RIGA E VILNIUS
Pois é , os países bálticos já fazem parte do nosso extenso curriculum pois acabámos de visitar VILNIUS , depois de termos conhecido TALLINN e RIGA , vamos então prosseguir para um país onde seguramente nenhuma AC portuguesa ainda entrou : BIELORÚSSIA ! Mas antes disso há um par de coisas a dizer sobre os países bálticos visitados ; em primeiro lugar , para nós o mais atrasado e menos interessante foi a LETÓNIA , apesar de ser o país com as mulheres mais bonitas e elegantes , contudo a forte sensação que temos de estarmos numa província soviética é demais além de que os muitos pedintes também não ajudam a melhorar a imagem ; a ESTÓNIA surpreendeu-nos pela sua pequenez e limpeza ( definitivamente influenciada pela vizinha FINLÂNDIA ) mas tem pouco para mostrar ; quanto à LITUÂNIA esperava-mos muito pior , menos desenvolvido , mais instabilidade nas ruas , etc contudo foi uma agradável surpresa , com incontáveis e moderníssimos centros comerciais , bons carros , pessoal simpático q.b., ruas limpas , enfim , talvez o mais interessante dos 3. Os principais monumentos de cada um destes países , como não podia deixar de ser são religiosos e começando por RIGA – LETÓNIA há que admirar :
As notas da ESTÓNIA têm o seguinte aspecto :
Alguns exemplos de edifícios de arquitectura tipicamente soviética , e que abundam ainda em RIGA :
Entretanto , sobre VILNIUS a questão é totalmente diferente pois sem dúvida que é a cidade mais atraente dos 3 países ; obviamente também tem os seus defeitos , defeitos esses que não vemos numa NORUEGA ou FINLÂNDIA como por exemplo a questão dos pedintes (menos do que na LETÓNIA mas mesmo assim em número significativo) e também um alto número de embriagados nas ruas. Mas é uma cidade já grandota e com um número incrivelmente alto de espectaculares igrejas , fazendo sem dúvida uma ”feroz concorrência” à capital das mais bonitas igrejas católicas do planeta : BUDAPESTE ! Aqui é difícil andar 200 metros na enorme OLD TOWN sem que se nos depare uma nova igreja ,são tantas mas tantas que não há literalmente tempo para ver …..um terço ! Predominantemente do estilo BARROCO , muitas ROCOCO e outras GÓTICAS há para todos os gostos e , sendo domingo , visitámos 6 ( o cansaço já não deu para mais…..) e por incrível que pareça , todas a abarrotar de fiéis……!!! Sabíamos que este era o povo mais religioso do BÁLTICO ( já agora e a talhe de foice , o povo MENOS RELIGIOSO DO MUNDO é o da ESTÓNIA !!! ) mas nunca nos passou pela cabeça tanta devoção , tantos fiéis de todas as idades….; quase todas as igrejas nos deixaram extasiados , havendo algumas que estão a ser reconstruídas ; é engraçado pois subimos ao cimo da torre da universidade do século XV , de onde se avista um espectacular panorama de toda a cidade pois a vista é de 360º . e espanta-mo-nos ao vermos a incrível quantidade de igrejas , umas maiores outras mais pequenas , todas com as cruzes bem brilhantes….; houve ainda tempo de visitar a sinagoga de VILNIUS , no início do século havia mais de 100 hoje em dia resta uma , e francamente não tem tanta beleza como a de LISBOA !
Que mais posso dizer sobre esta capital? Agradou-nos também pelas suas limpas ruas , grande número de modernos centros comerciais ( talvez demasiados….) , bonitos edifícios muitos ainda do ” tempo da outra senhora” , as pessoas não são muito extrovertidas , simpáticas q.b. apenas , como nos outros países do Báltico não se ouve uma única buzina , as pessoas falam baixo e apenas na circulação automóvel é que a ”porca torce o rabo” pois conduzem um pouco à maneira portuguesa……; o custo de vida é realmente o mais baixo de todos , para bem das nossas sacrificadas carteiras, mas infelizmente a gastronomia nacional é igualmente quase inexistente ! Tem chovido regularmente , havendo algumas abertas com sol e bastam essas abertas mais uns 12-13º para as ver nas esplanadas de cara virada para o sol afim de aproveitar algo de tão raro aqui…!!! A propósito de esplanadas , eles têm muito bom gosto em as criar e decorar pois o sentido de elegância é muito alto.
O dinheiro deles tem o seguinte aspecto :
Os locais de mais interesse em VILNIUS são :
MAS VAMOS AOS DETALHES…………..
Nos dois museus que éramos suposto visitar ontem , e nos quais estávamos sumamente interessados ( MUSEU DO HOLOCAUSTO e MUSEU DAS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO , também conhecido por MUSEU DO KGB ) em ambos demos com o nariz na porta pois estavam fechados por supostamente ser aqui O DIA DO PAI……….; hoje 2ª feira claro que estão igualmente fechados e consequentemente é uma grande fustração ! Mas algo me diz que um dia voltaremos a VILNIUS e dessa vez……………não falhará !!! Ficam os exteriores…..,melhor do que nada !!!

museu do KGB ; na parede atente-se às inúmeras placas dos torturados e mortos pelo regime soviético o tal das ”amplas liberdades ” ; no nosso caso , o edifício da PIDE em LISBOA foi transformado em prédio de apartamentos de luxo , assim se apagam as coisas más da memória de um povo……FEITIOS……!!!!!!!
Vamos então partir para a BIELORÚSSIA , país totalmente desconhecido e verdadeiramente o último bastião comunista da velha EUROPA , um dos que pertence ao que GEORGE W. BUSH designou como……………EIXO DO MAL !!! Pelo que já nos avisaram , deve ser …..fresco este país , já nos disseram para termos muito cuidado com o que fotografamos caso contrário…………ou ”cana” ou deportação !!! Vamos a ver se não somos detidos como nos aconteceu no TURQUEMENISTÃO , a Marilia diz que nunca mais me acompanha numa viagem se não me portar bem ou seja , se voltarmos a ser detidos…………….I N T É !!!!!!
Passei em Vilnius já lá vão 5 anos.
Tenho no horizonte vontade de voltar a revisitar esses 3 países… mais paulatinamente…
Vilnius daqui a 3 anos terá de novo um Festival de Folclore, música, gastronomia… coisa bela… tive a sorte de decorrer aquando da nossa passagem… quem sabe lá irei de novo nessa altura.
BieloRússia… um enclave que me não seduz… digam-me vcs de vossa justiça…
Continuação de boa viagem.
António Resende
eu também acredito que a bielorússia não nos vá seduzir- – – – – – – -nem a nós nem a ninguém- – – – – – – – mas já que estamos a caminho fica vista , era praticamente o único país da europa onde não tinha posto os pés…!
um abraço e não te esqueças de nos informares do teu plano em detalhe
david+marilia
Olá Marília e David
Claro que continuo a seguir-vos com agrado e agradeço o trabalho que vocês teem para nos irem informando, e bem, da vossa viagem
As fotos, como já vai sendo hábito, estão lindíssimas.
Quem sabe se não farei companhia ao António Resende daqui por 3 anos.
Um abraço e continuação de boa viagem
olá estrela !
mesmo que o a.r. não possa ir você ” meta os patins” e vá à aventura- – – – – – – – nunca tenha medo !
um abraço e obrigado pelos comentários
david+marilia
Olá David
Tenho vindo a segui a sua viagem e espero que tudo corra como desejado e que veja Portugal ganhar todos os jogos.
Agora quanto a ser a 1.ª AC portuguesa ainda entrou na BIELORÚSSIA lamento lhe dizer que não vai a sua pois já falei com um companheiro (que infelizmente tive que lhe prestar serviços) que já la foi.
Mas não se preocupe pois a sua é a GRANDE PIONEIRA da maior parte dos “mares nunca dantes navegados” pelas Ac’s Portuguesas e não só.
um grande abraço
Duarte
olá duarte!
está tudo a correr bem embora os meus mapas estejam um pouco desactualizados mas não importa pois ao perder-mo-nos……encontramos sempre coisas e lugares novos !
não fazia ideia que já tinha havido pelo menos um aventureiro a visitar a bielorússia , obrigado pela informação ; vamos nós a ver que tipo de ” jóia” é aquilo…..
um abraço e obrigado por comentar
david+marilia
Não te portes bem, não e vais ver o que acontece…
Não te esqueças que tens os jogos de Portugal para ir ver 🙂
E quanto a nós, acho que amanhã já iremos para Riga, após duas belissimas e produtivas caminhadas que hoje fizémos aqui em Tallin.
