VIAGEM AO PASSADO
Claro que é possível voltarmos ao passado !!!
pois é tudo uma questão de imaginação , com alguma ajuda e sobretudo, algum esforço de memória, é realmente possível voltarmos ao nosso passado…. ; e foi exactamente isso que me aconteceu quando , uma vez mais , me reuni com uma centena e meia de ex-camaradas do BATALHÃO DE CAÇADORES 3838 com quem estive no início dos anos 70 em ANGOLA .
Conforme tem acontecido todos os anos , alguns dos ……… sobreviventes dessa ”guerra”têm-se reunido num agradável convívio e almoço , onde são recordadas histórias e situações então vividas com maior ou menor dramatismo , perigo ou humor consoante a situação ; alguns ”juraram”nunca mais ter qualquer tipo de contacto com algo a ver com a estadia em ÁFRICA , outros ( como eu ) preferiram relativizar tal estadia e continuam a aparecer nos convívios ,cada vez mais velhos , cada vez mais barrigudos ( como eu…..) e cada vez mais calvos !!!
Mas é sempre engraçado rever aquelas caras por isso eu , sempre que cá estou , não falho o típico convívio……
Aconteceu pois mais um , desta vez para os lados de BAIÃO e conforme manda a lógica , nós fomos …..com a ” estrelita ”atrás , afim de podermos dar um passeio adicional pelas bonitas terras do norte do país ; aproveitámos então para visitar com algum detalhe as bonitas margens do RIO DOURO e prolongar a nossa estadia com a inclusão das cidades de AVEIRO e FIGUEIRA DA FOZ .
Algumas das fotos mais interessantes :
O convívio prolongou-se pela tarde adiante , tendo havido inclusive uma sessão de folclore……
Para mim, esta questão dos convívios anuais com ex-camaradas que serviram as Forças Armadas no Ultramar , tem uma faceta curiosa ; bom , a história é um pouco complicada contudo , se a quisermos simplificar , digamos que eu sempre fui durante a minha juventude EXTREMAMENTE INSUBORDINADO E REBELDE , com variados laivos de ANARQUISMO e LOUCURA à mistura , pelo que a minha passagem por terras ultramarinas ( ANGOLA ) ficou marcada por ……. 8 DIAS DE PRISÃO DISCIPLINAR AGRAVADA , tendo como consequência (entre outras….) a mudança de unidade militar , ou seja , estive não só no BATALHÃO DE CAÇADORES 3838 mas também , e durante mais tempo , na COMPANHIA DE CAÇADORES INDEPENDENTE 3370 ……… donde , e como é fácil de imaginar…………………….vou gostosamente a DOIS CONVÍVIOS ANUAIS com ex-camaradas !!!!!!! Ou seja , continuo a divertir-me ……………mas isso já é outra história, não é verdade???
Entretanto e por que este site é essencialmente de viagens , eis algumas fotos do DOURO, AVEIRO e FIGUEIRA DA FOZ….
Bom , estamos a ultimar os preparativos para a próxima viagem , de repente parece haver diariamente mais e mais coisas a tratar , ou seja , a deixar tratadas , mas o que é certo é que as datas dos ferries não podem ser alteradas portanto…………..vamos ter de acelerar um pouco !!!
I N T É …..
Ora vivam!
Esses companheiros de armas foi do tempo do Luso? Ainda bem que consegues dois convívios pois “regressar” ao passado não é para qualquer um. Muitos ficaram, realmente, muito traumatizados e lembrar esses tempos pode doer demais! Mas eu sou uma pessoa positiva e penso que, apesar dos momentos difíceis que passamos na vida, há sempre algo de bom para recordar. No vosso caso de ex-combatentes, a camaradagem, a solidão, a saudade, as paisagens, os medos….tudo vivido em grupo, em irmandade.
Estabelecem-se laços fortes com uns poucos que podem durar uma vida!
Ainda bem que que se divertiram nesse convívio!
Beijocas
PS: Continuo sem saber o que aconteceu às minhas outras mensagens do post anterior….
já tens a resposta à tua questão
beijinhos
Olá David
Pois..também me tocou a mim… e tb em Amgola de 70 a 72!!!
Será que tropeçamos um no outro?
– 18 meses em Sautar ( próximo do Luso ) e 6 meses em Bessa Monteiro no Norte.
Vá lá… põe-te ao fresco antes que tenhas de ser reconvocado…
Abraço
A R
olá antónio !
de certeza absoluta que , mais km menos km , passámos um pelo outro pois :
angola : abril/71 a maio/73
dembos : cerca de 6 meses na fazenda maria fernanda e fazenda margarido( a cerca de 100kms de quicabo , para nordeste ) portanto não extraordinariamente longe de bessa monteiro…..
costa : cerca de 2 meses em ambrizete (praia+praia+praia….. )
leste : cerca de 1 ano num acampamento ( já próximo da zâmbia ) +- a 60 kms ao sul de gago coutinho , que por sua vez ficava ao sul do luso……(onde fui inúmeras vezes)
norte : cerca de 6 meses em madimba , aldeia a cerca de 100 kms ao norte de s.salvador , já perto da fronteira com o zaire….
pelo exposto já dá para notar quão bem me portei….!!!
um abraço
david estrela