SICÍLIA ( 1 )
O nome de mulher ( CECÍLIA ) teve origem no nome desta ilha , pelo que a 1ª coisa que me vem à mente é
exactamente um dos versos da célebre canção de SIMON & GARFUNKEL : CECÍLIA , YOU’RE BREAKING MY HEART , YOU’RE SHAKING MY CONFIDENCE DAILY………. ; pois é , meus caros , nem dá para acreditar , mais parece um concurso de PORCOS , para ver quem tem as estradas , ruas , passeios, etc mais sujos do mundo , concurso esse entre a ÍNDIA,PAQUISTÃO , BANGLA-DESH , MALI e…….SUL DE ITÁLIA, COM A INCLUSÃO DA SICÍLIA !!!!! Mas sinceramente , eu acho que a SICÍLIA está empatada com o PAQUISTÃO ( ganha a ÍNDIA,CLARO !!! ) pois os sicilianos fazem questão de incluir na lista dos seus lugares porcos…………………………………….AS PRAIAS !!! É verdade , meus caros , as praias!!!
Não há praia que se preze e digna de seu nome que não tenha uma quantidade apreciável de lixo espalhado uniformemente , com especial relevo para as partes que não estão junto à água , havendo na generalidade um especial esmero em espalharem uma variedade de lixo não selectiva , isto é , vale tudo e mais alguma coisa , inclusivamente garrafas de vidro partidas………..de resto é só imaginarem tudo o que se põe dentro de um caixote de lixo e…..VOILÁ !!!
Garrafas e sacos de plástico obviamente já fazem parte do ”mobiliário” urbano estival , portanto não é de estranhar ; contudo restos de pizza , comida avulso , cartões , e tudo o mais que se possa imaginar …….não estranhem se vierem até cá !!! Bom , em 1º lugar a SICÍLIA não é um destino balnear ( ai,ai que saudades que eu tenho das praias gregas – – – – até das albanesas !!! ) , vem à SICÍLIA quem já conhece tudo ou quase tudo OU……..QUEM QUISER COMER BEM E BARATO !!! Mas praias não é definitivamente o forte destes tipos ; em muitos lados da costa nem sequer têm areia , são pura e simplesmente rochas ou pedras gigantescas lá colocadas ; e quando há areia , já se sabe : BOTA LIXO QUE OS CAIXOTES ESTÃO LONGE !!! É engraçado , melhor dizendo , não tem graça nenhuma , mas eles fazem questão ( os civilizados cidadãos sicilianos ) de , sempre que se querem desfazer de algo volumoso , tipo fogão avariado , frigorífico avariado , colchão de cama já nojento , etc,etc tratarem todos esses objectos como nós tratamos o saquinho de plástico com cascas de ovos e cascas de bananas dentro……; eu acho sinceramente que se os sicilianos vissem os nossos contentores de cores para os diferentes tipos de objectos , eles….desmaiavam !
Assistimos por DUAS VEZES a uma cena que nunca nos passaria pela cabeça poder acontecer na ITÁLIA do séc.XXI : vermos a uma relativa curta distãncia os enormes caixotes de lixo meios cheios , chegar o camião do lixo , fazerem uma micro pausa e……..irem-se embora , ou seja , estão ali às voltas com os camiões do lixo , lá recolhem de vez em quando este ou aquele caixote , mas o que lhes interessa de sobremaneira é cumprir o horário !!! Outra coisa que vimos não 2 vezes mas talvez algumas dezenas de vezes é os camiões recolherem /esvaziarem mecanicamente os enormes caixotes do lixo MAS todas as centenas de kgs de lixo em sacos , etc que estão no chão………………..ESTÁ QUIETO PRETO , APANHA-OS TU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E ali ficam dias , semanas , etc tudo com milhões de moscas e mosquitos à volta , vem alguém com mais um saquito de lixo , vê aquelas centenas no chão………..PARA ONDE É QUE PENSAM QUE VAI DEITAR O SAQUITO ???????? É triste , muito triste mas é uma incrível realidade siciliana , está-lhes no sangue : PORCOS ATÉ MAIS NÃO- – – – – – e digo isto sem qualquer medo das MÁFIAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para terminar este capítulo há algo que não posso deixar de relatar e comentar : O CHEIRO PESTILENTO QUE SE SENTE NA ESMAGADORA MAIORIA DAS LOCALIDADES E PRAIAS !!!!!!!!!!!!!!!! Eu penso que é uma mistura destes dois factores : da má localização e/ou mau funcionamento das ETARES e da quantidade desmesurada de algas secas que se vêm nas praias , pois é um típico cheiro pestilento e , MUITO HONESTAMENTE , nos cerca de 20 dias que passámos na ilha , e tendo-a percorrido na sua quase totalidade (costa ) , sentimos praticamento TODOS OS DIAS esses cheiros pestilentos , e inclusivamente mais do que uma vez tivemos que mudar de poiso por exactamente não aguentarmos tais pivetes……..TENHO DITO !!!!!!!!!!!!!!!!
Bom , já chega de…….porcaria , vamos a coisas mais interessantes !
Percorremos a quase totalidade da ilha , tendo entrado obviamente por MESSINA pois vínhamos da CALÁBRIA ; eu gostaria que alguém me explicasse porque é que não foi ainda construída uma ponte que ligue a SICÍLIA ao continente italiano , o canal que as separa ( chamado ESTREITO de MESSINA ) é menos comprido do que a PONTE VASCO DA GAMA ; ora tem de se tomar um ferry , cuja travessia é rápida , demora cerca de 15 minutos ; porém , as largas dezenas de MILHARES de carros , camiões , autocarros , caravanas , etc tornam a espera desesperante , principalmente debaixo de um tórrido calor de 40º formando-se filas intermináveis nos extensos cais ; acontece que há variadas companhias de ferries que fazem a travessia ( 2pax+AC custa € 50 !!! ) , e por ser um REAL NEGÓCIO DA CHINA , só assim se percebe que AS MÁFIAS NÃO DEIXEM CONSTRUIR UMA PONTE , pois os ferries movimentam muitos milhões semanalmente , se calhar , um par de milhões diariamente ; todos sabemos como podem ser poderosos os lobbies quando se quer tocar em algo que os afecta……….( temos tantos,tantos exemplos em Portugal…….)
A primeira cidade que visitámos é considerada a cidade mais charmosa e engraçada da SICÍLIA e com razão , é realmente um encanto de cidade : chama-se TAORMINA ; por assim ser é a única razão de se verem largos milhares de turistas de TODAS AS POSSÍVEIS NACIONALIDADES , chega a ser algo complicado circular a pé à noite no meio da cidade ( o trânsito motorizado está interdito ) ; é uma cidade de montanha , o mais parecido que temos é SINTRA ; apesar de pequena , tem 3 hotéis de 5 estrelas e inúmeros de 4 * , por aqui já se vê a qualidade do seu turismo…… ; o melhor local para estacionarmos a AC foi a …….11km de distância , numa outra cidade com o curioso nome de GIARDINI-NAXOS , ficámos num PARKING público de borla , para os interessados : N 37º49’28” E 15º16’01” ; claro que a VESPA , uma vez mais , se mostrou absolutamente indispensável !!!
Em seguida visitámos a velha cidade de CATÂNIA , ruas sujas , prédios sujos e degradados , CENTENAS de igrejas ( nunca na minha vida tinha visto uma cidade com tantas igrejas , JURO !!! ) , a esmagadora maioria delas fechadas (pudera , aonde é que iriam arranjar tantos padres- – – – – – e sobretudo tantos fiéis – – – – – – para tantas igrejas ????? ) ; a cidade vê-se e….pronto , nada de impressionante…….; o VULCÃO ETNA………….VI-MO-LO AO LONGE , NESSE DIA NÃO ESTAVA A FUMAR !

para o turista mais distraído : a fachada do prédio que dá para a praça está imaculadamente limpa , a outra que dá parra uma rua lateral…..está conforme está a restante cidade !
Depois seguiu-se SIRACUSA , visita ao centro histórico e catedral , cuja entrada se paga , ao contrário do que é habitual em ITÁLIA , nada de especial , mas não é normal em ITÁLIA pagarmos para ver uma catedral !!! Mas tem uma coisa boa : é a cidade mais limpa da ilha !!!!
Para manter o já carregado bronze , seguiram-se 3 dias de praia , em PUNTA BRACCETTA , onde conhecemos o presidente da edilidade local e que nos convidou para uma festa/recepção onde o convidado de honra era o consul tunisino , com COUS-COUS ,CAVALOS E DANÇA DO VENTRE, etc,etc ; como não gosto nem nunca gostei de cous-cous e dança do ventre só a da MARÍLIA (ah!ah!ah! ) aparecemos lá para não parecer mal e eles não pensarem que somos mal-agradecidos ….mas na 1ª oportunidade pisgá-mo-nos e fomos comer 3 deliciosas pizzas de chorar por mais ( não há dúvida que é a principal razão para se visitar a SICÍLIA……..) ; aqui ficámos novamente num PARKING : N36º49’13” E14º27’36”
E POR HOJE JÁ CHEGA , ESTÃO MUITO , MUITO BEM SERVIDOS !!!!!!!!!!!! I N T É ……
Boas tardes,
Excelente report da Sicília.
A questão do lixo, veio uma vez mais cimentar a minha opinião que os Italianos não primam muito pela limpeza!!!
Estou para aqui a imaginar a “complicada” logística para andar com a AC, entra barco, sai de barco…
Já na parte das ilhas gregas dei por mim a pensar nisso! 🙂
Abraço
Daniel
olá daniel !
o norte e o sul de itália são dois ”países ” distintos , aqui no sul e em especial na sicília o governo central desistiu de ….governar , deixando isso para outrem……………
sobre os ferries : não é sacrifício , é um prazer e a logística nem é assim tão complicada é tudo uma questão de prática e , claro , força de vontade….
um abraço
david+marilia
Olá, meninos!
Regressei a penates e continuo com aquela maldita virose e sem forças mas animada.
As descrições que fazem da Sicília tiraram-me qualquer vontade de a visitar um dia. Impressionante, em plena europa, como se consegue viver e mostrar tamanha porcaria?…será que os italianos estão “fora” das directrizes comunitárias????…ou elas são só para serem cumpridas por uns tantos??? É uma autêntica vergonha, vindo de uma cultura milenar e que deu tanto aos outros povos! Enfim, não se encontram explicações..
Tens visto muitos da “Cosa Nostra”? Diz-se que se detectam à distância. À vezes falas “abertamente” demais…portanto, não te estiques! Catânia foi palco, se não me falha a memória, de um dos mais importantes filmes sobre a Mafia e seus padrinhos. Chamava-se o dito cujo “O Polvo”. Mas, caramba, também não é preciso ir até essas paragens: por cá também temos um valente molusco desses…(ai, ai, cala-te boca!)
Sobre a gastronomia italiana, não me digam que na Sicília só se comem bem as pizzas! Vá lá, contem que petiscos encontraram…
Beijocas
nada como consultares um médico experiente…..
realmente a sicília é , globalmente , uma desiluzão , propositadamente não justifica a visita….; sobre o lixo , como diz o outro , se tu visses o que eu vi……..; mas vê o vídeo e já ficarás com uma ideia !
definitivamente a mafia domina muitos sectores na ilha , dá para ver e não tenho dúvida que , assim como em nápoles , a recolha e tratamento do lixo é exactamente um desses sectores ; quem não paga…….o seu lixo não é recolhido e portanto como não pode ficar em casa……………………..aí vai ele pela janela fora !!!!!!!!!!
no último par de meses e portanto também na sicília e por razões……..orçamentais , temos essencialmente cozinhado na AC , quando petiscamos fora atacamos as pizzas e os gelados , outro tipo de gastronomia tem ficado de fora ; mas em roma….vai ser diferente !!!
beijos
Ora viva
Então entraram no paraíso das moscas? É extraordinário como um país muda tanto de norte para sul. No norte têm a mania que são alemães, no sul devem pensar que são marroquinos.
A questão da ponte no estreito de messina não ter ainda sido construída, deve ser pelo facto de eles estarem à espera que a acumulação de lixo acabe por colmatar o espaço entre a ilha e o continente, fazendo assim uma passagem de forma gratuita.
A quantidade de igrejas não é de estranhar, é que todos os mafiosos são muito religiosos e assim têm muito lugar onde pedir perdão. O negócio de perdoar pecados deve estar vem alta por essas bandas.
Pela vossa descrição, parece-me que só siracusa merece uma visita. Ainda bem que nos outros lugares não colocaram fotografias com cheiro, senão tinha que mandar desinfetar o monitor 🙂
Divirtam-se e que tudo corra pelo melhor.
olá manuel!
entrámos foi no paraíso do lixo , veja o vídeo que fizemos…..
quando as igrejas foram construídas ainda não havia mafiosos…
um abraço
david+marilia
Realmente, parece quando há greve na recolha do lixo. Os cães vadios é que devem agradecer, têm muito onde vasculhar.
Quanto à mafia, consta que ela já existia na época medieval, por isso nunca se sabe se não financiaram as igrejas para obter remissão dos pecados 😀
talvez,talvez…..
Olá companheiros
Ainda nós dizemos mal dos Portugueses! Também temos as nossas mazelas mas essa malta Italiana vivem em que século? Nem sei como não há por lá mais doenças.
Com o Património que têm podiam fazer dinheiro com muita facilidade mas pelos vistos a boa vida é só para alguns. Nota-se muita diferença no nível de vida do norte e sul?
Continuação em direcção a sítios mais civilizados. um abraço maria josé
olá m.j.!
o que eu também estranho realmente é não ver RATOS aos milhares , com tanta porcaria por todo o lado….
sobre o norte/sul : parecem definitivamente dois países distintos ; o nosso próximo destino tem partes muito civilizadas e outras …não !
um abraço
david+marilia
Ola!
Só para te irritar, informo que li tudo ou “quase” tudo, mas o que gostei mesmo, mesmo… Foi da túnica da Marilia. A minha amiga tá muito linda e fina!
Informo que ainda não comprei o borrego, mas que já está na arca um “bacori” de 7kgs. Depois tenho de inventar uma receita qualquer.
Trazes o meu “deus” grego na bagageira? Ele tem-se aguentado bem?
Despachem-se!
beijos
Ana Pressler
querida amiga !
primeiro que tudo , sobre o teu deus grego…..népias ; acontece que todos eles se apresentavam nús e , por uma questão de princípios morais ( e aliás também para não ofender o sr.padre….) nós resolvemos não trazer nenhum- – – – – mas trouxemos substituições !!!
a marilia agradece as tuas palavras simpáticas- – – – – – eu também !!!
sobre o borrego , deixa connosco e sobre o bácoro…..tu lá saberás o que fazer com ele , toda a gente sabe que cozinhas muito bem !!!!!!!!!!!!( e isto não é um elogio , é uma constatação…)
beijos
david+marilia
p.s. vamos embarcar dentro de algumas horas para a tunísia!!!