SEOUL ou SEUL

A viagem marítima fez-se sem incidentes para nós ( ainda bem ! ) a bordo do ”NEW BLUE OCEAN” de bandeira panamiana ,  e não há muito para contar , excepto que

ficámos numa cabine de 8 beliches…………….mas apenas para nós dois ( recusámos misturas , aglomerações , ajuntamentos e outros afins : os coreanos não são a nossa ”cup of tea”…… ); a comida no restaurante  era algo  má , enfim , as horas passaram-se depressa e a costa da COREIA DO NORTE , vista ao longe , é igual a uma outra qualquer costa! Divertimentos não os havia e para agravar a situação , às tantas faleceu de repente uma das empregadas do navio , de origem filipina , creio eu de ataque cardíaco.

 

Iam a bordo umas largas dezenas de coreanos , vieram às compras a VLADIVOSTOK , obviamente por tal facto , pela maneira como vestem e pela desmesurada quantidade de fotos que tiram , POR TUDO E POR NADA , vê-se logo que são pessoas de pequenas vilas ou pequenas cidades costeiras , e não da capital ; são extremamente barulhentos , gritam e são demasiado exuberantes para o meu gosto , será excitação da viagem???

A estrelita para entrar a bordo foi o cabo dos trabalhos , primeiro porque o chassis é terrivelmente baixo , em segundo lugar a rampa de acesso a bordo era assaz curta (donde a inclinação era de certo modo acentuada ) e em terceiro lugar este motor é………uma porcaria, não tem força nenhuma !!! Teve que ser de marcha-a-trás e mesmo assim somente à 4ª ou 5ª tentativa ; infelizmente o porto de VLADIVOSTOK , ao contrário da esmagadora maioria dos portos mundiais , não permite que seja o próprio condutor a conduzir o seu veículo para bordo , teve portanto que ser um estivador a fazê-lo : eu a ver as manobras e o meu coração aos saltos !!!! Mas pronto , lá entrou e para sair foi um filme  parecido , pareciam sessões contínuas……; o que interessa é que nada se estragou e , a brincar e brincar  lá chegámos a  SEUL , uma das maiores cidades do mundo , a sua população é maior do que a totalidade dos tugas no mundo : impressiona !!! ( esperem até chegarmos a TOKYO – – – – AÍ DESMAIAMOS !!! ) .

 

 

já arrumadinha e ….amarradinha!

 

a Marilia com gracinhas…..

 

Connosco viajaram 2 motards , um suiço e o outro canadiano , que depois de várias voltas pela Rússia , Mongólia , Cazaquistão ,etc decidiram passear pelo CANADÁ …………via COREIA DO SUL , isto é , iam embarcar as 2 motas por avião em SEOUL para VANCOUVER,simpáticos os moços; o canadiano ofereceu-nos um cachecol com a bandeira do CANADÁ e em resposta levou um pano decorativo com o….GALO DE BARCELOS : adorou!!!

 

 

