QUEREMOS………E NÃO PODEMOS !!!

Pois é,não é que gostemos assim tanto,tanto de VIENTIANE apesar de ser uma capital simpática,acontece é queestamos impossibilitados temporariamente de entrar na TAILÂNDIA que é aqui já ao virar da esquina,ou seja é como se fosse LISBOA e ALMADA,é só atravessar uma ponte ! E isto porquê???? As maiores cheias nas últimas 4 décadas inundam uma grande parte da TAILÂNDIA ,segundo a CNN uma área correspondente ao tamanho de ESPANHA !!!Já houve umas centenas de mortos e cerca de 800.000 desalojados e sabemos que apenas poderíamos andar cerca de 200 kms adentro no país até……..começarmos a meter água !!!…………..ORA SE A ESTRELINHA JÁ NÃO ANDA LÁ GRANDE COISA PARA CAMINHAR,ENTÃO PARA NADAR NEM PENSAR NISSO !!!

Estamos pois em VIANTIANE a ”fazer tempo” até que possamos atravessar o país de norte a sul,e não há alternativa senão esperar pois a região central do país é a mais afectada e obrigatoriamente está no nosso caminho para sul ! Estamos permanentemente com internet ”emprestada” junto a um hotel,bem estacionados,o custo de vida no LAOS é baixíssimo,temos provisões e água,somente nos resta ter paciência e esperar,  esperar até que as estradas na TAILÂNDIA estejam desempedidas e possamos passar ; as linhas ferroviárias estão inoperacionais e BANGKOK está seriamente ameaçada por graves cheias ,tendo-se chegado já ao ponto de os principais hoteis terem feito altas barreiras de sacos de areia para tentarem impedir a subida das águas ,o mesmo se passando com as melhores lojas; nada sabemos quanto à embaixade de PORTUGAL mas a sua situação não deve ser fácil já que ela se situa à beira do rio CHAO PRAYA cujas águas têm estado a subir bastante…..; estamos a par de todas as situações, com  acesso permanente à CNN,BBC e outras fontes de informação disponíveis na net; temos agendada uma reunião na embaixada da TAILÂNDIA na 2ª-feira mas de pouco servirá pois não creio que eles saibam mais do que nós………QUEREMOS PASSAR E NÃO PODEMOS pois sabemos que poderíamos conduzir em segurança até KHON KHAEN mas depois não teríamos outra alternativa senão aguardar aí que as águas baixassem; ora põe-se outra questão : a prolongada permanência da AC em território tailandês poderia acarretar penalidades isto apesar de se tratar de um caso de força-maior. Acho que vamos ”dividir” o mal pelas aldeias e aguentar aqui mais unas dias e depois ir para a TAILÂNDIA e continuar lá a espera; há uma alternativa e entre outras coisas queremos estudar isso na embaixada da TAILÂNDIA : chegarmos a KHON KHAEN e daí divergirmos para LESTE/SUDESTE em direcção ao CAMBODJA contudo tal é apenas viável por estradas mais secundárias e o que queremos saber é se essa parte do país tem campos de arroz,se tiver…………nada feito,de certeza absoluta que estão inundados !!! De qualquer modo temos de estudar todas as possibilidades,temos de nos mexer…………..

A ajuda americana como é da praxe já vem a caminho com um par de HERCULES C-130 carregando sacos para encher de areia,kits de sobrevivência,mantimentos,medicamentos e……….água potável !!! Vários países já estão a prestar ajuda pois a situação é verdadeiramente calamitosa,algo de que não há memória!!! Temos visto de hora a hora as notícias de origem portuguesa tais como a TVI on-line,o SAPO,o EXPRESSO ,o CORREIO DA MANHÃ,o SOL,etc mas NADA DE NOTÍCIAS SOBRE O ASSUNTO,apenas os roubos e assassinatos da praxe……..além da desgraça da economia nacional e da política rasca !!!……Surpreende-nos que algo de tão grave como o que se está a passar não apareça na imprensa nacional……

Na região de AYUTTHAYA  a situação é dramática pois embora as largas dezenas de elefantes tenham sido postos a salvo atempadamente,o problema que se põe agora é a falta de comida para eles : NÃO HÁ !!! Aqui e nos arredores de BANGKOK vivem-se as maiores dificuldades com vários diques quase a rebentar,o governo já não sabe onde colocar as populações,faltam meios,falta tudo ; nesta zona existe o maior parque industrial da TAILÂNDIA de um tamanho de cerca de 1/3 da península de SETÚBAL e apenas para se ter uma pequena ideia do tamanho da catástrofe e da gravidade da situação,nesse macro-parque industrial existe a maior fábrica de automóveis da HONDA no exterior do JAPÃO, responsável por cerca de 5% da produção automóvel da HONDA ; acontece que a fábrica paralisou devido às cheias,ficou parcialmente inundada  e encerrou temporariamente até 21-10-2011 com prejuízos inimagináveis……… Segundo lemos,este ano tem sido um ano bastante anormal na ÁSIA no que respeita a tufões,pluviosidade,etc não há memória de uma estação das chuvas tão intensa,contudo teoricamente a mesma está quase a terminar pelo que a nós apenas nos resta ser optimistas e esperar que as águas baixem- – – – – – – – – – – – – – ah ! e já agora que de seguida limpem as estradas………………..A ESTRELINHA JÁ ESTÁ SUFICIENTEMENTE PORCA !!!!!!!!!!!!!!!

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “QUEREMOS………E NÃO PODEMOS !!!”

  1. Manuel Vitorino diz:

    Ó Compnhaeiros…eu arranjo-vios já um entretém…..filatelia que tenha com a temática bicicletas/ciclismo :)….No Laos “fabricam” muitos crmos desses…:).
    Ah….e as moedinhas….;)
    E Prontos….já vos arranjei que fazer…
    Bem…tenham juizo e não se metam em aventuras ainda mais perigosas. Isso quando inunda…inunda mesmo.
    Boas aventuras (mas bem pensadas)

    • admin diz:

      NO LAOS NÃO HÁ MOEDAS,SÓ NOTAS…….
      SELOS?????PARA ISSO ERA PRECISO QUE HOUVESSE CORREIOS…………..
      UM ABRAÇO

  2. estrela diz:

    Ainda bem que leste essas notícias todas! Cá também falaram do assunto, na televisão, pelo menos, pois foi onde me inteirei da situação. Não pretendi alarmar-vos mais, bem bastam os dissabores pelos quais já passaram, daí nada ter dito. O que me aflige é vocês meterem-se a caminho com a informação que já podem seguir em segurança e haver um mudar de situação repentino, que vos apanhe em plena viagem e vos bloqueie. As condições climatéricas são imprevisíveis, embora a tecnologia esteja avançada e permita cálculos seguros. Mas…nunca fiando! Não dá para fazerem alteração de rota, ainda que sobrecarregando a carteira?
    Estou preocupada…bastante…não sei que vos diga.
    Sempre que possível, vão dando notícias.
    Que tudo corra bem, são os nossos votos.
    Beijinhos

    • admin diz:

      alteração de rota????por onde????temos MYANMAR a oeste e o VIETNAME a leste – – – – – – – -não podemos conduzir por nenhum deles……!!!! a única saída é para sul mas está tudo inundado,impossível passar! como se trata de planície ,as cheias não são repentinas ,a água vai subindo gradualmente ; para teres uma ideia mais concreta da gravidade da situação vai ao site da CNN e lá além das notícias mais recentes tens fotos elucidativas!!! nós na realidade estamos bem,é chato estar à espera sem nada paraver ou fazer ,mas estamos bem…..e a engordar !
      beijos

  3. Meus caros amigos.
    Sempre que oiço e vejo notícias das zonas onde estão ou pensam ir, etou atento… vejo por exemplo a EuroNews… e só aí pensei que teriam de meter uns ”flats” sob a estrelinha, mas… a água… meu senhor… tanta água… só vos salvaria se houvessem fechado todas as entradas das ratazanas que aí entraram… e assim… navegariam… não vos disse nada, para não me chamarem ”ave agoirenta”… sei que depressa saberiam das invasões aquíferas…
    Sei que o pior já está para trás… e… que agora, o caminho é ir em frente… sem pressas… o Natal ainda falta… e… aproveitem…
    O nosso abraço
    Antonio Resende

    • admin diz:

      pois é,antónio,estamos a aproveitar para engordar já que não há nada a fazer senão esperar e esperar!
      um abraço
      david+marilia

  4. Helia e Júlio diz:

    Ficamos preocupadíssimos, ansiosos por boas notícias, pois natureza é natureza e o homem não manda nada. Esperamos que hajam informações claras antes de tomada de atitudes. A perna da Marilia está melhor? Avancem sim para o regresso por nós desejado mas com cautela, a grande vitória está no final…… Carinhosos abraços.

    • admin diz:

      olá hélia e júlio,
      estamos bem,apenas nos resta aguardar a descida das águas contudo as últimas notícias não são muito animadoras pois a chuva não pára de cair na área de AYUTHAYA e BANGKOK,sendo que a previsão para os proximos dias é ……………mais do mesmo !!!
      a perna da Marilia está bastante melhor,embora o buraco ainda exista está a fechar lentamente.
      um abraço
      david+marilia

  5. FERNANDO BACALHAU diz:

    Caros Marilia e Estrela

    Felizmente que a infecçao na perna da Marilia ja passou.
    As aventuras continuam com grandes dificuldades,mas vao sendo solucionadas.
    As fotos que nos mostraram de HALONG sao de facto divinais.
    continuem com o vosso optimismo,e disfrutem o resto da viagem.

    Abraços da Ana e Fernando

    • admin diz:

      obrigado pela vossa mensagem !
      a Marilia está melhor felizmente,e continuamos a aguardar em VIENTIANE que as águas na TAILÂNDIA baixem para podermos passar;sabes como é……NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE E NÃO HÁ BEM QUE PERDURE…………
      um abraço para os dois
      david+marilia

  6. AURELIO RAPOSO diz:

    CAROS AMIGOS FICO CONTENTE DE SABER DAS MELHORAS DA PERNINHA DA MARILIA TAMBEM FIQUEI PREOCUPADO COM AQUELE MAU ASPECTO DA INFECÇAO E A FALTA DE ASSISTENCIA AI POR ESSAS BANDAS MAS AINDA BEM QUE O PIOR JÁ PASSOU.TAMBEM VOS QUERO AGRADECER PELAS FOTOS E VIDEOS MARAVILHA QUE NOS OFERECEM SÓ TENHO PENA DE NÃO TER TEMPO DE VER TUDO POR TUDO MUUUUUITO OBRIGADO E OXALÁ AS AGUAS BAIXEM DEPRESSA RECEBAM UM GRANDE ABRAÇO DO AMIGO AURÉLIO RAPOSO

    • admin diz:

      a ”perninha” da Marilia está bastante melhor,felizmente!
      é com o maior prazer que mostramos em fotos algo do que vimos,ainda bem que gosta !
      um abraço e continue a seguir-nos
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks