RANAKPUR E O ACASO

Aquando do planeamento da viagem e após leitura de 3 grossos guias sobre o que visitar na INDIA ,foi feito o itinerário,foram calculados os dias em que ficaríamos em cada local,o que iríamos ver,etc; todos os guias mencionavam com especial destaque

um local chamado RANAKPUR que,pelas fotos ,parecia ser na realidade incontornável,não fosse o significativo desvio que se teria de fazer (para norte) de UDAIPUR;como tal significaria um acréscimo de 2 dias e como estávamos a ”cortar” nos dias de viagem,resolveu-se não irmos a esse local. Estando a Marilia a guiar a ”estrelinha” e eu- – – naturalmente- – – a dormitar,às tantas ela acorda-me ao mesmo tempo que o gps ”gritava” :RECALCULANDO! RECALCULANDO! Ora bem ,ela tinha visto uma estrada lateral,a fazer um desvio e que indicava UDAIPUR  a menos 60 km do que o gps marcava; sem hesitar e pensando que conhecia a INDIA melhor que o gps vai de mudar de rumo e ”enfiar” por essa tal estrada ,que não era mais do que um ”short-cut” para UDAIPUR; quando reparou que a estrada piorava a olhos vistos e era” areia demais para a sua camioneta” toca a acordar-me e a perguntar-me a opinião : MULHERES AO VOLANTE !!!!!!!!!!!!!! Para não voltarmos para trás decidi continuar nessa estrada e comecei a estudá-la cuidadosamente no MUITO pormenorizado atlas que temos da INDIA; e não é que reparo que a dita-cuja iria passar cerca de 80 km depois mesmo,mesmo junto a RANAKPUR ????? Sem dúvida que o destino quis que obrigatoriamente víssemos um dos mais bonitos e espectaculares templos em toda a nossa vida : uma autêntica obra de arte que tivemos o especial privilégio de visitar e que passo a resumir.

ESTE COMPLEXO DE TEMPLOS ,CUJA MAIOR EXPRESSÃO É O TEMPLO DE  ADINATH ,FOI CONSTRUÍDO NO SÉCULO XV E É UM DOS 5 MAIS IMPORTANTES LUGARES SAGRADOS DOS JAINAS ( procurem detalhes no google do jainismo….),RELIGIÃO NÃO MUITO IMPORTANTE NA INDIA MAS QUE AINDA ASSIM TEM CERCA DE SEIS MILHÕES DE FIÉIS (por acaso os nossos melhores amigos indianos são jainistas ou jainas) ; O TEMPLO DE ADINATH TEM ”APENAS” 1444 COLUNAS TRABALHADAS EM MÁRMORE BRANCO E…TODAS DIFERENTES; OS TECTOS SÃO IGUALMENTE TRABALHADOS EM FILIGRANA DE MÁRMORE,COM RENDILHADOS IMPOSSÍVEIS DE IMAGINAR A SEREM FEITOS HÁ SEIS SÉCULOS ATRÁS……..ESTE TEMPLO É CONSIDERADO O MAIS IMPRESSIONANTE DA ARQUITECTURA SACRA DA INDIA OCIDENTAL E APENAS TENHO PENA DE NÃO SABER TIRAR FOTOS PERFEITAS POIS ESTE LOCAL MERECE-O ; ESTA VISITA FICARÁ SEM DÚVIDA ALGUMA COMO UM DOS PONTOS ALTOS DESTA VIAGEM….. ; DEIXO-VOS ALGUMAS IMAGENS :

era absolutamente proibido tirar fotos aos icones religiosos,mas se eu não tirasse eu sabia que vocês não me perdoariam......

esta então do icone principal......é o cúmulo dos sacrilégios ; se eu fosse apanhado....degolavam-me !!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



23 comentários para “RANAKPUR E O ACASO”

  1. Maria Melo diz:

    Extraordinário! Belíssimo! Parabéns à Marília pelo engano na rota!

    Continuação de boa viagem

  2. Maria Melo diz:

    Extraordinário! Belíssimo! Parabéns à Marília pelo engano na rota!
    Continuação de Boa Viagem e Boas Visitas!
    Uma nota: eu não colocaria tantos detalhes como no post anterior – cofre, guardar fotos, etc. Há pormenores que podem ser mal utilizados pelo comum dos cidadãos. Neste mundo global nunca sabemos quem nos está a ler e que destino pode dar às informações que prestamos. Este foi o pensamento que me surgiu à medida que li o post.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira !
      gratos uma vez mais pela sua simpatia.
      igualmente agradecemos as suas palavras de cautela,contudo não só estamos prevenidos como o cofre…….está super-soldado ao chassis da viatura,de qualquer modo vamos refrear as palavras no futuro !
      um abraço
      david+marilia

  3. mario delgado diz:

    espetacular monomento tenho a certeza que nao à muitos assim no mundo quanto à conduçao das mulheres jà conhecemos mas tambem a estrelinha è como um camiao nao è um smart iiiiiiiiiii boa comtinuaçao !!!!!!!!!!

    • admin diz:

      é realmente um monumento muito,muito especial ; pena que tenhamos que tirar os sapatos (como aliás em TODOS os templos e o chão esteja sem exagero a uns 60º de temperatura……. é só correr por aquela passadeira acima………..
      A MARILIA COM OS MILHARES DE KMS VAI DE CERTEZA MELHORAR A CONDUÇÃO…….
      um abraço

  4. estrela diz:

    Fantásticas fotos desse templo!!!! É qualquer coisa de tirar a respiração, todo esse trabalho na pedra. Conhecendo-se hoje como se conhece o avanço da tecnologia, é de pasmar ver o que se criava na antiguidade com utensílios rudimentares e transportes difíceis.Os tectos e as colunas parecem autênticas filigranas! Simplesmente maravilhoso!
    Só não gostei dessas apreciações à condução das mulheres! Brrrrrr!!!!Já esqueceste que ganhei um rali a 38 homens???????? em 1973? Ficaram todos com cara de parvos, pois nem queriam acreditar no tremendo “bigode” que lhes dei.
    Marília, fizeste muito bem em “desviar” caminho, ainda que incosncientemente.Permitiste que víssemos essas belezas. Quanto à tua condução, estás de parabéns pois serão MUITOS os homens que não se atreveriam a conduzir nessas paragens ao contrário de ti!!!!!!
    Ai…ai…pura maldade masculina, quando sabemos que está PROVADO que as mulheres conduzem muito melhor que os homens!
    Leitoras do blog, unam-se e desmontem esta ideia pré concebida sobre nós!!!!! EHEHEHEH
    De castigo, não mando beijinhos, pronto!

    • admin diz:

      apanha-se cada susto com ela a guiar que nem imaginas……MAS ELA AJUDA BASTANTE !!!!!!!
      quanto ao templo,temos cerca de 120fotos no total…

  5. Olá Estrelas viajantes

    Impressonado por essas fotos e pelo potencial turistico-religioso que a India oferece. Fico aqui «babado» a olhar essa obra de arte. Sobretudo quando nos é dito que foi construída há seis séculos.
    Cada vez mais eu penso que Platão não se enganava quando dizia que nós nunca aprendemos, apenas nos lembramos. Já nascemos a sebar tudo. Pois… se há tantos séculos já se faziam obras dessas…
    Fizeram bem em mostrar fotos os icones religiosos porque assim o quadro ficou mais rico e completo. E visitar essas terras tão distantes não é para qualquer mortal. Continuem essa viagem de descoberta, tal como os portugueses de quinhentos que deram novos mundos ao mundo. Tal como vocês estão a dar-nos a possibilidade de sonhar com esses relatos e essas fotos que registam um fantástico mundo desconhecido.
    Uma vez mais, boa viagem. Em segurança!
    Um abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá carlos da gama,
      sem dúvida alguma que este templo”enche as medidas” de qualquer um precisamente quandonos questionamos COMO FOI POSSÍVEL HÁ 6 SÉCULOS ATRÁS EXECUTAR TAIS MARAVILHAS ???? eu sei perfeitamente do que estou a falar pois tenho cerca de 30 anos de experiência de trabalhar a pedra MAS COM FERRAMENTAS ESPECIAIS ADIAMANTADAS,CORTE A JACTO DE ÁGUA,ELECTRICIDADE,ETC,ETC e fico absolutamente incrédulo quando vejo este E MUITOS OUTROS MONUMENTOS NA INDIA DE IGUAL CALIBRE EXECUTADOS HÁ VÁRIOS SÉCULOS ATRÁS COM TANTA MESTRIA……..

  6. Ana Pressler (bruxinha) diz:

    Fotos divinais!
    Os meus parabens caros vizinhos!
    Sou a Ana Pressler e vivo na urb.Vale Quente na arruda, tenho 1a Roller Team
    Eu vou seguindo sempre a vossa viagem e cada vez estou + triste por não ter conseguido comprar uma Dream como vocês, mas elas apareceram e desapareceram do mercado alemão num ápice! Voces comprovam que é um veiculo excelente!!!e resistente…
    Também trato a minha AC por bichinha e só eu a conduzo. já vai com 39.000kms em 2 anos,a anterior já nem sei quantos tinha, isto sem ter ferias de verdade.
    O Rui só tem direito a pousar as mãos no volante se for para limpar o tablier.
    Mulheres ao volante e a estrada é toda nossa…
    Continuação de boa viagem
    Ana Pressler

    • admin diz:

      olá vizinha,
      lembra-mo-nos perfeitamente de si !
      obrigado pela sua mensagem e palavras de incentivo.
      HÁ MUITAS MULHERES QUE CONDUZEM MUITO BEM……
      um abraço,bons passeios e continue a seguir a nossa aventura !
      david+marilia

  7. Manuel Joaquim Estrela diz:

    ESPETACULAR

    Obrigado por partilharem tão grande beleza.

    Um abraço.

    Mjestrela

    • admin diz:

      olá homónimo !!!
      muito obrigado pelas suas amáveis palvras,
      um abraço
      david+marilia

  8. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Bendita hora que a Marília se enganou na estrada pois permitiu verem e darem-nos a ver maravilhosas e espectaculares imagens que talvez sejam das mais belas que já publicaram.Ao ver tal trabalho tão minucioso,trabalhoso e que quase parece impossível ter sido feito há tanto tempo quando os meios eram tão escassos faz-me pensar que se o ser humano por um lado evoluiu imenso através dos séculos por outro lado em algumas coisas parece ter andado no sentido oposto.Continuem a deslumbrar-nos,tudo de bom e beijocas.

    • admin diz:

      olá ana maria,
      esperemos que haja mais ”enganos” similares para poderes desfrutar de outras belas imagens….
      quanto ao resto tens razão…

  9. Benedita diz:

    Olá Casal Estrela!
    Não tendo muito tempo para acompanhar a vossa viagem, hoje vim cuscar e fiquei maravilhada, usufruir pessoalmente destes espaços eu diria que é uma benção.
    Felicidades para a continuação da viagem e um abraço para ambos.

    • admin diz:

      olá benedita,
      tem perdido alguns relatos interessantes ao ”falhar” as visitas !
      mas o mais importante é agradecer uma vez mais as suas amáveis palavras !!!
      um abraço
      david+marilia

  10. Antonio Resende diz:

    Completamente siderado com as imagens desta visita… são autênticos rendilhados de ”bilros”…
    Deixais-me sem palavras…
    Votos de que fruam a vossa Odisseia em plenitude.
    Abraços

    António Resende

    • admin diz:

      olá antónio !
      muito simpático da tua parte,ainda bem que gostaste de ver as fotos.
      desejamos -te igualmente muito boa sorte nas tuas passeatas com a nova AC.
      um abraço
      david+marilia

  11. Hélia e Júlio diz:

    Estamos sem palavras…… emocionante a mais…… por tudo o que tenho lido e visto na internet o David e a Marilia, para nós, são os melhores transmissores de emoções. Um grande abraço e continuação de grandes momentos sempre acompanhados da vossa esplêndida atitude.

    • admin diz:

      nós é que estamos sem palavras perante tanta simpatia e generosidade da vossa parte !!!
      BEM-HAJA!!!
      um abraço
      david+marilia

  12. Benedita diz:

    Os meus agradecimentos pelas maravilhas que nos dao a oportunidade de ver. O meu maior sonho seria (alguma vez poder acompanhar-vos).SERA ISSO POSSIVEL?? Tempo nao me falta pois ja sou aposentada ,mas ECONOMICAMENTE… e com esta crise que nao nos deixa fazer planos….Ainda bem que voces podem e nos deixam ver o mundo atraves dos vossos olhos .Que nunca lhes falte o espirito de aventura e que tudo lhes corra bem .Uma coisa e certa— conseguiram mudar a repulsa que tinha pela India ,que eu sabia ser um pais tao sujo e com tanta gente pobre a circular pelas ruas sem falar no transito e nos animais.POREM, OS TEMPLOS……

  13. admin diz:

    obrigado pela sua mensagem.
    teríamos todo o gosto em ter companhia nas nossas viagens,por que não você???? agora que esta ” brincadeira” sai carota,lá isso não tenha dúvida……..
    sobre a india haveria ”pano para mangas” dissertar sobre a pobreza e sujidade mas TODA A GENTE SENTE O MESMO a 1ª vez que visita a india- – – – – – depois passam a adorar…………….
    benedita é impossível explicar aqui as razões da pobreza e sujidade,talvez um dia o possa fazer pessoalmente
    um abraço
    david+marilia

Trackbacks/Pingbacks