OS PAÍSES PERIGOSOS…..

Eu penso que a vontade e a disponibilidade de muitos viajantes ( nomeadamente os autocaravanistas portugueses) para percorrerem ”meio-mundo” é  grande ; os que têm tempo e posses , lá querer querem mas ………….não o fazem , para lá da EUROPA ou MARROCOS

basicamente por terem medo , por acreditarem piamente nos MEDIA e nas organizações governamentais que , frequentemente , se entretêm a publicar artigos , mapas e relatórios dos locais mais perigosos deste planeta , na maioria das vezes sem qualquer razão…. ! Muitos dos companheiros têm tempo , dinheiro  e vontade de se lançarem noutro tipo de aventuras , contudo o que lêem  e ouvem sobre certos países impede-os de conhecerem outros horizontes bem mais interessantes ; como consequência , vão visitando a EUROPA ou , quanto muito, alguns poucos vão-se aventurando até MARROCOS !

Eu felizmente tenho uma opinião muito própria (  e diga-se de passagem , BEM FUNDAMENTADA…….) sobre o assunto ; conforme já disse tantas vezes , indubitavelmente as situações mais delicadas ou perigosas surgem imperativamente de algumas autoridades de certos países ( POLÍCIA,MILITARES, GUARDAS FRONTEIRIÇOS,etc ) e não do povo ; em regra geral , quanto mais democrático é um país, mais perigosa é a situação de um turista nesse país…………; é claro que o que eu acabo de escrever vai levantar uma certa polémica e muito desacordo, contudo a minha experiência em viajar por mais de 120 países no mundo , dá-me garantias do que acabo de afirmar !

Por exemplo ,tenho muito mais receio de dormir dentro da AC no meio de um descampado em FRANÇA do que algures no ”cu de Judas ” do CAMBODJA ……; tenho mais receio de ser assaltado em ITÁLIA ou em ESPANHA durante o dia do que ser assaltado no IRÃO ou no TURQUEMENISTÃO  a passear à noite……..; há muito mais probabilidades de me clonarem  o cartão de crédito em PORTUGAL do que num pequeno restaurante perdido no meio da GEÓRGIA ou nos confins da TAILÂNDIA….!!! Em matéria de segurança , prefiro mil vezes passear à noite sozinho com a Marilia algures na capital da MONGÓLIA do que o fazer junto ao PARQUE EDUARDO VII em LISBOA……..ETC,ETC,ETC!!!

Reparem apenas alguns exemplos em como é fácil sermos assustados e consequentemente enganados : segundo alguns portais ( MIN. NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DO CANADÁ , IDEM DA FRANÇA , IDEM DO GOVERNO BRITÂNICO , ETC,ETC ) são equiparados em ”vermelho” ( o que significa  EVITAR TODA E QUALQUER VIAGEM……..) destinos como IRÃO , PAQUISTÃO , COREIA DO NORTE e EGIPTO !! TUDO A VERMELHO !!! Mas se formos a ver , tal é ridículo pois o IRÃO é SEGURÍSSIMO ( sem sombra de dúvida um dos países mais seguros do mundo !!! ), a COREIA DO NORTE idem aspas pois apenas se pode visitar acompanhado por um guia local = AGENTE DO GOVERNO, etc ; no EGIPTO houve realmente alguns ataques a turistas junto às PIRÂMIDES , mas pergunto eu , não os houve em ESPANHA??? não os houve na TURQUIA ??? não os houve nos U.S.A ??? isto para não mencionar tantos mais casos….pelo que eu  concordo apenas com o caso específico  do PAQUISTÃO ; por outro lado, consideram seguros ( embora alertem para que o turista tome precauções – – – – – – – – – MAS QUEM AS NÃO TOMA QUANDO VIAJA ??? ) a ARGENTINA , MÉXICO e o BRASIL !!!! Bom , o BRASIL já todos nós sabemos como é ,basta ler nos jornais ou ver a TV , já para não falar das dezenas de sites de viajantes que relatam os assaltos de que foram vítimas …….; na ARGENTINA, só em 2013 foram mortos dois autocaravanistas ……. e neste momento BUENOS AIRES está considerada uma cidade extremamente perigosa segundo sites que tenho consultado ; no MÉXICO nunca ninguém ouviu falar da guerra entre os cartéis de droga , que já ceifaram a vida a tantos turistas nas zonas mais turísticas ????

