vai á reciclagem?ou ser substituida?eu gostava MUITO que fosse toda arranjadinha pois é 1a HEROINA!!! Bjs Ana

        • admin diz:

          não és das ”envergonhadas” porque já comentaste os nossos posts anteriormente…: muito obrigado pelos teus amáveis comentários,são muito elogiosos !
          se queres apenas saber coisas simples como abastecer de água,despejos,etc aqui vai :
          ÁGUA : facílimo pois em qualquer estação de serviço decombustíveis há sempre uma torneira e quase nem vale a pena pedir autorização pois o enorme tempo em que eles estão a olhar embasbacados para aquela ”coisa grande e branca com 4 rodas” é mais do que suficiente para encher o depósito de água e eles no final…..agradecema visita humildemente !!!
          DESPEJOS : também muito fácil pois os campos…..são vastos !!!! claro que por vezes se utilizam as raras casas de banho das estações de serviço,mas é muito raro!

          obviamente responderemos sempre a qualquer pergunta !

          quanto à ”estrelinha” logo veremos oque fazer com ela mas definitivamente vai necessitar de um bom restauro a nível de fibra de vidro e uma revisão na fiat dos pés à cabeça….; mas sem dúvida que,se juntarmos as horripilentas ”picadas” do ano passado aos caminhos de cabras deste ano no paquistão e india,a AC tem-se portado muito bem,nunca imaginei que podesse sofrer tanto e…. aguentar outro tanto !!!
          um abraço

  12. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Pelos vistos valeu a pena a tua chamada de atenção aos envergonhados . Penso que devem estar contentes com os novos comentários e ainda bem porque vocês merecem. Beijocas e tudo de bom.

    • admin diz:

      NÃO PENSES QUE ESTAMOS ASSIM TÃO,TÃO CONTENTES POIS A ESMAGADORA MAIORIA DOS QUE COMENTARAM AGORA JÁ ERAM ……..FIÉIS !!!! E CONSEQUENTEMENTE CONTINUA A HAVER UMA ENORMÍSSIMA QUANTIDADE DE LEITORES QUE- – – – – – – – apesar do meu último post- – – – – – – – CONTINUA SEM COMENTAR !!!
      PARA TERES UMA IDEIA,NOS ÚLTIMOS DEZ DIAS HOUVE MAIS DE …..600 VISITAS !!!!
      BEIJOS E OBRIGADO PELA TUA FIDELIDADE !

      • ana Pressler diz:

        Ainda bem que a bichinha vai fazer uma plastica quando chegar, + k não seja p ficar depois no vosso quintal como uma lembrança p as gerações vindouras. Quando o meu companheiro no banco do pendura reclama de eu acertar nos buracos da estrada c a nossa AC, eu lembro-lhe sempre que se a vossa estrelinha tem aguentado tanto é porque estes veiculos são ossos duros de roer…e não flores de estufa.Quando os meus amigos ou colegas dizem que eu viajo muito em Portugal eu falo sempre que gostava de fazer uma viagem á maneira como voces!Por minha causa deves ter muitas vezes as orelhas quentes, pois relato as vossas experiencias a muita gente, pois são um exemplo do turismo praticado em autocaravana por esse mundo fora sem limites. Adorei 1a foto da AC no meio dos elefantes por ser algo tão fora do normal devido aos tamanhos. faço ideia o estranho que seja o vosso veiculo p essas pessoas…

        • admin diz:

          pois é mas esses buracos dessas estradas NADA têm a ver com os macro-buracões que temos encontrado quer na india,paquistão ou no laos – – – – – – – – não fazes a MÍNIMA IDEIA do tamanho e quantidade !!!!
          gentil da tua parte publicitares o http://www.estrelasnarotadaseda.com
          um abraço
          david+marilia

  13. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Hoje liguei a televisão no canal de cabo Travel Chanel e por coincidência estava a dar uma viagem atrvés do Laos feito por um turista penso que americano .Foi muito interessante pois ele além de bom narrador dormia,comia e convivia com os naturais em aldeias,dando uma mostra muito real das pessoas e seu modo de vida. Esteve numa zona em que existem muitas bombas,que ficaram dos bombardeamentos americanos e fez parte de uma equipa,por acaso quase toda feminina,que localiza e faz explodir as mesmas sem perigo . Segundo informou existem aos milhares e desde há 25 anos que executam este árduo trabalho .Claro está que o que menos gostei foi de ver os mercados e a respectiva bicharada comestível,mas até ele disse que era muito desagradável . Continuem a usufruir da vossa jornada e beijocas .

    • admin diz:

      POIS …………………..É EXACTAMENTE NA REGIÃO ONDE NOS ENCONTRAMOS : PROVINCIA DE XIENG KHOUANG !!!!!!!!!!!!!! Lê o post seguinte……………

      a bicharada comestível…………..já nem ligamos,uma pessoa habitua-se a tudo !!!!! até tu,se aqui estivesses provavas…..cão !?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!( se não fosse a sissi,claro ….)
      beijos

  14. estrela diz:

    Sissi…..qual delas??? …a minha ou a da Ana…???? Nem te atrevas a mencioná-las!!!

    Beijinhos

    • admin diz:

      as duas,claro !!!! assadinhas e bem tostadinhas ………………a ver se não marchavam?!?!?!?!?!??!?!!?

  15. António Resende diz:

    Ah Ganda David… até chovem os postes!!! Vais ter mais derramamento de terras… ”O Povo acordou!
    Olha… não tenho postado mais, porque hoje em Roma, acabei com o bacalhau que trazia…
    Sinto-me envergonhado, sim… de não vos poder ter acompanhado!
    Viva a Itália com o Gasoil em Roma a € 1,52 a € 1,63!!!
    Quanto ao resto… As Areas de Sosta… é só ”sacar”…
    Mais? Tudo o restante é ao preço de PT, só os salários e reformas é que não!
    O meu abraço para vcs e vai pensando num encontro de AC para te ouvir!
    De Roma onde só hoje comprei 3 chapéus (1 verde, outro negro e um outro cinza) a um cidadão do Bangladeche!!!
    António Resende
    http://www.autocaravanaspt.blogspot.pt

    • admin diz:

      muitos ou poucos os teus comentários são sempre apreciados !
      uma vez mais te desaconselho vivamente a ir a nápoles,o perigo não justifica uma cidade tão desinteressante……….
      itália é sem margem para dúvidas o MELHOR país do mundo,tem TUDO MAS TUDO O QUE SE POSSA DESEJAR : só é pena ter demasiados……….italianos…………estragam um bocado a coisa !!!!!!
      passeia e diverte-te !
      um abraço
      david+marilia

  16. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Nunca comeria cão fossem quais fossem as circunstâncias,mas eu sei que és um provocador .

    Vivam as Sissis e afins.

    Beijocas.

    • admin diz:

      se estivesses numa ilha deserta sem mais nada para comer…………….a ver se não comias……………..ah pois não !!!!!!!!!!!!!!!!!!! para mim não era preciso uma ilha deserta……………………bastava que fosse…………………sissi……………….
      beijos e não te zangues !

Trackbacks/Pingbacks