RÚSSIA
Posted in LADO PRÁTICO, RÚSSIA on 25/01/2011
INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE A RÚSSIA
*MOEDA : RUBLO ( 1€=+- 39.60 rublos) ; cartões de crédito e ATM …o que se quiser ! não há mercado negro mas as notas de usd têm de estar ‘imaculadas’.
*VISTO : um bocado complicado de obter pela imensa burocracia que envolve,com custos ridiculamente altos ! mesmo utilizando a agência de viagens russa ao lado da embaixada em lisboa,os custos são muito elevados e o processo ainda é moroso.
*C.P.D. : não é exigido, mas tem de se ter a carta de condução internacional.
*GASÓLEO : € 0.42/litro ; muitas estações de serviço e em todas paga-se primeiro através de uma janela de segurança e somente depois se pode abastecer.
*ESTRADAS : com muito poucas excepções,são de muito má qualidade,muito mais próprias para um país do 3º mundo
*SEGURANÇA : total nas cidades,no campo há que ter precauções.
*POLÍCIA : muito visível quer nas cidades quer no campo ; controles muito frequentes quer de identidade quer de velocidade ; muitíssimos resquícios da era soviética.
*CUSTO DE VIDA : médio
*ACAMPAR : onde se queira
*ÁGUA : muito difícil de obter,mesmo muito complicado!
*GÁS : não necessitámos.
*INTERNET : quase impossível o uso do próprio pc ; locais públicos em abundância mas a quase totalidade dos teclados estão em alfabeto cirílico……; velocidade não muito rápida.
*ENTRADA NO PAÍS : menos burocrática do que se imaginaria,com agentes simpáticos e solícitos dispostos a ajudar no preenchimento dos formulários em …cirílico ! já não é necessário o registar-se na polícia ou OVIR nas primeiras 72 horas após a entrada no país;
*SAÍDA DO PAÍS : nada de especial a assinalar.
* REDE CELULAR : boa cobertura em todo o lado.
*OBSERVAÇÕES : PORTUGAL tem embaixada em MOSCOVO ; o seguro automóvel faz-se na fronteira mas tem de se ter um seguro de saúde obrigatório,mesmo para tirar o visto; o turista ainda é olhado com muita desconfiança e de certo modo com um certo desprezo; não é fácil visitar este país.