Avisam que a RÚSSIA não é segura e até perigosa : atravessámos o maior país deste planeta , de uma ponta a outra , dormindo sempre onde calhava , durante quase dois meses , nunca tendo sentido o mínimo perigo ou preocupação , apenas temos a dizer MARAVILHAS da maneira com sempre nos trataram………

Perguntam então : o que devemos fazer??? COMO E EM QUEM DEVEMOS ACREDITAR ??? Simples se der alguns ou todos estes passos para conhecer o melhor possível da perigosidade de um pais :

* PROCURE NA INTERNET E PERGUNTE (FACEBOOK , TWITTER,etc )

* PROCURE SITES DE EXPERIMENTADOS VIAJANTES INTERNACIONAIS

* PERGUNTE EM FORUMS RELACIONADOS

* COMPARE COM OS SITES GOVERNAMENTAIS

* COMPRE GUIAS SOBRE O PAÍS

Se formos ler atentamente esses tais portais veremos que visitar o VIETNAM , MONGÓLIA ou BIELORÚSSIA é exactamente tão perigoso quanto visitar a ÁFRICA-DO-SUL , MARROCOS ou o TURQUEMENISTÃO……ERRADO E RIDÍCULO , COMPARAR A PERIGOSIDADE DE MARROCOS COM A DA ÁFRICA-DO-SUL : BOM , REALMENTE HÁ COISAS QUE LEMOS E NÃO COMPREENDEMOS !!! Como consequência ,  temos medo ou receio pelo que LEMOS nesses portais  ou nos MEDIA mas isso não quer dizer que eles tenham razão , não é ??? E por que é que os U.S.A. hão-de sempre aparecer nesses portais pintados de um imaculado verde alface , como se fossem o lugar mais seguro deste planeta ???? A realidade no terreno é, na maioria das vezes , muito diferente dos bonitos mapas coloridos que nos são apresentados ……….; não é estranho que TODOS os países que têm governos de ESQUERDA na AMÉRICA CENTRAL E AMÉRICA DO SUL sejam considerados………………….PERIGOSOS para o turista , segundo esses portais????????………….

Nos últimos anos, nós temos tido o privilégio de visitar imensos países espalhados por vários continentes , e , independentemente de alguns desses mesmos países estarem com gritantes cores vermelhas , laranja ou amarela em tantos mapas,relatórios ou portais , o certo é que nunca nos sentimos minimamente ameaçados pelo POVO de qualquer país , sentimos sim antipatia, má educação e ameaças de algumas autoridades….. ; se fossemos a ter em conta tudo o que lemos , OU A DAR CRÉDITO ÀS BONITAS CORES QUE ”ELES”PINTAM NAQUELES MAPAS , então passaríamos a vida a andar às voltas na EUROPA pois……..aqui é seguro e quase todo o resto do mundo é perigoso !!! Ao contrário , tivemos imensas experiências inesquecíveis com gente simples de tantos povos diferentes e toda essa vivência e convívio enriqueceram imenso a nossa bagagem cultural e tornaram as nossas viagens realmente diferentes .

Porém não se pense que não há países perigosos , claro que há ! Neste momento , eu desaconselharia vivamente qualquer ida a algum destes países : PAQUISTÃO ,SÍRIA ,IRAQUE ,ARGÉLIA ,YEMEN ,SOMÁLIA ,MAURITÂNIA ,LÍBIA , AFEGANISTÃO ,SUDÃO, todos estes países , tarde ou nunca se ………. endireitarão ! MAS FRANCAMENTE , QUEM É QUE QUER VISITAR ESSES PAÍSES??? BOM , mas isso já é outra história !!!………

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “OS PAÍSES PERIGOSOS…..”

  1. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá casal.
    Ótima contribuição.
    Sobre o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, cidade onde vivo, a violência só tem aumentado nos últimos anos. Entretanto, com a politica de segurança implementada pelo Estado sufocando os bandidos na origem(favelas), houve de fato a sensação de aumento da violência nas ruas.Assaltos a residências, furtos de carros e assaltos a pedestres
    triplicou. Esta insuportável viver nesta cidade.
    Grande Abraço!!!

    • admin diz:

      olá josé !
      o seu contributo é valioso pois ….vive onde vive ! espero que nada de mal lhe aconteça…
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Acabei agora de ver este post e gostei da análise que fizeste. Não me posso pronunciar no global, pois falas de países onde nunca fui e, obviamente, não tenho qualquer experiência no terreno, excepto a Europa. Contudo, o feedback que tenho do Brasil é um pouco diferente da imagem que José Ricardo Ferrari dá (que é a sua opinião e a sua experiência, bem entendido), ainda que seja uma verdade a insegurança diária. Contacto com imensos brasileiros, uns de nível social/económico elevado (que nos visitam frequentemente, turistas, investigadores, pessoal de embaixada, escritores,etc) e outros da classe trabalhadora/emigrante (que se encontram por cá, fazendo o que podem pela vida, em supermercados, lojas, etc… É opinião de todos, sem excepção, que o Brasil não se compara a Portugal, por exemplo, em termos de segurança. Mas todos dizem, também sem excepção, que muito do que acontece, em termos de criminalidade, é um pouco consequência da forma como as pessoas se comportam no dia a dia: falta de cuidado no levantamento de dinheiro, ostentação de jóias, descuido nas próprias viaturas particulares ou transportes públicos, transporte descarado de objectos cobiçados (máquinas de filmar ou fotográficas, tablets, telemóveis, portáteis, etc, etc). Como eles me dizem, “quem anda à chuva molha-se!”. O Brasil, dizem, está muito diferente de há alguns anos a esta parte, está mais seguro, há mais policiamento mas tudo isso precisa de ter, também, a participação consciente do povo. Ele tem que tomar cuidados…
    De resto, é uma verdade que não é um país dos mais seguros mas também não é tão mau como o pintam.
    Da parte que me toca, adorava conhecer!

    Beijinhosssss

    • admin diz:

      conheço mal ….e porcamente , mas gostava de conhecer bem melhor !
      de qualquer modo , é um país deveras perigoso , basta ler as notícias diariamente
      beijos

    • Manuel diz:

      Claro que os responsáveis pelos assaltos são os cidadãos honestos (esses malvados) , pois gostam de mostrar os seus pertences, para que os coitadinhos dos bandidos se sintam tentados a roubar (as pessoas que ostentam valores deviam ir presas)… São estes valores que se perderam e é com este tipo de mentalidade que a sociedade está, em que condena quem é burlado (foste um pacóvio)em vez de condenar o burlão (este é que foi esperto )… isto é irritante

      • admin diz:

        olá manuel !
        é verdade, é verdade mas há muito boa gentinha que não o admite…..
        um abraço
        david+marilia

  3. José Ricardo Ferrari diz:

    ALGUMAS NOTICIAS DA CIDADE MARAVILHOSA:
    SEGUNDA, 28/04/2014, 18:42
    Cinco ônibus são incendiados na Estrada Rio do Pau, na Pavuna, Zona Norte do Rio
    Alguns veículos ainda estão em chamas e vândalos circulam pelo local. Ainda não se sabe o motivo de aterem fogo nos ônibus.

    Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/rio-de-janeiro/2014/04/28/CINCO-ONIBUS-SAO-INCENDIADOS-NA-ESTRADA-RIO-DO-PAU-NA-PAVUNA-ZONA-NORTE-DO-RIO.htm#ixzz30JpT9YJ3

    28/04/2014 16h50 – Atualizado em 28/04/2014 16h55
    Dois suspeitos morrem após tentar assaltar homem na Zona Oeste do Rio
    Criminosos assaltaram duas pessoas e foram surpreendidos por um policial.
    Após tiroteio com o PM, os dois foram baleados e não resistiram.

    ASSISTAM ESSE VIDEO NO YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/watch?v=VRn6CDwAZp0
    É O QUE ACONTECE TODO VERAO NAS PRAIAS DA ZONA SUL
    Rio, feriado de sol, praia , violência e arrastões

    ABRAÇOS

    • admin diz:

      olá josé !
      muito obrigado pelo valioso contributo , o qual apenas vem a confirmar em pleno o que eu escrevi……
      é realmente lamentável que um país tão interessante , potencialmente tão rico , tão diverso e , segundo tanta gente diz, tão bonito afinal ter de ser visitado por turistas amedrontados a toda a hora , lugar e circunstância…..; até dentro dos próprios hotéis há assaltos !!!
      um abraço
      david+marilia

  4. graça diz:

    As generalizações são sempre perigosas principalmente em se tratando de um país com grande território e tantas diferenças (econômicas, culturais, sociais…). Viajamos de MH há 30 anos e nunca tivemos problemas no BR e na América do Sul entretanto fomos roubados em Roma (estávamos de MH) e nossa filha na Alemanha, depois de um mochilão de um ano relaxaram no país que consideravam muito seguro…
    Abraços

    • admin diz:

      olá companheiros !
      por qualquer razão o vosso prezado comentário foi parar à categoria dos ”SPAM” onde eu o encontrei por acaso ; obrigado por comentarem !
      na realidade dou-vos razão quando dizem que é perigoso generalizar , CONTUDO somos sempre obrigados a generalizar na vida , pois é natural fazermos uma…..”média” do que acontece em determinadas situações e……então generalizamos ! mas isso é próprio e o que essencialmente interessa são as estatísticas ; ora bem , não ponho a mínima dúvida que a Europa é , em geral , relativamente perigosa no que respeita a ROUBOS , contudo o mesmo não se passa quanto a ASSALTOS e muito menos quanto a mortes com violência……; aliás basta ver as notícias dos CONSTANTES problemas violentos no Brasil , os quais na generalidade incluem mortes….. ; repare minha amiga , eu na Europa não tenho qualquer problema em ir à praia , contudo no Brasil os chamados arrastões são mais do que frequentes !!! sem querer entrar em qualquer polémica , acredito que nada vos tenha acontecido ( felizmente ! ) nos 30 anos em que passeiam de MH no Brasil e A.S. , mas isso é pura sorte!!! as estatísticas mostram CLARA E INDUBITAVELMENTE que o Brasil e alguns países da A.S. são bastante perigosos para os turistas ……e para os locais !!!
      para terminar , sugiro-lhe a leitura de vários forums onde o assunto é exposto em pormenor e verá que não sou o único a ter receio de visitar o seu admirável país SÓZINHO + A MINHA MULHER…..
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks