PATAGÓNIA ( 4 ) : FITZ ROY
O nosso deslumbramento não acaba pois
ao admirarmos outra obra-prima da natureza chamada FITZ ROY , a primeira coisa que questionamos é : porque teima o HOMEM em destruir a natureza ???
FITZ ROY é uma montanha assaz conhecida na ARGENTINA com cerca de 3400 metros e que faz obviamente parte da CORDILHEIRA DOS ANDES muito perto já da disputada fronteira com o CHILE ( será que algum dia se irão entender ??? )
Digamos que é um ”must” para quem visita o sul da Argentina , mal comparado , é como se um turista for a Portugal e não visitar CASCAIS ou SINTRA ….
Fica situada junto à pequena e insignificante cidade de EL CHALTEN , que com as suas duas dúzias bem medidas de casas , se auto-intitula a ”capital da escalada” , e isto porquê ???
É que 99.9% das pessoas que lá vão ( menos nós , claro !!! ) têm a intenção de fazer longas caminhadas e algumas escaladas para admirar o mais perto possível a famosa montanha ; claro que a nossa idade e sobretudo , os nossos avantajados pesos ,somados à nossa habitual falta de exercício , não nos permitem ”aventuras” daquele tipo , pelo que , com a preciosa ajuda da nossa maravilhosa lente zoom de 24-2000 mm , obtivemos espectaculares fotos da dita-cuja …………. sem nos cansarmos demasiado !!!
Pernoitámos num miradouro com vista privilegiada para a montanha e , de manhã, tínhamos uma visão espectacular e com bom tempo ( o que não é nada habitual…) com o sol a banhar a montanha !!!
A maioria dos turistas que parava no dito miradouro ficava extremamente admirada com a presença de portugueses no local e …..lá vinha a pergunta sacramental : como é que trouxeram o vosso ”camião” até aqui ???
Vimos imensos turistas de várias nacionalidades , trocámos impressões com uns americanos e outros franceses , na pequena cidadel estava 1 AC francesa e 1 camião igualmente francês.
A cidadezinha não tem nada para se admirar , uma vez mais , os visitantes vão lá apenas para as escaladas…
mas algo interessante é que , saídos de EL CALAFATE , A MAIS DE 220 KMS DE DISTÃNCIA , JÁ SE VÊEM OS CUMES AGUÇADOS DO FITZ ROY , parece incrível mas é verdade !!!
À medida em que nos vamos aproximando , as montanhas vão ficando cada vez mais nítidas , inclusivamente como é óbvio , o FITZ ROY…. ; para lá chegarmos passamos por lagos deslumbrantes e glaciares inesquecíveis !!!
Há paisagens que nunca se conseguem reproduzir em fotografia , por melhor máquina que se tenha …..ou por muito bom que seja o fotógrafo !!!
Depois ……. bom , depois nem vale a pena comentar , apenas admirar a paisagem !!!
Em seguida fomos , por sugestão do centro de turismo local , visitar umas ”muy hermosas cascatas” …. ; 5 kms de rípio ( mais a volta…) e o resultado está à vista !!! B A R R E T E !!!……………….!!!!!!!!!!!!!!!!………………!!!!!!!!!!!!!!!!!
queriam mais???? então esperem pelo próximo post ……..
Ai, meninos, estas são de tirar a respiração!!!!!
Não digo mais nada, só vos peço que tirem alguns enquadramentos para que eu possa pintar uns óleos. Já é tarde e amanhã, com vagar, direi mais de minha justiça! A foto da Marília “indica” que foi a beneficiada pelo euromilhões!!!!
Beijocas
ainda bem que gostaste…..mais se seguirão !!!
beijinhos
Olá Companheiros
Até dói, olhar aqui é de ficar sem fôlego quanto mais ao vivo e a cores.
Que pena os humanos serem tão estúpidos, temos um sítio para viver lindo e eles matam, derretem e outras coisas mais, cada vez fico mais triste.
Bem mas como diz o companheiro isso é outra história , continuem a ser nossos amigos, não se fartem de trabalhar em favor de todos os que vos seguem e espero que cada dia valha mais a pena essa bela expedição.
um abraço
maria josé
pois é companheira , qualquer dia deixa de haver paisagens dignas de tal nome….
um abraço
david+marilia
Paisagens espetaculares e… ainda estão só no inicio. São estes momentos que, numa viagem, nos fazem esquecer os milhares de kms que se têm de calcorrear.
Vejam se conseguem escalar até lá acima para tirar umas fotos do alto 🙂
Aquela cascata até parece engraçada. Talvez as vossas expetativas estivessem demasiado altas devido à dificuldade do terreno para lá chegar. A publicidade exagerada também pode ter contribuído para a semi desilusão.
Por este andar estou a ver que ainda vão comemorar o natal com neve à beira de um glaciar.
Um abraço
no hemisfério sul o natal comemora-se com calor , as estações são o inverso do hemisfério norte…
um abraço
david+marilia
Olá companheiros David e Marília
Obrigado, por brindar com fotos que são “um regalo”, com imagens de sonho e outro por saber que estão bem e a divertir.
Com tanta neve já estou a ficar com os pés frios…
Continuação de boa viagem.
Abraço
Fernando Ramos
olá ramos !
ainda bem que gostou e quanto ao frio…….vá-se agasalhando , nós por cá estamos a sufocar de calor!!!
um abraço
david+marilia
meus queridos
belas fotos, montanhas lindas, e tanta neve!… que saudades eu tenho
da neve… até lembra o Mont Blanc. também se vê de todos os lados.
e tu e a Marília com cara de estarem a aproveitar ao máximo.
boa continuação e até já
beijinhos
olá pequena !
na realidade estamos a aproveitar ao máximo mas …..sempre a ”abrir”!!!
estamos já às portas de santiago e infelizmente não tivemos qualquer transição de temperaturas , saímos do frio e estamos a assar de calor!!!
beijinhos
Olá casal!!!
Realmente divino. A vegetação seca causa um destaque ainda maior a essas gigantes montanhas. Só em pensar que estive tão perto, em El Calafate, apenas 03hs e não fui até el Chaten. Com as fotos expostas aqui me senti lá.
Só temos a agradecer por nos trazerem tantas informaçoes boas e lindas, em uma época que só consumimos notícias triste sobre a humanidade.
Se preparem para as paisagens brasileiras. Não encontrarao neve, mas o verde das matas, grandes montanhas e algumas praias deixaram marcas na memoria.
Até breve.
olá josé !
já estamos tão bem preparados para as paisagens brasileiras que……até já estamos a caminho !!!
um abraço
david+marilia