A viagem desde SOKCHO até SEUL fez-se sem história , o GPS foi insubstituível , caso contrário ainda no Natal andaríamos às voltas nas imensas autoestradas ; tínhamos tirado as coordenadas GPS de cerca de 10 possíveis locais onde estacionar em SEUL e  fomos directamente ao primeiro escolhido ( um dos muitos e gigantescos parques de estacionamento perto do estádio olímpico da cidade ) mas , infelizmente ,  não acertámos em cheio pois o mesmo era pago e não era nada barato….; fomos à 2ª opção , um enorme parque ajardinado junto ao rio , com lugares para estacionamento e…..não muito caro : apenas € 6/dia com direito a segurança 24/24 h , e foi aqui que estacionámos durante uns dias ; havia casas de banho onde despejar a cassette , água em abundância e estávamos apenas a 14 kms do centro ( toca a trabalhar VESPA dum raio….!!! ) , portanto ……..não podíamos pedir muito mais……!  Só nos faltou net , motivo para pedirmos o livro de reclamações…. ; posteriormente viemos a saber que na Coreia não é permitido a um estrangeiro adquirir um cartão pré-pago para navegar na net…..chinesices ou coreanices !!! Mas a cereja no topo do bolo foi termos tido a esperteza de verificar se havia tomadas eléctricas nas paredes das casas de banho , como é normal em muitos outros países na Ásia : BINGO !!! 2 tomadas em cada c.b. ; então não havia outra ”alternativa” senão estacionar a uns metros da 1ª c.b. e assim o fizemos, ligando-nos à noite à corrente afim de beneficiarmos do ar condicionado!!! Correu bem as 2 primeiras noites , mas no 3º dia logo de madrugada apareceu um coreano , com ar de mau e começou aos guinchos apontando para o fio eléctrico estendido no chão…..; dei-lhe a entender que tínhamos sérios problemas de …….. baterias que necessitavam de ser carregadas e , não muito convencido , lá se foi embora ; mas no dia seguinte , apareceu outro , com ar de ser ”chefão” e recomeçou a chiadeira inintelingível….; lá veio a história das baterias fracas mas este não acreditou que elas …………. estivessem assim tão fracas e , com vénias à mistura , pediu para recolhermos o cabo eléctrico! Como não tínhamos mais argumentos- – – – – – – – nem roupa seca – – – – – – decidimos que já chegava de parque de estacionamento e de SEOUL , e abalámos para sudoeste !!!

 

se o cabo eléctrico em vez de branco fosse cinzento , talvez não o tivessem topado!!!

 

Se na RÚSSIA o alfabeto cirílico nos metia confusão , meus amigos , deixem que vos diga…………….este então , só de olhar para os símbolos , dá dor de cabeça !!!  VOLTEM RUSSOS , ESTÃO PERDOADOS  !!!!!!!!!!! É o cúmulo da confusão e do stress , isto apesar de haver muitas indicações em inglês contudo a cidade em si é extremamente confusa-complicada e a profusão de caracteres indecifráveis para nós torna tudo muito , muito complicado….; e mais complicado tudo se torna quando viemos a saber que é proibida a circulação de motas nas vias rápidas , e as mesmas abundam por todo o lado ……….até umas por cima das outras !!! Infelizmente para chegar ao parque onde ficámos tínhamos de percorrer algumas vias rápidas , não havia alternativa ( um dia enganá-mo-nos na saída e tivemos que percorrer cerca de 14 kms mais , até à próxima- – – – – debaixo de chuva forte….) : assim o fizemos algumas vezes POR DIA perante o espanto e algumas buzinadelas dos condutores coreanos que tão espantados ficavam de tal ousadia e descaramento ………….ocidentais !!! É claro que nós nos limitámos a acenar e sorrir como se não soubéssemos de tal proibição…..; um dia fomos parados pela Polícia que com modos irrepreensivelmente educados e por gestos nos explicou que não podíamos circular na auto-estrada de mota…………..AI NÃO???? NÃO SABÍAMOS , DESCULPE LÁ !!!!!!! Algumas vénias trocadas e muitos sorrisos depois saímos do local……..pela auto-estrada, acenando ADEUS uns aos outros !!!

SEOUL ou SEUL (escreve-se das 2 maneiras ) tem um interesse relativo , mas como enorme metrópole deve ser visitada ; apenas lá estivemos 4 dias pois a chuva impiedosa era praticamente constante ( típico tempo de monções ) e as molhas COMPLETAS TÍPICAS DE QUEM SAI DO BANHO COM A ROUPA VESTIDA foram várias , chegou a um ponto em que a roupa seca já não abundava e a molhada não secava……, em vez dos programados 8 dias , ficámos 4 !!! Mas deu para ver o que de mais importante havia para ver ; é uma cidade GIGANTESCA , assustadoramente grande e assaz confusa de se circular ; mesmo de mota e com GPS ( fracote, fracote meu caro amigo DUARTE !!! ) perde-mo-nos imensas vezes, com a agravante de dificilmente se encontrar alguém que fale inglês , não digo que seja o mesmo que encontrar em Lisboa alguém que fale coreano ……………mas anda lá perto !!!

Dos 4 palácios , que constituem o que de mais famoso existe na cidade, apenas visitámos 2 pois ……são todos muito iguais e sem enorme interesse ; vimos muito melhores em BEIJING :

 

 

os nomes dos palácios nem vale a pena informar……..são impronunciáveis !!!

 

 

 

 

 

 

 

 

BATOTA : eles são escolhidos por serem muito altos e ainda por cima estão num pedestal !!!!

 

EU COM ALGUM ESFORÇO E MUITO TREINO , ATÉ PASSAVA POR COREANO…….OU JAPONÊS : JÁ ESTOU A PRATICAR !!!!

 

De tudo o que vimos , o que mais nos seduziu foram os belos edifícios , de uma arrojada e sofisticada arquitectura e depois o fantástico KOREA WAR MEMORIAL , com um museu colossalmente grande e do qual , apesar das muitas horas lá passadas , apenas vimos talvez 1/3………….; um museu extremamente completo onde não faltavam quer as armas primitivas , desde os primórdios da civilização , quer as mais actuais e sofisticadas da era moderna : TUDO À VISTA PARA O POVO VER………….À BORLA !!! A completa HISTÓRIA DA COREIA em imagens, textos e objectos , não esquecendo as animações computarizadas das batalhas , tudo , tudo !!! Deixamos algumas fotos , primeiro de alguns edifícios bonitos (dos muitos existentes ) e em seguida do K.W.M. :

 

ao natural impressiona muitíssimo……ao ponto de o querermos tocar !

 

 

 

 

 

majestosamente impressionante !!!

 

Se não tivesse havido outras razões para visitar SEOUL , bastaria esta : KOREA WAR MEMORIAL : SEM PALAVRAS , SÓ ADMIRADO NO LOCAL , COM MÚSICA E TODO O ENVOLVIMENTO DOS COREANOS A PRESTAREM AS DEVIDAS HOMENAGENS AOS SEUS MORTOS E TAMBÉM AOS MORTOS DAS CERCA DE 15 NAÇÕES QUE PARTICIPARAM COM TROPAS NO CONFLITO COREANO : FICÁMOS VERDADEIRAMENTE IMPRESSIONADOS !!! ( países como a Grécia , Colômbia,Noruega, etc participaram no conflito armado , afim de travar o avanço do comunismo  chinês e russo , PORTUGAL manteve-se…………..”orgulhosamente só ”…………..!!! MAIS TARDE TUDO SE PAGA!!! )

 

 

 

 

 

 

nada mais nada menos do que um …..B-52

 

TODO o tipo de aviões utilizado na guerra da Coreia…

 

 

 

 

tanques russos ou chineses…..é só escolher !

 

mas todos os tanques americanos que participaram na guerra estão igualmente presentes !

 

 

mísseis e anti-aéreas??? às dezenas !!!

 

 

barcos, helicópteros , canhões , munições , não faltava nada !!!

 

se fosse em Portugal , haveria dificuldades técnicas, burocráticas e de todos os outros géneros , para colocar um navio em terra…….

 

nos enormes corredores exteriores do gigantesco edifício principal do museu , estão colocadas nas colunas as placas de granito negro com os nomes de todos os combatentes que morreram na guerra ……..SÓ COREANOS FORAM MAIS DE 150.000 !!!

 

um dos vários corredores interiores ; para visitar detalhadamente todo o complexo serão necessários no mínimo 3 dias…….TUDO GRÁTIS !!!

 

um dos hall interiores , todos os simbolismos são explicados em placas.

 

o ”livro dos mortos” perante o qual os visitantes coreanos se inclinam respeitosamente…

 

o hall principal do edifício-museu

 

Mas SEOUL tem alguns monumentos e estátuas interessantes :

 

 

 

 

 

Fartos de chuva e humidade de cortar à faca , rumámos para SUDOESTE , para uma conhecida estância balnear e uma das capitais do marisco coreano , chamada DAECHEON ; tomámos desta vez a auto-estrada desde SEOUL e percorridos cerca de 180 kms chegámos ao nosso destino ; portagem??? a escandalosa quantia de 7500 WON , isto é , cerca de € 5.50 !!!! A propósito , o dinheiro destes senhores tem o seguinte aspecto :

 

Até se passou um caso engraçado : como não reparámos bem, na portagem inicial à saída da capital , metemos por um corredor que correspondia à local ”VIA VERDE” ,  pelo que à chegada ao destino , obviamente não tínhamos o ticket de entrada na A.E. ; é claro que a portageira depois de algumas vénias nos indicou o ”office” onde nos deveríamos dirigir ; lá chegado e depois de mais 200 vénias , as 3 empregadas de serviço , rindo-se muito , voltaram o gigante monitor do PC para mim e pude ver- – – – – – – CHEIO DE ORGULHO- – – – – – -a foto da estrelita com o PORTUGAL-JAPAN escarrapachado , a matrícula super visível , enfim , uma foto cheia de pixels……..; paguei os tais 7500 WON e, depois de mais algumas vénias , despedi-me com um BYE-BYE enquanto as pequenas se riam muito nervosas e contentes de terem tido o prazer de ”falar” com um ocidental e tirarem fotos com os seus SAMSUNG !!!! SÓ NA ÁSIA !!!!!

Antes que me esqueça : há mais um aniversário da estrelita para comemorar condignamente : 22.222 kms ( abrimos a última garrafa de MATEUS ROSÉ….) , sabe-se lá onde será passado o próximo aniversário……………

 

a estrelita a entrar na adolescência !

 

Quanto à estância balnear de DAECHEON onde ficámos vários dias , a explicação é simples : por uma incrível sorte ( e alguma sabedoria….) descobrimos um gigantesco parque de estacionamento a cerca de 150 metros da praia e eu tive o palpite do costume : se há casas de banho…..há tomadas eléctricas nas paredes !!! BINGO OUTRA VEZ !!! Ora nem mais , havia no interior e uma no exterior : optámos pela do exterior ; foi só encostar a AC a 5 metros das impecáveis casas de banho e …… ligar à corrente , isto porque meus caros , o calor embora não seja tórrido aperta muito por causa da excessiva humidade de cerca de 85% !!! Pelo que o querido ar condicionado trabalha até não mais !!! Pensam que alguém veio ter connosco e disse algo???? Nem pensar , são demasiado tímidos para isso……; o que lhes interessa acima de tudo é saber ……………..o custo da estrelita !!!! Chegam-se ao pé da AC , muito discretamente ,  e após 50 vénias e com ar muito sério , tipo de quem quer REALMENTE comprar , perguntam : #”%$»%#??? Nós já sabemos a ”lição” desde SEOUL e dizemos logo 100.000 dólares ……………………………PODE SER QUE UM DIA PEGUE !!!!!!!!!!

um enorme parque de estacionamento quase só para nós…..

 

e aí está a imprescindível tomada eléctrica , desta vez no poste de madeira….

 

Definitivamente estes caramelos não sabem preparar o marisco , mas eu passo a explicar ; primeiro que tudo , aqui o marisco consiste apenas em vários tipos de ameijoas gigantes , ostras , mexilhão extraordinariamente grande ( cerca de 30 cm cada !!! ) e búzios : NADA MAIS !!! SANTOLA , LAGOSTA , GAMBAS , etc somente nas fotos ……

Os restaurantes são às largas dezenas e os preços quase iguais ( os coreanos pagam menos 20% ) ; então qual é o problema ??? É que eles fazem TUDO GRELHADO-COZIDO ou seja , todas as mesas têm uma grelha onde por debaixo existe uma série de bicos de gás , eles acendem aqueles ”lança-chamas” todos , e colocam as ameijoas tal e qual saem da água sobre a grelha ; claro que as desgraçadas começam a ”espernear” e passados uns segundos começam a abrir e……já está : nem é  cozido , nem grelhado , é assim uma………….coisa esquisita , mas eles adoram pois os restaurantes nesta vila são mais de 100 !!!!!

 

 

 

 

Quanto aos mexilhões gigantescos , os mesmos são abertos ao meio com um facalhão e levam o mesmo…..tratamento ; passados um par de minutos , aquela ”massa” enorme de ”carne” é cortada aos pedaços ………. com uma tesoura , e os pedaços são postos num pratinho de papel de alumínio que esteve sobre a grelha e que contem……..umas misturas que não sabemos exactamente o que são ; tudo é mexido e remechido , põem ketch-up e…..já está !!! As ostras levam o mesmo tratamento e ficam a saber a….. nada !!! A empregada ia desmaiando quando me viu abrir uma ostra com uma faca e emborcar o conteúdo ”tal e qual”….SÓ FALTOU O SUMO DE LIMÃO , mas cada limão aqui custa cerca de …..€1.50/limão repito !!!! Enfim , foi uma experiência que quisemos fazer , mas não voltámos a repetir , não pelo preço mas sim pela qualidade. Quanto ao preço 40.000 won para 2 pessoas ( cerca de €27 ) podendo repetir as vezes que se desejar………………..NÃO OBRIGADO , POR HOJE CHEGA DE MARISCO !!! Come-se com uma luva calçada pois para retirar as peças da grelha , as conchas vêm ultra-quentes…; para completar o ramalhete , como aqui não se bebe vinho , foi tudo acompanhado com coca-cola… ; no final , e para rematar o festim , vem uma espécie de sopa……não sabemos bem de quê , tinha umas……ameijoas (claro! ) e uns legumes estranhos mas até era saborosa ……; ah ! e no meio da refeição vem um mini-prato com 2 ou 3 tiras de entremeada , e o pratito é colocado na grelha , ou seja a entremeada fica meio cozida/meio grelhada………..COREANICES !!!!!

 

 

 

 

Ora com corrente eléctrica , ar condicionado a trabalhar , água com fartura , local para despejo da cassette , a 150 metros da praia , local vigiado 24/24h , PARQUEAMENTO GRATUITO : acham que somos parvos ???????????????Assim , aproveitamos para descansar uns dias , estas óptimas condições assim o exigem, antes de ”atacarmos” os locais históricos ao sul do país e a sua segunda maior cidade : BUSAN , onde embarcaremos para o JAPÃO……………………MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO ACHAM ??????

P.S. ENTRETANTO JÁ PODEM APRECIAR NAS RESPECTIVAS SECÇÕES OS : ROSTOS , TEMPLOS , HUMOR , COMIDAS   REFERENTES À RÚSSIA , ASSIM COMO OS ROSTOS DA MONGÓLIA

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “SEOUL ou SEUL”

  1. Cisfranco diz:

    Vivam companheiros! Já sabem que gosto muito das v reportagens, mas esta foi das belhores. Continuação de boa cura!

    • admin diz:

      obrigado pelo simpático elogio , se gostou então prepare-se para o próximo post.
      um abraço
      david+marilia

  2. Ana Pressler diz:

    Boas!
    Parece que após saires do continente Europeu o teu bom humor voltou. Novamente inspirado para as traquinices típicas. Tu gostas é dos Países orientais, de tudo o que seja completamente diferente daquilo a que estamos habituados por aqui.
    Os teus relatos ganharam brilho e cor…
    já dei uma boas gargalhadas só a ler o texto, principalmente por causa das mesuras das vénias. Essa submissão de espirito contido nos Orientais deixa-te regaladíssimo, porque são o teu oposto.
    Porque não compras-te marisco para cozinhar na AC? era só juntar azeite e alho e quem sabe uma mostarda. Têm um excelente aspeto e devem ser fresquíssimos.
    Queres que te mande o garrafão de branquinho que está atrás da porta da cozinha para acompanhar essa mariscada? Se eu tivesse de beber cola-cola, acho que preferia chá ou agua…
    Este domingo fui fazer uma caminhada logo de manhã, saindo aqui de casa, passando à porta da tua casa com destino ao forte das Carvalhas. Foram 2 horas a andar…
    Beijinhos muitos à Marilia! Para ti só um que ando em poupança…
    Ana Pressler

    • admin diz:

      olá minha amiga !
      do continente europeu já saímos há um par de meses….., mas tens razão , a ÁSIA pura (amarelos,olhos em bico , comidas esquisitas, etc atrai-me muitíssimo ! )
      ainda temos 3 garrafas do meu vinho , vai chegar à justa.
      obrigado por comentares e beijos
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos…

    Pelos vistos (e estou completamente de acordo com a Ana Pressler – já agora, beijinho para ela)quanto mais escreves mais aprimorado ficas! A minha alma ficou parva com este relato, em tamanho, em colorido e na continuação das pitadas de lata que vais largando de acordo com as circunstâncias.
    Fiquei mais tranquila depois do que relataste sobre a viagem por barco. Estava com receio que algo acontecesse à estrelita. Que maçada ser tão fraco o motor. Para o tipo de viagens que ainda queres fazer, dá que pensar se não seria “interessante” optares por outra viatura, escolhida com tempo e “testada” se possível. Mas isso não interessa nada para agora.
    É da minha vista ou na foto em que apareces no hall principal do museu estás quase um topmodel? Fome não passaste, portanto só posso atribuir ao exercício físico. Ficas melhor assim…e se deixares crescer ligeiramente o cabelo, deixas as moçoilas de quatro!
    Para mim foi estranho saber que nem lagosta, santola e quejandos aparecem nos restaurantes. Mas enfim, tomara eu estar a deliciar-me com essas ameijoas! Compra um saco delas e deixa-as abrir num tacho só com alho e azeite e lambes os beiços!
    Sobre o Museu, é impressionante! E mais ainda por ser de borla a visita.
    Quanto às “fraudezitas” com portagens e outras “cositas más”, como dizem os nossos humoristas: não te estiques!
    Beijocas para os dois! Estão óptimos, sinal que a viagem vos está a fazer bem.

    • admin diz:

      às vezes há mais inspiração , outras vezes menos- – – – é normal !
      vamos fazer as ameijoas à BULHÃO PATO e à espanhola , vai ser um fartote em BUSAN , enquanto esperamos pelo ferry para FUKUOKA ; o mercado do peixe já sei onde é ( GANDA GOOGLE !!!!! )
      beijos

  4. avelino v. emidio diz:

    AMIGOS david e marilia vi as fotos e comentários não há duvida é de louvar,pelo que tenho lido em crónicas é uma das cidades maiores do mundo com 605 kms quadrados e com 10 milhões e 580 mil de habitantes e com 99.720 kms quadrados e com a nona economia do mundo e com uma democracia espectacular segundo o que leio mas nunca chega ver ao vivo por isso eu digo e faço a pergunta quem sabe mais o corrido ou o lido as duas juntas é a mais certeira mas o corrido é mais sabido fazem-me muito inveja, mas além de tudo isto deixovos uma critica nesse arsenal de guerra não traduzir os dizeres em estão gravadas era giro era para completar o hosturial dessa guerra em que sofreram, continuação de uma lindíssima viaja até ao jaão que ainda superior um grande abraço para davide e marília de linda-a-velha avelino e maria josé

    • admin diz:

      olá companheiro !
      não sabemos coreano e as placas estão igualmente em inglês,é só uma questão de aumentar a foto e…………traduzir, o que será mais complicado…
      um abraço
      david+marilia

  5. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Obrigado, pelas fotos, comentários e pelos quilómetros, com todos os algarismos iguais (2), mas também o Nº de visitas 222222, à vossa página, está agora com um belo número.
    Continuação de boa viagem.
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá companheiro!
      realmente não tinha reparado no nr. de visitas ao site,obrigado!
      um abraço
      david+marilia

  6. avelino v. emidio diz:

    parabéns ao David e Marília dos maiores aventureiros do planeta, documentários, fotos da cidade das maiores do mundo 605 km quadrados com 10 milhões e 568 mil de habitantes, coreia do sul população 48 milhões 700 e tal mil é um país sei um pouco da sua história ficou independente do japão 1919 sofreu guerra do comunismo Rússia e china e hoje é um país entre os dez do mundo com a economia mais estável e um desenvolvimento acima da média, agora vamos ás criticas o amigo David várias fotos espetaculares mas nem uma palavra de tradução o que dizia nas placas agora japão não é um grande abraço para os dois e tudo de bom para vocês qualquer dia convindo a Ana e rui para uma aventura destas de AVELINO V.EMIDIO

  7. Jorge Figueiredo diz:

    Boas Companheiros
    Decidida e definitivamente fico deliciado e bem disposto (gargalhadas incluídas) com os relatos de tão inusitada (por longa) viagem, de que não perco “pitada”.
    Os relatos escrito “roçam” inúmeras vezes o sublime, na medida em que nos conseguem transpor para a realidade que vivenciam a cada quilómetro percorrido e a cada experiência experimentada.
    Permito-me destacar dois aspetos: o típico “desenrascanço” tão português e o sempre presente humor que seguramente apimenta (completando) a viagem.
    Impressionou-me sobremaneira as fotos, em particular dos edifícios sui generis e do fantástico museu.
    Questiono-me (questionando-vos) como seria a grandiosidade de um museu em Portugal que quisesse (à semelhança desse) retratar de forma condigna a nossa vasta e rica história coletiva.
    Faço votos para que continuem a deliciar-se (deliciando-nos) com a vossa viagem.
    Cordialmente
    Jorge Figueiredo

    • admin diz:

      olá meu caro !
      ainda bem que gostou e se divertiu , o nosso propósito foi alcançado !
      sobre o museu , é de realçar que o mesmo foca toda a história dos coreanos, desde a antiguidade , essencialmente sob o prisma militar : EU NUNCA VI NADA ASSIM , E JÁ VI MUITOS MUSEUS MILITARES….
      um abraço e continue a acompanhar-nos
      david+marilia

  8. Carla Raichande diz:

    Os vossos relatos não deixam de me surpreender. Adoro acompanhar as vossas peripécias. Sempre com muito humor e alguma dose de suspense, transmitem com muita vivacidade tudo o que vos acontece.
    Força casal Estrela
    Um grande beijinho para os dois.
    Carla Raichande

    • admin diz:

      olá cara amiga!
      já não tínhamos o prazer de a ler há muito tempo…
      ainda bem que gostou , hão-de aparecer mais posts do seu gosto , estou certo!
      um grande abraço
      david+marilia

  9. António diz:

    Amigos Estrelas,
    Acabei de ler com atenção toda a vossa narrativa, é fantástico todo esse conhecimento adquirido.
    Como já disse anteriormente, que viagem fantástica, e conhecimentos adquiridos.
    Vou tentar efectuar uma ” loucura” dessas.
    Tudo e bom pra vcs e continuação de boa imagem.
    Abraços
    António e Ivone

    • admin diz:

      olá companheiros !
      acho que fazem MUITO BEM em alargar horizontes e darem ”asas” à vossa AC ; devem é estudar muito bem a viagem….
      um abraço
      david+marilia

  10. Olá David e Marilia

    Depois da vossa ausência da net, acabei por me distrair e só agora vos vim visitar.
    Adorei o vosso relato e as vossas artimanhas para ultrapassarem os problemas. O museu é simplesmente “fantasbuloso”.
    Um abraço e até à próxima.

    • admin diz:

      pois é , distraiu-se e nós …..continuámos a publicar posts !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks