PREVI E ESCREVI……….

Estamos e estaremos ainda por mais um par de dias no norte do LAOS não só porque

as montanhas parecem não ter fim mas também porque a entrada no VIETNAME apenas nos é permitida a partir de 20 de Setembro ; já deixámos a muito conhecida cidade de LUANG PRABANG com as suas centenas de turistas que a visitam diariamente- – – – – – – – – – – -inclusivamente um jovem casal português,bem antipáticos por sinal………; há uma certa rivalidade entre a capital e esta cidade,digamos como comparação um pouco simples,é como se se tratasse de LISBOA e do PORTO ; de qualquer modo,LUANG PRABANG tem mais para se ver e passar o tempo do que VIENTIANE,há mais templos do que na capital,o mercado é bem mais interessante e tem ,além do mais,dois atractivos que chamam muitos turistas ; as GRUTAS e as QUEDAS DE ÁGUA.  As grutas são um dos maiores barretes ou talvez o maior barrete que enfiámos nesta viagem,pois estão a cerca de 30 km da cidade ,parte do caminho é pior que picada africana ( não,não fomos de AC , já sabíamos como era e fomos de tuk-tuk por € 17.00 ……..) e visitar aqueles dois ”buracos” onde estão ”plantadas”…………………..o que mais havia de ser senão estátuas do ”tio budah” e onde,ainda por cima tem de se pagar cerca de 2 euros e subir centenas de degraus,para no final,com a língua de fora,olharmos para um gigantesco buracão a que eles chamam ”gruta”………………………………………POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AH !!!I  E ISTO AINDA DEPOIS DE SE ATRAVESSAR O LARGUÍSSIMO MEKONG NUMA ESTREITÍSSIMA CANOA COM MAIS 8 ATERRORIZADOS TURISTAS A BORDO……………….POR MAIS 1 EURO !!!!! POR FAVOR !!!!!!!!

no canto inferior esquerdo vê-se a entrada para as .....grutas

Mas passemos à segunda atração,ou seja as quedas de água : para compensar vale a pena a distância de 25 kms que percorremos de AC por boa estrada asfaltada,pois embora se note um certo desleixo e abandono das infra-estruturas nas quedas de água,assim como uma gritante falta de um bom arquitecto paisagista que mande cortar esta ou aquela árvore,fazer este ou aquele caminho ,etc,etc justificam-se plenamente os 2 euros que nos são exigidos para a entrada no parque; além do mais ,depois de apreciarmos as belas quedas de água é possível tomar banho num par de sítios das quedas e,o melhor está guardado para o final, estar a pouco mais de 2 metros de variadíssimos e divertidos URSOS PRETOS típicos da ásia,num recinto bem protegido e com vários mirantes altos para se poderem fotografar. Mas vamos às fotos,antes que me esqueça,primeiro que tudo de um par de templos de LUANG PRABANG ( eles são tantos,mas tantos que além de termos feito uma enorme salganhada com os nomes………perdemos – lhes a conta !!! )

Mas porque já devem estar um pouco fartos de ver o ”tio budah” e os seus templos,mostro-vos as quedas de água , não são como as de NIAGARA mas enfim…….