Continuação de boa viagem,
Manel e Bia
vamos a ver……se me porto bem e vamos a ver se a selecção se porta bem………..em ambos os casos duvido !!!!
o user e a password no camping de vilnius são MEZON e 1234567890 ; há no entanto uma grátis ao alcance das antenas que é ”Litexpo”.
bons passeios
david+marilia
Bem, pelos comentários abaixo inseridos, já deu para entender que não ficaram presos na Bielorrusia… 🙂
Sinal que te portaste bem 🙂
Quanto á garrafa de gaz, já está comigo….para viajar até Arruda dos Vinhos, concerteza….Será que tinhas peso a mais na tua AC? 🙂
Eu falei em Galp, repeti Galp, no blog está Galp…infelizmente uso Galp…
Ainda perguntei 2 ou 3 vezes se aquela garrfa laranja da Repsol era mesmo a que tinhas deixado para mim, não fosse eles terem feito alguma troca, mas garantiram-me que era mesmo essa.
Vamos ver até onde me dá o que ainda tenho, e depois lá terei de comprar uma de encaixe “europeu”, pois Repsol, também “não é da europa”… 😉
Já andamos em terras polacas, e com os olhos bem abertos, pois sei que, por aqui, a policia inventa tudo para nos carregar com multas 🙂
Continuação de boa viagem
Manel e Bia
desculpa mas eu não me lembrei que comprei repsol – – – – – – – – – obviamente que não foi para aliviar o peso da AC que ta deixei em vilnius , se quiseres deita-a fora !
cuidado com os polacos, divirtam-se !
um abraço
david+marilia
Está descansado que ela lá vai ter contigo á Arruda 🙂
Bons resultados e boa viagem
Manel e Bia
ok se quiseres leva-a
um abraço
d+m
O relato e a qualidade das fotografias a que já estamos habituados.
O interior de algumas dessas igrejas é algo de verdadeiramente espetacular.
Museu do KGB em Vilnius e o edifício da PIDE em Lisboa: dois destinos que são bem ilustrativos de duas formas distintas de pensar a história.
Como se ela alguma vez pudesse ser apagada…
Estou curioso com as vossas impressões sobre a Bielorússia.
Votos de continuação de boa viagem.
mais uma vez muito obrigado pelas simpáticas palavras.
sobre o outro assunto , ainda há pessoas que preferem não falar do assunto.
sobre a bielorússia……….terá de esperar alguns dias, compreende porquê????????
um abraço
david+marilia
É um prazer enorme ler os vossos relatos de viagem. Obrigado por toda a informação que nos dão e pela excelente reportagem fotográfica. Um abraço e continuação de boa viagem.
obrigado pelas suas palavras de incentivo , esperamos que nos continue a seguir
um abraço
david+marilia
É um prazer abrir esta pág. e acompanhar a vossa viagem. Obrigado por tudo. Os seus relatos são espectaculares. Continuação de boa viagem com boas fotos e bons relatos para o pùblico em geral.
Saúde!
obrigado mais uma vez , a vossa simpatia merece que nos esmeremos…
um abraço
david+marilia
Companheiros David e Marília. É com prazer que os sigo, perante os relatos feitos, as imagens… Não há comentários, são belas…Mas, pensando melhor talvez com tantas Igrejas, não haverá por aí, um manual prático para fazer milagres, os nossos políticos não estão a dar conta “disto”, e o manual podia ajudar.
continuação de boa viagem
Fernando Ramos
também procuramos tal manual….
uma braço
david+marilia
Oláaaa, aventureiros!
Um abraço cordial, de quem vos vai seguindo regularmente mas, tem que fazer um esforço enorme para não “açambarcar” o diário com muitos comentários, até porque sei que isso se traduz em mais trabalho para vocês.
A vossa passagem pelos países do Báltico está a fazer-me reviver algumas paisagens que já visitei in loco.Principalmente as igrejas, locais que não podem deixar de estar nas visitas obrigatórias de quem por aí passa.Visitei algumas há muitos anos atrás – cerca de trinta – ainda não se sentiam por aí os “ventos” do ocidente de forma tão acentuada.As vossas fotos, remetem-me para uma certa nostalgia desses tempos. Não por eles – os tempos daí – mas porque o “meu tempo” tinha pela frente muito mais tempo do que agora… ehehheh, a idade não perdoa.
Desculpem o trocadilho. Enfim, votos de que continuem em forma como parecem. Vão continuando a vossa viagem da melhor maneira. E se puderem ir enchendo o nosso imaginário, a minha gratidão por essa disponibilidade. Um abraço
Maria Jesus Lança
bonito comentário !
continuaremos a fazer esforços para agradar
um abraço
david+marila
Caro Senhor,
Acabei de o ver e ouvir na SIC-Notícias e fiquei cheio de inveja (no bom sentido, entenda-se…)
Por aquilo que ouvi, acho que realiza com a sua esposa, o que há de melhor na vida: viajar da melhor maneira, de forma a poder sentir a vida dos locais por onde se passa.
Eu espero que quando me reformar, possa fazer alguma coisa parecido… Espero na altura estudar as suas indicações e conselhos.
Para já desejo-vos toda a sorte do mundo,
José Carlos Almeida
muito obrigado pelo amável comentário , ainda bem que o nosso site pode ser útil
um abraço
david+marilia
Olá Viajantes
Ás oito da manhã na RTP vi os meninos com a sua bandeira e como disse o locutor,directamente de Arruda dos Vinhos em AC para apoiar Portugal.Há pouco passaram novamente as imagens e agora que começou o jogo vamos ver se voltam a aparecer a torcer pela vitória.Quanto ás fotos deste post,adorei as igrejas pois são lindíssimas e muito bem conservadas.Continuem a mostrar coisas bonitas,bons jogos e beijinhos.
olá ana!
com tanta igreja que já visitámos…………….não há pecado que entre nestes corpos rechunchudos…!!!
beijos
Olá David e Marilia
Gostei dos vossos comentários aos locais por onde passaram bem documentados por belas fotografias. Quanto às imagens hoje na RTP, como diz a Ana Rodrigues, não tive o prazer de vos ver. Sei que também hoje vieram publicados no Correio da Manhã. Quanto ao jogo, a vossa pouca fé não ajudou nada. Mas vamos ganhar os outros dois e agitem bem a bandeira para ver se são apanhados pelas câmaras.
Um abraço e continuação de boa viagem.
agitámos bastante mas não por causa das câmaras…….pelos vistos o nosso incentivo foi insuficiente !!!
um abraço
david+marilia
Foi com grande alegria, e alívio, que os vimos ontem na nossa televisão. Com a falta de notícias estávamos com receio que alguma coisa tivesse corrido mal na Bielorússia. Só foi pena o resultado contra a Alemanha…Continuação de uma boa estadia. Um abraço do zé e da luísa vieira
obrigado pela vossa preocupação ; a bielorússia não é de modo algum o ”papão” que tanto falam , pelo contrário !!!
um abraço
david+marilia
Olá Marília e David,
tomei conhecimento da vossa aventura através do directo da Sic antes do Portugal – Dinamarca. Que inveja…!!! 🙂
Parabéns por este espaço que nos permite viajar sem sair de casa, ainda que eu preferisse sair… 🙂
Desfrutem do jogo e que ganhe PORTUGAL!
Boa viagem,
Amélia Ribeiro
muito obrigado pelo simpático comentário e ainda bem que o nosso site ajuda à sua distração.
um abraço
david+marilia
Voltei a este post, para que não ficasse sem feedback.
Foi pena não terem conseguido ver os dois museus. Penso que será um dos vossos objectivos futuros, já que representam um marco importante na nossa história colectiva de um passado recente. Para que a memória não sem perca…
Mais uma vez me encantam esses interiores das igrejas, cuidados, luminosos. A sinagoga de Vilnius, por exemplo, interiormente é bastante parecida com a nossa de Lisboa, embora os tons sejam diferentes; Shaaré Tikvá está mais virada para os ocres e rosas.
Vocês têm mapas, das cidades, daqueles que qualquer centro de turismo disponibiliza para as pessoas se orientarem? Em caso afirmativo, não deitem fora, pois estou interessada. E se não for pedir muito, já que por aí está tudo em cirílico, marquem os mapas.
Quanto ao custo de vida, a como fica uma refeição normalíssima?…um café?…uma cerveja em copo?…uma dormida em hotel barato mas limpo e com condições?
E os transportes públicos, são acessíveis?…e estacionamentos para as viaturas particulares?…e supermercados?…e a generalidade dos preços? Contem tudo.
Vou continuar a acompanhar-vos…à distância ehehehe
beijocas
PS: Cheira-me que vamos ter novidades antes de 29…coisas do meu dedo mindinho…
à última da hora acabámos por ver um deles , o do HOLOCAUSTO , pequeno mas muito interessante e comovente , depois mostro-te as fotos (era proibido mas eu consegui tirar muitas…).
temos alguns mapas , outros esquece-mo-nos e deitamos fora , se soubesse que querias tinha-os guardado a todos , mas em qualquer cidade europeia a que se chegue em qualquer hotel ou posto de turismo há sempre mapas actualizados.
sobre os preços : são demasiadas perguntas , depois falamos.
beijos