Conforme eu tinha previsto e até escrito num dos blogues,a travessia do LAOS tem sido uma verdadeira dor de cabeça,não só pelo muito sinuoso traçado das estradas existentes mas igualmente por em muitos dos troços o estado do asfalto ser mais que lamentável ,realmente há picadas em África mais decentes……;as montanhas sucedem-se a um ritmo que nunca mais parece acabar,aliás todo o país é uma sucessão de enormes ( e lindas….) montanhas onde a muito custo os franceses abriram estradas que foram sendo melhoradas ao longo dos anos; há uma comparação simples e eficaz se imaginarmos a estrada que vai da COVILHÃ ao cimo da SERRA DA ESTRELA,mas em vez dos tais 25 kms ponhamos………………digamos para sermos modestos…………….700 kms ,SEMPRE EM MONTANHA !!!!!!! se a isto tudo somarmos os problemas da ”estrelinha” então dá para imaginar que a disposição não tem sido das melhores !!! Mas vamos por partes : em 1º lugar a horripilenta estrada que liga VIENTIANE a LUANG PRABANG (as duas principais cidades do país) tem em vários sítios desabamentos de terras e rochas  que fariam desistir da viagem muitos de vós……………….embora fosse complicado dar meia-volta numa estrada tão estreita……. !!!! Depois os buracos são tantos que nos fazem facilmente recordar os tormentos que passámos quer no UZBEQUISTÃO,quer no CAZAQUISTÃO no ano passado ou mesmo este ano no PAQUISTÃO : perante e em frente a alguns deles paramos para pensar……………………………………QUE RAIO, COMO É QUE EU VOU CONSEGUIR PASSAR NO MEIO DESTES BURACÕES TODOS SEM PARTIR POR COMPLETO A AC ???????????????????? Mas como sabem lá chegámos a LUANG PRABANG  , embora com imensas dificuldades ; saídos de lá tínhamos forçosamente de tomar a mesma estrada,agora  na direção do sul durante cerca de 100 kms e foi o que fizémos,sabendo que iríamos passar novamente por certos troços que tinham largas porções de terras desabadas!!! Conforme eu avisei a Marilia,o caminho estava ainda  muito pior desta vez  pois como tinha estado a chover copiosamente durante os últimos 3 dias,havia não só mais desabamentos como também os que nós tínhamos passado anteriormente tinham-se agravado substancialmente e as variadas máquinas estavam……………………..de férias !!!!! Eram autênticos mares de lama grossa e alta  que metiam respeito e obrigavam o mais ateu a tornar-se ….crente !!!! Passámos um, passámos dois , passámos três mares de lama em que a AC dançava de um lado para o outro a patinar furiosamente, e eu sempre à espera de a sentir imobilizada  ou seja ATASCADA,sem nos podermos mover……….ATÉ QUE……como diz o ditado,tantas vezes o cântaro vai à fonte………………não  é ????????????????

Ficámos atascados neste sítio,o nervoso foi tanto que até nos esquecemos de fotografar a ”estrelinha” deitadinha na lama ; o GRANDE PROBLEMA era o facto de imediatamente à direita estar uma ribanceira apreciável ( em altura claro ! ) e como o local da AC onde se prende qualquer cabo ou gancho NÃO É AO CENTRO DA AC MAS SIM DO LADO DO PENDURA, o enorme medo era que ao sermos puxados a AC deslizasse de lado …………..na direção (lógica) da ribanceira : adeus AC e já agora………………………………..adeus DAVID ESTRELA que ia lá dentro!!!!!!! Enrosquei  o pinchavelho que prende o cabo,fui calmamente buscar a longa corda que transportava na bagageira,prendi -a  comme il faut ,mandei a Marilia sair da AC e …..esperei pelo 1ºo camião que aparecesse : lá veio um e obviamente nem valia a pena perguntar se compreendia inglês,pedi-lhe por gestos que me rebocasse e………..não é que ele sabia uma palavra em inglês??????  M O N E Y  disse ele de imediato,eu disse-lhe que sim mas primeiro estava o trabalho !!!!!!!!!!!!! Deu-me a entender que a corda era fraca e que partiria,eu insisti e disse-lhe que era aquela e mais nenhuma!!!! Por gestos  ”disse-lhe”  200 vezes que ele teria de me puxar super-devagar pois eu não queria ”mergulhar” na ribanceira……….; o problema era que a parte central esquerda da AC estava verdadeiramente a roçar o que restava de alcatrão – – – – – – – conforme podem ver pela marca negra à direita da foto- – – – – – – – – – – – –  e a roda traseira direita estava totalmente em falso num buracão de lama- – – – – – – – – – – conforme podem ver à esquerda da foto!!!!!! Não havia tempo nem para hesitar nem para olhar mais para a desgraça,vamos a isto,disse eu ! Meti-me ao volante e com o motor a trabalhar, 1ª  metida fiz sinal ao camionista para arrancar devagarinho e ……………….foi lindo vê-la a deslizar na lama tal Cinderela no gelo !!!!!!!!!!!!!!! DESTA ESTAMOS SAFOS !!!!!!! TOMA LÁ 4 NOTAS DE 1 DOLLAR E PÁRA DE FAZER TANTAS VÉNIAS !!!!!!!!!!…………………


Mas é claro que até ao cruzamento onde tínhamos de divergir para leste em direção à fronteira com o VIETNAME ( estávamos + – a cerca de 250 kms dela ) tivémos mais  banhos estéticos de lama,pois agoa a ”estrelinha” agora não quer outra coisa………………fica mais rejuvenescida !!!!

PENA QUE COM PAISAGENS TÃO BONITAS A NOSSA ATENÇÃO TENHA DE ESTAR 200 % COM A ESTRADA !!



Estamos neste momento numa cidade a cerca de 120 kms da fronteira com o VIETNAME chamada PHON SAVANH,capital da provincia chamada XIENG KHOUANG isto é , mal comparado , estamos em BRAGANÇA a capital de TRÁS -OS-MONTES em relação a ESPANHA e estamos preocupados com a saúde da ”estrelinha” pois as queixas já são muitas e……….variadas !!! A luz amarela do motor  continua a acender-se de vez em quando,agora temos um problema maior : a tal luz vermelha da direcção assistida,tinha-se apagado porém agora está quase permanentemente acesa e somente quando pegamos no carro de manhã ela se mantém apagada por alguns minutos,o máximo meia hora de andamento; é fatal que quando guinamos para a esquerda a direcção fica muito mais pesada,infelizmente apenas nos resta ter esperança que se aguente um par de meses mais, pois FIAT………..nem sabem o que é !!!!!!!!!! Há uma luz indicadora que uma qualquer lampada está fundida, pinga água dentro do habitáculo quando chove muito, uma das clarabóias está presa e meio aberta pois o vão que a faz subir e descer partiu,enfim está realmente doente e precisa de descanso e de um ”médico” conhecedor !!!!!

Mudando de assunto mas nem por isso para um mais agradável,para os menos informados,esta região onde nos encontramos foi palco de intensíssimos e constantes bombardeamentos americanos durante a guerra travada no VIETNAME ; o LAOS obviamente não só auxiliava e protegia os guerrilheiros vietgongs como os alimentava e escondia,pelo que os americanos durante vários anos procederam a grandes bombardeamentos em toda esta zona com bombas de todo o tipo mas onde abundavam as de 500 kgs : E N O R M E S !!!!!!! Obviamente que como nunca foi declarada a guerra oficialmente entre os E.U.A. e o LAOS esta passou-se a chamar a guerra surda ou a GUERRA SECRETA ; RESULTADO DE TER SIDO O PAÍS MAIS BOMBARDEADO NA HISTÓRIA ??????? existem ainda hoje em dia  e desde os anos 70 largos milhares de bombas não deflagradas que ainda matam muitas dezenas de pessoas por ano apesar dos constantes e repetidos avisos à população para não mexer nas bombas encontradas , o certo é que elas continuam a matar e isto acontece pese-se embora o facto de haver equipas internacionais de desminagem e desarmamento,muitas delas a trabalhar como voluntárias……………; mas as bombas são tantas e tantas que nem se imagina o final de tudo isto…………….; aos turistas que visitam esta área é-lhes dito para nunca penetrarem nas matas,ou seja ,não sairem do asfalto…………………..; nesta cidade, não sei se por mau gosto,ou se por falta de imaginação ou ainda para servir de aviso aos incautos,há várias lojas e cafés que à entrada , a servir de elementos decorativos,têm VÁRIAS dessas bombas em pé como se fossem estátuas num museu………. : PARTE-SE DO PRINCÍPIO QUE NÃO ESTÃO ACTIVAS,NÃO É ????????? POIS……..É QUE SE TOMBASSEM ………ERA CHATO,MUITO CHATO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nos últimos 3 dias tivémos net mas nos próximos 3 já sabemos que não teremos,isto é atá à fronteira com o VIETNAME e no longo caminho até à cidade de VINH,portanto…………………….INTÉ!!!!!!!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “PREVI E ESCREVI……….”

  1. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá Marilia e David
    Para mi é facil dizer, mas, para a frente é que é o caminho.
    Atrás de dias, dias virão, e serão melhores concerteza.
    Um abraço.
    Manuel Joaquim Estrela

    • admin diz:

      realmente,homónimo,há certos dias que não poderiam ser piores do que já são contudo depois temos certo tipo de alegrias como por exemplo ,pessoas que conhecemos,lugares diferentes que visitamos,comidas distintas que provamos,paisagens incomuns que admiramos,situações novas que experimentamos,etc,etc e tudo isto faz-nos esquecer os males por que por vezes passamos…………….
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Atrás da tempestade vem a bonança. Não desanimem que tudo há-de terminar bem.
    Saúde e boa viagem!

    • admin diz:

      desanimar não mas…..às vezes as forças faltam !!! muitas vezes eu penso assim : ”ora bolas,pior que isto já passei , não sejas mariquinhas…..”
      um abraço
      david+marilia

  3. Benedita diz:

    Voces metem-se em cada uma !!! Ai corre adrenalina a «200/%» .Mas não faz mal porque dizem que rejuvesnece .Eu que vibro com a aventura não sei se teria tanta coragem ,vocés devem ser umas pessoas maravilhosas com uma paciencia e humor extraordinarios que enfrentam tudo isso e ainda se dão ao trabalho de nos presentear com o relato de todas essas peripecias .MUITO OBRIGADO !Quanto a estrelinha muito lamento o que ela tem sofrido,penso ate que ela não merece que se desfaçam dela,mas sim que lhe façam um restauro completo.Gostaria um dia de conversar convosco de cara a cara para lhes dar os parabens pelo exito da vossa viagem e agradecimentos por nos dar a conhecer o mundo como ele e na realidade . Votos de boa sorte e continuaçao de uma boa viagem. Agora não ha que desesperar –O CAMINHO E PARA A FRENTE !!

    • admin diz:

      agora é tarde demais para desesperar pois…………………………bom,é melhor ler o post seguinte !!!……….. mas é verdade o que escreveu : metemo-nos em cada uma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      um abraço
      david+marilia

  4. Armindo Santos diz:

    Passamos a ser pelo menos dois, Benedita e eu próprio a querer estar convosco de cara-a-cara, quando regressarem, e não é só para Vos cumprimentar, mas, naturalmente, para fazer as perguntas que, agora, deixamos para essa altura, e que são mais que muitas.
    Claro que muitos outros, que não se manifestam, mas seguem os Vossos relatos – ter em atenção os muitos que se pronunciaram ao desafio – estarão à espera de Vos ouvir, ver e perguntar.
    Portanto, espero tenham em conta, quando regressarem, esta obrigação: promover um encontro entre todos os que Vos acompanham, e estimam, devido ao reconhecimento de que estão a viver uma grande aventura!
    Cumprimentos

    • admin diz:

      com todo o gosto ,iremos conhecer os que nos acompanharam de tão longe nesta aventura ! fica prometido um encontro !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. Luis Almeida diz:

    Companheiros Marília e David,
    “O que não nos mata, faz-nos mais fortes”, portanto para a frente é que é caminho.
    As fotografias com que nos continuam a brindar são verdadeiramente espetaculares e bem ilustrativas das paisagens por onde têm rolado com a vossa “estrelinha”.
    Saudações e votos de tudo a correr pelo melhor.

    • admin diz:

      olá luis almeida,
      muito obrigado pelo seu comentário e bons desejos !
      com todo o prazer continuaremos a mostrar o que nos for possivel desta aventura!
      um abraço
      david+marilia

  6. estrela diz:

    Mudanças e os respectivos trabalhinhos inerentes (ursinho amarelo já tem o seu mini apartamento aqui, para os próximos 15 meses) têm-me afastado do blog desde sexta-feira. Foi, pois, com a respiração contida que li este vosso relato!Respiração contida e nó no estômago!!
    Acho que todos já escreveram tudo o que havia a dizer: admiração pela vossa coragem, fotografias maravilhosas, relatos à maneira!
    Só uma observação: a estrelinha parece ter um rombo mais avantajado. Esperemos que se aguente, até ao regresso. Até lá, mimem a “bichinha” como puderem, para ver se vocês têm alguma tranquilidade.
    Quanto às bombas, salvadas as devidas distâncias, enquadramentos e importâncias, fez-me lembrar aqueles meses que passei nos campos de refugiados do KOSOVO, com o chão de terra atapetado de cápsulas vazias das munições que foram despejadas. Ainda trouxe algumas, para recordação e comprovativo (quem sabe, um dia, algum neto de delicie com as historietas da vóvó) mas essas nem dá para guardar. Livra!
    Continuação de boa viagem. E vai pensando em quantas reses serão precisas para um monumental churrasco…os admiradores da vossa aventura estão a crescer…e os relatos terão que ser acompanhados com aquela belíssima “pomada” que tens guardada.

    • admin diz:

      ainda bem que está tudo encaminhado!!! o rombo está igual,creio que é uma questão de angulo da foto.
      nem fales das pomadas da quinta pois saudades de um bom vinho……..abundam !
      beijos

  7. Maria Melo diz:

    Olá Marília e David:
    Li, com um aperto no coração, aquilo que escreveram e que me suscita apenas um comentário:
    “Que Deus vos acompanhe”.
    Maria Melo

  8. Antonio Resende diz:

    A ”traseira” da ”estrelinha” parece o chapéu dum pobre!!!
    O meu amigo não tem que se queixar… quem vai para zonas de atascansos… já sabe o que espera… experimenta um dia de AC passares a ”zona de ninguem” entre o Sahara e a Mauritânia… e depois falamos… e se foges muito aos atascansos… umas ”tabuletas” anunciam minas… e… que las ha… las hahahahaha
    Abraço e boas engtradas no Vietanam que me seduziu… e já agora, se vires num passeio um tipo com uma cadeira de dentista e muitas dentaduras… manda-o fazer-te um tratamento aos dentes, pra conseguires comer os ”cães, cobras e lagartos” que são um dos menús mais apetecidos!
    O meu abraço de ROMA (onde as estradas não são nada boas).
    A R

    • admin diz:

      antónio,a estrelinha vai necessitar de mais plásticas que a lili caneças…………..
      eu ainda tenho 3 multas de roma para pagar(????????!!!!!!!!!???????) por estacionamento indevido da estrelinha em 2009 !!!!!!!!!!! a psp já me notificou por mandato da ”polizia municipale” mas eu não liguei peta……………
      já agora uma novidade para ti : sabes a razão das estradas à volta de roma não serem boas (exceptuando as auto-estradas) ????? é que são constantemente pisadas pelos camiões que transportam o ”travertino romano” das pedreiras à volta de roma e por conseguinte estragam constantemente os pavimentos………..ORA TOMALÁ QUE EU NÃO DURO SEMPRE!!!!!!!!!
      um abraço
      david+marilia

  9. Manuel Vitorino diz:

    Amigos aventureiros…nem sei se mostre essas fotos do atascanço á minha co-piloto…
    Se, ás vezes, já fico “com os ouvidos cheios”, quando me aventuro um pouco, imagino se ela vê essas fotos.
    De algum modo, essas fotos da lama, fazem-me lembrar a travessia do Alto Atlas, em Maio do ano passado, onde, em muitas zonas e fruto do inverno rigoroso que tinha havido em Marrocos, o asfalto tinha desaparecido e havia mares de lama onde a AC sempre ia dançando um pouco, e epelo meio….á falta das pontes que tinham ido á gua abaixo, passava-se por cimo de “tabuleiros” de madeira, construidos provisoriamente….Se fôr como em Portugal, se calhar, ao fim de ano e meio, ainda lá devem estar.
    Bem…vejam lá se chegam “semi-inteiros”, pois já começam a ser muitas mossas na Estrelinha, e no fim, ainda a vão colocar num museu…e lá se vai o sonho de “alguém” que vocês conhecem, em ainda vir a ter essa Dream…
    Divirtam-se e até breve.
    Manel e Bia

    • admin diz:

      mostra,mostra !!!!!
      um abraço e continuação das tuas melhoras
      david+marilia

  10. Hélia e Júlio diz:

    Marilia e David os nossos herois!!!!!!
    Que comentários ou perguntas poderão ser feitos, se oa nossos herois nos dizem e mortram tudo? Até mesmo a tal estrada de ninguém, como diz o Resende e que o ano passado a fizémos a caminho da Guiné, me parece ser um mar de rosas comparando com o que têm passado. Nós só temos um comentário… não desistiremos enquanto não tivermos o prazer de estar convosco neste nosso Portugal a são e salvo. Continuem com muita corage, um grande e forte abraço. Hélia e Júlio

    • admin diz:

      não somos heróis,apenas destemidos aventureiros ; de qualquer modo os vossos rasgados elogios sensibilizam-nos sempre !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks